PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
E a Guarda Municipal; Sozinho no ninho!; Sozinho no ninho!; Com o andar da carruagem...
02/07/2014
 

E a Guarda Municipal...

A função de proteger os prédios públicos municipais é uma das (poucas) incumbências da Guarda Civil Municipal. A instituição de segurança municipal que vem pleiteando mais atribuições e investimentos precisa melhorar, e muito, sua eficiência, afinal, parece que os “smurfs” (como são chamados os guardas municipais com farda azul) não estão cumprindo seu papel! A Escola Municipal São José, no Bairro São Geraldo, foi arrombada no último final de semana. A polícia suspeita que os bandidos tenham entrado por um muro que dá para o trevo de Três Pontas. Quebraram janelas, destruíram o gabinete odontológico e reviraram salas de aula. Tentaram levar um toca-CD, mas não conseguiram. Os bandidos deixaram uma faca e uma marreta no local. Na segunda-feira da semana passada a mesma escola já tinha sido arrombada, quando os bandidos quebraram portas para entrar. A coluna recebeu diversos e-mails de moradores próximos a escola, pais de alunos e servidores da Escola São José relatando a indignação pelos acontecimentos, vamos voltar a falar desse assunto aqui...

Meio Ambiente

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira, encaminhou e-mail à Coluna, narrando o empenho das gestões de Antônio Silva na proteção do Parque São Francisco, mesmo depois de mais um incêndio no local. Segue abaixo o e-mail do secretário.

“Caro Rodrigo, lendo a sua coluna na edição do dia 25 de junho da Gazeta de Varginha, percebi um equívoco de sua parte no trecho intitulado “Replay”, onde você cita que o Parque São Francisco não costuma receber investimentos nas gestões do prefeito Antônio Silva. Realmente aconteceu um incêndio no Parque Florestal São Francisco e, conforme a prefeitura apurou junto ao Corpo de Bombeiros, ele foi criminoso, provocado por alguém que entrou no parque e ateou fogo, de propósito, à vegetação. A Polícia Militar foi acionada pela prefeitura e tem um suspeito, que pode ser preso e responsabilizado a qualquer momento. Quando você diz que o parque “não costuma receber investimentos nas gestões de Antônio Silva”, gostaria de esclarecer o seguinte: 

- Nas ultimas semanas a prefeitura fez o chamado “aceiro” em torno de todo o Parque São Francisco. São 12 quilômetros onde a vegetação rasteira foi retirada, com obediência à lei florestal, de modo que um possível incêndio do lado de fora não se alastre para dentro do parque. 

- Já está em andamento o processo licitatório para a troca de todo o cercamento do parque, por alambrados mais resistentes, com o objetivo de evitar os constantes arrombamentos que acontecem em vários pontos da reserva.

- Foi no governo de Antônio Silva que o Parque São Francisco recebeu a guarita de vigilância que fica próximo à divisa da reserva com a fazenda experimental do Procafé. Esta guarita evita a entrada de pessoas que usavam o parque como depósito de lixo. 

- Foi no governo de Antônio Silva, em 1992, que o Parque São Francisco recebeu verba do Ministério do Meio Ambiente, do Plano Nacional de Meio Ambiente e do Plano de Execução Descentralizado para cumprir a condição de que o espaço fosse aberto à comunidade para visitas.

- A partir de então o parque ganhou portal de entrada, monumento de identificação, centro de vivência, cercamento, melhorias no viveiro de mudas e abertura de trilha para caminhada. 

Atualmente, em novo governo de Antônio Silva, a secretaria que eu coordeno está efetuando o plano de manejo do Parque, com base no sistema nacional de conservação, respondendo as necessidades de lazer, pesquisas científicas e educação ambiental. Há também, em andamento, o projeto de criação da sala multimídia no interior do parque, espaço educativo a ser usado pelos visitantes, com biblioteca especializada em edições voltadas ao meio ambiente, praça de alimentação, sanitários e o mirante de observação. Este projeto aguarda dotações orçamentárias. Espero ter esclarecido que o prefeito Antônio Silva, em todas as suas gestões, teve preocupações relevantes com o Parque Florestal São Francisco, e espera ainda realizar novas ações para tornar o espaço cada vez mais próximo da população”. 

Atenciosamente Joadylson Ferreira

Meio Ambiente 2

O secretário Joadylson Ferreira acertadamente destacou alguns investimentos realizados no Parque São Francisco pelas gestões de Antônio Silva. Mas será que o realizado é o suficiente? E as gestões de Antônio Silva são mesmo “vítimas do infeliz destino” do Parque São Francisco? Afinal de contas, os maiores “perrengues” do parque ocorreram justamente nas gestões de Antônio Silva, me refiro a incêndios, depredações, constantes invasões de deliquentes e usuários de drogas etc. Paralelamente a isso, vemos que a estrutura do parque ainda é precária, e como se percebe pelos esclarecimentos prestados pelo secretário Joadylson Ferreira, os maiores investimentos no Parque São Francisco, foram oriundos de recursos federais, e não municipais, o que comprova que, realmente, o Executivo municipal (ai incluída administrações de vários prefeitos, inclusive Antônio Silva) investiram pouco no local. Ademais, os investimentos próprios que esta gestão municipal deseja fazer no Parque São Francisco, ainda dependem de “dotação orçamentária, o que mostra a prioridade” do Meio Ambiente para esta administração. De qualquer forma, o prefeito Antônio Silva com os erros e acertos que tem, parece não ter mesmo sorte na condução do parque, afinal, mais um incêndio no local foi contabilizado em sua gestão. Esperamos que seja o último! Assim torcem os ambientalistas!

Sozinho no ninho!

Ao estilo de Aécio que pensou apenas em sua reeleição em 2006, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin puxou o tapete de presidenciável Aécio em São Paulo não uma, mas duas vezes. Depois de fechar acordo com o também presidenciável Eduardo Campos (PSB), dando sua vice ao PSB, o governador ofereceu a Gilberto Kassab (PSD), líder do PSD e aliado de Dilma, a vaga de senador que seria de José Serra. As tratativas nos dois casos pegaram o PSDB de surpresa, feitas em segredo. Aécio esperava ter o palanque de Alckmin só para si. Em vez disso, focado na própria reeleição, Alckmin articula para juntar à sua campanha, além dos aecistas, os campistas, os dilmistas e todos os outros “istas” que houver disponíveis. Mas Aécio não poderá chorar pedindo fidelidade agora. Afinal, apoiou o Lulecio em 2002 e 2006, e fez corpo mole em Minas nas campanhas nacionais tucanas de 2002, 2006 e de 2010 quando os tucanos paulistas disputavam o Planalto! Como diz o ditado, a vingança é um prato que se come frio!

A fome com a vontade de comer

O governo municipal precisa melhorar sua receita, que ao longo dos anos sofreu perdas e solavancos, com as desonerações do governo federal e perda de indústrias da cidade. Ao mesmo tempo, o governo municipal precisa qualificar os servidores e estruturar a administração pública. Juntando a fome com a vontade de comer (neste caso, vontade de cobrar) o governo municipal tem feito investimentos pontuais nas secretarias de Planejamento e Administração, informatizando procedimentos e capacitando servidores, o que vai facilitar a vida do contribuinte e do governo, aumentando a arrecadação! Trocando em miúdos, o governo investe, se moderniza e qualifica para arrecadar mais e mais rápido!

Com o andar da carruagem...

Com mais de um mês das mudanças no trânsito de Varginha, e após acompanhamento minucioso das principais demandas relativas ao sistema de transporte coletivo urbano, a Autotrans e o Demutran fizeram alterações e atualizações nos itinerários e quadro de horários. De acordo com a Autotrans, as atualizações de horários foram necessárias porque o tempo destinado a realização das viagens ficou ocioso com as melhorias no trânsito. No caso da linha 018 / N.S. das Graças a atualização visa dar tempo para o atendimento ao bairro Bouganville. As alterações de itinerários têm o objetivo de retirar o ponto de controle de cinco linhas do centro (Praça Getúlio Vargas) no intuito de melhorar a utilização do espaço destinado ao transporte coletivo, bem como diminuir possíveis transtornos causados aos usuários, moradores da região e ao trânsito local. A medidas recém adotadas visam reduzir as reclamações dos usuários do transporte coletivo, que se julgavam prejudicados pelas mudanças no trânsito, frente ao contraste dos elogios dos motoristas, que gostaram das mudanças. No final das contas, as mudanças foram positivas e com o andar da carruagem, (neste caso dos veículos e pedestres) as abóboras vão se assentando!

Um sonho cada dia mais próximo da realidade!

Volta a pauta da Assembleia Legislativa de Minas a proposta de emenda constitucional que acaba com a reeleição para a presidência e demais cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A matéria volta para a fila de votação, com chance de ser aprovada até a última semana antes do recesso dos parlamentares, previsto para começar em 18 de julho. Caso a mudança seja aprovada, vai facilitar para que mais deputados tenham acesso aos cobiçados cargos da mesa do Legislativo, e principalmente o comando daquela casa de Leis. Ocupar a presidência da ALMG é um sonho de muitos e prazer de poucos! E não é atoa que brigam pelo posto! Afinal o Legislativo mineiro é vergonhosamente o mais caro do Brasil, com orçamento de mais de R$ 1 bilhão, além disso, os três últimos a ocuparem o posto ganharam muito politicamente. O deputado Mauri Torres se tornou conselheiro vitalício do Tribunal de Contas de Minas. Alberto Pinto Coelho se tornou vice-governador de Anastasia, e agora assumiu o governo. Já o atual presidente do Legislativo, o deputado Diniz Pinheiro se tornou o candidato a vice-governador na chapa governista tucana encabeçada por Pimenta da Veiga. As mudanças proposta para a eleição do comando da ALMG já visam uma disputa de bastidores que ocorre pensando em quem ganhará o governo estadual e as cadeiras da ALMG no ano que vem. Enquanto não passa a PEC da reeleição no Legislativo, os deputados evitam falar em nomes para comandar a Casa no ano que vem, quando começa uma nova legislatura. Quando questionados, o discurso de governistas e oposição é o mesmo: é preciso saber quem vai ser eleito governador e que deputados continuarão na Assembleia. Nos bastidores, porém, já estariam se colocando dispostos a uma candidatura Dilzon Melo (PTB), Gustavo Corrêa (DEM) e os tucanos Lafayette de Andrada e Luiz Humberto. Da oposição, por enquanto, ninguém se habilita. Nos bastidores, comenta-se que o deputado Dilzon Melo se recusa a “morrer sem antes comandar a casa”, um sonho antigo do parlamentar, mas dependendo de quem ganhar o governo estadual, o sonho de Dilzon pode estar “logo ali, atrás do arco íris” que se chama eleições estaduais de 2014!

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting