Os edifícios históricos também sofrem encobertos pela propaganda indevida |
Na avenida Deusdedith Salgado a publicidade invade a via de tráfego rodoviário |
Edifícios militares de Juiz de Fora |
Loja C&A, belo exemplo de respeito ao Patrimônio Arquitetônico |
Personagens ilustres locais |
- “Prefeito de Juiz de Fora renuncia para evitar cassação!”
- Onde você leu isso?
- Na internet, nos jornais, ouvi da boca do povo. Necessita-se de um juiz de fora...
Região central de Juiz de Fora maculada pela poluição visual |
- Você e suas brincadeirinhas. A questão é séria. Nossas cidades, uma boa parte delas, estão em mãos de pessoas sem escrúpulos que aproveitam da ignorância e falta de cultura dos eleitores para tirar proveito do cargo político através de ações ilícitas e em benefício próprio.
- Pois é meu amigo. O pior é que o estado de Minas Gerais está cada vez mais conhecido como o berço da corrupção no Brasil. Vão se dando jeitinhos, jatinhos e mais jeitinhos...
- Dizem por aí que, juntamente com Niterói e outras cidades brasileiras, Juiz de Fora é um dos melhores lugares do Brasil para se viver. A vida cultural é intensa, há excelentes entidades de ensino (escolas, universidades, cursos de idiomas), porém politicamente...
Estação Ferroviária |
- Não vamos falar de política agora. A Manchester Mineira (êta provincialismo sô!), a Atenas de Minas (êta presunção sô!), o Farol do Continente (aí já é demais...) o Primeiro Sorriso de Minas (agora gostei!), são alguns dos “apelidos” da deliciosa cidade.
- Lá vivem mais de 500 mil pessoas onde, belas mineiras e mineiros dinâmicos, representam uma maneira especial de se viver. Recentemente parte do patrimônio histórico arquitetônico foi recuperado como o Cine Theatro Central, sem dúvida a mais interessante casa de espetáculos de Minas Gerais e um das melhores do Brasil.
Vista geral da cidade |
- Agora sim a conversa está ficando interessante. Cultura meu amigo; você já foi ao Museu Mariano Procópio?
-Já meu caro.Tive o privilégio de conhecer parte do seu belíssimo acervo que contém obras valiosíssimas, dignas dos grandes museusinternacionais: móveis, vestuário, objetos, utilitários e jóias entre outras preciosidades.
- Juiz de Fora surgiu após o desenvolvimento do Caminho Novo da Estrada Real. O pequeno povoado chama-se Caminho Novo da Estrada Real e por lá os visitantes descansavam e se abasteciam para levar ou trazer mantimentos ou carregar o resultado da exploração aurífera que seria escoada para a Europa através do Porto do Rio de Janeiro.
- E o juiz de fora?
- Parece que um magistrado competente, na época (século 18), exercia as funções de juiz de direito e ficou tão conhecido – e reconhecido – que sua atuação manifestou-se na denominação da cidade a partir de 1865.
Resquícios de uma outrora bucólica cidade mineira |
- O que mais posso fazer em Juiz de Fora?
- Vá ao mirante São Bernardo e admire a cidade lá do alto. Descanse no Parque de Lajinha, conheça o Centro de Estudos Murilo Mendes, não deixe de apreciar os documentos históricos, cédulas e moedas do Museu do Credireal e, se ainda houver tempo, visite o Museu Etnológico, o Museu do Folclore e também o Museu de História Natural da Academia.
- Tudo isso em apenas dois dias?
- Não meu conterrâneo mineiro. Passe uma semana inteira em Juiz de Fora. Faça novos amigos. Garanto que voltará várias vezes!!!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024