PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Padrão FIFA; Ministeriáveis; Cachimbo da Paz?; Pêra, uva, maçã ou salada mista?
04/11/2014
 
Padrão FIFA

A Saúde, Educação, Habitação, Segurança Pública, Emprego, nada disso está indo a mil maravilhas em Varginha. Nenhuma destas áreas tem recursos suficientes ou se encaixa no chamado “padrão FIFA”, termo que muito foi ouvido no período da Copa para designar as obras e investimentos públicos bilionários gastos em estádios, benesses e mordomias impostas pela “indústria do futebol”. Uma informação pouco divulgada na cidade, mas que vai interessar muito ao contribuinte é que, nosso estádio municipal que é público, mas, foi “privatizado para o Boa Esporte ao arrepio da lei”, não se enquadra no chamado “padrão FIFA”, e precisará de novos investimentos para receber partidas oficiais da Federação Mineira de Futebol. Se o Campeonato Mineiro começasse hoje, quatro clubes do interior não teriam seus estádios com as dimensões do gramado dentro do chamado “padrão Fifa” (105m x 68m): Boa, Villa Nova, Democrata-GV e Caldense. Esta padronização foi determinada durante a reunião arbitral, realizada na última segunda-feira na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF). Em Varginha, o campo do estádio municipal Melão, onde o Boa manda seus jogos, tem 100m x 66m e precisará se adequar. E pelo que se comenta nos bastidores, advinha quem vai pagar pela reforma? Resposta: mais de 130 mil varginhenses! E quem será o único beneficiado e usuário do campo: apenas o Boa Esporte! Isso não parece nada certo, nem transparente!

Ministeriáveis

Dois mineiros possuem grandes chances de integrar o ministério da presidente Dilma, em seu segundo mandato. O primeiro deles é o petista e ex-ministro Patrus Ananias, que foi eleito deputado federal. Sua nomeação agradaria os petistas mineiros e também os peemedebistas, pois o primeiro suplente que assumiria a vaga de Patrus seria o peemedebista Silas Brasileiro. Vale dizer também que Patrus possui grande relacionamento com os petistas locais como Geisa Teixeira, Raimundo Zaiden entre outros. Porém o mineiro com maior chance de chegar ao planalto, contando com torcida generalizada até agora é Josué Gomes da Silva. Cacifado pela boa votação para senador (mais de 40% dos votos), ele já é apontado por fontes petistas como futuro ministro do Desenvolvimento. Josué Alencar agrada a petistas e peemedebistas de Minas e de São Paulo, além de contar também com o apoio de grandes empresários do setor produtivo nacional. Josué Alencar é vice-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo e integrante da Confederação Nacional da Indústria. Em Varginha o ministeriável é ligado aos empresários peemedebistas Ana Maria Silva Piva, presidente do diretório municipal do PMDB e ao novo vereador da legenda Barry Silva Sobrinho.

Cachimbo da Paz?

Depois da grande disputa de bastidores travada no Legislativo municipal no período eleitoral, em que vereadores que apoiavam governo ou oposição, Dimas Fabiano ou Odair Cunha, Dilzon Melo ou Geisa Teixeira, quase se “estapearam”, agora uma grande articulação deseja “construir a Paz” na formação da nova mesa diretora da Câmara na próxima legislatura. Havia um acordo assinado entre edis para a escolha de um nome do PSB para comandar aquela casa de leis. Porém o resultado das eleições de 2014, bem como a chegada do novo vereador Barry (PMDB), mexeu com as negociações legislativas para compor a mesa diretora. Um grande acordo entre governo, oposição e “independentes”, pretende lançar uma única chapa que harmonize os interesses comuns dos vereadores, na eleição da mesa que acontece no final deste ano. A idéia seria acalmar os ânimos depois das eleições deste ano, elegendo um vereador tido como “independente” na presidência da Câmara, que contaria com amplo consenso! Um acordo que contemple do “barulhento” Carlos Costa, passando pelo “afável” Adilson Rosa e chegando ao “quase invisíveis e mudos” Henrique Lemes e Serginho Japonês, coisa difícil de se construir! A conferir!

Pêra, uva, maçã ou salada mista?

As contratações do Serviço Público como as contrações temporárias no Executivo municipal entre outras tem se tornado uma “salada de frutas” entre os servidores públicos municipais. Há os servidores concursados, que possuem benesses e cobranças diferenciadas dos servidores temporários, muitos deles que ficam anos a fio no serviço público. Também existem os contratados, cargos de confiança e terceirizados, cada qual com suas atribuições, porém muitos deles trabalhando na mesma área, realizando as mesmas funções e ganhando salários diferentes! Saúde e Educação concentram as maiores discrepâncias!

Perguntar não ofende

A Guarda Municipal vai voltar a atuar no trânsito e aprimorar o “nebuloso” sistema de vídeo monitoramento ou ficarão apenas passeando de carro alugado pela cidade?

Com a vitória do PT no Brasil e em Minas, as idas do prefeito Antônio Silva a Brasília e BH vão reduzir ou simplesmente acabar? O prefeito saberá conviver entre os adversários pelo bem da cidade?

Com o futuro governo estadual petista e a posse de Geisa Teixeira como deputada estadual, será que as prometidas 2000 casas da Cohab/MG vão sair ou Varginha ficará órfã no governo estadual que chega?

Vão prosperar as articulações pelo “acordo de paz” entre Guarda Municipal e Governo em torno da criação do cargo de Agente Municipal de Trânsito?

Governo municipal esta contratando médicos pra UPA. Não querem pecar na área onde a gestão passada mais falhou: a Saúde! Será que conseguirão?

Também falta Competência e Gestão?

Integrantes do atual governo municipal do PTB disseram, reiteradas vezes, que faltava a gestão passada do PT competência e gestão para implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU. O que a coluna não duvida! Ocorre porem que, o atual governo de Varginha que é sede do SAMU regional e deveria liderar e prontamente implantar o serviço, mais uma vez, “refugou” da implantação do SAMU! Será que faltaria também a este governo municipal do PTB a competência e gestão supostamente não vistas na gestão passada? Ou tal implantação é mesmo complexa e não pode ser debitada na conta de apenas um ente público? O consórcio que administra a implantação do SAMU anunciou que o início dos atendimentos foi novamente adiado. O motivo do segundo adiamento foi porque há falta de médicos para completar o quadro de profissionais. Apenas 40 dos 106 médicos foram contratados. O problema seria o valor pago a estes profissionais, de R$ 5.039 por 24h semanais. O consórcio alega que toda a estrutura já está pronta, tanto na sede em Varginha como nas 42 bases espalhadas pelo Sul de Minas. Ainda não há uma nova data para o início dos trabalhos. A implantação do serviço começou a ser cogitada em 2010, quando o então governo municipal petista desfilou pela cidade com 15 ambulâncias do Samu que chegaram a Varginha. Os veículos ficaram três anos parados, totalmente inutilizados. Já as obras da sede regional do Samu começaram em outubro do ano passado.

Agora é fácil!

Uns dizem ser hipocrisia, outros dizem se tratar de cinismo, também há aqueles que acreditam ser pura perseguição política. Mas o fato é que vereadores do PT, hoje, criticam a reforma do trânsito e as obras da avenida Otávio Marques de Paiva. A mesma reforma e avenida que ficou anos a fio parada e com suspeita de superfaturamento na gestão petista passada! O atual governo corajosamente pegou ambas as obras com problemas gerenciais e financeiros, alem do desgaste popular e se propôs a levar as obras adiante! Em dois anos o governo municipal do PTB implantou a reforma das principais vias da cidade, dando cara nova ao trânsito, e num preço menor que o acertado pela gestão passada. Também concluiu a avenida Otávio Marques de Paiva e o Zoológico, outro “abacaxi do PT” na mesma região, e com recursos próprios! É claro que falhas a corrigir sempre vão existir num projeto deste tamanho! Mas os últimos esperados para criticar a tomada de atitude do atual governo seriam aqueles que “sentaram em cima do problema por anos, e agora aparecerem para buscar lugar ao sol”.

Servidor público

Em razão do Dia do Servidor Público o Executivo e Legislativo abriram o “saco de bondades”, para esta classe determinante para se executar um bom mandato, bem como conseguir reeleição tranqüila: o servidor público. Na prefeitura foram oferecidas palestras, recreações e sorteio de brindes, e nesta sexta 31/10 não haverá expediente aos servidores do Executivo. Já no Legislativo o presidente Leonardo Ciacci antecipou parte do 13º dos servidores. Em ambos os casos, há uma nítida preocupação dos governantes de manter o funcionalismo “feliz e confiante”, com remunerações melhores, melhoria do ambiente de trabalho, maior capacitação etc. O problema é que o “cobertor é curto” para todas as demandas da classe! Vejam que boa parte dos servidores tinham “pânico da gestão passada, e já colocam as barbas de molho neste governo”. Todavia, no caso dos servidores públicos municipais, aqueles mais de 3000 trabalhadores que podem “azeitar ou emperrar” a máquina pública, serem cabos eleitorais negativos ou positivos para quem esta no poder, não há outra alternativa a não ser agrada-los, ou pelo menos tentar! É o que esta tentando nesta semana o prefeito Antônio Silva e o presidente da Câmara Leonardo Ciacci!
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting