A equipe esportiva da Rádio Educativa Melodia(102,3 FM) conta com novos integrantes para a transmissão ao vivo dos jogos do Boa na Série B do Campeonato Brasileiro. A emissora tem grande audiência e a transmissão dos jogos do BOA elevaram a audiência da Rádio Melodia. Em que pese a rádio estatal não dar espaço à oposição é fato que a emissora tem grande potencial de crescimento e poderia ser melhor aproveitada. Em tempo, vale dizer que, por dedicação e luta da secretária Paula Andréia Direne Ribeiro, a Melodia recebeu investimentos da Prefeitura, que tardaram a chegar, mas que se forem bem investidos podem ser um instrumento positivo de divulgação da administração municipal, que nos últimos anos tem amargado péssimas manchetes na imprensa.
AFASTE DE MIM ESTE CÁLICE
Em que pese o secretário municipal de Agricultura realizar grande trabalho pela pasta, na cúpula do governo municipal, pesa contra o dedicado secretário sua indicação e parentesco com o vice Marcos Foresti (PPS), considerado inimigo desta gestão petista. Como o PT não possui outro nome ligado à agricultura e com a mesma credibilidade e eficiência do atual secretário, o governo vai deixando Alberto Mario Lúcio onde está, mas reduziu a secretaria de Agricultura a um “departamento de máquinas quebradas e poucos funcionários a beira da aposentadoria”.
Na pequena reforma física do espaço que abriga outras secretarias no alto do Pinheiros, os petistas foram “cruéis ao defenestrar” do convívio diário a secretaria de Agricultura, mandando toda sua equipe para o Parque São Francisco. O mais longe que poderiam mandar aquele que lembra aos petistas diariamente a equivocada escolha do vice, mas que ainda assim, por sua competência e dedicação na agricultura, não pode ser substituído à altura. Alguém duvida que a aptidão do PT em escolher vices problemáticos continua da mesma forma?
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Depois de ignorar os servidores por tantos anos, um agrado aqui e outro acolá será suficiente para aplacar a insatisfação dos servidores públicos municipais?
Não fosse o empenho do Ministério Público, e ordem judicial, será que a reforma do Mercado do Produtor teria saído nesta gestão?
Porque o nome do secretário de Agricultura não constou no convite de inauguração da reforma do Mercado do Produtor?
Se o deputado Diego Andrade (PSD) for mesmo apoiar Antônio Silva a prefeito, os peesedistas Alemão do Café e Eduardo Ottoni vão seguir o deputado ou apoiarão Corujinha?[
SAIU A FORÇA, NA MARRA!
Cumprindo determinação do Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Varginha foi obrigada a reformar o Mercado do Produtor. As Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária e Obras e Serviços Urbanos (Seagri e Sosub), concluíram e entregaram as obras de revitalização de um dos espaços mais tradicionais e frequentados da cidade, o Mercado do Produtor.
A ampla reforma do Mercado custou cerca de R$ 400 mil e abrange a área interna do barracão, forro, revestimento dos boxes e das bancas com material lavável, troca do piso, reforma dos banheiros e instalação de novos bebedouros, além da revitalização da fachada e da adaptação às normas de acessibilidade. Ainda houve a reconstrução de toda a parte sanitária como uma das etapas mais importantes da obra. Foram instaladas novas tubulações de água e iluminação embutidas, novas instalações de galerias de captação de resíduos interligadas a redes de esgoto com ralos sifonados em toda a extensão interna e externa do Mercado. Cento e quarenta produtores e feirantes estão cadastrados para a comercialização no Mercado do Produtor. Eles estão no local às quartas-feiras (14h às 17h) e domingos (5h às 16h). Segundo dados da Seagri, cerca de 4.000 pessoas fazem compras semanalmente no local. Devido a importância do Mercado do Produtor à agricultura familiar municipal, bem como para a tradição de diversos cidadãos que visitam o local, e tendo em vista que a Prefeitura só reformou o mercado porque foi obrigada judicialmente, não sei se a entrega da reforma do Mercado do Produtor, depois de tanto tempo e inúmeras cobranças, e a beira de uma eleição municipal é um fato a ser comemorado pelo Executivo ou um fato a envergonhar a Prefeitura e entristecer aqueles que conhecem o Mercado lutam por sua melhoria.
(CONTRA) INFORMAÇÃO IMPORTANTE
O governo municipal petista, com o início das eleições, apresentou a nova frota de veículos que vai servir a municipalidade pelos próximos 2 anos. Como antecipou a coluna, esta nova frota de veículos é alugada e não pertence ao poder público. Diga-se de passagem, a Prefeitura de Varginha vai pagar R$ 1.250.000 (um milhão, duzentos e cinquenta mil reais) pelo aluguel de 39 veículos, em sua maioria carros 1.0, com valor de mercado de no máximo R$ 28 mil, tendo em vista a redução de impostos. Vejam que o valor gasto pela Prefeitura no aluguel dos 39 veículos perfaz uma média de quase R$ 33 mil por cada automóvel. Na verdade, se a Prefeitura comprasse 39 veículos zero km ficaria mais barato que este salgado aluguel. Porém o governo justifica que entre os muitos veículos Fiat Uno motor 1.0 existem alguns poucos carros mais potentes e que a manutenção destes automóveis está incluída no contrato. Pois bem, se levarmos em conta que daqui a dois anos, quando acabar o contrato de aluguel, o Executivo terá gasto mais do que se tivesse comprado os automóveis, bem aí vemos que foi um bom negócio o aluguel, pelo menos para a empresa que locou os automóveis! Aliás, a apresentação dos veículos, com toda a pompa na concha acústica, não apresentou estes “detalhes” financeiros da negociação. Talvez seja politicamente vantajoso que a população imagine que a Prefeitura esteja comprando os veículos, o que sabemos que não é verdade! Mas mesmo que o governo não esteja comprando os bens, pelo menos o povo esta pagando bem mais caro do que se estivesse comprando. Vai entender os cálculos deste governo, não é mesmo?
BOM NEGÓCIO PRA QUEM?
Seguindo a linha do “aluguel a salgados preços” como antecipou a coluna, outra área do Executivo municipal também resolveu alugar sua frota ao invés de adquirir os veículos. A Guarda Municipal também apresentou a comunidade, em pomposo exibicionismo pré-eleitoral, 10 novos veículos que serviram a corporação. A Guarda Civil Municipal alugou, por 2 anos, 10 veículos adaptados com sinalização luminosa e sonora e rádio de comunicação. São três carros populares, dois veículos adaptados com compartimento para apreensões, uma pickup para o Grupamento de Meio Ambiente e quatro motocicletas para o apoio no patrulhamento. Os carros e motos substituirão a atual frota da GCM. A coluna levantou junto à assessoria do Executivo que informou dados do aluguel nestes dois anos, que sairá pela “bagatela” de R$ 480 mil. Ou seja, cada veículo, inclusive as motos, custará aos cofres públicos R$ 48 mil ao final de dois anos. Com o ônus de que o bem não pertencerá a Prefeitura. Sem dúvida, um bom negócio... Para o dono da locadora de veículos do governo municipal!
ALGO A ESCONDER?
