O Almoço não é grátis! Alguém vai ter que pagar? Picuinha ou incompetência? Midiático contra a pedofilia
Perguntar não ofende
E a tal “confusão” envolvendo o vereador Pé de Chumbo e um motorista da Câmara, não haverá apu-ração do ocorrido? Será que tudo será jogado pra debaixo do tapete?
Porque as tarifas de ônibus em Belo Horizonte são R$ 2,60 e em Varginha são de R$ 2,80?
As melhorias no Terminal Rodoviário de Varginha não vão continuar? Será que o entusiasmo acabou ou vamos ter uma rodoviária mais segura e confortável?
O vereador de Varginha desistiu de ser candidato a deputado federal?
Até quando Varginha vai esperar para acabar com o descarte irregular de lixo no lixão no Corcetti e iniciar as “salgadas” operações do aterro sanitário da Vargem?
Midiático contra a pedofilia
O midiático secretário municipal de Esportes “vestiu a camisa” da campanha Todos contra a Pedofilia. Nesta temporada de 2014 os atletas da Secretaria Municipal de Esportes – SEMEL, vão estampar a logomarca da campanha nos uniformes. Os atletas da SEMEL, estes sim, vão vestir a camisa da cam-panha, divulgar a maior atenção das autoridades e sociedade contra a pedofilia a crianças e adolescentes. A sociedade fica atenta, os atletas participam de uma bela ação de conscientização e a SEMEL, representada pelo sorriso carismático do secretário ganha a mídia! Em fim, todos felizes e contemplados! Parabéns ao secretário pela iniciativa, dos atletas!
Picuinha ou incompetência?
O vereador Rogério Bueno apresentou uma Indicação na Câmara de Varginha solicitando que a Prefeitura se inscreva no Programa Mais Médicos, do Governo Federal. De acordo com o vereador, a cidade teria o direito de requisitar até 10 profissionais, de diferentes especialidades, para atuar na saúde pública do Município. O Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. “É de conhecimento público que a quantidade de médicos que temos hoje, na rede de saúde pública municipal, é insuficiente para atender a demanda. Tem médico cobrindo duas unidades de PSF – Programa de Saúde da Família – e tem unidade que nem médico tem. Então, acredito que seria um auxílio muito grande se a Prefeitura de Varginha se inscrevesse no Mais Médicos”, afirma o vereador. Rogério Bueno também cita que a vizinha cidade de Poços de Caldas aderiu ao programa e já foi beneficiada com a chegada de 10 médicos. “Esses profissionais foram en-caminhados exclusivamente para atender nos PSF´s de Poços. Aqui em Varginha eu acredito que poderia ser feito o mesmo, encaminhando os médicos para os PSF´s e também para as Unidades Básicas de Saúde. Com isso, o município teria condições de prestar um melhor serviço para a população que carece tanto na área da saúde”, explica Rogério Bueno. Não é mistério que o Governo Municipal do PTB tem certa “resistência” em buscar apoios e recursos do governo federal petista, talvez, para não precisar ter que dar o crédito político aos petistas. As disputas políticas do governo estadual tucano, também podem estar influenciando no comportamento da Prefeitura, uma vez que o governo de Antônio Silva vai apoiar o presidenciável mineiroca (mineiro + carioca) Aécio Neves (PSDB) contra a reeleição da petista Dilma Roussef. Desta feita, não parece politicamente interessante para os aliados de Aécio aderirem ao principal programa do governo federal petista. O problema é saber se a saúde de Varginha pode se dar ao luxo de “esnobar” dez novos médicos para atenderem na cidade a custo zero para a Prefeitura? Será que é este o caso de Varginha? Será que a picuinha política pode estar “atrasando” a chegada do Mais Médicos à cidade? Ou será que tudo não passa de incompetência da secretaria municipal de Saúde em credenciar a cidade? Quem vai saber não é?
O Almoço não é grátis! Alguém vai ter que pagar?
Está valendo desde o dia 15 de abril a gratuidade no transporte coletivo urbano de Varginha para idosos de 60 a 65 anos. Esse benefício, que atingia apenas pessoas acima de 65 anos, foi estendido em Varginha graças a lei criada pela Câmara Municipal. A Lei Municipal nº 4079, de autoria do vereador Sérgio Takeishi, foi aprovada e sancionada no ano de 2004. Tempos depois, no ano de 2009, a Prefeitura entrou com um pedido de inconstitucionalidade da Lei, que foi acatado pela Justiça e as pessoas entre 60 e 65 anos perderam, momentaneamente, o direito à gratuidade. Na sequência, o Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Varginha recorreu da decisão e teve êxito. Após essa decisão, no ano passado, novamente a Prefeitura recorreu, mas dessa vez o pedido de inconstitucionalidade foi negado e foi dado o ganho de causa para a Câmara de Varginha. Desta vez, sem a possibilidade de recursos. Sendo assim, a partir de agora, pessoas que têm entre 60 e 65 anos de idade voltam a ter o direito de andar de ônibus coletivo urbano de graça e sem o risco desse benefício ser retirado. Em que pese a “justiça e necessidade” do benefício dado as pessoas entre 60 e 65 anos, de utilizar o transporte público gratuitamente, faltou o Legislativo explicar de onde vai sair o dinheiro para bancar este benefício? Pois é sabido que “não existe almoço grátis” e quando alguém não paga pela passagem, o valor faltante será redistribuído pelo restante de pessoas que usam e pagam pelo serviço. Trocando em miúdos, o “agrado político feito pela Câmara” será pago pela massa trabalhadora assalariada que usa todos os dias o transporte coletivo municipal. Vale destacar que a coluna não é contra o benefício, e até acha justo que muitos idosos carentes tenham o direito depois de tanto contribuir com o crescimento da cidade. Além disso, é preciso que aja uma criteriosa fiscalização entre os beneficiados com a gratuidade, para que o rombo não fique ainda maior, com eventuais fraudes. O problema é que cada dia mais, o número de gratuidade cresce em Varginha no transporte público, fazendo com que, fatalmente, o restante da população suporte uma tarifa cada dia mais cara! Isso não foi lembrado nem falado!
Cão e gato
Atendendo a um pedido do vereador Carlos Costa, a Câmara Municipal de Varginha promove, no dia 24 de abril, às 15h, no Plenário da Câmara, uma Audiência Pública para tratar da situação dos animais no Município. Vários tópicos sobre esse tema serão abordados, tais como: a quantidade de cães soltos nas ruas de Varginha, sobre de quem é a responsabilidade de recolher esses animais, a falta de médicos veterinários, suspeita de alto índice de morte de animais no Canil Municipal e diversos outros assuntos. Estão sendo convidados para participar dessa audiência, integrantes de ONG´s protetoras de animais, responsáveis pelo Canil Municipal e Setor de Zoonoses, integrantes do Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais do Sul de Minas, do qual o vereador Carlos Costa é coordenador regional, bem como toda a população interessada em debater o assunto. O vereador Carlos Costa acredita que este seja o momento para resolver essas diversas questões e convoca a população para participar e contribuir nessa discussão. “Precisamos colocar um fim nos absurdos que vêm ocorrendo contra os animais em Varginha. É necessário dar um basta para a falta de atitude por parte das autoridades, inclusive na aplicação da Lei existente no Município. Para isso, torna-se necessária a realização desta Audiência Pública, para que se possa também saber de quem é a responsabilidade e como os problemas serão resolvidos”, conclui o vereador. A audiência pública solicitada pelo vereador Carlos Costa, do mesmo PTB do prefeito Antônio Silva tem “objetivo certo”: qual seja atingir o chefe do Executivo. Alias, não é mistério para ninguém que Carlos Costa e Antônio Silva estão como “cão e gato” em brigas políticas que se arrastam para as ondas do rádio onde Carlos Costa é radialista e nas ações políticas de bastidores, onde o prefeito orienta seus assessores a “baterem” no vereador radialista. Com certeza na audiência pública será tratada a questão da eventual “matança de cachorros” e os maus tratos que muitos animais estão sofrendo no canil municipal, que todos sabem não ser “prioridade de investimentos” para o prefeito Antônio Silva. Talvez fosse o caso de prefeito e vereador, deixarem de agir como “cão e gato” e trabalhassem unidos para que, tanto os animais quanto pessoas, tivessem esperança de um destino melhor em Varginha!
Câncer de Próstata
Um dos maiores temores dos homens que precisam fazer exames preventivos de câncer de próstata pode estar com seus dias contados. O exame do toque retal pode ser substituído nos próximos meses por um teste barato, fácil e preciso para detectar este tipo de câncer. Ele é descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos. Estudos mostram que o novo teste, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença. A perspectiva para esta nova ferramenta de diagnóstico é extremamente interessante, visto que poderá resultar no número de óbitos obtidos por este tipo de câncer. Acontece que, o número de homens que não se sentem à vontade para fazer o toque retal farão por certo este exame de urina. Desta forma, a identificação precoce da doença passará a ser feita de maneira mais efetiva.
Explode a violência
De janeiro para cá, inúmeras foram as notícias demonstrando que a sensação de prisão domiciliar tem modificado a rotina das pessoas. Os cidadãos pagadores de impostos são reféns do medo. Em contrapartida, as empresas de segurança privada crescem aos nossos olhos, à medida que o Poder Público desdenha da sociedade e ignora o artigo 144 da Constituição Federal que diz ser dever do Estado a preservação da ordem pública. Afinal, que ordem temos visto no Brasil ultimamente? Estamos em guerra. A criminalidade tomou conta do país. Pessoas comuns a fazer justiça com as próprias mãos, "os justiceiros" agora batem em ladrões e depois os prendem em postes, desacreditados da segurança pública. Fala quem pode. De fato a sociedade já não aguenta mais se sentir prisioneira em sua própria casa enquanto os marginais circulam livremente e impunes.
Pimenta no Rolo
A Polícia Federal indiciou o tucano Pimenta da Veiga por envolvimento no mensalão tucano. Pimenta, ministro das Comunicações de FHC, é o candidato oficial do PSDB ao Governo de Minas Gerais. O candidato tucano recebeu R$ 300 mil das agências de publicidade de Marcos Valério. Pimenta reconhece ter recebido tal valor e defende que mereceu, por tudo que fez às empresas de Marcos Valério, a quem prestava serviços advocatícios. O último advogado que alegou prestar serviços a empresa de Marcos Valério, Rogério Tolentino, foi condenado e já cumpre pena.