A maior competição amadora municipal de Varginha terá 40 times nesta nova edição. O Bairrão Varginha 2025 deve começar neste mês de novembro e só terminar após o carnaval do ano que mês. Com fase de grupos e mata-mata, cada time fará ao menos quatro jogos.
Os detalhes foram definidos após reunião da Semel (Secretaria de Esporte e Lazer de Varginha), organizadora da competição, com os representantes dos clubes. O Conselho Técnico foi realizado na noite desta quinta-feira (30), em uma faculdade da cidade.
Cada time poderá contar com apenas quatro atletas que disputaram a última edição do Amadorzão (decisão unânime em votação). Jogadores que não moram em Varginha estão vetados, desde que trabalhem ou estudem no município há pelo menos um ano.
Formato de disputa
O Bairrão Varginhense deve começar no dia 22 de novembro deste ano e se estender até o final do primeiro trimestre de 2026. Serão duas pausas neste período: entre os dias 14 de dezembro e 03 de janeiro, e na semana do próximo carnaval.
As partidas serão realizadas nos estádios Nego Horácio, Rubro-Negro e Campo da Semel. Haverá jogos aos domingo de manhã (08h30 e 10h30) e aos sábados à tarde (15h30 e 17h30). A tolerância de atraso será de, no máximo, 30 minutos.
Serão oito grupos com cinco times. Os cabeças de chave foram definidos previamente. As equipes se enfrentam em turno único dentro das próprias chaves e, ao final das cinco rodadas, as duas melhores colocadas avançam às oitavas de final. A partir daí, começa o mata-mata.

Chaveamento do Bairrão Varginhense 2025/26. (Foto: Arte / Varginha Online e Sul de Minas Online)
Outras regras
- Cada time poderá inscrever até 34 nomes, sendo 30 jogadores e 4 membros de comissão;
- Serão permitidos apenas 11 atletas no banco de reservas;
- No mata-mata, serão permitidos apenas atletas que assinaram ao menos uma súmula na primeira fase;
- Além da exclusão do campeonato vigente e do ano seguinte, times punidos por WO terão que doar 10 pacotes de fralda geriátricas;
- Atletas advertidos com cartão vermelho ficarão suspensos por uma partida e deverão doar um pacote de fralda geriátrica.

Foto: Vinícius Ramos/Varginha Online