PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Mais do mesmo; Alegria de futebol; Segurança em pauta; Mudança que não altera
04/06/2013
 

Mais do mesmo

Já aconteceu reuniões, seminários e discussões na Câmara sobre o Meio Ambiente e lixo. Nada que resolvesse o problema da base aliada do Executivo municipal, rachada em razão da disputa pelo controle do aterro sanitário. A correntes na Câmara que torcem para que seja aberta uma concorrência pública e a iniciativa privada tenha chance de mostrar modernas técnicas de reciclagem do lixo, e com preços bem mais baratos que o oferecido pela Copasa, que é defendida pelo Executivo, que nem quer ouvir falar em concorrência pública para a escolha do controlador do aterro!

Alegria de futebol

O Boa Esporte não anda bem nas competições que esta disputando e mesmo em Varginha tem amargado derrotas e empates. O desanimo no torcedor e contribuinte só não é maior porque não são todos que sabem o quanto a Prefeitura de Varginha desembolsa mensalmente para a permanecia do clube na cidade! E olha que o Centro de Treinamento do Boa Esporte, que fica em Ituiutaba, já esta quase pronto, e pelo que dizem, a contagem regressiva para que o Boa Esporte volte a sua terra natal já começou!

Segurança em pauta

Em audiência pública no Legislativo municipal diversas autoridades da Guarda Civil de Varginha e outras instituições de segurança, discutiram os números da segurança e a atuação da Guarda Municipal de Varginha. A insatisfação com a segurança pública se dá em razão na sensação de insegurança que predomina nos moradores dos bairros mais violentos de Varginha, muito embora entidades como a Polícia Militar, insistam em dizer que a violência esta diminuindo na cidade. Os moradores dos bairros da periferia vêem o aumento do tráfico e das prisões em decorrência da droga aumentar a cada dia. Além disso, em alguns lugares da cidade, em determinados horários, existe o “toque de recolher tácito entre população e marginais”. Pois o povo não sai as ruas, sabendo que, com os bandidos a solta, o melhor é ficar no abrigo do lar. A Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal não comentam o assunto, que se baseia em dados informais da população, mas nos bastidores, os comandos das instituições de segurança sabem que há muito a ser feito. A Guarda Municipal precisa de mais autonomia, atribuições e plano de carreira, a Polícia Militar e Civil precisam de investimentos e trabalho em sintonia com as demais instituições de segurança. Também vale dizer que, ajudaria muito dar uma modernizada nas leis penais, para manter preso quem ameaça a paz da sociedade.

Mudança que não altera

Minas é um dos estados que mais ganhou com a revisão feita pelo TSE sobre o número de bancadas federal e estadual com base na população. De acordo com a decisão publicada no Diário da Justiça, a partir da próxima legislatura (2015-2018), a bancada federal mineira pula de 53 para 55 deputados, e a Assembléia Legislativa terá 79 parlamentares em vez de 77. Aumento de representação não significa, por outro lado, mais qualidade ou maior força política para o Estado. Tanto é que o Rio de Janeiro, que tem 46 deputados e vai perder um, mantém a influência e o lobby inalterados. Prova disso é o que ocorreu com Varginha na última eleição municipal, quando aumentamos de 11 para 15 vereadores. As disputas políticas continuaram e não se viu alteração na qualidade da representação popular no Legislativo, que continua com representantes de todas as classes sociais da cidade, todas mesmo.

Engodo ou estratégia

Na saída de um culto no domingo, o deputado Leonardo Quintão (PMDB) disse que ainda “estão de pé” as suas conversas com o PSB para se filiar ao partido e concorrer ao governo de Minas. A decisão deve demorar: Quintão tem prazo até outubro. Mas fontes do PMDB confirmam tratativas do deputado federal Leonardo Quintão com a cúpula do partido e com o ministro e candidato a governador Fernando Pimentel (PT) para eventual candidatura a vice-governador, na chapa tendo PT/PMDB. O próprio deputado tem comentado a possibilidade com amigos. E parece apreciar a idéia. As mesmas fontes também prevêem o fim da negociação com Quintão em outubro, após o fim do prazo para mudanças partidárias. Ou seja: uma vez assegurada a permanência do deputado no PMDB, a cúpula poderia ignorar as tratativas para ele ser vice de Pimentel. Na prática, Quintão não tem como evitar uma embromação, pois não há garantias para acordos fechados agora. Até 2014 tudo pode mudar.

Informação Express

A Prefeitura de Varginha em parceria com a Autotrans lançou o Jornal do Ônibus, um meio de comunicação para integrar os usuários do transporte público coletivo, a empresa e o Executivo municipal. O jornal do ônibus vai circular nos 60 veículos da autotrans em Varginha. Em cada edição do jornal são veiculadas  notícias de trânsito e transporte, projetos executados pela Prefeitura, campanhas de saúde, campanhas de vacinação, concursos públicos, eventos culturais, manifestações religiosas, utilidade púbica e diversos serviços prestados à população por instituições públicas, privadas e não-governamentais.

