Você viu que em apenas 20 dias, de 05/06/2012 a 27/06/2012, a Prefeitura de Varginha recebeu cerca de R$ 350 mil apenas em IPVA e multas de trânsito aplicadas aos carros emplacados em Varginha? Não viu né! Não tem problema, as muitas ruas esburacadas de Varginha também não viram este dinheiro todo! Alias, quem vê o dinheiro público que deveria ser obrigatoriamente aplicado na recuperação das vias públicas municipais tem sido os empreiteiros. Curiosamente em Varginha, só uma empreiteira, que é a “sortuda” ganhadora dos milhões públicos que vão pelo “ralo dos buracos” que nunca somem das ruas!
Venda do passado e do planejamento municipal
Chegou à coluna informações confirmadas de que o Sindicato Rural de Varginha, com anuência da Cooperativa dos Produtores Rurais e da Prefeitura de Varginha, esta negociando a venda do tradicional Parque de Exposições João Urbano de Figueiredo, na entrada da cidade. O Parque pertence ao Sindicato Rural, juntamente com a Cooperativa e a Prefeitura, porém quem estaria negociando e liderando a venda do imóvel seria o Sindicato Rural, a informação é negada no sindicato e não foi revelada á imprensa.
Sabe-se que por alguns poucos milhões, líderes do Sindicato Rural, estariam dispostos a entregar toda a parte superior do parque para a construção de um empreendimento comercial particular. Obviamente que o já tumultuado e perigoso trânsito no cruzamento em frente ao parque seria agravado se tal construção for erguida.
Vale ainda destacar que, por ganância ou falta de visão histórica e cultural, alguns dos nossos líderes rurais e políticos, podem estar colocando a venda um local tradicional, que já abrigou momentos e eventos importantes da cidade. Além disso, o local onde hoje é o Parque João Urbano de Figueiredo é um ponto estratégico na entrada da cidade, e seria lamentável ver a região entregue a interesses imobiliários particulares, que estrangulariam qualquer planejamento futuro da região. O ideal é que o local fosse entregue ao poder público para que servisse como área verde, local de eventos e centro de exposições e demais utilidades públicas, ainda mais com o grande crescimento daquela região da cidade.
A venda do Parque já teria sido barrada temporariamente pela Justiça, mas a princípio, a miopia de nossas autoridades pretende levar a cabo o desejo de entregar o parque a iniciativa privada! Quando o bem particular tornasse de tal importância para um povo sendo necessária a intervenção pública para garantir a preservação deste bem? Pergunta difícil de se responder! Porém vejam bem, Varginha não possui um centro de eventos prometido a anos pelo Poder Público municipal e estadual. Alegam que não existe local para tal construção! Varginha deve muito à agricultura, base da economia local, e toda a história do empreendedorismo agrícola rural de Varginha passou pelo Parque de Exposições João Urbano de Figueiredo.
Venda do passado e do planejamento municipal 2
Vale lembrar ainda que não existe outro local para substituir o parque caso este seja entregue a especulação imobiliária. Será que todos os produtores rurais, filiados ao sindicato e a cooperativa de Varginha, têm conhecimento desta venda? Antes disso, o local deveria tornar-se um parque público e área verde da cidade, que tão pouco valoriza o meio ambiente. Acredito que com a pouca consideração que nossas autoridades possuem com o passado da cidade e com o que isso representa, não será surpresa se realmente o Parque for vendido com conhecimento e aprovação da Prefeitura, uma das donas do imóvel. Tudo isso porque? Especulação imobiliária? Venda de um local estratégico para a cidade? Quem sabe! Mas certo mesmo é que, se o parque for entregue a especulação imobiliária para encher o bolso de alguns poucos, o próximo local estratégico e valioso espaço público que seria cobiçado e tomado por máquinas e tratores para a construção de imóveis, seria o nosso cemitério municipal. Querem apostar?
Quem não valoriza seu passado e sua história, não terá bom futuro! Mas futuro é coisa que algumas de nossas arcaicas e ultrapassadas lideranças rurais e políticas não estão preocupados, ou por estarem velhos demais sem nenhum futuro pela frente, ou mesmo, simplesmente por estarem em final de mandato! Aff, ninguém merece!!!
FRASES
“Meu candidato a prefeito é o que você esta apoiando. Qual você esta apoiando? Este é o meu!” – Candidato a vereador da coligação que deveria apoiar a reeleição, mas parece não querer carregar este peso.
“O secretário saiu dia 14 e o loteamento foi aprovado dia 19. Agora já foram correndo lá e estão derrubando as arvores e encobrindo as minas de água, antes do pessoal do meio ambiente atazanar” – Perverso empresário narrando o início dos trabalhos que darão lugar a um novo loteamento na cidade.
“Ele já jogou a toalha nesta eleição, agora só quer sair dessa ileso, com o patrimônio e amigos poderosos que conquistou” – Confidente de um conhecido secretário que não tem mais esperança quanto ao resultado das urnas.
“Ele é do PP, não poderia estar na inauguração de um comitê do PTB, nem como representante do governador. Isso não vai ficar assim! Vai ter troco!” – Importante pepista que não gostou da visita do vice-governador Alberto Pinto Coelho na inauguração do comitê de Antônio Silva.
Perguntar não ofende
Você sabia que o prefeito, os secretários municipais e os vereadores tiveram aumento de salário, e retroativo a 1º de maio?
Porque o procurador geral do município ganha mais que os secretários municipais e o vice?
Você sabe quanto ganha o prefeito de Varginha?
O que de mistério existe na venda e construção de loteamento envolvendo a região conhecida como “Juriti”?
Quem vai ganhar com a venda do Parque de Exposições de Varginha?
A fogueira das vaidades vai aumentar?
O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, confirmou que o partido está negociando a fusão do partido com quatro legendas. Sem citar as siglas, ele garantiu que, após o pleito desse ano, as conversas ganharão corpo.
Segundo informações de bastidores, as negociações estariam mais adiantadas com o DEM. O partido perdeu muitos quadros depois da criação do PSD. Outras legendas menores como PR, PSC e PRTB também estariam em conversas com o PMDB para se fundirem ao grande e gordo partido do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Se as negociações entre o PMDB e as demais legendas menores forem efetivadas, em Varginha teríamos um grande “balaio de gatos”. Já imaginou o atual explosivo PMDB, somado ao DEM de Renato Paiva, mais o PR de Adilson Rosa, mas o PSC de Lourival Donizete e Arquimedes Coli, mais o PRTB de Cléia Andrade e Rômulo Azevedo, todos juntos e misturados? As cutelarias ganhariam milhões...
Projeto para 2014
O senador do PMDB mineiro Clésio Andrade, foi um dos articuladores e apoiadores da candidatura do PT à prefeitura da Capital mineira. O senador deu uma “forcinha” para que o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) desistisse da disputa ao Executivo municipal como cabeça de chapa, para que o PMDB indicasse o ex-deputado federal Aloísio Vasconcelos como vice de Patrus Ananias (PT), que concorre a prefeitura em BH. A união PT/PMDB não tem sido novidade em Minas. Em 2010, Patrus (PT) foi candidato a vice-governador, tendo Helio Costa (PMDB) como cabeça de chapa. Este ano Dilma Roussef interveio diretamente na disputa em BH, ligando pessoalmente para Leonardo Quintão pedindo sua desistência e falando com Patrus, para que colocasse seu nome na disputa e garantindo seu apoio ao petista. O PMDB realizou na semana passada uma grande reunião com candidatos do partido de todos os municípios de Minas, com a participação da cúpula do PT estadual, para preparar os candidatos e dar diretrizes da campanha. Além disso, o senador Clésio Andrade (PMDB), que já se colocou à disposição da legenda, adotou um tom de pré-candidato, enquanto a militância o chamava de governador durante o encontro.
“Precisamos defender o municipalismo, o aumento do fundo de participação dos municípios. Vamos abrir as portas do governo federal para vocês”, declarou o senador. Andrade declarou que existe um projeto do PMDB para tentar o governo em 2014. Para o senador, a vitória de Patrus seria melhor para a Capital, pois o governo da presidente Dilma teria mais afinidade com o petista. Desnecessário dizer que o senador tem planos ousados para 2014, e que a militância peemedebista, mesmo que ressabiada com as intenções do PT e do recém chegado senador, sonha em ver novamente o PMDB no governo de Minas. As bases para isso já estão sendo plantadas agora! Será que desta vez vai?
Planejamento ou falta dele?
As vezes acredito que os maiores cabos eleitorais de Antônio Silva e Renato Paiva são petistas e com cargos de confiança no Executivo, tamanha a ajuda da assessoria do governo nas inúmeras trapalhadas que comprometem a reeleição. Nas últimas semanas quando o prefeito Corujinha ainda podia inaugurar obras sem o engessamento das normas da Justiça Eleitoral, sua assessoria na Prefeitura, ao invés de realizar “grandes feitos eleitorais” como retomar obras paradas ou inaugurar obras identificadas com o governo, como a melhoria do Hospital Regional e Bom Pastor, ou avanços no Banco de Leite materno ou mesmo as obras do aeroporto, preferiu inventar a “inauguração da pedra fundamental” da Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Jardim Estrela. Realmente a obra é uma conquista, mas tratasse de uma conquista paga com dinheiro federal. Mais uma obra que “caiu no colo” do governo municipal sem qualquer esforço ou mérito. Ao invés de inventar moda, caindo no ridículo de “inaugurar pedra fundamental” o governo municipal poderia ter apresentado ao povo os avanços e investimentos no Banco de Leite Materno, uma grande obra social que tem identificação e mérito deste governo ou mesmo retomar as obras do Parque do Dinossauros, paradas a anos, ou ainda mostrar os investimentos no Clube da Amizade, uma boa iniciativa social comandado pela primeira dama e que é sim mérito desta administração, entre outras ações com efetivo apoio e mérito deste governo. Mas pelo visto, por incompetência ou preferência, alguns petistas parecem jogar contra a reeleição!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024