PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Descobrindo a roda; Feira da Paz; Educação e a cereja do bolo!; Escolinha do Prof Graça; Comendo poeira
07/04/2014
 

Descobrindo a roda

A audiência pública sobre Segurança Pública na Câmara de Varginha reuniu diversas autoridades do setor, com representantes do Judiciário, Polícia Civil e Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, ONGs, e sociedade civil. Ao final dos discursos enfadonhos e a falsa admiração entre Guarda Municipal e Polícia Militar, Legislativo e Judiciário, as autoridades “descobriram que o grande consenso da noite foi que é preciso de um trabalho em conjunto da sociedade e das autoridades para resolver os problemas de segurança pública”. Ou seja, sem novidades! Pelo menos eles “descobriram isso agora”, antes tarde do que nunca, não e verdade!    

Perguntar não ofende

Será que na audiência pública da Câmara sobre Segurança Pública, foi ensinado “táticas de defesa pessoal” para os motoristas do Legislativo? Vai que precisa né!

A vontade de ficar definitivamente na cadeira é tão grande que ele esta recebendo até jovens DeMolay? Já que ele não quer sair da cadeira este mês, quem sabe dá para dispensar o vigia do prédio para economizar? 

Vamos ali na padaria fazer um lanchinho de R$ 35 mil? Só pra espantar a fome e a moral!

E a coleta seletiva, vai sair neste mandato ou vai ficar para a reeleição?

É mais fácil acharem o avião da Malásia com todos os passageiros vivos ou o gabinete do deputado Diego Andrade parar de gastar fartamente em consultoria, telefone e combustível?

Políticas diferentes e problemas iguais!

Em uma conversa amistosa entre dois articuladores políticos da cidade, e de partidos diferentes, o papo rolava solto sobre dois vereadores proeminentes de Varginha: Leonardo Ciacci (PTB) e Rogério Bueno (PT). Os dois vereadores são líderes em seus grupos parlamentares, Ciacci é o líder dos vereadores do PP, já Rogério Bueno é líder do PT e da oposição. Ambos os vereadores tem atuação exemplar no Le-gislativo, mas os edis também têm sonhos e problemas semelhantes. Os dois sonham em ser prefeito de Varginha, mas convivem com a realidade de, cada qual, ser o número 2º em sua legenda! Mesmo ser querer ou precisar, Leonardo Ciacci “vive na sobra” do presidente do PP Leandro Acayaba. Já Rogério Bueno ficará sempre “no banco a espera” pela candidatura ao Executivo enquanto Geisa Teixeira for a número um do PT local. Tanto Ciaci quanto Bueno, possuem porte político para ousar mais! Porém são fieis a suas legendas e ao projeto político do PP e PT, respectivamente. Embora não assumam, Leonardo e Rogério “conspiram pelo melhor” aos seus colegas de partido, mesmo sabendo que dificilmente deixarão de ser o número 2. Os dois vereadores possuem vida política distinta, um do governo e outro da oposição, mas possuem o mesmo problema, o maior “obstáculo” para crescimento político mora ao lado, dentro do partido!

No prazo

O vice-prefeito Verdi Melo (PSDB) já mostrou que esta bom em “articulação política”, afinal, juntamente com o secretário de governo, conseguiu aprovar na Câmara o (vergonhoso e salgado) convenio da Prefeitura com a Copasa para o aterro sanitário, e Verdi também tem feito constantes contatos políticos em Brasília e Belo Horizonte, conversando com deputados e outros representantes de governos e em-presários para trazer benefícios para a cidade! O vice realmente tem se mostrado bom no “convenci-mento”, além disso, o vice tem se mostrado ser de confiança do prefeito Antônio Silva. Sim! Embora existam especulações, é certo que prefeito e vice estão numa crescente de amizade e confiança! Muito embora, no passado, Antonio Silva e Verdi Melo tenham sido como cão e gato! Mas política não se faz olhando no retrovisor, e Verdi Melo quer agora mostrar que também é bom para administrar! Neste mês, com as férias do prefeito, o vice assumiu cheio de gás e determinação. E buscou desafios para mostrar sua capacidade de gestor: as duas obras de construção das creches do Damasco e Sagrado Coração. Ambas as obras estavam atrasadas e cheias de “picuinhas a resolver” em razão do (des)governo no final da gestão petista passada. Agora no comando da cidade, Verdi Melo se reuniu com os empreiteiros responsáveis pela obra e cobrou agilidade, conferindo o cronograma da obra e tentando assegurar que não será necessário aditivo nas obras. Se Verdi já mostrou que é bom de Legislativo para articular, agora, precisa mostrar que também sabe administrar a cidade! Que tem tino para gestão e que é capaz de resolver tanto questões burocráticas a que estava acostumado no comando da Câmara, como graves problemas na saúde, educação e nas finanças do Executivo, o que é uma rotina na vida de um prefeito! A conferir!

Peixe vivo

A Cemig em parceria com o Clube Campestre e a Prefeitura de Varginha realizou um peixamento no Rio Verde no dia 31/03. O evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, que aprenderam com o biólogo da empresa estatal, do programa Peixe Vivo, sobre a importância desta ação como um processo vital para a preservação do meio ambiente, uma vez que possibilita o resta-belecimento de espécies que haviam desaparecido de certos trechos de rios. Foram soltos no Rio Verde, cerca de 5 mil alevinos – nome dado a filhotes de peixes, da espécie Curimba e mil Piracanjubas juvenis, provenientes da estação de piscicultura da Cemig. A soltura de peixes no Rio Verde é fruto de uma parceria existente há 13 anos entre a Cemig, através do Programa Peixe Vivo, o Clube Campestre, e a Prefeitura Municipal de Varginha. Boa iniciativa da Cemig, Clube Campestre e Prefeitura, merece o reconhecimento público!

Feira da Paz

A nova administração, que já não é tão nova assim, possui um ano e três meses de governo, isso sem contar o período de transição. E desde que foi eleito, este governo assegurou que iria “resgatar o Carnaval e a Feira da Paz”. O fevereiro passou, não tivemos Carnaval! O meio do ano também esta chegando e não há sinal de que a Feira da Paz será realizada novamente! É sabido que não há recursos para gastar com “festa” e nem poderia ser diferente, mas as “alternativas fantasiosas” que se falavam no período eleitoral, como buscar apoio da iniciativa privada, patrocínios etc, nada disso foi tentado! Percebe-se que a falácia do período eleitoral, nada mais foi do que falácia, promessas vazias e covardes para se chegar ao poder. A secretária de Turismo tem tantos recursos quanto o “mendigo da esquina”, e a Fundação Cultural da cidade, não tem competência ou vontade política para arregimentar patrocínio privado e apoio popular para fazer uma Feira da Paz descente! Desta forma, a Feira da Paz é mais uma conquista do passado da cidade que morreu no governo petista, e vai continuar “mortinha no governo do PTB”, que alias, usou da promessa vazia de ressuscitar a feira só pra ganhar votos! 

Educação e a cereja do bolo!

Representando a administração, o vice-prefeito Vérdi Melo participou na noite de terça-feira, 1º de abril, da reinauguração do Unicesumar em Varginha, agora instalado no antigo prédio do Colégio Pio XII. Funcionando na cidade desde 2008, oferecendo 21 cursos de graduação voltados para a as áreas de gestão e educação, e de pós-graduação, a unidade local do Unicesumar, cuja matriz está em Maringá, no Paraná, conta hoje com 700 alunos e a expectativa é que esse número cresça nos próximos dois anos, com a oferta de novos cursos. A cada dia Varginha vai se consolidando como um pólo de ensino, com universidades públicas e privadas, boas escolas e faculdades. O investimento em educação tem retorno garantido e qualifica a mão de obra na cidade. Como não temos espaço para grandes industrias e a economia precisa crescer, são muito bem-vindos os investimentos em educação! Porém ainda falta a nossa cidade a “cereja do bolo”, que será o curso de medicina, tão esperado e muito articulado, mas que ate agora, não deu as caras!

Saco sem fundo!

Os vereadores da situação e da oposição sabem onde bater quando querem atazanar o governo: Saúde e Segurança Pública. Embora grandes somas de dinheiro sejam investidas todos os anos nestas duas áreas, a Saúde e a Segurança sempre vão amargar maiores demandas e por vezes, críticas e escân-dalos. Até mesmo os vereadores da base, que em tese, deveriam minimizar as críticas ao governo municipal do PTB, já estão se dobrando as cobranças dos populares e começam a cobrar eficiência do governo, principalmente na saúde. O governo Antônio Silva tem seus “melhores nomes” destacados para a Saúde, mas é bem possível que vai começar a “apanhar da opinião pública” por conta do “saco sem fundos” que se tornaram saúde e segurança! Seja quem for o prefeito, governador ou presidente, sempre haverá problemas a resolver na saúde, e carência de recursos para a segurança pública!

Escolinha do Prof Graça

O presidente da Fundação Cultural de Varginha, Francisco Graça Moura, montou uma “escolinha para ensinar o seu beaba aos produtores culturais que desejam ter apoio do governo”. Como disse a coluna, o presidente da Fundação Cultural, “normativa e enquadra o setor cultural para manter um produtivo feudo político”. O Curso criado pela fundação aborda os mais diversos temas que envolvem o conceito de política pública de cultura, a cidadania cultural, os planos municipais de cultura, o sistema municipal de cultura; o conceito de cultura segundo a Constituição Federal, o papel do Estado (nação, estado, município) e da sociedade na implementação das políticas públicas de cultura, dentre outros. Durante o curso serão abordados ainda temas ligados a educação patrimonial, circuitos culturais e os seus equipamentos culturais como instrumentos de acesso aos bens culturais, as diversas e distintas formas e alternativas de captar e mobilizar múltiplos recursos para o fomento, incremento e desenvolvimento culturais, arcabouço jurídico, técnico e administrativo-financeiro das entidades e instituições que atuam no universo da cultura; a função das emissoras de rádio e tv culturais e educativas. Foram 118 parti-cipantes inscritos entre servidores, empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados pelo COMIC, cidadãos da comunidade cultural, gestores e usuários do Governo Municipal. “A idéia do Graça é boa, merece até um ET de Ouro! Quem sabe empeça que a Lei de Incentivo seja usada por malandros para ganhar dinheiro público com fins de viagens, orgias e troca de carro”! 

Comendo poeira

A coluna já destacou que a disputa desenvolvimentista entre Varginha e Pouso Alegre já foi perdida ha muito tempo por Varginha, em razão do baixo investimento da cidade em setores importantes como infra-estrutura, educação tecnológica, e lobby político e empresarial. O aeroporto de cargas sonhado por Varginha, já esta com obras marcadas para iniciar em Pouso Alegre, e o aval do governo federal sairá ainda neste mês, segundo fontes da coluna. O governo municipal do PTB em Varginha, embora esteja sendo saneador quanto as falhas e atrasos da gestão passada, ainda peca por não “desbravar o mundo político e industrial” a caça de grandes investimentos na cidade! Ademais, não faz parte do “DNA do prefeito, o estilo caçador de investimentos e recursos”. Antonio Silva faz mais o estilo, “sanear os gastos e se virar sozinho na condução da cidade, fazendo um bom arroz com feijão, sem interferência ou re-cursos externos a Varginha”. Pena que a cidade, neste momento, esta precisando de mais que isso! 
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting