PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Urnas fechadas; Pesquisas e contratos, vencedores e vencidos; Novos líderes e antigos heróis...
10/10/2012
 
Urnas fechadas

Depois de longos dias a caça de votos, uma eleição relativamente tranquila, mas com diversos contratempos e artimanhas de bastidores, chegou ao final as eleições de 2012. Digo o final das eleições, nas ruas, porque as eleições de 2014 já estão na pauta dos políticos e não tardará a chegar a mesa do eleitor. Já as eleições municipais ainda terão diversos desdobramentos, fora das ruas, até chegar ao seu final.

Já no começo da noite de domingo, após o fechamento das urnas, ouvia-se gritos de júbilo e “desaparecimentos” de tristeza por toda a cidade, chegava ao final a batalha da Democracia. Uns diziam que o PT perdeu, outros que Antônio Silva ganhou, também tinha quem dizia que Renato Paiva e Kiko ajudaram neste espetáculo cívico, mas de modo geral, o resultado não desagradou totalmente nenhum dos lados que disputavam espaço político nesta eleição.

Antônio Silva teve a vitória mais destacada, mas não fez maioria no Legislativo, como antecipou a coluna. Corujinha perdeu a Prefeitura, mas o PT dobrou o número de eleitores, já Renato Paiva, fez muitos vereadores e Kiko do PSOL, foi o destaque do final da campanha, conseguindo votos em todas as classes sociais de Varginha, uma surpresa para o PSOL na cidade. No Legislativo o poder foi melhor distribuído e caberá aos eleitores a responsabilidade de dar o contorno da nova oposição e do novo governo.

Resultados finais, efeitos passageiros

Antônio Silva foi o candidato a prefeito vencedor, conseguiu maioria simples dos votos válidos e com pouco mais de 31 mil votos, vai administrar Varginha nos próximos 4 anos. Terá ao seu lado o advogado e contador Verdi Lúcio Melo, do PSDB, que como vice-prefeito foi responsável por importantes votos e apoios. Também estão presentes na vitória de Antônio Silva, Aécio Neves e o governo de Minas, juntamente com o deputado estadual Dilzon Melo e Cia. Em Varginha também integram a vitória de Antônio Silva o reitor Stéfano Barra Gazola e o empresário Jefferson Melo, “executivos eleitorais” da campanha majoritária do PTB. Este grupo político vencedor das eleições executivas municipais não é totalmente desconhecido do povo, mas possui alguma novidade.

Antônio Silva, com 70 anos, vai administrar a cidade pela terceira vez e terá como desafio pessoal inovar sua administração, herdando uma Prefeitura ainda mais completa e problemática do que as duas outras oportunidades em que assumiu o comando de Varginha.

O prefeito eleito é experiente e capacitado, mas terá de formar uma nova equipe “curar feridas” da eleição e evitar erros do passado. Antônio Silva pode fazer tudo isso, mas não será fácil! A prefeitura enfrenta problemas de caixa e de gerenciamento, o funcionalismo não está contente, a população vai cobrar muito as muitas promessas de campanha e ainda existem diversos contratos da atual gestão que precisam ser cumpridos nos anos de Antônio Silva como prefeito.

Pesquisas e contratos, vencedores e vencidos

Em mais uma eleição se viu que pesquisas não são confiáveis, que contratos precisam ser cumpridos e que se tratando de eleições, vencedores e vencidos, precisam se unir pelo bem da população, mas sabemos que, por agora, isso não vai acontecer.

Nos últimos dias vimos pesquisas que mostravam Eduardo Corujinha na frente de Antônio Silva, e Renato Paiva em segundo lugar, isso não foi confirmado pelas urnas. Além disso, nomes conhecidos do povo e que eram tidos como certos no Legislativo ficaram de fora dos vencedores. Eleições continuam sendo uma incógnita e os anos mostram que Varginha não segue uma lógica para eleger seus representantes. Dá-se como prova disso a eleição do vereador Adilson BBoy, Pé de Chumbo, que desacreditado por muitos, surpreendeu e saiu-se o mais votado do Legislativo.

A eleição de Pé de Chumbo como mais votado, deixando nomes preparados para trás é a prova de que o povo não protesta apenas renovando, mas principalmente ridicularizando o sistema tornando ainda mais temerária a criação de leis em Varginha. Pé de Chumbo pode surpreender mais uma vez, sendo um compromissado e presente vereador, se quiser. Mas dificilmente terá neste início a independência e conhecimento político para impedir sua manipulação no “xadrez do poder” no Legislativo. Seja o que Deus quiser!

Pesquisas e contratos, vencedores e vencidos 2

O novo Legislativo de Varginha será a novidade da gestão que começa em 2013, pois o Executivo já se pode imaginar como será, a exemplo das antigas administrações de Antônio Silva. Embora tenha antigos vereadores como Leonardo Ciacci, Sergio Japonês entre outros, o novo Legislativo terá novas lideranças como Zacarias Piva, Joãozinho Enfermeiro, Rômulo Azevedo, Carlos Costa da Rádio Clube entre outros que podem ser destaque na Câmara. Além disso, bons nomes como Armando Fortunato, Rogério Bueno e Racibe Faria continuam na próxima legislatura, embora tenhamos perdido lideranças como Dr. Guedes e Verdi Melo. O Legislativo próximo será bom e espera-se mais combativo, fiscalizador, mas “lascivo e cheio de tentações como todo Poder”.

Não se espera a fidelidade das coligações entre os eleitos da Câmara, é bem provável que muitos dos eleitos pelas coligações de Renato Paiva e Corujinha se alinhem ao governo de Antônio Silva, mas vão existir também “resistentes as tentações” entre os edis, o que poderá ser o tempero deste novo Legislativo. Os vereadores eleitos pelo PT devem ser a oposição declarada ao novo governo. Vale lembrar que pela “experiência e sabedoria” de tudo que foi dito e cobrado, todos os programas eleitorais da TV foram gravados e arquivados por observadores políticos locais. Nunca se sabe qual a serventia disso no futuro!!

Perguntar não ofende

Ganhei duas apostas e perdi uma! E você, saiu no lucro ou no prejuízo nestas eleições?

2863: este é o número de usuários de drogas ou o número de revoltados que temos na cidade?

Quem está no grupo político que Antônio Silva vai formar para administrar Varginha nos próximos 4 anos?

Quem tem notas pendentes? Vai ficar restos a pagar para 2013?

O PT morreu ou voltará mais forte em 2014? Quem será o estadual e o federal deste novo governo?

Novos líderes e antigos heróis

Com o resultado das urnas, surgiram novos líderes políticos na cidade, já que antigos heróis já terão passado. Neste novo governo não sabemos precisar quem vai se destacar, pois não existem nomes certos para o grupo político de Antônio Silva, mas como adiantou a coluna, nomes como Stéfano Gazola e Jefferson Melo serão muito ouvidos no futuro. Na Câmara os vereadores Leonardo Ciacci, Rogério Bueno, Armando Fortunato, e talvez Carlos Costa, serão destaque, e podem surpreender em 2014 ou 2016.

O candidato derrotado Kiko do PSOL, gostou do final das eleições e pode continuar a disputar eleições nas próximas, talvez não pela pequena legenda! Já o candidato Renato Paiva deve voltar ao mercado agrícola onde é líder rural, e também não deve deixar a política eleitoral, embora estude detalhadamente as falhas desta eleição e recomponha seu staff político com novos nomes. Renato Paiva poderá ser a única alternativa política de seu grupo em 2014.

Já Eduardo Corujinha, do PT, foi abatido pelas urnas e paga o preço dos 12 anos de desgaste da legenda e por erros que não cometeu. Possivelmente, deverá voltar ao anonimato eleitoral, depois de fazer parte de um capítulo da história da cidade. Mas não é o fim para o PT, que possui Geisa Teixeira e Rogério Bueno, além de uma militância atordoada pela derrota, mas barulhenta nas ruas.

Novos capítulos

Nas colunas que se seguem, vamos comentar sobre os vencedores e derrotados de bastidores. Quem ganhou e perdeu em Brasília e em Belo Horizonte com o resultado eleitoral de Varginha e o que isso representa para as disputas de 2014. Também vamos falar sobre cada um dos eleitos da Câmara municipal, o perfil de cada eleito e como deverá ser a atuação de cada edil. A coluna também vai tentar antecipar nomes do governo Antônio Silva e dizer como ficará a relação de Varginha com os três principais deputados federais votados na cidade entre outros assuntos.

Vale destacar que este governo petista ainda não acabou e o desfecho da gestão Corujinha vai ser importante e curioso para saber como o PT pretende fechar sua administração após 12 anos de governo.

Frases

“Gostaria de agradecer o meu vice, que soma muito e vai me ajudar a chegar à vitória e vamos administrar Varginha juntos” – Eduardo Corujinha, candidato derrotado do PT, falando sobre seu vice em debate na cidade.

“O Toninho vai ter 60% dos votos, mais que a soma de todos os outros somados”- Coordenador político do PSDB em conversa acalorada na cidade.

“A luta continua, o PT já fez muito por Varginha, vai continuar fazendo... É hora de se recolher, não de ir embora. Nós vamos voltar” – Coordenador do PT discorrendo sobre o resultado das urnas em Varginha.

“Conheço o Antônio Silva, ele não vai terminar sua biografia no cabresto de nenhum deputado... Ele não esta mais jovem e brigador, mas é honesto e tem dignidade” – Eleitor falando do candidato vitorioso que escolheu nas urnas.

“Já foi a época que vice podia só não subtrair, hoje o vice tem que somar, se não perde mesmo! Esta eleição mostra que vice tem que ter grupo político, trabalhar e somar, se não, o candidato está no sal”

Ordem e progresso

Ao findar das eleições podemos ver um avanço no sistema e nos políticos. A disputa foi mais organizada, democrática e limpa que em outras eleições. Embora tenha existido o material apógrafo apreendido, tenham ocorrido detenções, propaganda irregular e outras falhas, estes delitos foram bem menos intensos que em anos anteriores. De modo geral as eleições foram tranquilas, mais limpas sem os cavaletes pelas ruas e a Justiça Eleitoral, juntamente com Ministério Público, polícias militar e federal, cumpriram sua missão sem exageros anteriormente registrados. Na festa da democracia, o eleitor pode cumprir sua missão de escolher seu candidato (bom ou mau, preparado ou não) de forma independente e responsável.

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting