Palestra ocorrida na Universidade de Aveiro |
Um pouco de arquitetura e de engenharia portuguesas |
Os tempos passaram em Portugal, porém, sua historia é preservada |
Impressões portuguesas |
Lisboa é abençoada pelo Cristo Rei |
Andanças dos Pombos do Correio do Sul |
- ...(Seguiu-se um profundo silêncio... Nenhum estudante reagiu ou respondeu a essa pergunta simples por mim formulada; pergunta direta e aparentemente óbvia. O fenômeno da mediocrização e da desinformação no ensino e da aprendizagem é, aparentemente, universal...)
Arena de touros em Lisboa |
- Pois bem. Há exatamente 200 anos, Portugal foi invadido pelas tropas famintas e maltrapilhas do general Junot, que encontrou a capital, Lisboa, rendida e apavorada, pois o rei, Dom João, fugira para o Novo Mundo levando consigo a Corte e as últimas reservas e riquezas do país, deixando-o desamparado.
- "Com quais países o Brasil faz fronteira?"
Os admiráveis azulejos portugueses no dia-a-dia |
- "Uruguai, Chile, Argentina, Equador..."
- Não, esperem! Há um erro nessa resposta. Vamos começar por baixo, pelo sul. Os países fronteiriços são Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
- Ufa!!! Ainda bem que você não errou, hein? Teria sido um vexame, caso não soubesse. Agora me deixe questioná-lo: onde se encontra Aveiro?
Circuitos turísticos para desvendar Lisboa |
- Depende. Se você partir da capital, Lisboa, basta tomar o trem (em Portugal se diz “comboio”) ou percorrer as modernas rodovias para encontrar-se na cidade litorânea - o belo porto de Aveiro. É uma cidade bonita, com um patrimônio arquitetônico bem preservado, ares de metrópole, embora tenha cerca de 70.000 habitantes, e quase 20% dessa população seja constituída de estudantes que para lá se dirigem de todo o país e de outras nações. Mas o que tudo isso tem a ver com o nosso Brasilzão?
- Tudo a ver, meu amigo! Portugal tornou-se uma nação próspera e evoluída, símbolo dos tempos atuais, onde a cultura latejante ainda resiste aos grandes modismos metropolitanos provenientes da América do Norte ou de outros países ricos do planeta. Portugal continua português, apesar das inúmeras influências francesas e ou inglesas, que marcaram o desenrolar de sua história. A Inglaterra auxiliou Dom João a fugir de Napoleão Bonaparte e a instalar-se no Brasil colônia, onde residiu por 13 anos. No século 19, e no início do século 20 era chique falar francês em Lisboa. Peças de teatro, cardápios dos melhores restaurantes, espetáculos musicais e outras manifestações culturais eram apresentadas à população no idioma gaulês!
- Sei disso. O escritor português Eça de Queiroz já denunciava em seu romance "O primo Basílio" que Lisboa estava irritantemente afrancesada naquela época. Mas pergunto novamente a você: o que isso tem a ver com o nosso Brasilzão?
Em Aveiro, Portugal, foi apresentado o Brasilzão |
- É simples! O Brasil deveria "estar mais português e ser mais autêntico"! A cozinha brasileira deve muito às nossas sábias tataravós, bisavós e avós, bravas mulheres que trouxeram para essas bandas o saber e o fazer culinários lusitanos. A arquitetura portuguesa é sublime, sóbria, austera e de elegante bom gosto! Os portugueses são gentis, e nós, brasileiros, somos acolhidos de braços abertos quando solicitamos alguma informação nas inúmeras ruas de suas cidades, por exemplo.
- É verdade! Por isso me predispus a encontrá-lo em Lisboa, (cidade adorável, diga-se de passagem), e fomos juntos até a charmosa Aveiro, onde tivemos a oportunidade de conviver por duas horas com os estudantes da Universidade.
O belíssimo centro antigo de Lisboa |
- Já estou com saudades! Foi tão bom, não é mesmo? Agradecemos ao professor Antônio José Fernandes e aos alunos Carlota Oliva e Tiago Constantino, que prontamente se manifestaram e nos encaminharam suas redações com vivências em solo português. Tiago, de Caldas de Rainha; Carlota, apaixonada pelas ilhas portuguesas, onde buscou repouso e inspiração para, mais tarde, escrever as deliciosas linhas que nos foram encaminhadas.
- Em outubro retornaremos a Aveiro, e esperamos rever os nossos novos amigos portugueses, concorda?
- Sim senhor!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024