PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Negociações; Coração enganador; Sonhar é de graça; Fonte da Juventude
08/11/2013
 

 Negociações

 A filiação no PMDB do empresário Josué Alencar Gomes, filho do saudoso ex-vice-presidente José Alencar, causou muito ciúmes em todos os caciques do PMDB. Principalmente nos “candidatáveis” da legenda como o senador Clésio Andrade, ainda mais porque, a filiação de Josué Alencar foi “abençoada” por ninguém menos que o vice-presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula. Sabe-se que Josué Alencar tem muito do pai, inclusive o carisma e dom para fazer amigos, o que causa maior preocupação tanto nos concorrentes peemedebistas, quanto petistas e até tucanos. Josué disse a um interlocutor que pretende chegar devagar e de manso, com cuidado para não atropelar ninguém. Executivo de empresas até hoje, está pisando em terreno desconhecido ao entrar para a política. E sabe das resistências e dos ciúmes que a sua filiação despertou no PM DB. Já no PT de Fernando Pimentel, todo cuidado é pouco, além de precisar administrar a briga no PT por conta das eleições estaduais da legenda, Pimentel precisa também consolidar sua “paz política” com o cacique petista Patrus Ananias, e ainda administrar a “cisma” que o ex-presidente Lula tem contra sua pessoa. Lula chegou inclusive a cogitar a possibilidade de Josué Alencar, no PMDB, ser o candidato a governador apoiado pelo PT em Minas. 

Eikes a mineira 

O exemplo do mineiro Eike Batista, que foi “acariocado” depois dos bilhões que ganhou e saiu esnobando o mercado, e hoje protagoniza uma queda meteórica de seu patrimônio, outros muitos mineiros guardam o “sábio silencio dos mineiros” e estão na lista dos bilionários a muitos anos, sem figurar na lista de “pendurados” como Eike Batista. O número de bilionários em Minas já chega a cerca de 20, segundo um jornalista que está montando a lista dos afortunados e entrevistando “quase todos eles” para uma matéria especial. 

Sangria 

Por todo lado onde se reúne pessoas de bem, artistas e apoiados da Cultura, há sempre um “esperto” ávido por inventar projetos fantasiosos e usar de má fé a fim de lucrar com a Lei de Incentivo a Cultura. Em Varginha não é diferente! É preciso que o governo municipal e estadual fiquem atentos. Existe muito gaiato querendo mudar de casa e trocar de carro em 2014, por intermédio da “cultura”, e na onda da imperativa gastança que vai ocorrer no ano eleitoral de 2014. Estamos de olho! 

Onde o povo esta! 

É esperada para hoje a participação intensa de diversos populares na galeria da Câmara. O povo esperava acompanhar a votação do projeto do Aterro Sanitário, que por uma manobra do governo, foi votado antecipadamente na quarta da semana passada. O movimento de hoje na galeria do Legislativo só terá cunho político e de protesto da população, afinal, a matéria já foi aprovada como o governo impôs. Mas será uma boa oportunidade para que os vereadores “influenciáveis pelo poder” vejam que o povo sabe o que e como acontecem e são negociados os temas votados no Legislativo. E também um alerta para a oposição que em Varginha sempre foi fraca e “dorme no ponto”! 

Coração enganador 

O Hospital Regional do Sul de Minas, por meio do seu conselho administrativo, esta analisando a relação do Regional com as empresas e pessoas que prestam serviço ao Regional ou utilizam sua estrutura. A ideia do conselho administrativo é analisar se é vantajoso para a instituição as muitas relações de “parceria” que existem na instituição de saúde, algumas delas fechadas a muitos anos por gestões passadas e com critérios “estranhos” a realidade do mercado. A típica parceria “caracú”, onde a instituição pública entra sempre com a pior parte! O trabalho já começou e a administração esta vendo que muita coisa precisa ser modificada entre o Hospital Regional e seus parceiros. 

BBB 

A coluna teve acesso a diversas filmagens da assessora de um deputado federal com forte atuação na região. Nas gravações, a assessora aparece dentro de instituições de saúde e em gabinete prometendo internações em hospitais sem respeitar fila, diz que consegue transporte ambulatorial e até operações cardíacas sem qualquer custo. Diz que tudo é conseguido por conta do “peso e prestígio de seu deputado”, basta apenas se compromissar com o voto e apoio em 2014, claro! 

Segurança Pública 

Na semana que passou o Governo Federal liberou recursos para prefeituras do Brasil que possuem Guarda Municipal. O recurso será destinado a compra de equipamentos e melhorias de estrutura, aumento e treinamento do efetivo. Varginha ficou de fora da liberação de recursos em virtude dos “desencontros financeiros não esclarecidos” sobre a compra do equipamento do vídeo monitoramento. A suspeitas de superfaturamento na compra do sistema. A denúncia já esta sendo apurada, a passos de tartaruga, pelo comando da Guarda Municipal, que já reportou ao prefeito as falhas encontradas. A compra suspeita teria ocorrido na gestão passada. 

Segurança pública 2 

Em meio a propaganda distorcida do Governo Estadual tucano sobre os investimentos na Segurança Pública, é fato que a criminalidade tem aumento em Minas, conforme se apura pela imprensa e pelo número de ocorrências, que ainda costumam ser “maquiadas” pelas polícias. O Estado investe em viaturas, que são “vistosas e dá pra mostrar para o eleitor pela TV”, mas se esquece de muitas outras prioridades. Não se investe em efetivo das polícias, modernização dos equipamentos, armamentos e plano de carreiras e salários. O servidor do Estado na Segurança Pública é o retrato do abandono, é só falar com qualquer policial civil ou militar para saber. Na outra ponta, nada se investe na recuperação dos detentos, que vão para a cadeia para “formarem-se no crime”. Não fossem as prefeituras de Minas, muitas das bonitas viaturas entregues por An astasia ficariam sem gasolina, e os poucos presídios que possuem algum projeto de resocialização de presos, como o presídio de Varginha, dependem de ajuda de terceiros para se manter. Em Varginha a escola do presídio, que trabalha na recuperação e ensino dos detentos, recebeu a doação de uma máquina copiadora utilizada nos trabalhos. O equipamento foi doado pelo empresário Nilson da Copysul, que presta serviços a municipalidade, e atendeu um pedido do presidente da Câmara de Varginha para doar o equipamento. Será que o Governo Estadual ou Federal lembra ou “abate” esta ajuda que o povo de Varginha dá para resolver os problemas que deveriam ficar a cargo do Estado ou da União? 

O teatro eleitoral 

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) está vindo a Poços de Caldas no próximo dia 18 de novembro para um evento tucano dos mais “teatrais” de apoio à candidatura presidencial de Aécio Neves. O ato marcará os 30 anos da carta em que Tancredo e Franco Montoro, então governadores de Minas e São Paulo, propuseram pela primeira vez as diretas para presidente no país. Alckmin, Aécio e Anastasia vão reeditar o gesto dos antecessores, lançando uma nova carta à nação, desta vez com as principais bandeiras do PSDB. Qual será o próximo passo? Pedir a canonização do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso por ter sido o precursor do Bolsa Família? 

Sonhar é de graça 

Depois do Governo do Estado prometer por anos o término da duplicação da avenida do Contorno, em seu trecho estadual, e da Prefeitura de Varginha ameaçar até mesmo dispensar servidores em razão da dificuldade de caixa herdada, o vereador Joaozinho Enfermeiro propôs no plenário da Câmara que o “surrado” Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, que não tem dinheiro para nada, construa um viaduto no trevo próximo ao antigo Posto Geraldo Lima, na saída para Três Pontas, local de muitos acidentes. A medida seria das melhores, afinal o local é perigoso e precisa mesmo de melhorias. Mas parece surreal que o vereador não tenha noção de que a milionária ob ra solicitada, já deveria ter sido feita pelo Governo do Estado, que alias já prometeu tal obra, mas não cumpriu! Já a Prefeitura de Varginha, mesmo que quiser fazer esta “graça”, não tem recursos em caixa, além de ter outras prioridades para realizar. Ademais, se o vereador fez tamanho pedido fantasioso sem ter noção de que seu pedido irá dormir por anos ou décadas em uma gaveta do governo, poderia incluir nos próximos pedidos mirabolantes que a Prefeitura garantisse uma viagem a Disney a toda criança após os 10 anos, e um carro zero, motor 2.0 a todo jovem que completasse 18 anos ou mesmo que a Prefeitura pagasse a festa de 15 anos de toda jovem varginhense! Já que é pra sonhar, vamos dar “bons sonhos” ao contribuinte que já se cansou de promessas vans e proposições fantasiosas. 

No cabresto 

O comando do PTB de Varginha já disse, nos bastidores, que não pretende expulsar o vereador Carlos Costa (PTB) da legenda por causa da oposição do edil ao governo municipal do PTB. Segundo os petebistas, Carlos Costa esta “condenado a ser puxador de votos” da legenda para o Legislativo nas eleições de 2016, quando não terá o apoio do partido para ser candidato a prefeito, como sonha o radialista. De qualquer modo, o edil vai continuar sendo a “pedra no sapato” do prefeito. Nos bastidores, Carlos alega que Antônio Silva é um bom gestor, o problema seria o “combo” que acompanha o governo de Antônio Silva, repleto de pessoas “indigeríveis” segundo o edi l! 

Fonte da Juventude 

O prefeito Antônio Silva tem dado mostras de estar cada dia mais “jovem” no poder municipal. Sempre disposto, dinâmico e ávido por reuniões intermináveis e conversas políticas acaloradas a todo momento. Até mesmo ir a Brasília e Belo Horizonte que nunca foi seu forte o prefeito tem feito neste começo de governo. Isso é a prova de que o “poder é bom e rejuvenece”, não atoa os políticos duram muitos anos quando tem mandatos a cumprir. A coluna vê com bons olhos toda a altivez do prefeito, afinal, com toda esta disposição, nada vai escapar aos olhos do chefe do Executivo, que fiscaliza tudo que ocorre no governo. É até bem provável que depois de acostuma r novamente com o “calor e conforto” da cadeira de prefeito, Antônio Silva que diz querer encerrar sua vida política em 2016 repense no caso! Afinal, não seria justo com o político passar quatro anos “arrumando a casa” para que outro venha morar depois!

Meu garoto! 

É indiscutível que o apoio do deputado Dilzon ao filho Jefferson Melo tem ajudado na condução do problemático Hospital Regional do Sul de Minas! Todavia, o deputado acompanha de longe o desenvolvimento de Jefferson que tem capilarizado o apoio ao pai em diversas áreas antes não atingidas pela influencia de Dilzon. É um ganho político para o deputado, afinal, onde Dilzon tem influencia, este poder se estende ao filho e empresário, já onde Jefferson tem conseguido apoio e respeito, Dilzon não tinha muito acesso. Mas hoje por intermédio do filho, vem quebrando paradigmas e abrindo portas. Não há dúvidas que o deputado já tem sucessor, só resta esperar o momento p ara a estreia eleitoral, coisa que ainda não foi definido, mas com certeza esta no imaginário de pai e filho!

 

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting