PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
A (atual) mãe de todos os problemas e pedidos; Tapa-buracos (sem fundo)
04/09/2013
 

Politicando

Na possibilidade do PMDB coligar-se com o PT, já no primeiro turno das eleições majoritárias de 2014, é possível uma disputa interna no PMDB mineiro pela vaga de senador. Mas, o problema maior do partido, pelo que se pode vislumbrar hoje, deve ser mesmo a sua velha comichão da infidelidade. Nos últimos dias, alguns prefeitos peemedebistas, consultados por fonte da coluna, disseram estar esperando a confirmação do candidato de Aécio para aderir à campanha governista. A cúpula do PMDB vai ter trabalho para segurar as bases no seu palanque conjunto com o PT. O ministro da Agricultura Antônio Andrade (PMDB) já disse que, em 2014, pretende disputar a reeleição como deputado federal, e não como vice-governador, na chapa de Pimentel (PT). Com este quadro, a vice deve ficar mesmo com Josué Alencar, filho de José Alencar, que está na iminência de se filiar ao PSD, partido alinhado ao PT no plano nacional e comandado, em Minas, por aliado de Pimentel, o empresário Paulo Simão. A filiação de Josué deve ocorrer no final de setembro.

Cabeça sumida

O deputado federal Odair Cunha (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) estão incluídos na lista dos 100 mais influentes do Legislativo Federal e disputam o voto dos colegas para integrar a seleta lista dos 10 com melhor desempenho no Congresso. A lista é anualmente formulada pelo Diap. E revela os parlamentares mais influentes do país. Duas novidades na lista deste ano. A primeira delas é a constante queda de mineiros na relação. Neste ano apenas quatro parlamentares mineiros estão entre os 100 escolhidos. A segunda novidade é o crescimento político do deputado federal Odair Cunha (PT) que possibilitou sua entrada na lista e constante crescimento na “escala de poder” em Brasília, muito em razão dos cargos que tem ocupado no congresso e das articulações feitas pelo parlamentar. Odair é o candidato favorito para assumir a presidência do PT de Minas, no final deste ano. Pena que os investimentos de emendas do deputado petista em Varginha, cidade onde teve mais de 10 mil votos, não esta acompanhando o crescimento político de Odair na Capital. Depois que o PT deixou a Prefeitura de Varginha em 2012, as visitas e emendas do parlamentar petista para nossa cidade têm sido raras.

A (atual) mãe de todos os problemas e pedidos

A coluna já alertou sobre os muitos problemas no trânsito de Varginha, principalmente no centro e nas principais avenidas de acesso a cidade e bairros com comércio intenso como Sion e Jardim Andere. A reforma no trânsito na região central, prometida pela administração anterior e que ainda não saiu nestes 8 meses da gestão do PTB ajudaria bem, além de ser imperiosa para desafogar o trafego crescente em Varginha. Na semana que passou o titular da coluna presenciou (mais um) acidente de trânsito na avenida Benjamim Constant, em frente ao problemático e irregular estacionamento do Supermercado Bretas, que parece imune as fiscalizações de trânsito na cidade. No início da semana, o titular também levantou as reclamações e pedidos dos vereadores que são relacionadas ao trânsito. Pode-se ver que os problemas relacionados ao trânsito são maioria dos questionamentos e reclamações que os vereadores recebem e repassam ao Executivo toda semana.

A (atual) mãe de todos os problemas e pedidos 2

A coluna relaciona abaixo as reclamações apresentadas no plenário do Legislativo, apenas na semana passada. Vejam:

Solicitando ampliação da instalação de placas de sinalização e pintura do piso asfáltico, visando contenção de velocidade na Av. Otávio Marques, nos fundos do Zoológico. Solicitando instalação de placas de sinalização vertical indicativas das unidades de saúde, especialmente policlínicas e hospitais, nas principais vias do município. Solicitando serviços de manutenção no Park Rinaldo, tais como: operação tapa buracos, capina, limpeza geral e de bueiros. Solicitando operação tapa-buraco e instalação de sinalização horizontal e vertical, em toda a extensão do Bairro Vila Verde, até as proximidades do SENAC. Solicitando criação de uma linha de transporte coletivo urbano que atenda toda a extensão do Residencial Vila Verde. Solicitando operação tapa-buraco na Travessa Marisa, em frente ao número 115, no Centro. Solicitando instalação de faixa elevada de pedestres ou implantação de outras medidas de contenção de velo cidade na Praça Getúlio Vargas, próximo ao nº 130, no Centro, assim como na Rua Dalyse Bueno Niemeyer, no Bairro Santa Maria. Solicitando tornar mão única a Avenida Boa Vista, na Vila São Geraldo, a partir da esquina com a Rua Jaime Venturato, em direção ao encontro com a Alameda dos Cravos e a Travessa Antônio Bernardes Pereira. Solicitando abrigo no ponto de ônibus da Alameda das Arapongas, no Jardim Cidade Nova. Solicitando asfaltamento e implantação de iluminação pública na Rua Dário Paiva Silva, no Bairro Nova Varginha. Perceberam o quanto a reforma no trânsito de Varginha é urgente e atinge o dia-dia do cidadão! Quando teremos repostas para isso?

Quem vai dar a luz?

Outro problema que deve “bater a porta” desta administração em breve é a entrega da responsabilidade pela iluminação pública, das empresas de energia às prefeituras. A Cemig deverá entregar, até 2014, à Prefeitura de Varginha, a responsabilidade pela manutenção e expansão da rede de iluminação pública municipal. Se a Prefeitura de Varginha for realizar, por conta própria, o trabalho hoje desempenhado pela Cemig, deverá contratar mais servidores e adquirir estrutura de carros e caminhonetes, além de lâmpadas e material elétrico. Muitas prefeituras pelo Brasil afora devem contratar empresa particular e terceirizar o trabalho, muito embora alguns burocratas digam que o prazo do repasse da responsabilidade da Cemig para os municípios deve ser prorrogado. De qualquer forma, é bom o município já discutir no Legislativo e na sociedade, pensando uma solução para o problema, que vai cair no colo deste governo municipal em breve! Na semana passada foi feito no plenário do Legislativo dois pedidos de implantação de iluminação pública e poste com luminária. Um na rua Dário Paiva Silva, no Bairro Nova Varginha e outro na Rua Antônio Massote Filho, próximo ao nº 370, no Parque Boa Vista. Depois que o Executivo assumir a iluminação pública municipal, pedidos deste tipo, que hoje são encaminhados a Cemig, serão problema da Prefeitura de Varginha.

Tapa-buracos (sem fundo)

Curioso os questionamentos do vereador Carlos Costa sobre as atividades do Executivo municipal na pavimentação asfáltica, gasto de emulsão, materiais e pessoal. O vereador questiona se está havendo alguma movimentação de materiais e pessoal aos sábados? Se Prefeitura Municipal está realizando algum serviço particular de pavimentação na zona urbana ou rural? Se existe conhecimento por parte do governo sobre a possível utilização de Nota Fiscal falsa por funcionários da Prefeitura? Quem é o responsável pela fiscalização dos funcionários e materiais utilizados para realização de pavimentação? E como é controlado o estoque de emulsão e de quanto em quanto tempo é realizado este controle? A coluna sabe que atualmente “rios de dinheiro” são gastos em todas as atividades que envolvem as operações tapa-buracos e de recapeamento de vias, que em Varginha são tocadas por um restrito grupo de empresas locais, sendo uma delas “tradicionalmente sortuda” nas licitações municipais. O (barulhento) vereador mexe num vespeiro ao questionar esta “caixa preta do asfalto” em Varginha. Em uma conversa reservada, um servidor de carreira do Executivo, depois dos questionamentos da coluna sobre o asfalto usado nas operações tapa-buraco que esfarinhavam após as chuvas, resolveu, secretamente, levar uma amostra da “massa” utilizada para ser testada em laboratório especializado, para conferir se o governo não estava comprando “gato por lebre”. A operação sigilosa não teve seu resultado apresentado, mas, houve mudança na empresa que fornecia o produto. Com a nova contratação os preços caíram!

Mão beijada

O vereador Zacarias Piva (PP) reiterou solicitação de cópia do projeto de doação e cessão de áreas para empresas em Varginha requerendo as seguintes informações: Já foi finalizado o levantamento para identificação das empresas e estado dos benefícios concedidos? Quantas empresas receberam tal benefício do Município nos últimos dez anos? Descrever o nome das empresas. Quantas destas empresas ainda estão instaladas no Município, utilizando a área doada? Quantas já devolveram a área ao Município? Todas as empresas que receberam áreas do Município cumprem rigorosamente o protocolo de intenção mencionada no Projeto de doação? De que forma o Município fiscaliza o cumprimento das cláusulas estabelecidas nos protocolos de intenções? Existem áreas destinadas a tal cessão ou uso, que não foram utilizadas? Caso positivo, quais áreas? O relacionamento entre os governos e empresários sempre gerou polêmicas em Varginha, há suspeitas de empresários que ganharam incentivos como isenção tributária e terrenos e não cumprem o cronograma de investimentos. Do mesmo modo, já existiram boatos de que pessoas do poder público cobravam vantagens financeiras ou “participação societária” nas empresas que pleiteiam receber incentivos públicos para se instalar na cidade. O certo mesmo é que a transparência precisa existir no relacionamento entre os empresários que desejam investir na cidade e os governantes. Este tema foi muito polêmico na gestão passada, quando um dos secretários do PT sempre era “apontado”. Parece que o relacionamento entre empresários e o governo continua quente e polêmico, daí a preocupação e interesse do jurista e vereador Zacarias Piva.

Ovos quebrados, mágoas e segredos do passado

Como diz o ditado “para se fazer um omelete, é preciso quebrar ovos”. Nestes meses que envolveram as campanhas eleitorais de 2012 e estes meses de efetivo governo da gestão municipal do PTB, a coluna manteve contato com um político que passou pelo Legislativo, tendo papel importante na oposição a administração passada, e que deixou o PTB recentemente. Na construção do “omelete da vitória do PTB”, este político foi mais um “ovo quebrado”, que se juntou aos descontentes. O tal político abandonou as lides eleitorais, mas não se cansa de dizer, sem meias palavras, que muitos em sua antiga legenda pregavam o “quanto pior melhor”, para atingir o poder. O ex-petebista disse acreditar em dias mais difíceis para Varginha, tudo isso em razão do “povo que votou mal e tem memória curta”. Nesta semana o titular da coluna falou novamente com este personagem importante da política legislativa da administração passada, que foi, por vezes, única voz de oposição ao PT em Varginha, e hoje parece tão decepcionado com os antigos colegas, agora no governo, do que com os antigos mandatários do poder em Varginha. Com frases de efeito e falando como quem conhece os bastidores das negociações que levaram o PTB ao governo municipal, o político que hoje vive recolhido fora da cidade, disse não acreditar que o prefeito Antônio Silva vá “ungir seu vice” para substitui-lo. E que nada acontece no governo municipal sem o aval do deputado Dilzon Melo, que seria o “maestro que orquestra o poder na cidade”. “Saímos do controle de um partido tirano (PT), para cair na mão de um governo mandado pelo deputado” disse! Ainda sobre a perspectiva de futuro, o ex-vereador disse que um bom quadro do PTB municipal, que poderia graduar-se na política por sua dinâmica empresarial próspera e juventude renovadora, esta fadado ao insucesso por ser “assombrado pela figura política do pai”! 

 

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting