PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Diego Gazola / Fábio Brito
Diego Gazola,(MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes.As fotografias de Brasilzão são de sua autoria.
diegogazola@uol.com.br

Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
fabiobritocritica@yahoo.com.br
 
Aracaju, “cajueiro dos papagaios”
07/04/2009
 

Aracaju solicita fiação subterrânea em alguns de seus bairros.

É necessário conscientizar sobre a recuperação do patrimônio histórico.

- Qual é a origem da palavra Sergipe?

São quilômetros de areia alva para o turista exigente.

Antiga estação ferroviária

- Vou tomar a liberdade de ler para você a explicação que encontrei ao buscar informações sobre a capital desse Estado nordestino: “O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do temível e cruel cacique Serigy, que segundo Clodomir Silva no “Álbum de Sergipe”, de 1922, dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 1º de janeiro de 1950, Cristóvão de Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do rio Sergipe e define a Capitania de Sergipe”.


Aracaju é uma cidade planejada e elegante.

- E Aracaju, qual o significado dessa palavra?

- A versão mais aceita é que Aracaju quer dizer “cajueiro dos papagaios” (do tupi “ará acaiú”). Aliás, o símbolo da capital sergipana é o caju, presente em esculturas, desenhos e motivos que a apresentam doce e deliciosa como o fruto da terra.

- Pelo que sei, Aracaju substitui São Cristóvão, que era a capital administrativa da região. Com o advento da cultura da cana-de-açúcar, a cidade histórica deu lugar ao porto, que surgiu para escoar a mercadoria que era encaminhada à Europa. Em 1855, uma das principais cidades planejadas do Brasil desponta no cenário econômico e cultural e se afirma com o tempo como uma das mais aprazíveis capitais do nordeste brasileiro.

Parte do patrimônio arquitetônico e histórico está sendo recuperado.

Exemplo de falta de respeito para com o erário público. Edifício abandonado

- Também é importante salientar que, como cidade planejada, Aracaju foi pioneira nas áreas de saneamento – água encanada e esgoto sanitário –, além de ter o privilégio de conviver com o transporte fluvial e ferroviário que a tornou ponto de referência no Estado e em toda a região.


O caju, símbolo da cidade.
Paz e sossego nos arredores de Aracaju.

- Qual é a população atual da cidade?

- Fala-se em mais de 500 mil habitantes. Tem como municípios limítrofes São Cristóvão – a antiga capital –, Nossa Senhora do Socorro e Santo Antônio das Brotas.


 A orla urbana mais bonita do Nordeste.   

Um competente trabalho de limpeza das praias.

- Qual é a época ideal para conhecer Aracaju?

- Depende. Eu adoro chuva, quando o clima se torna mais ameno e a natureza ainda mais exuberante. Portanto, pra mim, o ideal é de março a agosto, durante o “inverno nordestino”.

Barracas originais para abrigar os banhistas

- Eu já prefiro o céu azul pra aproveitar as belíssimas praias limpas, em uma das mais bonitas orlas urbanas do país, a orla da Atalaia. Depois, pra buscar um pouquinho de sossego e tranquilidade, basta alugar uma bicicleta e sair pedalando... São quilômetros e mais quilômetros de areia alva, coqueirais e um horizonte atlântico que nos faz sonhar. Sem considerar a cervejinha gelada em uma das graciosas e alegres barracas de praia ou uma peixada no final do dia. Conclusão...

Convivência pacifica na orla.

- Conclusão? Vamos pra Aracaju!!!

 
 
Últimos artigos deste colunista
30/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
28/09/2009
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting