Buscando entender a América do Sul |
O Carnaval na República Dominicana |
Semelhanças em nossas manifestações culturais 1720 - Viva a Venezuela! |
Viva o Peru! |
MagníficaColômbia |
O Brasil na Fitur. Madri |
- Como foi sua ida à Espanha?
- Fui a Madrid para a feira de turismo - FITUR, que ocorre todos os anos. Tinha como intenção aproximar-me de secretários de turismo brasileiros e representantes da área que lá se encontrariam. Eu teria mais facilidades para vê-los na Europa do que aqui no Brasil.
- E como foram esses encontros?
Beleza da mulher sulamericana |
- Muito positivos, porém minha maior satisfação foi a de poder encontrar pessoas de várias nacionalidades, e fiz um trabalho bastante forte de aproximação com nossos "hermanos" latinoamericanos.
- Vou então testá-lo. Com quantos países o Brasil faz fronteira na América do Sul? E quais são eles?
- Vou inicialmente citá-los. Comecemos de “baixo para cima”: Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia (ah, adoro Bogotá!),Venezuela, Suriname e Guiana. Estou certo?
- Não. Faltou a Guiana Francesa.
Tradição e cultura nas Américas |
- Pois então! Ao todo são 10 países vizinhos do Brasil em um universo de doze nações sulamericanas.
- Doze? Não são treze? Não exclua o Brasil! (risos).
- Sim, mas nós dois sabemos que o Chile e o Equador não têm limites com o Brasil.
- O que mais o fascina no Uruguai?
- A tranquilidade, a qualidade de vida, a carne e o turismo rural. Além das belas praias e dunas e das imensas planícies, onde fazendeiros montados em garbosos cavalos estão sempre prontos para receber os visitantes. O universo rural uruguaio é fascinante!
- Seguimos, então, para o Paraguai. Sempre pensamos em produtos pirateados quando nos referimos a esse país, não é verdade?
Viva o Equador! |
- Infelizmente sim. Porém Assunção é uma cidade com um centro histórico fascinante! O artesanato paraguaio é extremamente requintado – sobretudo a cerâmica –, e a natureza também é exuberante.
- Continuemos a nossa maratona. Certamente você dirá que a Bolívia é um país autêntico e que La Paz e Cruce escondem patrimônios históricos invejáveis...
- Acertou. Além de ter um povo autêntico e paisagens surpreendentes! Quanto ao Peru, sempre nos lembramos de Machu Pichu e de Cuzco, porém o país hoje em dia é bastante conhecido pelo turismo de aventura e está muito bem organizado e equipado para tal.
- Deixe-me falar sobre a Colômbia. Os colombianos são simpaticíssimos, adoram "rumbear". Ou seja, dançam divinamente bem e têm uma culinária muito diversificada. Na Colômbia temos neve, floresta amazônica, praias paradisíacas em dois oceanos distintos e mulheres exuberantes!
Mulher peruana e tradição |
- Na Guiana encontramos muita água, muita floresta e um país ainda virgem, com um folclore especial e uma capital que é patrimônio da humanidade.
- A Venezuela tem parques nacionais que tiram o fôlego de qualquer amante da natureza. O turismo é levado a sério pelos governantes e o país está muito bem estruturado para receber os turistas.
- Não é fantástico? Em vez de ficarmos gastando dólares ou euros, poderíamos aproveitar a oportunidade para descobrir a América do Sul.
- Espera que ainda não terminamos. O Suriname é um país multicultural e também tem uma cozinha diversificada e surpreendente. Não esquecemos de ninguém, né?
- Como não? E a Guiana Francesa?
- É um país do primeiro mundo.
- Como assim?
Mistérios da Patagônia | Viva o Brasil e a Bahia! |
- Somos vizinhos da França “mon cher”. A Guiana Francesa é um território ultramarinho onde a capital tem ruas e calçadas bem cuidadas, praças arborizadas e uma natureza que deixaria mudo Jean Jacques Rousseau.
- Mas vejo que você omitiu a Argentina... Qual é o motivo?
- O motivo? Adoro a Argentina! Tenho parte de meu coração nas “calles” de Buenos Aires e nas altitudes da Patagônia.
- E nos restaurantes onde se serve boa carne, não é mesmo?
Viva o México! |
- Sim! Vamos agora citar todas as capitais dos países da América do Sul?
- Vamos lá! Na ordem, de cima para baixo (risos): Cayenne, Panamaribo, Georgetown, Caracas, Bogotá, Lima, La Paz, Assunção, Buenos Aires e Montevideo.
- Sim. Não esqueçamos Quito, no Equador, e Santiago do Chile. Não são vizinhos, mas são nossos irmãos...
- E a Fitur nisso tudo?
- Lá eu consegui dialogar com todos esses países e criar uma estratégia de ação que nos permita esquecer o nosso umbigo tupiniquim e nos transformarmos em cidadãos da América Latina e do mundo.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024