O atendimento à população na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Varginha começou às 7h da última quarta-feira (27). Infelizmente o repórter fotográfico de um jornal e blog da cidade foi impedido pela prefeitura de registrar o atendimento na unidade de saúde. Segundo informou o blog barrado de fazer a cobertura jornalística na UPA, a diretora da UPA teria pedido autorização para à prefeitura, a fim de saber se poderia deixar que o repórter entrasse na unidade pública de saúde. Segundo informou o blog, a assessora de Imprensa da Prefeitura de Varginha, Florense Franco, teria negado a entrada do repórter, barrando assim o trabalho da imprensa. O blog disse ainda que a assessora da prefeitura teria sido informada que a reportagem iria mostrar apenas imagens gerais, sem invadir a privacidade dos pacientes e colaboradores. Mesmo assim, a reportagem do jornal e Blog foi impedida de fazer seu trabalho. A diretora da UPA recebeu a reportagem com toda a educação, mas também não deu informações, por estar impedida. O movimento foi pequeno no primeiro dia da UPA. No pronto-atendimento do Hospital Bom Pastor, o movimento era normal: quase 200 atendimentos.
Há boatos de que as TVs da recepção da UPA em Varginha estariam passando propaganda da atual administração, que vai disputar a reeleição em outubro. A informação não pode ser averiguada, pois como se viu, a imprensa não é bem vinda na unidade pública de pronto atendimento – UPA.
TURISMO PROFISSIONAL E CUIDADO COM A CIDADE
Vejam parte do release encaminhado pela prefeitura à imprensa local.
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) lançou a segunda edição da Revista Varginha – Catálogo Turístico. O informativo contempla os integrantes da Rede de Negócios Turísticos de Varginha e foi lançado na futura sede da Casa do Turista, na Praça Governador Benedito Valadares, no centro, e reuniu empresários e autoridades municipais.
O novo catálogo conta com 43 páginas e mostra o potencial turístico do município com os investimentos do poder público e empresarial no setor. A revista é dividida pelas editorias de Pontos Turísticos, Destinos Rurais, Artesanatos, Lazer, Restaurantes e Hotéis.
O projeto conta com três etapas. A primeira oferece cursos segmentados, tais como hotelaria, alimentos e bebidas e destinações turísticas. A segunda fase tem palestras, fortalecimento do projeto Redetur com todos os setores unidos. Para finalizar, a terceira etapa é destinada à edição do catálogo de serviços turísticos de Varginha.
Qualquer profissional ou entidade ligada ao turismo pode participar da Redetur de forma gratuita. Além dos cursos e o catálogo, os integrantes da Redetur compõem o roteiro do “Alô Turismo”. A iniciativa visa profissionalizar o atendimento ao turista, com disponibilização do 0800 informativo. O Alô Turismo é um call center com base no guichê do Terminal Rodoviário. Nele são repassadas informações sobre as atividades turísticas inseridas na Redetur. O serviço funciona todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), por meio do número de telefone gratuito 0800 0956672. Entendeu alguma coisa? Bem, trocando em miúdos, esse Comtur, juntamente com a secretaria municipal de Turismo, pode defender a melhoria do Turismo local, estão entre os responsáveis por cuidar da lucrativa e abandonada Rodoviária de Varginha, mostrada em recente reportagem completamente depredada, tomada por vândalos e com extintores de incêndio vencidos lá em 2003. A Redetur, boa iniciativa para reunir a cadeia do turismo em Varginha ainda está distante de congregar a maioria dos empresários do setor. Nem mesmo a rede hoteleira da cidade participa em peso ou acredita que o Executivo está disposto a apostar no setor. Já o Alô Turismo é o serviço, pago com os nossos impostos, que mantém telefonistas despreparadas e sem informação, conforme já mostrou a Gazeta em reportagem. Não é raro ver o guichê do Alo Turismo na Rodoviária, sem ninguém para prestar informações.
Na última consulta realizada a uma das telefonistas do Alo Turismo, a atendente não sabia informar linhas e horários de ônibus locais, não sabia informar o telefone do aeroporto, ou onde era o Estádio Municipal Melão e recomendou o mercado informal (os camelôs) que ficam em frente ao estádio Melão em dia de jogos do Boa, como o melhor lugar para se adquirir uma camisa oficial do Boa. Como se vê, em Varginha e em qualquer outra cidade do Brasil onde o governo busca a reeleição, a publicidade oficial é bem diferente da realidade!
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