Trânsito e Segurança
As inquietações na área de segurança e trânsito continuam. A empresa que iniciou as mudanças no trânsito no centro de Varginha, que fora contratada ainda na gestão passada sob fortes suspeitas e reclamações, da oposição da época, reiniciou os trabalhos na cidade. Depois de entrar em entendimento com o novo governo, claro! O serviço de sinalização, que também teve atrasos no pagamento, voltou a funcionar. O novo governo quer entregar logo as mudanças no trânsito e não tem como questionar muito o que já foi “contratado e acertado” pelo governo petista, sob pena de atrasar ainda mais toda a obra caso as empresas “judicializem” toda a negociação, pois certamente as empresas recorreriam a Justiça ao menor “risco de prejuízo”, como de fato algumas recorreram.
Já em relação a segurança pública, a empresa contratada para implantar o videomonitoramento pediu para adiar a entrega do serviço, para 30/06. O detalhe curioso é que o serviço inacabado que foi adiado para o segundo semestre de 2013, miraculosamente, foi “inaugurado” pelos petistas no final de 2012! Além disso, conta a “boca pequena” que o contrato firmado para o videomonitoramento em Varginha, padece de “graves falhas”, uma delas seria que o salgado serviço e equipamento adquirido não teria “garantia contratual, ou seja, caso algum equipamento estrague após a instalação, o prejuízo fica para o contribuinte”. Será que a displicência chegou a esse ponto? Vale lembrar também que a qualidade das câmeras utilizadas no videomonitoramento também é questionada. Não se sabe se as imagens noturnas e ao entardecer ficaram com boa qualidade no equipamento. Ou seja, os marginais que cometerem crime após o entardecer poderão não ser reconhecidos facilmente nas imagens!
A Cesar o que é de Cesar
O Museu municipal foi reaberto na semana passada. O novo governo tem “colocado a casa a seu modo” e dia-dia, tem tapado lacunas e falhas de gestão do governo anterior. O prefeito e seus secretários fizeram uma só voz para reclamar da grande dívida e desorganização no Executivo, quando chegaram ao poder no início de 2013. É bem verdade que muita “baderna administrativa” existia no governo anterior, e piorou após a derrota do PT nas urnas. De forma que os três últimos meses da gestão Corujinha foram marcados pelo “salve-se quem puder” e o governo esteve acéfalo, porem a questão das dívidas parece um tanto quando contraditória. Ainda mais quando vemos o atual governo voltar a pagar benefícios a servidores, reabrir museu, anunciar gastos etc com 100 dias de administração! Neste contexto de “retomada dos investimentos e gastos” ou o novo governo realizou o milagre da multiplicação nas contas públicas, ou, os problemas das dívidas herdadas não era assim tão grave! Não sabemos ao certo qual das alternativas, mas o certo é que, pode ser um pouco dos dois!
Antônio Silva pode não ser o melhor administrador para a oposição, mas numa coisa todos concordam. O atual prefeito é mais “pão duro e controlador” que o anterior, tido como “rédea solta e alienado” das questões financeiras da cidade. E quanto as dívidas, bem elas sempre existiram, e dificilmente, o atual prefeito vai entregar uma cidade sem dívidas para seu sucessor. O fato é que Varginha, bem como sua dívida, também cresceu, e não pode parar de investir. A reabertura do Museu foi um ato de apoio a cultura e também é um indicativo que as finanças municipais, não estão bem, porém não são o “bicho de sete cabeças” pintado por este governo.
Onde esta Waly?
O empresário Jordálio Oliveira, disputado líder do Partido Verde nas eleições de 2012 sumiu do mapa político local. Pelo menos das articulações públicas, Jordálio não tem participado. Vez por outra ouve-se alguma coisa sobre suas empresas e seu PV. Alias, tem até informações que dão conta da mudança de sigla de Jordálio, o que não foi confirmado, mas de qualquer forma, o sumiço de Jordálio Oliveira não deve continuar por muito tempo. Afinal, em 2014 tem eleições e o deputado federal Fabio Ramalho (PV), não vai deixar de procurar o empresário em Varginha para garantir seus votos. Ainda mais depois das eleições de 2012, quando Jordálio experimentou um pouco do “poder de estar no governo”, e gostou muito!
SAMU – Um sonho ainda distante
Na semana passada, prefeitos e secretários de saúde de dezenas de municípios do Sul de Minas reuniram-se no Teatro Mestrinho, em Varginha para decidir quem serão os novos dirigentes do consórcio, responsável pela implantação e administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O prefeito Antônio Silva abriu a reunião, lamentando que as ambulâncias do projeto estão há vários anos paradas, muitas foram devolvidas ao governo federal. O prefeito de Varginha desejou que, agora, as cidades consigam tirar o SAMU do papel. O SAMU que chegou a Varginha como uma vitória política e trunfo social para melhorar a saúde local esta pegando cara de “atoleiro de dinheiro público e exemplo de falta de planejamento e fiscalização” tanto das prefeituras que pretendem chefiar as regionais, muitas delas despreparadas e desorganizadas, até o governo federal, que libera recursos e equipamentos sem a fiscalização posterior eficiente para saber onde foi parar nosso dinheiro público. Será que ainda vamos ver as tais ambulâncias do SAMU fazendo atendimentos em Varginha?
É favorito
O deputado federal Odair Cunha (PT) esta praticamente eleito como novo presidente estadual da legenda. Apoiado pelo grupo de Fernando Pimentel, que já detém a direção do PT Minas, e por parte da principal tendência petista, Articulação, o deputado sul-mineiro Odair Cunha precisa agora esfriar os ânimos dentro do PT, pois a disputa esta mexendo com os nervos da militância e dos líderes da legenda. Ainda há possibilidades de acordos, antes das eleições. O favoritismo de Odair é tal que pode levar seus adversários, deputado estadual Rogério Correia e a tesoureira Gleide Andrade, a desistirem das respectivas candidaturas em troca de espaços na direção partidária, numa grande composição de chapa única. É o que convém a Pimentel. É o que vai ser tentado por Odair. E é o que deve acabar ocorrendo, pois o PT precisa viver momentos de paz interna, sem maiores divergências que possam dificultar um acordo entre os nomes em disputa pela presidência do partido. E sobretudo, garantir um partido unido e forte nas eleições de 2014, pelo menos isso é o que espera o candidato petista Fernando Pimentel.
É favorito 2
A eleição do deputado federal Odair Cunha como presidente do PT estadual vai dar ainda mais combustível para o PT de Varginha nas eleições de 2014. A ex-primeira dama Geisa Teixeira, candidata natural a deputada estadual pelo diretório petista da cidade, já tem circulado por diversas cidades da região recrutando apoios para as eleições de 2014, quando deve fazer dobradinha com Odair para federal. Os três maiores nomes do PT municipal: Geisa Teixeira, Rogério Bueno e Paula Andréa Direne Ribeiro, são ligados a Odair, que se tiver o controle estadual do PT, seus aliados terão “carta branca para atuar com intensidade e barulho em Varginha e região”, exatamente como gosta alguns dos petistas locais. Alias, é sabido que alguns petistas locais como Raquel Nogueira e Abdul, não são muito fãs de Odair Cunha, talvez agora, com a eleição do deputado federal para o comando da legenda, e tendo em vista o momento crítico do PT fora do poder municipal, o diretório petista de Varginha se incline 100% no apoio ao petista e a Geisa Teixeira.
Perguntar não ofende
Será que os técnicos da Copasa, após as visitas oficiais e extra-oficiais aos vereadores, conseguiram convence-los de renovar o contrato com a estatal, que oferece cobranças maiores que as concorrentes pela região, permanecendo a estatal com as mesmas deficiências de sempre?
Será que os líderes petistas locais que não estão na “folha de pagamento de Odair Cunha ou de suas indicações” vão ceder as pressões de apoia-lo, ou vão continuar batendo em ferro frio?
Será que vinga o trabalho de bastidores para dar vida a candidatura de deputado estadual para o empresário Renato Paiva?
Já que 2014 passou na frente de 2013, que caminho vai tomar o PSC, PR, PSB e PV nas eleições de 2014? Lançaram candidatos locais?
Os sem destino
Líderes do PSC, PR, PSB já se articulam para as eleições de 2014, mesmo sem possuir perspectivas de como ficarão suas legendas em âmbito estadual e nacional, o que pode jogar por terra as movimentações dos líderes municipais. No PSC, que possui o empresário Arquimedes Coli, há o trabalho de um ex-assessor do deputado federal pepista, para dar vida a candidatura de deputado estadual do democrata Renato Paiva. Ocorre que, sem o apoio de outras legendas e até mesmo do deputado federal pepista majoritário em Varginha, dificilmente Renato Paiva teria uma campanha competitiva. Além disso, o PSC é ligado ao PSDB estadual e sofreria pressões caso optasse por um caminho que fosse dificultar os planos e eleição “ungidas pelo Palácio Tiradentes” na região.
No PR o trabalho entusiasmado do vereador Adilson Rosa pode mesmo resultar em uma candidatura a deputado estadual, que pode ser parceira da reeleição do deputado federal Dimas Fabiano (PP), o que fortaleceria ambas as candidaturas. Porém o PR estadual ainda precisa definir certamente se caminha com os tucanos Aecistas ou com os petistas Dilmista no âmbito federal, e isso pode influenciar na campanha e na dobradinha do PR na cidade. O PR local não tem recursos para campanha, mas entusiasmo, saliva e sola de sapato não deve faltar a legenda.
Já o PSB vive momentos decisivos na esfera estadual, que podem mudar a atuação política do diretório de Varginha. O vereador e presidente municipal do PSB, Armando Fortunato deseja apoiar seu amigo Eros Biondini (PTB) para deputado federal. É sabido que o PTB de Eros Biondini, bem como o deputado estadual Dilzon Melo, presidente estadual do PTB, vão apoiar o governo estadual Tucano, que possivelmente terá como candidato a governador Alberto Pinto Coelho (PP), tendo Aécio Neves como candidato a presidente da República em âmbito nacional. Esta também seria a vontade do vereador Armando Fortunato (PSB), que faz parte da base do prefeito Antônio Silva (PTB) e pretende comandar o Legislativo municipal em 2015 e 2016, com o apoio do PTB de Eros, Dilzon e Antônio Silva. Ocorre que o PSB nacional e estadual estão a um passo de lançarem candidatos próprios a presidente da República e a governador. Neste caso, os diretórios municipais, como o liderado por Armando em Varginha, deverão apoiar seus candidatos a governador e presidente, o que complicaria a vida política de Armando Fortunato, que pretende, mais uma vez, apoiar candidatos de outras legendas, como já fez com Biondini, que é do PTB. O deputado federal Julio Delgado, do PSB, esta de olho no comportamento político do diretório de Varginha, mesmo porque, Delgado pode ser o candidato a governador pelo PSB, para dar palanque político a Eduardo Campos como candidato a presidente. Armando Fortunato apoiaria Eros, Pinto Coelho e Aécio Neves, a revelia dos candidatos do seu próprio partido? Ou o PTB de Antônio Silva, Dizon e Eros apoiaria Armando Fortunato para presidente do Legislativo municipal em 2015 sem receber o apoio do vereador agora em 2014?
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024