Moradia no pacote
O Programa Federal Mais Médicos foi implantando em Varginha após muitas rusgas entre governo municipal e oposição, visto que o governo municipal tem “resistência” em trazer alguns programas federais para a cidade. Porém agora, o Mais Médicos parece que ganhou um “plus” na cidade, pois aqui o Executivo municipal paga aluguel no centro da cidade para residência destes profissionais. Pelo menos isso é o que indica o processo nº 9672/2014 da Prefeitura de Varginha, publicado no Diário Oficial de 03/07. A publicação indica que o Executivo municipal vai pagar 12 meses de aluguel à Imobiliária Samar pelo imóvel na R. Delfim Moreira, 535 – Apto 201 - centro, para “fins de interesse público, destinado à residência de médico participante no Programa Mais Médicos”. Será que todos os demais servidores municipais terão o mesmo privilégio?
O infrator trabalha ao lado?
A leitura do Diário Oficial do município embora seja chata, proporciona estranhas curiosidades, algumas até engraçadas. Como a publicação do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, que publicou na edição do dia 03/07 do Diário oficial o edital de notificação de autuações de infração de trânsito. Na publicação o departamento alega que, por meio dos Correios, não conseguiu localizar o senhor Carlos Honório B. Ottoni, proprietário do veículo de placa GZJ 5568, que teria cometido uma infração de trânsito. Curioso é que alguém com nome muito semelhante ao procurado pelo Demutran frequenta diariamente a Prefeitura de Varginha, e ate faz uso do estacionamento oficial! Seria a mesma pessoa? Quem sabe o departamento de recursos humanos da Prefeitura saiba onde encontrar o cidadão procurado pelo Demutran?!
Bom exemplo em pequena escala
A Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV, por imposição da lei, dá bom exemplo e vai tratar seu lixo e demais resíduos de saúde. O “bom exemplo” esta no fato de que, mesmo sendo lei, o município de Varginha ainda não trata seu lixo, o aterro sanitário ainda nem funciona e muitas grandes empresas privadas que deveriam tratar seu lixo, também não o fazem. A FHOMUV lançou licitação para contratar empresa para coletar, transportar, tratar e dar disposição final ao resíduo de saúde produzido pelo Hospital Bom Pastor! O processo licitatório ainda não foi concluído! Mas a iniciativa é um exemplo a ser seguido!
Ajeitando a máquina
O presidente da Fundação Cultural de Varginha, Francisco Graça Moura, esta equipando a TV Princesa, para robustecer o “conglomerado midiático” do governo. Com eleições estaduais chegando e mirando as eleições municipais de 2016, o Governo quer estar “gerando boas notícias e controlando opiniões” através de sua rádio, TV e jornal públicos. O edital de licitação número 003/2014, lançado pela Fundação Cultural de Varginha tem por objeto a aquisição de equipamentos de Vídeo (Câmeras Filmadoras Profissionais) e Microcomputadores Ilhas de Edição. Certamente as opiniões da TV Princesa, que já eram tendenciosas, pelo menos agora, serão em “altíssima definição, vai dar até para perceber se o presidente da fundação cultural mudar a tinta pra cabelo ou se o prefeito aplicar botox”. Um luxo!
Incógnita
A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Varginha estava com algumas certezas que caíram por terra nas últimas semanas. A incógnita envolvendo a disputa pelo comando do Legislativo só vai se resolver depois das eleições de 2014, que vai mexer com as “preferências e favoritismos” entre os edis. Nomes como o dos vereadores Zacarias Piva (PP) e Rogério Bueno (PT) perderam força, já o nome dos vereadores Armando Fortunato (PSB) e Serginho Japonês, que estavam esquecidos na disputa, voltaram a ser lembrados. O certo mesmo é que não há favoritos para a eleição que define a mesa diretora do Legislativo municipal para o biênio 2015/2016, que acontece no final deste ano, logo após as eleições estaduais quando serão escolhidos os deputados estaduais e federais. As apostas levam a crer que o Executivo vai jogar pesado para emplacar um aliado no comando da Câmara, mas a forte influencia dos deputados Dimas Fabiano (PP) e Dilzon Melo (PTB) sobre os edis, vai fazer a disputa ficar em “banho Maria” até o final de outubro.
Jogando contra?
O Partido dos Trabalhadores – PT, mais uma vez, adota dois pesos e duas medidas, agindo de uma maneira em público e de forma diferente nos bastidores. Vejam que o aeroporto de Varginha, que nos últimos anos recebeu “pingados” de verba do governo estadual tucano e federal petista é prova deste “jogo político”. Os especialistas apontam que nossa localização geográfica no meio do Sul de Minas é benéfica para a criação de um grande aeroporto na cidade, o que favoreceria toda a região. Ainda assim, o governo estadual tucano retirou verba de Varginha para investir no aeroporto de São Sebastião do Paraíso. Pior atuação é a do Partido dos Trabalhadores PT, que controla o governo federal, que deixou em “banho Maria” a criação do aeroporto de cargas de Varginha para investir no mesmo projeto, só que em Pouso Alegre, aparentemente, porque a cidade é administrada pelo PT. Não bastasse o PT “furar a fila em favor de Pouso Alegre, visto que o projeto do aeroporto de Varginha é mais antigo e estrategicamente melhor”, o deputado federal Odair Cunha (PT), que foi bem votado em nossa cidade, é dos que mais vem atuando para levar os recursos federais para o aeroporto de Pouso Alegre em detrimento de Varginha. O mais curioso é a atuação do vereador e líder do PT na Câmara de Varginha, o vereador Rogério Bueno que fez requerimento de informações ao Executivo municipal pressionando por mais investimentos no aeroporto de Varginha! Será que o vereador petista tem conhecimento que foi em razão do descaso da última gestão petista municipal que nosso aeroporto perdeu voos e recursos? Será que o vereador Rogério Bueno sabe que a promessa (não cumprida) de investir e modernizar nosso aeroporto foi feita justamente pelo governo federal petista? E que este mesmo governo federal petista, onde o também petista deputado Odair Cunha atua politicamente, é quem esta abandonando o aeroporto de Varginha em favor de Pouso Alegre? E que aparentemente, os recursos que viriam para Varginha serão agora destinados a Pouso Alegre, por questões políticas rasteiras menores! Pois é vereador, talvez seu requerimento de informações e cobrança por investimentos no aeroporto de Varginha deva ser endereçado a outra autoridade que não o prefeito! Tente mandar tais cobranças aos gabinetes de seus companheiros petistas em Brasília, por certo será mais justo! Talvez até mais eficiente, isso se nossas autoridades petistas de Brasília tiverem coerência!
Perguntar não ofende
Varginha terá cerca de 5 candidatos a deputados estaduais, e o número ainda pode crescer! Vocês já tiveram a curiosidade de ver a declaração de bens dos candidatos “locais” mais conhecidos?
Começou a temporada de “candidatos paraquedistas” que aportam em Varginha apenas para ganhar alguns votos e depois somem da cidade?
As gestões petistas passadas deixaram quanto de dívidas judiciais à nova gestão? Quanto há de precatórios a pagar na Prefeitura de Varginha?
Um vereador, possivelmente da situação, tem enviado e-mails anônimos à Coluna denunciando uma história “cabeluda” sobre a administração! Será que o edil esta fantasiando histórias ou é covarde mesmo por não dar a cara a tapa?
Boca no trombone
A coluna recebeu uma denúncia grave sobre a violência que estaria assolando a Escola Domingos Chaves, no bairro Sion. Já não é de hoje que noticiamos aqui o assalto na Escola Municipal São José, bem como a violência entre jovens na rede de ensino, principalmente nos bairros mais afastados. Os professores, pais e alunos estão chocados com os acontecimentos, que segundo os moradores, é abafado pelas autoridades. Desta vez, segundo a denúncia que chegou a coluna, um homem teria tentado matar um aluno na segunda-feira dia 14/07 a facadas dentro da escola Domingos Chaves no Bairro Sion. Segundo os moradores da região a escola é assaltada constantemente e já teriam roubado até as câmeras de segurança da instituição. Outro fato verificado na escola seria a violência, que no mesmo dia 14/07, fez com que um aluno, possivelmente por ciúmes, tivesse esfaqueado outro colega! Os servidores da escola e moradores estão assustados com tudo isso! Há a suspeita que muitas ocorrências e informações sobre a violência estariam sendo escondidas pelas autoridades. Neste caso de violência entre alunos, denunciado à coluna, o aluno ferido teria sido socorrido pelo Corpo de Bombeiros, em razão da gravidade do ferimento. Segundo professores da rede pública, as brigas e ameaças entre alunos ocorrem constantemente.
É o amor!
Muitos dizem que Varginha é uma “péssima mãe, mas boa madrasta” em razão do sucesso que os “forasteiros” encontram quando vem para nossa cidade! No mundo político a história não é diferente, vejam que os principais políticos que controlam o poder regional, mesmo que com algum laço familiar em Varginha ou residência eleitoral na cidade, na verdade, não nasceram aqui! Pensando nisso, um articulista argumentava com o signatário da coluna sobre o “amor verdadeiro e o amor institucional” que alguns parlamentares de peso tem por cidades da região! Dizia ele “como seria bom se o deputado Dilzon amasse Varginha do mesmo modo que ama Boa Esperança, ou se o deputado federal Odair Cunha (PT) amasse Varginha na mesma intensidade que ama Pouso Alegre!”. O amor é assim mesmo né!, leitor, suporta ingratidão, suporta tudo, mas... sabe lá por quanto tempo, ou por quantas eleições!