PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
A Cesar o que é de Cesar, Esporte, O xadrez eleitoral, Contas, Perguntar não ofende.
22/06/2012
 
A Cesar o que é de Cesar

Mais de 300 pessoas entre autoridades civis, militares, religiosas, além da comunidade, participaram da inauguração das novas instalações da Prefeitura de Varginha e o letreiro com o nome do Centro Administrativo Prefeito Mauro Tadeu Teixeira. A solenidade foi realizada na última sexta-feira (15) e marcou a homenagem ao ex-prefeito Mauro Teixeira. Muita polêmica envolveu a gestão de Mauro, mas até mesmo seus opositores, reconhecem que a mudança de local da prefeitura para o alto do bairro Pinheiros, foi uma decisão acertada. E a justa homenagem, embora atrasada e com intuitos também eleitorais, foi merecida. Alias, é mesmo bom que esta administração comece a “copiar Mauro Teixeira” em alguns de seus atos, particularmente no “ato milagroso” de vencer 14 partidos, dois deputados e um governador, quando da eleição de Corujinha para prefeito, quando Mauro Teixeira, milagrosamente fez seu sucessor.

A Cesar o que é de Cesar 2

Na homenagem a Mauro Teixeira, estiveram presente sua esposa, Geisa Teixeira, que desempenhou formidável trabalho social a frente do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – CDCA, razão pela qual tem reconhecida liderança e carisma político e eleitoral em Varginha. Também participou a filha de Mauro, Nayara Teixeira, que tornou-se uma linda mulher e hoje trabalha e estuda no Rio de Janeiro, além do meu amigo e dentista Renan Teixeira, filho do ex-prefeito Mauro. Deixadas as questões políticas de lado, todos reconhecem que a Família Teixeira, realizou muito para Varginha. E que Geisa, Nayara e Renan, dividiram Mauro com toda a cidade e por certo, Corujinha vai precisar, novamente, do trabalho e carisma do saudoso Mauro, desta vez, representado por sua família. Mais forte que o “Corujinha do Boa” ou o “Corujinha da UPA” o “Corujinha do Mauro” ainda deve sobreviver e ser relembrado em mais esta eleição.

Esporte

O esporte também promete continuar sendo forte alavanca política em Varginha nestas eleições. A conversa de que “se o PT perder a Secretaria Municipal de Esportes – Semel vai acabar” não cola mais no eleitorado. Do mesmo modo, não será surpresa se o BOA der uma ajudinha a reeleição de Corujinha, como já o fez ao eleger como mascote do time uma robusta coruja. O bom desempenho do time, se continuar bom, será acompanhado de muitas e maciças participações do candidato prefeito Corujinha no campo e nas arquibancadas do Melão. Com certeza, o Boa, sua musa Viviane Araújo e a campanha de Corujinha terão muitas semelhanças, como curvas perigosas pelo caminho, olhares indiscretos pela oposição, amor e ódio arraigados e a chance de vencer. O Boa o campeonato, Viviane a Fazenda na Record e Corujinha mais uma eleição.

O xadrez eleitoral

Cada partido e grupo político que já se colocou na disputa eleitoral tem suas falhas e virtudes, bem como nomes capacitados para operacionalizar a eleição de seus candidatos. A coluna disse a tempos atrás que o papel das autoridades estaduais e federais seria de suma importância para definir os contornos de cada grupo político e principalmente as composições de 2014, que são o pano de fundo do que se está construindo hoje.

Pois bem, a coluna já tinha adiantado que o espaço para o deputado federal Diego Andrade (PSD) não seria o desejável pelo parlamentar para as eleições de 2014, se o grupo de Diego continuar com o PT. Afinal, em que pese o empenho do parlamentar federal por Varginha, o PT já esta compromissado com o deputado federal Odair Cunha (PT). Confirmando a teoria da coluna, o deputado federal Diego Andrade, tentou outras alternativas políticas em Varginha. A primeira delas foi a aproximação do Deputado Estadual Dilzon Melo (PTB). Para quem acha que a tentativa falhou, vale ressaltar que, depois da “investida de namoro eleitoral entre Diego e Dilzon” o deputado federal Dimas Fabiano afastou-se de Dilzon, tanto é assim que Dimas e Dilzon terão candidatos distintos a prefeito em Varginha nesta eleição. Depois disso, ainda na tentativa de criar grupo político próprio, Diego Andrade estimulou a candidatura de seu padrasto, Vismário Camargos, pelo PMDB, tendo ainda os petebistas Stéfano Gazola ou Antônio Silva a época, como possíveis vices. A idéia não vingou. Mas Diego Andrade não desistiu, e mantém sua mãe, Cléia Andrade, como possível vice de Corujinha, como forma de garantir apoio e espaço político para sua reeleição em 2014.

Não será surpresa se, mesmo nos bastidores, o deputado federal Diego Andrade der uma “ajudinha” a Antônio Silva, candidato de Dilzon Melo a prefeitura de Varginha. Afinal, agora Dilzon, bem como Antônio Silva, não possuem compromisso com nenhum deputado feder al em 2014. Informação que interessa a Diego Andrade, ainda mais com o apontado desgaste e dificuldade de Corujinha para se reeleger, ainda mais se tiver uma vice sem votos.

O xadrez eleitoral 2

No grupo político de Antônio Silva existem pessoas que, se quiserem, podem contribuir muito com o desempenho eleitoral do candidato petebista. Sabe-se que “mão de obra” qualificada na política é coisa difícil, pois além de conhecimento de causa, é preciso que a pessoa some apoios ou que pelo menos, não subtraia votos. Não é raro sabermos de campanhas que naufragaram por não possuírem boa coordenação, alguém para ficar nos bastidores, na articulação e planejamento.

O PTB possui dois nomes de peso para ajudarem Antônio Silva a “preparar o exército”, são eles Stéfano Gazola e Jefferson Melo.

Stéfano Gazola é o experiente reitor do UNIS, que possui grande liderança e militância, além de um currículo respeitado para falar de educação, gestão e planejamento, quesitos fracos da administração petista.

Jefferson Melo é filho do deputado Dilzon Melo, e pode falar pelo prestigiado parlamentar a empresários e políticos do governo do estado, sem ter a grande rejeição ou gerar a desconfiança creditada a Dilzon, que pode não primar pela sua pontualidade nos compromissos eleitorais, mas não deixaria o filho e herdeiro político em maus lençóis. Jefferson também tem aguerrida vontade de mudar os destinos de Varginha, mesmo que seja para apoiar um nome que não é o seu preferido.

Vale destacar que, ainda temos o líder Verdi Melo no PSDB, e Armando Fortunato no PSB, ambos com capacidade de, querendo, poder ajudar muito o petebista Antônio Silva. Só falta o candidato mostrar que, se eventualmente ganhar as eleições, vai viver pacificamente com Dilzon, dividir o poder com os aliados, e não sofrerá a temida “metamorfose política” que marcou suas gestões, quando com punhos de aço sentia-se o único dono de suas vitórias eleitorais.

O xadrez eleitoral 3

Já o candidato Renato Paiva (DEM) se ganhar as eleições, poderá dividir sua vitória com 4 nomes distintos e de grande potencial de ajuda eleitoral. O primeiro deles é o deputado federal Dimas Fabiano (PP), que transformou-se na plataforma sem a qual, a candidatura de Renato não teria decolado. O segundo nome será o do vereador Leonardo Ciacci (PP) que como grande puxador de votos, levou o PP, sua militância e votos para o ninho Democrata, isso fará a diferença. O terceiro nome forte no grupo de Renato Paiva, será o de Jordálio Oliveira, o empresário que construiu o arremate final que deu “musculatura eleitoral e de briga” a campanha de Renato, com a vinda do PV, atrelada ao PMDB, que poderá indicar o vice na chapa Democrata. O quarto nome de destaque no grupo de Renato Paiva será o PMDB, na pessoa de Rogério Salomé que conduzirá unificado o partido para eleger vereadores e trabalhar por Renato Paiva, tendo um peemedebista na vice. Desnecessário dizer que a candidatura do Democratas será a novidade eleitoral e que só o surgimento da terceira via forte e robusta eleitoralmente, é a prova de que o povo quer mudança no que ai esta, sem a necessidade de retorno ao passado, o que só tem a agradar, Democratas, Peemedebistas, Verdes e Pepistas.

Contas

Cerca de 300 a 350 pessoas disputarão uma das 15 vagas a vereador na Câmara de Varginha. Calculando por baixo, se cada candidato gastar em média R$ 10 mil na campanha eleitoral, o que daria cerca de R$ 3,3 mil por mês durante os 3 meses de campanha. E partindo dos estudos partidários que cada uma das três maiores candidaturas a prefeito (Corujinha, Renato Paiva, Antônio Silva) vá gastar mais de um milhão de reais, é possível dizer que as eleições municipais vão despejar na economia local entre 7 e 10 milhões de reais, o que fará a alegria do comércio. Isso sem falar nas diversas vagas de emprego temporário para cabos eleitorais na cidade. Para quem só vê perversidade e roubalheira na política, pelo menos nos próximos três meses, o tempo será de “vacas gordas”. Porém vale dizer que boa parte dos recursos gastos costuma ser de origem “desconhecida” ou melhor, “origem escondida debaixo dos panos”.

FRASES

“Somos leais ao prefeito Corujinha, estamos com ele, vamos apoiá-lo. O que não significa que temos que nos suicidar eleitoralmente, se ele (Corujinha) tomar uma escolha (de vice) totalmente descabida e sem embasamento político/eleitoral” – Líder do PDT sobre seu compromisso com o PT para a reeleição.

“Disputa de egos, briga de poder, embate de forças eleitorais. A eleição deste ano terá de tudo, para ao final, pouca coisa ou quase nada mudar. Pena que as pessoas sérias não gostam de participar da política, uma falha grave nas pessoas e instituições d e bem” – Articulador político local sobre a pouca participação da sociedade na vida política do país.

“Concluímos nossas palavras conclamando o colunista a pensar grande e a buscar temas mais relevantes para preencher o espaço que o jornal lhe concede. Um grande abraço” – Secretária petista em nota de “apreço e caloroso puxão de orelha” ao signatário da coluna

“Se perder a eleição, o Verdi não terá poder. Se o Toninho (Silva) vencer o Verdi pelo menos vai poder dizer que ajudou ganhar o banquete onde vai ficar de fora” – Tucano descrente na divisão de poder num eventual governo comandado pelo PTB

Perguntar não ofende

Porque o diário oficial tem sumido das bancas da cidade? Será que as informações do diário são tão importantes que o interesse é muito ou são tão comprometedoras que não podem ser públicas?

Se Antônio Silva vai dar uma “boiada” para não deixar a disputa, qual dos outros candidatos vai dar “marmeladas e laranjadas”?

Diego Andrade foi o responsável pela separação de Dimas Fabiano e Dilzon Melo ou o revelador da verdade que Dimas e Dilzon nunca foram próximos ou amigos?

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting