O 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a 185ª Companhia Tático Móvel anunciaram a conclusão do Curso de Operações ROCCA (COR) 2025. O programa, conduzido pela Companhia PM Independente ROCCA/CME, capacitou novos operadores táticos com cães, elevando o nível do policiamento especializado da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A formação, que totalizou 414 horas-aula presenciais, foi realizada entre segunda-feira (29/09) e segunda-feira (03/11). Segundo a Polícia Militar, o Curso de Operações ROCCA 2025 é notório por seu alto rigor técnico-operacional e extrema dificuldade, sendo fundamental para qualificar militares para missões especiais de repressão qualificada e apoio a ocorrências de alta complexidade.
Ainda conforme a PM, a grade curricular avançada exigiu o máximo de preparo físico e resiliência dos participantes. Entre as instruções cruciais incluídas no treinamento, destacam-se:
- Técnicas de Busca e Captura, aplicadas em matas, edificações, técnicas suspensas, transposição de cursos d’água e em ambientes com incidência de fogo e fumaça.
- Operações de Controle de Distúrbios Tático com Cães.
- Tiro Policial.
- Operações Helitransportadas.
- Técnicas de Progressão, Orientação e Sobrevivência (TPOS).
Em nota, a Polícia Militar destacou que a formatura dos novos operadores táticos ratifica a incorporação de militares altamente especializados, aptos a atuar nas funções de comandante, motorista, patrulheiro e condutor de cães.