Não estamos sozinhos

Juiz de Fora comemorou 163 anos na última sexta-feira. E o “presente” foi a perda de suas conexões aéreas com BH e a metrópole mais próxima, o Rio de Janeiro. No fim de semana, a Azul encerrou os voos diretos da cidade para esses destinos. Agora, o juiz-forano tem que voar no mínimo quatro horas e meia, com escala, para chegar à capital do próprio Estado. Varginha também perdeu os voos da Azul para Belo Horizonte. Assim como em Juiz de Fora, os políticos prometeram que a linha aérea para a Capital vai voltar. A esperar...

No embalo

O Governo de Minas, através da Secretária de Segurança Pública, Detran etc, vai promover o leilão de milhares de carros que “apodrecem” nos pátios credenciados por todo o Estado. Em Varginha o leilão vai levar à venda diversas “pechinchas” que chamam a atenção dos muitos curiosos que vão desafogar o pátio do Detran e comprar motos e carros por até mil reais. A idéia poderia contagiar também a Prefeitura de Varginha, que possui diversos veículos velhos e estragados em seu pátio. Um esforço de realizar um leilão no final da gestão passada foi abortado em razão da disputa política. Agora sem eleição, seria a hora o Executivo desfazer da velharia e começar a investir em uma frota moderna e eficiente, deixando de lado os onerosos contratos de aluguel de veículos.

Sabor de 2014

O publicitário Eutêmio Tavares, vai promover a 13ª Feijoada do Teminho, dia 29 de junho, sábado, no Salão de Eventos Espaço Livre. A feijoada é tradicional, e das melhores, sempre acompanhada de boa música, caipirinha bem feita e uma gostosa tarde entre amigos. Mas o “sabor” tradicionalmente visto na Feijoada do Teminho é o “sabor do Poder”, pois a cada ano, empresários, jornalistas, partidários, políticos e pretensos candidatos participam do evento e soltam os primeiros cochichos do que virá por ai nas eleições estaduais ou municipais. Meu amigo Teminho nunca foi um homem de lealdade a partido, é sim um homem de lealdade aos amigos. E sabe que sua feijoada em 2013, além de marcar seus 60 anos, vai também continuar sendo um “amistoso político” para a disputa de 2014, com boa comida, boa música e tempero político e empresarial.

Disputa Judicial

É esperado para hoje no Supremo Tribunal Federal o julgamento da ação que pede o fim da votação, no Senado, do projeto que dificulta a criação de novos partidos, entre eles o da ex-ministra Marina Silva. A tendência da maioria, no STF, é de liberar a votação sob o argumento de que o tribunal não pode fazer controle prévio constitucional. Os contrários terão que esperar o projeto virar lei para acionar o STF.

Focar na união

Os tucanos estaduais começam a ficar preocupados com a (dês)união do grupo de partidos que tem dado base política e eleitoral para Aécio Neves em Minas. É fundamental para o PSDB e Aécio manter o controle do Governo de Minas, até mesmo para que o presidenciável tenha condições de continuar na disputa pelo Palácio do Planalto. Na semana que passou o PSDB realizou uma reunião com a base do governo, estiveram representados o PSDB, PP, DEM, PPS, PTB, PDT, PSD e PR. Além das picuinhas regionais de sempre, o que mais se ouviu foi o “chamamento para que os partidos fiquem unidos no apoio a Aécio e Anastasia, para manter o arco de alianças que vem ganhando o governo nos últimos 12 anos”. O problema é combinar isso com as muitas legendas que apóiam Aécio em Minas e Dilma em Brasília. Uma hora os partidos terão que decidir. E a tendência é que o “caixa mais gordo, leve vantagem na sedução dos aliados”. Na reunião dos partidos da base do governo estadual, a falta do PSB evidenciou o que já se comenta: a legenda não esta brincando quando diz que vai mesmo lançar candidatura própria ao Governo do Estado, para dar palanque ao presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Perguntar não ofende

É verdade que o controle do PSB municipal já foi prometido a peemedebistas e também a pepistas? Será que a cúpula estadual do PSB quer mesmo a renovação em Varginha ou são os “pretensos dominadores que se acham muito”?

Já ouviram aquela piada sobre o deputado Dilzon Melo disputar só mais essa eleição e que depois vai se aposentar? Ou aquela sobre o deputado pendurar a chuteira como prefeito de Boa Esperança? A vida política do parlamentar mineiro é tão “prazerosa e abastada” que só a hipótese do político querer deixar o poder soa como piada!

O racha na base do governo na Câmara municipal minou a chances de uma dobradinha entre PR e PP para estadual e federal em 2014?

As articulações políticas das eleições de 2014 podem acabar com as chances do vereador Armando Fortunato (PSB) de chegar ao comando da Câmara municipal nesta legislatura?

Aloísio Ribeiro de Almeida, Julio dos Reis Cazelato, Marcos Batista, Morvan Acayaba, Renato Clepf, Samuel Maganha, Terezinha Delfraro, penduraram as “chuteiras das disputas e articulações políticas” ou voltaram em 2014?

Será que terminada a “lua de mel” entre o governo e as cobranças do povo e da oposição, o prefeito vai abandonar a filosofia “Toninho paz e amor”?

 

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting