Faz de bobo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, bem como o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem – DER tem conhecimento da (enorme) erosão na BR 491 em Varginha, próxima ao trevo para Elói Mendes. A Prefeitura de Varginha já informou os responsáveis pelo reparo na via, que piora a cada dia e coloca em risco a vida de milhares de motoristas e pedestres que circulam no local. Enquanto DNIT e DER fazem de bobo e fogem da responsabilidade, os motoristas e contribuintes são verdadeiramente feito de bobo pelas autoridades! Um absurdo que já dura muito tempo sem solução! Será que estão esperando pelas vítimas fatais para depois reparar a estrada?
Saco de bondades
O prefeito continua sua epopeia de “resgate da biografia política”, tentando reverter a imagem de “severo e pão duro” com os servidores públicos. Depois de conceder reajuste salarial e aumento do tíquete alimentação, o chefe do Executivo baixou o decreto 6.885/2014, alterando, excepcionalmente o horário de funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta durante os jogos do Brasil. Na verdade, todas as esferas do serviço público, terão horário diferenciado neste período de Copa do Mundo. Em Varginha, o expediente dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de Varginha, nos dias 12/06, 17/06 e 23/06 será de 7h30 às 13h30, não será tão “oba-oba” quando em alguns Tribunais onde não haverá expediente nos dias de jogos da seleção, nem tão “mão pesada” como em algumas prefeituras e outros órgãos públicos onde haverá liberação apenas no horário do jogo. Mas em se tratando de Antônio Silva, é um grande passo, proposital é claro, no rumo das “pazes entre prefeito e servidores”. Por certo, aqueles servidores mais antigos, que se lembram do período Antônio Silva prefeito e Luiz Fernando Alfredo como secretário de Administração, devem estar achando que o “novo prefeito Antônio Silva” mudou muito, e pra melhor! Pelo menos com os servidores!
Música
A Quinta da Boa Música – QBM - com certeza é o mais “popular” dos projetos atuais da Fundação Cultural de Varginha. O projeto que nasceu “por acaso” na gestão petista passada, por iniciativa de não petistas, hoje faz sucesso entre músicos e admiradores da “boa música” que semanalmente participam do QBM. Os articuladores do governo petebista gostaram da mudança experimental do Quinta da Boa Música para Concha Acústica na praça da Fonte. Uma mudança que poderia “ajudar o povo a esquecer o mérito petista por ter criado o QBM na praça da Estação”! Mas seja como for, o governo petebista tem dado apoio ao QBM, inclusive dando oportunidade para a mudança de ritmo tocado no projeto.
Cheque especial, fome e sonho!
Os articuladores políticos da região prometem que o empreiteiro e ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto virá com muita “fome ao sonho de se tornar deputado federal” em 2014! O empresário que já passou por diversos partidos foi barrado pela Justiça nas eleições de 2010, quando quase conseguiu se eleger deputado federal tendo muitos votos em Varginha e região. Na época, Carlos Alberto chegou a fazer dobradinha com o então vice-prefeito Marcos Foresti. Dizem que o “cheque especial” de Carlos Alberto para esta nova disputa estará ainda mais “audacioso” que na eleição passada! Só falta combinar com a Justiça Eleitoral, que aceita ficha limpa, engole “ficha lavada”, mas promete barrar os “fichas sujas”!
Congresso Mineiro de Comunicação
O Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais - Sindijori em parceria com várias entidades do setor de comunicação, irá realizar no mês de junho de 2015, nos dias 11, l2, e 13 na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- Fiemg, o Congresso Mineiro de Comunicação. A Comissão Organizadora do Congresso Mineiro de Comunicação espera contar em Belo Horizonte com a participação efetiva de um significativo número de profissionais da área e para isso está trabalhando na elaboração de um programa que deverá contar com a presença de autoridades representativas do segmento, reconhecidas nacionalmente e/ou internacionalmente. Os temas a serem tratados serão aqueles apontados pelo próprio segmento de comunicação, indicados como sendo de importância fundamental ao exercício da profissão. Além das palestras e discussões serão realizados oficinas para tirar dúvidas dos temas tratados. Informações : Organiza Eventos. Tels: (31) 3273-3069 - (31) 8465-7428 - (31) 9279-0366 - E-mail: contato@organizaeventos.net.br e Sindijori : Tel: (31) 2512-3895 - E-mail: sindijori@gmail.com
Segurança
Fontes ligadas a Segurança Pública na Capital e no interior, ouvidas pela coluna, avisam que é grande a chance de uma nova greve geral das polícias estourar durante a Copa da Mundo. Os policiais estão insatisfeitos com a falta de investimento e os baixos salários, bem como com a crescente violência no estado que tem vitimado diversos policiais em serviço. “Estou sabendo que policiais civis vão fazer uma nova greve em todo o país, na semana que vem. E em Minas, eles vão para as ruas”, disse uma das fontes. A conferir!
Dito e feito
Como antecipou a coluna, o Partido Progressista – PP, através de sua executiva nacional comandada pelo senador Ciro Nogueira, antecipou o apoio oficial a reeleição da presidente Dilma Roussef (PT). O anúncio do apoio a petista aconteceu num almoço em Brasília na última terça, dia 27, e contou com a presença da presidente Dilma e de líderes do PP. Apesar do apoio, agora oficial, do PP a reeleição de Dilma, os diretórios estaduais da legenda em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já comunicaram a executiva nacional pepista que vão apoiar o tucano Aécio Neves. O PT sabe dos rebeldes pepistas mas preferiu ignorar.
O império contra-ataca
Para frear a onda anti-Dilma que tucanos tentam propagar pelo Estado, a presidente Dilma volta a Minas hoje, sexta-feira, acompanhada do ex-presidente Lula. Depois de entregar máquinas a prefeitos em Poços de Caldas, ela participa do encontro partidário para lançar a chapa petista na sucessão estadual encabeçada pelo ex-ministro Fernando Pimentel (PT), com a presença do suposto vice de Pimentel, Antônio Andrade (PMDB), e do pré-candidato a senador, Josué Gomes da Silva (PMDB), empresário e filho do ex-vice-presidente José Alencar. A entrega de máquinas agrícolas a prefeitos em Poços de Caldas foi preparada pela regional mineira da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandada pelo varginhense Ricardo Sapi, (PRB) nomeado recentemente.
Final de governo, início de campanha!
O presidente da Câmara Leonardo Ciacci (PP) continua sua epopeia do Projeto Câmara nos Bairros pela cidade afora! O projeto recolhe críticas e sugestões da população em todas as regiões da cidade, fazendo com que o povo participe das atividades legislativas. Além disso, como nas últimas edições do Câmara nos Bairros, também são prestados serviços na área de saúde pelos acadêmicos da Unifenas/Varginha. Dentre as atividades, algumas como: aferição de pressão e orientações sobre hipertensão; índice de glicemia e medição de glicose, higiene bucal, prevenção de câncer de boca, alcoolismo, tabagismo e teste de cognição. Porém o Câmara nos Bairros tem conseguido pouco retorno do Executivo, que é o maior demandado pela população. Na verdade os vereadores recebem as demandas da população e as encaminham a quem de direito, na maioria das vezes a Prefeitura. Boa parte das demandas encaminhadas ao Executivo ainda não tiveram resposta positiva, desta forma, o Câmara nos Bairros já não tem empolgado tanto, mesmo porque, com as eleições que se aproximam e a troca de comando no Legislativo municipal, o projeto já não tem mais o mesmo encanto! Ainda assim, Leonardo Ciacci encabeça com animação cada edição do Câmara nos Bairros, afinal, o edil caminha para o fim de sua presidência no Legislativo e início da campanha para prefeito em 2016, quando deseja mudar do Legislativo para o Executivo. Quem já fez este tipo de troca, garante que “se o Legislativo é bom, o Executivo é ótimo, pois tem a caneta na mão”, que o diga o ex-presidente da Câmara e atual vice-prefeito Verdi Melo!
Pirraça
Depois de protagonizar briga pública com o seu colega de partido, vereador e radialista Carlos Costa (PP), o prefeito Antônio Silva “surfa no poder de sua caneta” ao mandar destruir o campo de futebol do Bairro de Fátima (reformado com dinheiro arrecadado pela comunidade local), para depois mandar construir novo e equipado campo de futebol em novo local do bairro, conforme divulga fartamente a assessoria do governo. O primeiro campo destruído pelo prefeito é inferior ao que agora o chefe do Executivo se propõe agora a fazer, porem a “pirraça” cometida pelo prefeito ao, sem discutir com a comunidade, destruir o campo, antes esquecido pelo Poder Público e depois reformado com dinheiro arrecadado pela comunidade, deveu-se tão somente ao fato do vereador Carlos Costa (PTB), hoje desafeto do prefeito, tem assumido a defesa e liderança dos moradores da região do bairro de Fátima. O local onde estava o primeiro campo de futebol vai abrigar uma escola, o que por certo é melhor para a comunidade, mas ainda não há data para a entrega desta obra. Num “ato administrativo correto, mas cheio de rancor político” o prefeito quis impor ao vereador e desafeto político Carlos Costa, sua “supremacia como prefeito e detentor de poderosa caneta”, mostrando que de nada valia a união dos moradores e a liderança do vereador, sem o “aval político” do chefe do Executivo, que em momento algum debateu com a comunidade local para explicar seus atos, “que embora justificáveis, estavam embebidos em rancor político, e talvez falta de humildade”. Desta forma, a região do bairro de Fátima vai ganhar um novo campo de futebol. A Prefeitura de Varginha publicou o Edital de Licitação Concorrência 004/2014 prevendo abertura em 01/07/2014, para a construção de um novo Estádio de Futebol no Bairro de Fátima, na Av. Dr. Módena, esquina com a Avenida do Contorno. A obra terá um campo de futebol gramado, nas dimensões oficiais, com drenagem e irrigação, arquibancadas, vestiários, alambrados com 9 metros de altura, cabine de transmissão de rádio, que possivelmente abrigará o radialista desafeto do prefeito. O bairro de Fátima pagou por três estádios (um construído e abandonado, um que foi reformado pela comunidade e destruído por este governo, e outro que será erguido pela prefeitura), mas no final terá apenas um! Da mesma forma que o prefeito não foi a região para discutir a destruição do antigo campo nem dialogar com a comunidade ou contraditar o vereador Carlos Costa, só a “pirraça política” explicaria o alarde do prefeito na divulgação da construção do novo estádio ou sua presença na inauguração da obra! Ou será que a comunidade pretende inaugurar o estádio com jogo transmitido ao vivo pela Rádio Clube, tendo o vereador radialista também inaugurando a nova cabine de rádio do estádio que chegará em breve?!