PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Azeitando a máquina; Saúde ainda doente; Pente fino; Migalhas; Para eleitor ver
13/08/2014
 
Azeitando a máquina

O governo municipal esta estruturando seu aparato midiático, fazendo investimentos e modernizações na TV Princesa, Rádio Melodia e no Jornal Oficial do Município. Mais que garantir a total digitalização da TV Princesa, o aumento de audiência da Melodia ou a popularização do Diário Oficial Varginha, o Governo Antonio Silva quer mesmo é "dominar a formação de opinião na cidade. Desta forma, é mais fácil controlar idéias, opiniões, votos e por fim, ter o Poder" Alem disso, prefeito e vice, já sentiram na pele e tiveram bastantes "desentendimentos" com a imprensa no passado para saber que, "é sempre melhor ter a mídia ao seu lado, se possível ter o seu controle! Só resta informar aos temporários "donos do Poder", que quem recebe as informações do "pool midiático estatal do município" sabe que as informações dos órgãos oficiais são tão "confiáveis quanto a mãe que depõe a favor do filho, sempre com os olhos fechados para as falhas e travessuras de sua cria".

Saúde ainda doente

Em que pese os pesados aportes de recursos públicos nos hospitais Bom Pastor e Regional, realizados pelos governos municipal, estadual e até federal, a saúde continua sendo a principal reclamação e preocupação dos varginhenses. O Hospital Regional foi ampliado, o Hospital Bom Pastor recebeu novos equipamentos, o atendimento na UPA tem sido "monitorado" pelo governo e oposição. Mesmo assim, o Regional ainda passa apuros financeiros, o Bom Pastor tem funcionários insatisfeitos e filas no atendimento e a UPA é alvo de reclamações quanto ao atendimento. A saúde que este governo prometeu em palanque, ainda no foi entregue aos munícipes, e o tema vai voltar forte nestas eleições e nas próximas de 2016. Vejam que a entrega do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU, que este governo dizia não ter sido instalado na gestão passada por falta de planejamento e competência, até hoje não funciona! O tempo das bravatas acabou!    

Pente fino

Pela primeira vez em Varginha foi realizada no período de 01/07 a 04/07 de 2013, a vistoria da CGU - Controladoria Geral da União de Minas Gerais nas dependências do Hospital Bom Pastor,  que teve como objeto  avaliar a infra-estrutura da instituição, através de visitas nas instalações físicas, atestando o atendimento dado aos usuários do SUS. Para se chegar a esse resultado, durante a permanência em Varginha a equipe da CGU realizou inspeção física em todas as dependências do hospital,  incluindo  cozinha e bloco cirúrgico, não tendo sido encontradas impropriedades com relação à higiene e adequação dos aposentos, nem com relação a eficiência dos equipamentos e materiais necessários aos funcionamento do hospital. Foi realizada a análise de 40 prontuários aleatórios de pacientes internados por motivos diversos, efetuada por auditor com formação na área médica, além de contatos telefônicos com os pacientes a que estes prontuários se referiam, verificou-se mediante entrevistas que todos os procedimentos cobrados pelo SUS haviam sido efetivamente realizados. A equipe da CGU realizou a contagem de todos os leitos hospitalares, totalizando 122, de acordo com o pactuado com o SUS, verificando-se que o hospital não atende convênios nem pacientes particulares, tendo como clientela exclusiva pacientes do SUS. O Hospital Bom Pastor não pode cobrar nada dos seus pacientes conforme Norma do SUS. De acordo com o relatório final apresentado pela CGU à Direção do Hospital Bom Pastor durante a inspeção das enfermarias foi observadas as boas condições de higiene e de tratamento dos pacientes e que todas as enfermarias, contêm de 02 a 04 leitos e dispõem de infra-estrutura necessária para a permanência dos mesmos, inclusive com um banheiro, lavatório, sanitário chuveiro e televisão. Trocando em miúdos, ficou constatado que não há fraudes no serviço do SUS no Hospital, aos moldes cabeludos de outros hospitais onde o SUS pagava cesariana em homens ou operações em pessoas já falecidas. Foi comprovado que o hospital mantém a higiene e condições mínimas para que os profissionais da saúde desempenhem seu trabalho. Agora só falta acabar com as filas no atendimento, ampliar o número de médicos especialistas, modernizar os equipamentos, operar os diversos pacientes que aguardam uma cirurgia, estruturar a farmácia para que não faltem medicamentos, melhorar os salários de enfermeiras e demais servidores, acabar com o tratamento privilegiado a algumas classes de médicos ...

Migalhas

Já ha alguns anos recebendo uma "gorda mamadeira monetária do Poder Público Municipal", o Boa Esporte ampliou as "migalhas" que oferecia aos esportistas locais. Depois de dar alguns jogos de camisa para os times locais, agora o Boa Esporte está apoiando o projeto social de Jiu Jitsu Campeões do Futuro. Com a garantia do transporte fornecido pelo BOA o projeto pode disputar a Copa Okinawa em Lambari, onde conquistou o vice campeonato geral por equipes contra mais de 40 equipes. O Projeto Campeões do Futuro levou 31 atletas para competição e conquistou 17 medalhas de ouro, 8 de prata e 7 de bronze. Vamos torcer para que o Boa Esporte continue aumentando as "milgalhas que oferece e quem sabe, convide algum esportista de Varginha, para participar do gordo banquete que lhe é oferecido pelo Executivo".

Quer conhecer o homem, dê poder a ele!

Desperta a vergonha alheia o comportamento, no mínimo, perseguidor do vereador Adilson by Boy Pé de Chumbo (PR). Para um vereador que veio das classes mais humildes, que se esperava simplicidade e moderação, ainda mais com os subordinados, o edil não tem se saído bem! Gravações em pose da coluna retratam um episódio bizarro no plenário da Câmara de Varginha, que deveria ser um espaço democrático onde o cidadão precisa ser respeitado, porém foi justamente ali onde o vereador Pé de Chumbo teria humilhado e forçado a saída de um cidadão e servidor do Legislativo subordinado ao iniciante edil! Toda a cena se passou durante uma reunião do Legislativo, na frente dos demais vereadores e demais munícipes presentes. O cidadão que foi constrangido por Pé de Chumbo para abandonar a galeria da Câmara estava na companhia do filho pré-adolescente que fazia um trabalho sobre o "democrático trabalho dos legisladores", por certo, o menino aprendeu pouco com Pé de Chumbo. A cena captada pelo sistema de som do Legislativo e gravada por celular de munícipe presente foi tão chocante que causou desconforto nos demais edis, levando a vereadora Racib da Acrenoc a defender o cidadão ofendido e contestar o colega de plenário! Pé de Chumbo, vereador de Varginha com salário perto dos R$ 5.000,00 mensais para trabalhar duas vezes por semana, cerca de 8 a 10 horas por mês, é candidato a deputado federal, onde se eleito for, terá ainda mais benesses e poder, já pensou o que faria o rapaz com todo este "moral"?!!

Perguntar não ofende

O deputado federal Odair Cunha (PT) vai apresentar justificativas à população do Sul de Minas sobre as gordas contas de telefone que pendura mensalmente para o povo mineiro pagar?

Será que o Supermercado Bretas vai novamente fazer gordas doações aos petistas da região? Os mesmos que no passado ajudaram para que o supermercado conseguisse adquirir uma valiosa propriedade pública no centro de Varginha!

Será que a Polícia Militar vai continuar a "maquear" os boletins de ocorrência e esconder os números da violência que assolam o Sul de Minas para despistar a imprensa ou para ajudar a manutenção dos tucanos no poder estadual?

Porque alguns profissionais da saúde pública de Varginha estão enviando à coluna boletins de ocorrência gerados por um "distinto vereador" que aparece transtornado e violento nos plantões, supostamente a procura tumulto?

Será que a construção do próximo Fórum de Varginha vai primar pela praticidade e eficiência dos serviços ou, mais uma vez, a vaidade e conforto de suas excelências de toga vai falar mais alto?

Só porque vai entregar ao município a responsabilidade pela iluminação pública, a Cemig já relaxou na manutenção do serviço, ou a grande quantidade de luzes queimadas na cidade é puro desrespeito mesmo?

Os vereadores de Varginha são todos experts em trânsito ou gostam mesmo é de dar pitacos na instalação de semáforos, passagens elevadas, placas etc?

Para eleitor ver

O vereador Armando Fortunato (PSB) fez pedido no plenário da Câmara de Varginha solicitando as seguintes informações ao governador de Minas: Os recursos necessários para a duplicação do trecho de Varginha até a Rodovia Fernão Dias e os recursos referentes à construção da terceira faixa da Rodovia MG-167, no trecho de Varginha a Três Pontas, já foram destinados? Se positivo, qual a previsão para o início das obras? Se o governador e demais aspones fossem do tipo "super sinceros" a resposta seria a seguinte: "Estimado vereador, ainda não temos tal recurso para as obras rotineiramente prometidas as vésperas das eleições, porém, nos comprometemos a realizar tais investimentos, dando início as obras antes do retorno do ET à cidade de Varginha, bastando tão somente que o edil comunique tal data ao governo tucano com antecedência de 12 anos!" Mas como não ha mais de 12 anos não se vê sinceridade no Governo de Minas, a resposta virá no estilo "bagre ensaboado", sem nenhuma pega, compromisso ou verdade!

Telhado de vidro

O vereador petista Jorge Direne volta a "escarafunchar" a dívida do município junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais - INPREV. É verdade que o atual prefeito foi o pioneiro na tomada de dinheiro do fundo dos servidores, mas não foi o único, afinal, as gestões petistas (Mauro Teixeira) também se regalaram com dinheiro do INPREV! É bem provável que a "pedra" jogada pelo vereador petista quebre o "telhado de Antônio Silva, mas repique na grande vidraça dos governos petistas" que não foram bom exemplo em gestão fiscal!
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting