Sinal de fumaça
Para quem deseja saber os próximos passos políticos do governador Anastasia, vai ai uma dica. O tucano já se prepara para deixar a residência oficial no Palácio das Mangabeiras e retornar ao seu apartamento na rua Santa Catarina, 1313, no bairro Lourdes. O imóvel está sendo reformado para receber o seu dono, que confere pessoalmente o andamento das obras em visitas periódicas ao local. Anastasia continua não querendo disputar o Senado, preferindo cumprir todo o mandato até dezembro de 2014. Mas vai se organizando para mudar de casa em abril e cair na campanha. O PSDB está pressionando forte para tê-lo no palanque como puxador de votos para a legenda. E ele não tem como se negar a um apelo de Aécio. Isso significa que no campo adversário aos tucanos, ou seja, na chapa que terá PT e PMDB, muitas mudanças viram por ai. Sabe-se que o senador Clésio Andrade (PMDB), não disputaria o Senado com Anastasia, pois já conhece o potencial quase imbatível do tucano. Já no PT, o melhor será entregar a vaga de candidato a senador para fazer uma boa composição na chapa ao governo tendo Fernando Pimentel como cabeça de chapa. Trocando em miúdos, tudo caminha para uma chapa de governo tendo o tucano Pimenta da Veiga a governador e o recém pepista Dinis Pinheiro na vice e Anastasia ao Senado. Já no campo adversário, teríamos Pimentel candidato a governador com um peemedebista na vice ou ao Senado, a vaga que sobre ai, pode ficar para o PSD ou em última hipótese, para o PC do B. Sem esquecer que no PMDB, a fome de ter a vaga de vice-governador e de senador é cada dia maior!
Mudança de lado
Reafirmando a tese de que algumas estatais são mais importantes como “cabide de em-prego para aliados” do que propriamente pelo trabalho que executam, a coluna publica hoje a nota divulgada pelo Jornal Folha das Gerais - Salinas/MG, vejam só: “Depois de ter movido três processos contra a Copasa, o ex-prefeito de Salinas no Norte de Minas, Zé Prates acaba de assumir posto de destaque na empresa. Já que teve prestígio junto ao governo do Estado, que lhe deu uma "teta" de polpudo salário, bem que o ex-prefeito poderia convencer a Copasa a não cobrar a antipática taxa de esgoto dos salinenses. Principalmente dos mais humildes. O ex-prefeito Zé Prates, em entrevista às emissoras de rádio da cidade de Salinas, criticou as taxas cobradas pela Copasa. Para qualquer cidadão isso ficaria bem, mas para ele que recebe um gordo salário da empresa, aí soa mal”.
A montanha vai a Maomé
A 5ª edição do projeto Câmara nos Bairros aconteceu no último sábado (26), na Escola Estadual Professor Antônio Correa de Carvalho, no Mont Serrat. A intenção do Legislativo foi ampliar o contato com a região dos bairros Mont Serrat, Corcetti, Jardim Estrela I e II, Parque Rinaldo e Jardim Áurea, diga-se de passagem, uma das regiões mais carentes de investimentos em Varginha. Até agora, o Câmara nos Bairros já foi realizado nas regiões do Centenário, Imaculada, Barcelona e Fátima e recebeu dezenas de pedidos, sugestões e reclamações das comunidades. Todas essas questões estão sendo trabalhadas, em con-junto, pelos vereadores que comparecem a essas reuniões com a população, em seguida requerem das autoridades competentes as melhorias reivindicadas pela população. O projeto teve início nesse segundo semestre de 2013 e continua no ano que vem. A próxima edição, no mês de novembro, deve ser realizada no bairro da Vargem. O presidente da Câmara Leonardo Ciacci segue corretamente o “script” de ir onde o povo esta, mas precisa se preparar para os enfrentamentos que viram em seguida. Pois sabe-se que, muitas vezes, ao atender o povo, consegue-se inimigos entre os que vivem do povo e seus impostos, e no caso de Varginha, estes são muitos. A Câmara poderia dar melhor contribuição com a melhoria da cidade, mesmo fazendo toda esta pirotecnia popular, atentando para 3 im-portantes matérias que precisam ser “digeridas” pelo Legislativo, são elas: 01 - o nefasto projeto de entrega do aterro sanitário para a Copasa, sem qualquer licitação, - 02 – o au-mento do IPTU, sem a obrigatória consignação de novas obras ou investimentos municipais, e 03 – o aperfeiçoamento do plano diretor da cidade, com o planejamento imobiliário e industrial de Varginha. Todos temas importantes e que refletiram por anos ou décadas na cidade.
Importantes e indispensáveis
Há um “boato corrente” sobre a influência de personalidades como o deputado Dilzon Melo, seu filho Jeferson Melo, ou o reitor Stefano Gazola neste governo municipal, ou mesmo sobre o próprio prefeito Antônio Silva. Não há que se discutir o peso da opinião destas figuras políticas neste governo. O que não é nada de mais, afinal, Dilzon e Jeferson Melo e Stefano Gazola, são do PTB, mesmo partido de Antonio Silva e foram importantes na vitória do PTB nas eleições municipais. Mas, como disse a coluna, Dilzon, Jeferson e Stéfano são importantes para Antônio Silva, porém não são indispensáveis. Oras, Antônio Silva é um homem esclarecido, vivido e “moldado na vida política”, não é nenhuma marionete, pode ser convencido, mas não é forçado a nada! Nisto temos uma realidade nua e crua, mesmo ouvindo diversas “autoridades e lideranças” políticas, o que este governo erra ou acerta é de responsabilidade exclusiva do prefeito. E ele tem consciência disto! Talvez por isso, seja mais fácil acreditar que, indispensável para Antônio Silva sejam outras figuras políticas que não os petebistas citados acima. O prefeito fala constantemente com seus “conselheiros indispensáveis”, aqueles que o acompanharam pela vida política, e não representam “possíveis adversários políticos ou eleitorais”. Estes sim possuem verdadeiro “poder de convencimento sobre o prefeito”, pois falam com propriedade técnica e política, aliada a amizade construída pelos anos. Querem alguns nomes? Procurem na presidência da FHOMUV e na Secretária de Fazenda: Saúde e Dinheiro, duas áreas primordiais para qualquer governo e, justamente, onde se encontram indicações personalíssimas de Antônio Silva. Na discrição do presidente da FHOMUV e no silêncio do Secretário de Fazenda, Antônio Silva tem mais que dois “pilares de governo”, tem dois amigos! E em política, isso vale muito, ainda mais quando se tem no mesmo “ninho político” pessoas tão “confiáveis” e famintas por poder, como o deputado Dilzon Melo.
Mexidas, mudanças e estratégias
As conversas do prefeito Antônio Silva com os ocupantes de cargos de confiança e os recados aos funcionários efetivos de que, com a dificuldade econômica dos cofres públicos municipais, todos deverão dar sua “cota parte de esforço na recuperação econômica da prefeitura”, ou seja, poderá ter cortes no funcionalismo. O discurso não é estranho ao prefeito, conhecido por ser criterioso na área econômica. Antônio Silva quer economizar agora no início do governo para ter recursos para investimento no final da gestão. Como alias fez em suas administrações passadas. A tática é conhecida dos políticos. Afinal, neste inicio de governo, o prefeito ainda tem “crédito eleitoral” para gastar e até mesmo a tática de culpar a gestão passada pelas “batatas quentes” que tem aparecido, vem bem a calhar para este novo governo. Mas a administração vai precisar de 3 articulações para que sua tática de certo. Antônio Silva pode até ficar dois anos sem fazer novas obras ou grandes inves-timentos, primando pela recuperação do caixa, mas precisará assegurar que seu governo será mesmo enxuto! Afinal, não fará sentido “apertar o cinto numa área e esbanjar na outra”, é preciso ficar atento e este equilíbrio. Outra ação importante para o governo será, fazer bem o “feijão com arroz” na manutenção da cidade. Ou seja, manter a cidade limpa, bem conservada. O cidadão pode até não perceber quando a coisa melhora, mas quando surge a menor dúvida que a cidade esta piorando, com ruas esburacadas, a máquina pública emperrada, falta de médicos e índices sociais negativos, isso é morte certa a credibilidade de quem esta no governo, e pode dar adeus a reeleição! Vide o fracasso eleitoral do governo petista passado quando deixou de fazer a manutenção da cidade! Por final, é importante que a gestão Antônio Silva tenha certeza que haverá recursos e investimentos, municipais e estadual ou federal, para transformar a cidade num “canteiro de obras” a tempo de recuperar a credibilidade eleitoral antes da eleição de 2016. Claro que neste tempo de “vacas magras”, o governo também precisa manter firme sua base política aliada e principalmente o “fino trato” com a opinião pública, leia-se imprensa!
Consultoria?
Curioso como o deputado federal Diego Andrade (PSD) gastou logo em seu primeiro ano de mandato (2011) a pequena fortuna de R$ 49.380, apenas em consultorias de um único e recém criado escritório. Na prestação de contas do gabinete do deputado Diego Andrade, os gastos que tem “sangrado os impostos dos contribuintes”, mostram que no mês 03/2011 o deputado federal Diego Andrade pagou com recursos públicos R$11.580,00 em consultoria a um escritório de advocacia, vale destacar que a nota fiscal do serviço é de número 00001, ou seja, o primeiro trabalho do escritório. A mesma banca de advogados voltou a receber recursos públicos do gabinete de Diego Andrade por outras supostas consultorias realizadas em 2011. Em 04/2011 foram mais R$ 8.300,00, pagos por consultoria, com a nota fiscal número 00002. Em 05/2011 foram mais R$ 5.300,00 gastos em consultoria, pagos através da nota fiscal número 00004. Em 06/2011 este mesmo “jovem e promissor” escritório advocatício recebeu do gabinete do deputado federal Diego Andrade mais R$ 4.800,00 em verbas públicas, também pagos por suposta consultoria prestada ao deputado. O escritório apresentou a nota fiscal número 00006 para receber o serviço. Já em 08/2011, o mesmo escritório apresentou a nota fiscal número 00009 para receber mais R$ 9.400,00 novamente pela suposta execução de consultoria ao deputado Diego Andrade. E para coroar o “bem sucedido sucesso financeiro” do desconhecido escritório, o gabinete do deputado federal Diego Andrade gastou mais R$ 10.000,00 em recursos públicos com a recém criada banca advocatícia, que recebeu o recurso público em 10/2011, através da nota fiscal número 00011. Pelo que se viu o escritório trabalhou aquele ano praticamente apenas para o gabinete de Diego Andrade, que se saiu um grande cliente, faminto por consultorias pagas com o dinheiro público! Os dados foram retirados do site da transparência da Câmara Federal, são públicos, e verificados pela coluna, que esta fazendo um levantamento dos gastos dos deputados federais votados em Varginha. A tabela de preços da Ordem dos Advogados do Brasil de 2011 e a liberação de emendas parlamentares em 2011 mostram que pelos valores pagos pelo gabinete do deputado federal Diego Andrade, ao recém criado escritório, em comparação com as emendas efetivamente liberadas pelo parlamentar naquele ano, apontam que Diego Andrade “consultou muito e rendeu pouco” aos contribuintes!
Perguntar não ofende
Já observaram como são comuns os voos de parlamentares da bancada mineira, de Brasília para o Rio de Janeiro e São Paulo? Será que nossos parlamentares estão aproveitando o final de semana para fazerem composições políticas ou para praia e compras?
Quando será feita a mudança no primeiro escalão do governo municipal? Vão deixar o secretário sem dinheiro para investimento até quando?
Os “coronéis do café” em Varginha, que vêem perdendo poder a cada eleição, vão apoiar qual deputado federal em 2014?
A Feira da Paz acabou de vez mesmo? Só foi lembrada nas eleições?