PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Central de boatos; Possibilidades
04/10/2012
 
Central de boatos

A onda de boatos já tomou conta da campanha política em Varginha. As pesquisas se contradizem e a voz que vem das ruas não bate com o que os institutos de pesquisas falam e nem mesmo com o que cada candidato apresenta. O eleitor que não possui uma visão ampla do que está acontecendo em toda a cidade e nos bastidores da política não sabe em quem acreditar e nem mesmo se acreditar em institutos de pesquisa. O certo mesmo é que os números das eleições mudam a cada dia e tendo em vista o acirrar da disputa, um escândalo, boato, brigas, debates, qualquer coisa pode ser o divisor de águas para dar a vitória a um dos candidatos.

O que a coluna pode afirmar com certeza é que Antônio Silva não está doente, goza de boa saúde e que Corujinha não foi preso e não corre o risco de ter sua candidatura cassada, nem mesmo parece ser verdade que o candidato Kiko do PSOL possui “passado negro” em uma instituição de auxílio a idosos de Varginha e também não é realidade que Renato Paiva é aliado “disfarçado” do PT de Corujinha, ou que faria “vista grossa” para eventuais falhas da administração petista.

É comum, porém covarde, os muitos boatos que falam por aí. Primeiro porque os candidatos possuem sim, seus defeitos, mas não serão boatos que vão mostrar a verdadeira identidade de cada programa de governo e cada grupo político. Antônio Silva não está morrendo, e é um homem honesto! Kiko não é desonesto, mas agora não tem a menor estrutura política e técnica para conduzir Varginha com seu pequeno e amador grupo de candidatos, mas sua vitória poderia sim ser considerada uma renovação. Corujinha é um homem bom, com preocupação social, mas seu governo foi realmente pífio em obras e um segundo mandato não parece que seria diferente. Renato Paiva é competente, mas carrega em seu grupo político ícones do tradicionalismo político local, muito embora um eventual governo do democrata possa trazer mudanças substanciais e inovadoras ao que está hoje em Varginha. Até as eleições, os boatos não vão parar, o melhor ao eleitor é procurar saber o máximo de cada candidato, seu passado, seu governo, sua experiência e votar como sua intuição, porque confiar em pesquisas, mais uma vez, será a furada da vez...

Possibilidades

Neste samba dos números, índices de pesquisa e boatos, sou perguntado várias vezes nas ruas quais as possibilidades de cada candidato a prefeito nestas eleições. Costumo dizer que nada ainda está decidido e que o eleitor, que já não está mais bobo, vai definir o vencedor na última hora. Vale dizer que os candidatos agora dependem mais de si mesmo, suas falhas pessoais e de governo, deslizes e principalmente do índice de rejeição para saber como se articularem nesta disputa. Você meu caro leitor de Fatos e Versões, acompanhe meu raciocínio e depois tire suas próprias conclusões com o que já sabe sobre cada candidato a prefeito, seu grupo político e seus eleitores mais fiéis.

O candidato Kiko do PSOL, embora de esquerda, está bem “manso e equilibrado” em suas palavras e até mesmo em suas propostas. Porém por não possuir uma boa “embalagem política” não terá muitos votos dos eleitores conservadores de Varginha, que são significativa parcela do eleitorado. Kiko, porém vai ganhar muitos votos dos esquerdistas de “plantão” que se desiludiram do PT, porém estes votos não farão muita diferença para Kiko que não aparece competitivo em nenhuma pesquisa ou sondagem política, mesmo que informal.

Possibilidades 2

O candidato Corujinha (PT), que busca a reeleição, vem enfrentando com galhardia um esperado desgaste do PT junto ao eleitorado e mesmo com um bom programa de rádio e TV não tem conseguido vencer a rejeição e ainda vê o crescimento dos principais concorrentes. Vale destacar que mesmo com a “inimizade histórica” entre PT e DEM (antigo PFL), em Varginha o maior inimigo do PT é simbolizado pelo candidato do PTB Antônio Silva e o deputado estadual Dilzon Melo, que sempre foram os grandes adversários do PT nas principais batalhas políticas.

Se não conseguir vencer as eleições daqui alguns dias, parte importante do eleitorado fiel ao PT e que odeia Antônio Silva e Dilzon Melo pode caminhar para o voto útil, votando em Renato Paiva, que possivelmemte já estaria lutando pela primeira colocação nas pesquisas. Esta seria uma tática para impedir que o maior algoz do PT, Antônio Silva, volte ao governo. Lado outro, caso o eleitor “tradicional e identificado” com o PT local, venha a se “desiludir” com o candidato Corujinha e o PT, este eleitor, que sempre combateu o candidato petebista e o deputado estadual Dilzon Melo nas eleições passadas não iria apoiar agora Antônio Silva, o mais provável seria apoiar Renato Paiva ou Kiko, que na cidade são mais “palatáveis” ao tradicional eleitor petista.

Possibilidades 3

Já o tradicional eleitor de Antônio Silva, em grande parte, é um eleitor mais velho e conservador e que sempre teve certa desconfiança com o PT e seu modo de governo, embora parte deste eleitorado tivesse temporária simpatia pelo governo Mauro Teixeira, mas o “encanto” do PT sobre esta parcela da população parece ter acabado com o falecimento do ex-prefeito petista. Também não é mistério que desde a chegada do PT ao governo municipal, há 12 anos, o grupo político de Antônio Silva sempre foi o maior adversário político do governo petista. Também existe ai uma luta antiga entre o PT local e o PSDB de Verdi Melo, atual vice de Antônio Silva, e eterno opositor do PT na Câmara. Importante destacar que também existe uma oposição nacional entre o PT e PSDB, que hoje está na chapa de apoio ao PTB de Antônio Silva e Dilzon Melo. Desta forma não é mistério que o maior adversário político do grupo que hoje cerca Antônio Silva é o PT de Corujinha, e este grupo somente unificou-se em Antônio Silva para derrotar o PT em Varginha.

Mas vale destacar que, para muitos dos apoiadores e seguidores de Antônio Silva, mais importante que uma vitória do PTB, seria a derrota do PT.

Neste contexto entra o candidato Renato Paiva, do Democratas, que sempre esteve próximo do grupo político e dos eleitores de Antônio Silva.

Pode-se dizer que Renato Paiva tem a simpatia de parte significativa dos atuais eleitores de Antônio Silva, em razão de Renato Paiva ser de direita, alinhado a líderes tradicionais da cidade, e ainda assim, ser considerado uma “novidade segura”, pois embora o democrata nunca tenha sido prefeito, grande parte do eleitorado tradicional sabe que Renato Paiva tem competência para mudar a administração sem dar um “cavalo de pau” no modo tradicional de governar, ou fazer alguma loucura administrativa.

Desta forma não é mistério afirmar que, muitos dos que pretendem votar em Antônio Silva, na verdade votariam em Renato Paiva, mas por medo de ver o PT ganhar novamente, preferem engordar a fila dos eleitores de Antônio Silva.

Não seria errado afirmar que se alguns dos eleitores de Antônio Silva se decepcionarem com o candidato do PTB, ou mesmo tiver a certeza de que o PT já esta em terceiro lugar, estes poderiam naturalmente caminharem para votar em Renato Paiva.

Possibilidades 4

Pela linha de raciocínio da coluna o eleitor pode achar que, em caso de decepção dos eleitores de Corujinha ou Antônio Silva, o candidato Renato Paiva seria o ganhador destes votos vindos de última hora. Sim, isso é verdade. Afinal os eleitores de Corujinha poderiam votar em Renato por aversão ao PTB de Dilzon Melo e Antônio Silva e os eleitores de Antônio Silva poderiam votar em Renato Paiva por identificação ideológica e tradicionalismo político.

Porém vale destacar que Renato Paiva também tem alguns e profundos males a serem superados na visão do eleitor e para conquistar estes eventuais votos. O primeiro obstáculo a ser superado por Renato seria o tempo.

A eleição está ai! O segundo obstáculo seria a existência de um “escândalo ou decepção” dos eleitores de Corujinha ou Antônio Silva. Isso não é difícil, pois os candidatos estão “aos tapas” na campanha e a geração de boatos e “escândalos fictícios” podem afetar seriamente a imagem ou aceitação de Corujinha e ou Antônio Silva junto a seus eleitores mais tradicionais.

Importante dizer também que o eleitor tradicional tem Renato como segundo nome, atrás de Antônio Silva, mas a costumeira curiosidade e fascínio do eleitor pela renovação favorece o candidato do Democrata.

Ou seja, em caso de briga e troca de farpas entre o PT e o PTB, o Democratas sai ganhando, mas para isso Renato não pode estar envolvido na suposta “pancadaria eleitoral” que estaria envolvendo Corujinha e Antônio Silva.

Frases

“Não quero nem encontrar ele, não quero papo! Se o vir posso até perder a compostura” – candidato a vice em desabafo sobre um colega de partido.

“Ele está um veneno com o boato da cassação! Já foi até na Justiça Eleitoral fazer denúncia.” – candidato a vereador sobre os boatos maldosos sobre cassação de candidaturas na cidade.

“O Toninho não tem compromisso nenhum comigo! Estou apoiando independente de cargo no governo. Ele só não gosta de quem está em cima do muro!” – Ex-presidente da Câmara falando sobre seu apoio ao candidato do PTB.

“Não sei quando vou receber. Só posso esperar a boa vontade do governo e torcer para sobrar recurso depois desta eleição de loucos” – Fornecedor da prefeitura e dos candidatos a prefeito falando das incertezas financeiras após a eleição.

Perguntar não ofende

Você ficou sabendo do encontro dos dois deputados federais no comitê da Rio Branco?

As mudanças no trânsito serão inauguradas ainda este ano ou serão um “bônus político” para serem inauguradas por outra administração?

A campanha virtual vai eleger candidatos ou queimar nomes este ano na tecnológica disputa de Varginha?

Essa campanha vai mostrar, novamente, que só dinheiro não ganha eleição? Ou vai mostrar que voto não se transfere?

Aécio Neves veio a Varginha para declarar apoio a candidato ou para dividir sua base de apoio em 2014?

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting