Decoração floral singela |
Na região se concentra mais de 40 Fazendas Históricas |
Antigo prédio do Fórum de Justiça |
Por que a restauração não foi terminada em 2007? |
Caso raro no Brasil. Conjunto habitacional bem projetado |
- Rio das Flores? Fico imaginando algo idílico. Águas límpidas e margens floridas com lírios selvagens (lírios do brejo...) , pequenas margaridas-do-campo e árvores típicas da floresta equatorial, que compõe a mata ciliar deste volumoso curso d'água. Estou certo?
- Certíssimo! Você vive sonhando. Qual é mesmo o seu signo?
- Peixes. Por isso vejo cardumes coloridos que, ligeiramente, percorrem este belíssimo cenário aquático. Um ou outro pássaro sorrateiro volta ao seu ninho escondido em um galho onde, lá do alto, sai em seu vôo diurno para planar sobre aquela região maravilhosa, ainda intocada e...
- Pare de sonhar! Dizem que o pisciano vive nas nuvens. Pergunto novamente: onde fica o Rio das Flores?
- Está bem, senhor doutor professor! Vamos à realidade! A pacata e agradável cidadezinha encontra-se em terras fluminenses e tem muita história para contar.
- Então nos conte.
- A cerca de 200 km do Rio de Janeiro, capital fluminense, e distante apenas 90 km de Juiz de Fora, encontramos este município que, a meu ver, reúne atrativos suficientes para ser considerado um dos mais interessantes destinos turísticos do Estado.
- Quando surgiu Rio das Flores?
Santos Dumont foi batizado na Igreja Matriz de Santa Tereza |
- No século 19, durante o Ciclo do Café. A Vila de Santa Tereza teve sua estação de trem inaugurada em 1882, e durante este período farto e opulento surgiram propriedades rurais riquíssimas onde imperava o bom gosto e a sofisticação trazida da civilização européia, tendo como maior influência os hábitos franceses que eram então considerados os mais modernos em um paraíso terrestre.
- Paraíso?
- Sim senhor! Aquela região é rica em águas: Ribeirão Manuel Pereira, Rio Paraíba do Sul, Rio das Flores, Rio Preto... Além das cachoeiras que encantam seus habitantes e os visitantes que por lá decidam descobrir seus encantos: Cachoeira Santa Clara, do Chuveirinho, do Amor, de São Leandro, do Paraíso, Dona Nute, do Guarita, do Funil, das Abóboras e Cachoeira da Taquara.
Na região do Vale do Ciclo do Café, pés da fruta plantados nas rodovias |
- Sei disso. Conheço bem por lá! Aliás, sou um apaixonado pela região da Serra da Mantiqueira.
- Este ano, eu desejo participar da Festa da Padroeira do Município, Santa Tereza D'Ávila. Aproveitarei para conhecer as fazendas históricas, sendo que algumas estão abertas à visitação, como a Santo Antônio, que pertenceu ao Visconde de Ipiabas; a Fazenda União, uma propriedade magnífica que pertenceu ao Visconde do Rio Preto, o rei do Café...
- Fiquei curioso. Como se chama esta fazenda?
- Fazenda do Paraíso. As demais – Fazenda Boa Esperança, Fazenda do Bananal e Fazenda Santo Inácio – também recebem visitantes. São todas espetaculares! Não deixe de visitar o Museu da História Regional, que apresenta por meio de seu belo acervo a trajetória daquela deliciosa cidade.
- Sei também que há outras inúmeras atrações: a matriz de Santa Tereza D'Ávila, por exemplo, foi palco para a cerimônia de batismo dos irmãos Sophia e Santos Dumont, em 1877.
- Em Rio das Pedras encontra-se o único Museu Rodoviário brasileiro.
- Parece que é único na América Latina, paraíso das montadoras sem escrúpulos que...
Cidade bucólica e arborizada |
- Pare! Não comece. Continuemos a nossa conversa sobre os atrativos de Rio das Flores. Suas festas populares, como Folia de Reis e a impressionante Cameratta Rioflorense, que nos encanta aos sons de violeiro, violoncelo e viola; além do artesanato local e da deliciosa cachaça Baronesa do Vale, que é produzida no Sítio Santa Luzia. Conclusão...
- Conclusão? Assim que voltar do Velho Continente, quero que vá comigo a Rio das Flores. Vamos desenvolver um belíssimo livro sobre o município e as belezas existentes e ocultas no Distrito de Taboas, na Vila de São José das Três Ilhas, em Rio das Flores e nas terras rio-florenses.
- Pode contar comigo!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024