No atual governo a ordem é economizar. As dificuldades financeiras do Executivo, com contas atrasadas e supostos cortes de telefones, reflete em reuniões da cúpula do governo, que depois do resultado das urnas, tem sido pesadas e tensas. Uma fonte da coluna disse que o comando do PT pretende dispensar ainda este mês a maioria dos cargos de confiança e cortar o ticket alimentação dos servidores. Tudo para reduzir custos e pagar dívidas. Se a medida realmente se confirmar, o próximo prefeito Antônio Silva vai agradecer muito, pois o petebista possui as medidas que o novo governo fatalmente teria que fazer em janeiro, o governo atual faria agora e assumiria todo o desgaste. Antônio Silva restaria apenas à desculpa de alegar que o PT é que tem a tesoura afiada passada nos benefícios a servidores e nomeações feitas até aqui. Ainda não se tem notícia certa sobre o décimo terceiro dos servidores, mas a expectativa que se avizinha não é das melhores.
Vencedores e vencidos
Como a coluna antecipou, as eleições em Varginha interessam a muitas autoridades em Minas e no Brasil, por ser uma cidade polo importante. Além disso, diversas autoridades políticas possuem base eleitoral na região e precisam ter respaldo nas lideranças municipais em Varginha.
Com a vitória de Antônio Silva para a prefeitura, o primeiro ganhador é o deputado estadual Dilzon Melo (PTB), que foi o “padrinho político” da candidatura de Antônio Silva. Embora Dilzon Melo seja audacioso, poderoso e ousado, não é possível saber ainda qual será o tamanho de sua influencia sobre o governo Antônio Silva, mas sabe-se que Dilzon terá influencia no futuro governo, principalmente nas questões eleitorais de 2014, quando Dilzon terá o apoio do próximo governo e vai negociar este apoio com Aécio Neves. Para Dilzon, o preço para que Aécio Neves tenha o apoio do PTB Minas, o apoio de sua base de prefeitos e sua lealdade continua o mesmo: contar com o apoio do Governo estadual e de Aécio para presidir a Assembleia Legislativa de Minas. Porém Aécio tem diversos outros “prêmios de consolação” como primeiro secretário da Assembleia e vaga no Tribunal de Contas, entre outras para conseguir apoios.
Mas o senador tucano deve ficar atento, pois Dilzon e seu novo prefeito de Varginha, esta cada dia mais próximos do também senador Clésio Andrade (PMDB), que hoje é brigado com Aécio, e via deputado federal Diego Andrade, esta se aproximando de Dilzon, Antônio Silva e o novo governo municipal.
Aécio também saiu vencedor com a vitória de Antônio Silva, certamente o governo estadual, agora, fará mais por Varginha. Se não o fizer, não vai existir desculpa político/partidária, como fazia antes com o PT na prefeitura.
Vencedores e vencidos 2
Entre os maiores perdedores com a eleição de Antônio Silva esta o PT, juntamente com o deputado federal Odair Cunha (PT), que perdeu a base de apoio na prefeitura e não tem como se achegar ao novo governo, como faz neste momento o PSD de Diego Andrade. O deputado federal do PT, Odair Cunha, foi um dos grandes apoiadores de Corujinha e do PT municipal, perdeu muito com a derrota do PT, mas não perdeu tudo. Ainda resta o nome da ex-primeira dama, Geisa Teixeira, que deve assumir como deputado em 2013 e ainda possui o carinho de muitos eleitores em Varginha. Mas certamente, ficará difícil para Odair Cunha manter a votação que teve em Varginha sem o apoio da prefeitura.
O PT não morreu em Varginha, ao contrário, as lideranças do partido viram que conseguem alcançar a prefeitura, um sonho que era impossível até a era Mauro Teixeira, que estruturou a legenda e, mesmo com a derrota, o PT mantém ainda boa militância e “crédito” em vários setores que foram beneficiados com as gestões petistas.
O deputado federal Dimas Fabiano (PP) também perdeu com a eleição de Antônio Silva, porem o deputado pepista conseguiu seu objetivo político com o apoio a candidatura de Renato Paiva: criou sua própria base política na cidade. Não se sabe se todos que apoiaram Antônio Silva em 2012 vão apoiar Dilzon Melo em 2014, mas é possível dizer que a grande maioria dos que estavam com Renato Paiva, vão apoiar Dimas Fabiano em 2014. Para o deputado, isso é uma vitória, pois antigamente não tinha uma base fiel e própria, mas duvidosa e compartilhada com Dilzon Melo na cidade. Agora isso mudou. Mas Dimas perdeu com a vitória de António Silva, que embora não vá esnobar suas obras e recursos como fazia o PT, Antônio Silva, não fará questão de procurar Dimas ou apoiá-lo em 2014, ainda mais com a aproximação de Eros Biondini (PTB) e Diego Andrade (PSD) ambos os deputados federais já interessados em apoiar o novo governo
Duas outras personalidades políticas que perdem com a vitória de Antônio Silva é a presidente Dilma e o ministro Fernando Pimentel. Dilma nem mesmo se envolveu diretamente na campanha em Varginha, mas sabe da importância da cidade e do desgaste do PT na cidade e na região, precisa da vitória do PT em Varginha para divulgar o “modo petista de governo”. Por certo que a presidente não vai deixar de enviar recursos a Varginha, mas cidade não terá a mesma facilidade que teria se o prefeito fosse do PT. Caberá agora ver o prestígio de Antônio Silva e seus apoios federais para quebrar a empatia do PT no governo federal, para trazer verbas para Varginha.
O ministro Fernando Pimentel perdeu com a vitória do PTB em Varginha. Não é mistério que Pimentel não gostava dos petistas de Varginha, que são mais ligados a Patrus. Pimentel sempre foi mais próximo a Perugini, petista prefeito reeleito de Pouso Alegre do que a Corujinha em Varginha. A esperança de Pimentel era conseguir a vitória do PT em Varginha e aproximar mais de Corujnha e sua equipe, para fazer sua campanha de governador em 2014. Com a derrota de Corujinha, Pimentel vai ter de começar um novo trabalho de aproximação com o novo prefeito, mas será sem sucesso, pois nesta área política, Dilzon Melo vai guiar Antônio Silva e o novo governo para apoiar o candidato ao governo apoiado por Aécio Neves, contrário a Pimentel e Dilma Roussef.
Vencedores e vencidos 3
Na esfera local todos os partidos que não estavam com Antônio Silva perderam. Com um atenuante, aqueles partidos que elegeram vereador na câmara, exceto o PT, terão uma porta de aproximação do novo governo, que vai precisar de apoio no Legislativo. E por certo a grande maioria dos vereadores vai aderir ao novo governo, que deve ter maioria no Legislativo, mas não terá uma gestão tranquila. Aqueles partidos que não elegeram vereadores, mas possuem lideranças municipais expressivas ou estruturas partidárias fortes, num segundo plano, serão procurados por interlocutores do governo municipal, que não vai dispensar apoios em 2014 e até mesmo se fortalecer e blindar para as eleições de 2016. Antônio Silva tem tudo para ir bem no quesito relacionamento com o Legislativo e lideranças municipais. Afinal o vice eleito, Verdi Melo conhece bem o andamento do Legislativo, a casa em si e a maioria dos eleitos. Já Antônio Silva possui histórico com todas as lideranças políticas da cidade e mesmo com aqueles que não são simpáticos ao novo governo, Antônio Silva sabe como se aproximar.
Ainda não se tem certo quais serão os passos do novo governo, mas neste começo será fundamental a aproximação do novo Executivo com o PP, DEM, PMDB, PSD partidos que possuem lideranças dentro ou fora da câmara que interessam ao novo governo. E mais, uma não aproximação do governo municipal neste início, poderia ensejar a construção uma aliança entre as lideranças destas legendas com o PT ou o deputado federal Dimas Fabiano, e isso no futuro traria problemas ao novo governo municipal.
Novos capítulos
Nas colunas que se seguem, vamos comentar sobre cada um dos eleitos da Câmara municipal, o perfil de cada eleito e como deverá ser a atuação de cada edil. A coluna também vai tentar antecipar nomes do governo Antônio Silva e dizer como ficará a relação de Varginha com os três principais deputados federais votados na cidade entre outros assuntos.
Vale destacar que este governo petista ainda não acabou e o desfecho da gestão Corujinha vai ser importante e curioso para saber como o PT pretende fechar sua administração após 12 anos de governo.
Frases
“Já ouve uma primeira conversa entre o Toninho e o Corujinha, uma conversa cordial e respeitosa. Não vamos fazer caça as bruxas!” – Vice prefeito eleito sobre os primeiros contatos entre o atual governo e o governo eleito.
“Tem muita dívida que é duvidosa, vamos ter que olhar tudo! Honrar os compromissos, mas sem sacrificar a saúde, educação e segurança” – representante do governo eleito sobre a situação financeira que espera encontrar na prefeitura em 2013.
“Renato Paiva ou Leonardo Ciacci precisa ser candidato a deputado estadual em 2014, dobrando com o Dimas (Fabiano). A criação deste grupo político começou pra valer nesta eleição, é um fato confirmado para os próximos pleitos. A tendência é crescer, vamos chegar a prefeitura, não tenho dúvidas! – Um dos líderes políticos que apoiou Renato Paiva, sobre os possíveis próximos passos do grupo político formado nestas eleições
“Devo sair do PMDB e acompanhar quem me apoiou, acompanhar o candidato esteve ao meu lado” – Liderança peemedebista discorrendo sobre seu futuro político
“As reuniões escondidas já começaram, quero saber se vão lembrar de mim agora...” – Apoiador de candidato eleito
“Ainda não recebi, não sei nada sobre de nada, todo mundo sumiu!” Apoiador de candidato derrotado
Perguntar não ofende
Quais são os restos a pagar das campanhas eleitorais de Varginha?
Será que com a vitória de Antônio Silva, o governo estadual vai cumprir a promessa de terminar a duplicação da Avenida do Contorno e a construção do Centro de Eventos em Varginha?
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024