PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Varginha comendo poeira, novamente! ; Orelha de Pau no Lixão; Perseguição interna
26/08/2013
 

A espera de um milagre

Para o vereador Armando Fortunato (PSB), a eleição de 2014 não vai influenciar no “acordo” entre oito dos atuais vereadores para a eleição da próxima mesa diretora da Câmara. Para o edil, “o firmado entre os vereadores em 2012, na presença do reitor Stéfano Gazola e Samuel Mudesto, será integramente cumprido!”. Será? O vereador disse a coluna que o PSB vai realizar em Varginha um encontro regional do partido para definir candidaturas a estadual e federal para as eleições de 2014.

Especulações, necessidade ou afinidade?

Não se sabe se por necessidade política, afinidade ou mera especulação, mas as conversas apontando que a dobradinha entre o deputado estadual Dilzon Melo (PTB) e o deputado federal Dimas Fabiano (PP) estão crescendo no meio político. Os dois políticos possuem carreiras sólidas e grupos políticos fortes. Sozinhos vão bem, unidos caminham melhor ainda, mas, os grupos políticos que representam vivem as “turras”, sem falar que estes parlamentares desconfiam-se entre si. Por uma razão muito simples, Dimas confia e não fiscaliza, já Dilzon nunca confia. O resultado disso é que as campanhas de Dimas junto com Dilzon são mais caras, e as campanhas de Dilzon com Dimas são recheadas de atritos entre os grupos. O deputado federal Dimas Fabiano (PP) esta ampliando seu grupo político e base aliada em Varginha e região, certamente, uma eventual dobradinha com Dilzon para 2014 seria bem diferente das parcerias anteriores!

Também vou

Além de Pé de Chumbo (PR), Carlos Costa (PTB), Leonardo Ciacci (PP), agora o também vereador Armando Fortunato (PSB) é o mais novo provável candidato a deputado em 2014. A lista dos candidatáveis deve crescer até março de 2014, quando os “sem dinheiro e sem apoio” deixam a disputa. É provável que Varginha tenha, pelo menos, “quatro candidatos da terra com boa chance na disputa”. Pelo menos um dos candidatos em 2014 deve sair do Legislativo municipal.

Poli-Paternidade

A criação de um curso de Medicina em Varginha, que pode sair na Unifenas, UNIS ou na UNIFAL vai dar muito trabalho para os “geneticistas políticos de Varginha”. Afinal diversos políticos estão enviando releases e demais materiais promocionais para dizer que estão “se dedicando a criação do curso na cidade”. É bem provável que se realmente sair, o curso de Medicina precisará de um “DNA para saber por quais mãos políticas chegou a Varginha”!

Varginha comendo poeira, novamente!

O primeiro aeroporto privado do Brasil pode ser instalado em Pouso Alegre. O entendimento entre a prefeitura de Pouso Alegre e o grupo multinacional B. Square está em patamar adiantado, faltando apenas o aval do governo federal para que a empresa tire do papel o projeto de um aeroporto de carga, orçado em R$ 400 milhões. Apresentado em fevereiro para a cúpula da prefeitura, o aeródromo deve ocupar 4 milhões de metros quadrados de terreno adquirido pela empresa às margens da BR-381 (Fernão Dias) – pouco mais de um quarto do complexo aeroportuário de Confins, na Grande BH. Para a instalação do aeroporto, no entanto, a prefeitura deve encaminhar à Câmara um projeto que revisa o plano diretor de Pouso Alegre, transformando-o em zona de empreendimento de porte (ZPE). Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Prado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisa desde março a requisição para construção do aeroporto em Pouso Alegre. A tramitação, segundo ele, está próxima de ser encerrada. A expectativa é de que, no mais tardar, a liberação seja dada em novembro. Pelo cronograma de implantação, as obras devem ser iniciadas no primeiro semestre do ano que vem, com previsão para ser concluído entre os últimos meses de 2016 e os primeiros de 2017. No período, 1 mil empregos diretos devem ser gerados.

Perguntar não ofende

Será verdade que o Grupo UNIS de Varginha pode vir a assumir a administração da Unincor em Três Corações? A levar em conta o dinamismo empresarial do UNIS, não seria uma surpresa!

Porque a Copasa exige isenção fiscal, caso venha a fechar o polêmico convenio com o município para gerenciar o aterro sanitário? Porque os vereadores não atentaram para este fato que fere a igualdade entre empresas em prol da Copasa? As pequenas empresas locais que atuam no reaproveitamento de resíduos sólidos possuem ou vão ter direito ao mesmo benefício?

A volta da Feira da Paz, prometida pelo governo municipal, será realizada em parceria com as empresas locais e vai prestigiar as entidades sociais da cidade?

Já que esta na “onda do convênio e terceirização”, porque o município não terceiriza o Terminal Rodoviário, entregando sua gerencia a iniciativa privada, mais dinâmica e eficiente que o Poder Público?

Já que deseja formar um consórcio de municípios, porque Varginha e Ambasp, não criam um consórcio entre cidades para juntas administrarem uma Usina de Asfalto e saírem das mãos do “quartel das empreiteiras que enriquecem com as ineficientes e caras operações tapa-buracos”?

Promessa é dívida

O vereador Rômulo Azevedo encaminhou correspondência questionando se o governador Anastasia (PSDB) pretende cumprir promessa de campanha solucionando a atual situação do antigo Cinema Rio Branco, como e quando será sanado esse impasse?  Questiona também se o prefeito possui algum projeto para solucionar essa questão, qual e quando pretende implantá-lo? Finaliza questionando se o Governo do Estado e a Administração Municipal conhecem o projeto proposto pela família proprietária do cinema em parceria com as Lojas Americanas, se sim, qual seu entendimento e posição quanto a ele?

Orelha de Pau no Lixão

A cobrança dos ambientalistas e vereadores de Varginha para que sejam exigidas novas e modernas tecnologias de quem for gerenciar o aterro sanitário da cidade tem amplo apoio popular e faz sentido frente as contaminações ambientais que vem ocorrendo. Além disso, a todo momento, novas e baratas descobertas são anunciadas pela ciência. Pesquisadores brasileiros descobriram um fungo na Floresta Amazônica capaz de decompor o plástico PET, (utilizados em garrafas de refrigerante) em poucos meses. Segundo o grupo de estudiosos da Universidade do Estado do Amazonas, o fungo, conhecido como orelha de pau, ajuda também na descontaminação do lençol freático. Além da decomposição do PET, o grupo já tem indícios de que os orelhas de pau podem ajudar na recuperação de lençol freático contaminado com chorume, líquido tóxico presente no lixo em decomposição. Estas notícias são animadoras ao meio ambiente, só mesmo sendo muito “cara de pau” para se propor apenas a enterrar o lixo, sem qualquer tratamento!  

Amigo do Rei

O deputado federal Fábio Ramalho (PV) convidou o senador (mineiroca) Aécio Neves para um jantar com o líder máximo do PMDB e vice-presidente, Michel Temer, de quem é amicíssimo. Fabinho Ramalho, como é conhecido em Brasília, é o líder da bancada mineira na Câmara e possui amizades entre ricos e poderosos do país. O deputado teve 1500 votos em Varginha, com o apoio do empresário Jordálio Oliveira (PV) que anda sumido da cena política municipal.

Garganta profunda

O ex-assessor de um poderoso deputado estadual da região encontrou com o titular da coluna nesta semana. Disse que deixou de atuar com o deputado, depois de anos de serviço, em razão da “falta de consideração e abandono” do parlamentar depois de um episódio já esclarecido que levou aquele ex-assessor a “pernoitar alguns dias na Polícia Federal”. Distante da política, mas acompanhando os acontecimentos, o experiente assessor parlamentar disse que “saiu ferido, mas sem mágoas! Vai tocar a vida mais lentamente. Política será apenas para ajudar alguns poucos amigos, e por hobby, não por ofício!”, disse. Na conversa descontraída com o signatário da coluna, o assessor, que agora se tornou empresário fora de Varginha, disse que ainda existem muitos “mistérios” no mundo político estadual e federal que podem chegar até Varginha. Dizia ele que, possivelmente, o deputado estadual para o qual trabalhou por anos, deveria estar acompanhando de perto o caso do Mensalão e seu desdobramento quanto ao ex-deputado federal Romeu Queiroz, que a época era filiado ao PTB. Segundo o assessor, “se Romeu Queiroz realmente for pra cadeia, ficar “sem capital” ou sentir-se pressionado a ponto de precisar dizer o que sabe, por certo, um poderoso deputado estadual da região também teria sua vida política contaminada”, presumiu o assessor. A coluna imagina que este ex-assessor, por sua longa vida de serviços prestados “ao poder” e a um importante parlamentar mineiro, e pelo pouco que ganhou para tornar este parlamentar tão abastado, poderia escrever um “livro de memórias” para contar tudo que “viu, ouviu e teve conhecimento”. Por certo, esta obra literária se tornaria um “best-seller do mundo político estadual” com edições esgotadas em Varginha, Boa Esperança e Belo Horizonte. Quem sabe no futuro né?!

BH: Capital do Café?

No estratégico cargo de diretor da Organização Internacional do Café - OIC em Londres, o mineiro Robério Oliveira Silva, com sua eficiência e simplicidade ajudou a trazer para BH a Semana Internacional do Café, que marcará os 50 anos da entidade. O evento vai reunir 70 países compradores ou produtores no Expominas, de 9 a 13 de setembro. Já está lotando de reservas os hotéis de BH, que nesses dias irá tomar de Londres o título de capital internacional do café. Raramente o evento acontece fora da capital inglesa. Mesmo sem produzir nenhum grão, Londres é sede da OIC e do mercado mundial da bebida, que tem sua maior lavoura no Brasil, aliás em Minas. A articulação de Robérico Oliveira e seus frutos para BH mostram o quanto as “autoridades do café em Varginha”, que são tão “posudas e soberbas” ainda precisam crescer em eficiência e competência para mudar a realidade do café em Varginha e região, com benefícios diretos aos pequenos produtores e aos incautos trabalhadores das lavouras, que trabalham muito para construir a grande riqueza de alguns poucos barões do café que possuem “linha de crédito ilimitado” nos bancos públicos.

Perseguição interna

Apesar da pacificação em torno da pré-candidatura a governador pelo PT de Fernando Pimentel (ministro do Desenvolvimento), a disputa pelo comando partidário estadual está cada vez mais longe do consenso. A candidata Gleide Andrade (secretária de Finanças do PT) perdeu o cargo de chefe de gabinete da vice-presidência da Assembleia, ocupada pelo deputado Adelmo Leão (PT), que apoia o concorrente dela, o deputado Odair Cunha. Adelmo desvincula a demissão de Cleide com a disputa no PT. Partidários de Gleide dizem o contrário! As candidaturas de Gleide e de Odair racham o PT de acordo com suas divisões internas históricas. Os ex-ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci apoiam a primeira; o ministro Fernando Pimentel, que detém a maioria interna, está com Odair.

 

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting