PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Saco de bondades; Reconhecimento; Impasse; Padrinhos; Café no bule; Legislativo
07/11/2014
 

Saco de bondades

O Executivo municipal antecipou o pagamento da primeira parcela do 13º Salário, que foi depositada na conta dos servidores ativos e inativos na sexta-feira, 31/10. A medida é acertada, pois o grande volume de dinheiro que é injetado na economia local impulsiona as vendas do comércio e movimenta a economia interna. Politicamente, a antecipação do pagamento mostra a eficiência das medidas saneadoras tomadas por este governo. Afinal, já houve época em que o servidor público temia pelo recebimento de salários, ou mesmo teve direitos e pagamentos retidos pela Prefeitura em razão da falta de recursos. Por sorte, para o servidor público e fornecedores da Prefeitura de Varginha, a rigidez e controle nos gastos na administração Antônio Silva, é a certeza que o “cheque não vai voltar por insuficiência de fundos”.

Reconhecimento

Na semana que passou um tradicional evento reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como outros representantes de diversos segmentos da sociedade, foi a realização da Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Varginha – Fadiva. O evento criado para os alunos da Fadiva já recebeu muitos dos melhores juristas do Brasil, muitos deles que formaram na faculdade de Varginha. A cada ano que passa ampliam as homenagens dos participantes da Semana Jurídica da Fadiva ao professor e jurista Francisco Vani Benfica, um dos fundadores da Fadiva e um dos “maiores patrimônios jurídicos da região”. Dr Benfica, como é conhecido, já marcou a vida de muitos por todo o Brasil, seja como professor de milhares de alunos, como sagaz advogado ou mesmo como respeitada e discreta autoridade política na cidade. Ao lado de outro ícone do Direito e articulação, Morvam Acayaba, o professor Benfica tem o reconhecimento de diversos que passaram pela Fadiva ou atuam e estudam o “universo político local”, como este colunista, por exemplo!

Impasse

O albergue de Varginha nunca foi modelo de funcionamento, todavia, a importância de seu funcionamento é vital para a sobrevivência dos muitos e crescentes moradores de rua que hoje estão perambulando pela cidade. Se gerados por Varginha ou vindos de outras cidades, o que importa mesmo é que o Poder Público precisa dar assistência social a estas pessoas. Quando o Executivo municipal se recusa a atender sozinho estes moradores menos favorecidos ou mesmo ignora o problema, “varrendo pra debaixo do tapete”, o drama social se agiganta e pode render maiores e sérios problemas para a cidade no futuro! É preciso que o Governo Municipal tenha coragem e sensibilidade para resolver, “pelo menos fazendo sua cota parte” na busca de uma solução para este caso!

Padrinhos

As composições políticas para o novo governo estadual estão alegrando petistas e peemedebistas locais. Até mesmo o pequeno PRB terá seu naco de poder no novo governo estadual petista. O deputado federal petista Odair Cunha, ligado aos petistas locais, será secretário de Governo da gestão estadual petista. Odair Cunha terá espaço aberto com o novo governador e será “porta aberta” aos petistas de Varginha no governo. Já os peemedebistas terão, pelo menos 2 cargos no 1º escalão e cargos de chefia nas estatais Cemig, Copasa e Codemig, além disso, como antecipou a coluna, o deputado Adalclever Lopes (PMDB), que contou com o apoio do PMDB de Varginha, caminha para ser o novo presidente da ALMG, o que também garante espaço e força política ao PMDB local. O PRB de Varginha, que já emplacou Ricardo Sapi como delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas, agora também terá uma secretaria no governo do Estado. Em Varginha o PRB também tem o vereador Joãozinho Enfermeiro, que caminha em sintonia com Ricardo Sapi, e também terá entrada junto aos companheiros de partido no novo governo.  

Perguntar não ofende

Mesmo com maior demanda, alguém duvida que com o administrador Antônio Silva a gestão da Saúde em Varginha esta melhor do que quando gerenciada pelo médico Corujinha?

Quando nossas autoridades estaduais e federais vão investir o mínimo necessário nas polícias e Corpo de Bombeiros há fim de garantir segurança à população?

Vai existir consenso ou ferrenha disputa para a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Varginha? Parece que o “caldo começou a engrossar” por lá!

Começaram as movimentações políticas para a “captura de legendas nanicas” para as eleições de 2016?

Agora que o PT estará no comando do Governo Estadual e Federal, Varginha vai continuar sem o SAMU por falta de recursos? Ou os petistas votados na cidade vão fazer valer os milhares de votos de confiança que conseguiram aqui?

Café no bule

Os grandes cafeicultores, que tinham enorme influência sobre os governos municipais em Minas, têm perdido poder político a cada eleição. Aos poucos, os numerosos pequenos produtores rurais, bem como os grandes exportadores de café vão ganhando mais poder juntos aos políticos por representarem, respectivamente, mais votos e mais poder financeiro que os grandes coronéis do café. Aninhados em cooperativas, que são verdadeiras “caixas pretas” e que nem sempre dão lucro aos pequenos produtores, os grandes barões do café estão hoje entre os maiores devedores dos financiamentos do Banco do Brasil, o que ainda permite a esta privilegiada classe muitas regalias. Em Varginha o setor cafeeiro de modo geral mantém certo prestígio e, sempre que pode, prospecta “pontes para juntar os interesses da classe a fome de poder dos políticos”. Nos eventos da cafeicultura é comum a presença de membros do Legislativo e Executivo municipal, estadual e federal. Além disso, também é comum a doação de cooperativas e grandes fazendeiros às campanhas políticas.

Legislativo

As negociações políticas para a composição da nova mesa diretora da Câmara de Varginha já tumultua os bastidores políticos da cidade. A oposição sabe que não tem, sozinha, força para eleger o novo presidente, mas continua soberba na disposição de abrir diálogo pragmático com outras forças políticas. Isso abre espaço para a negociação do governo, que não se incomoda de fazer concessões para atingir seus objetivos no Legislativo. O presidente da Câmara comanda a pauta de votações do plenário, fala pelo Legislativo, tem um papel muito importante para ajudar ou atrapalhar o governo, daí a preocupação do Executivo em não ter como próximo presidente da Câmara um adversário político. Pelo andar das negociações, o governo e vereadores independentes já teriam uma chapa sendo finalizada, com votos suficientes pra vencer! Ainda assim, a oposição vai apresentar um nome para concorrer! As negociações, bem como o resultado da votação, vai passar pelo atual presidente do Legislativo Leonardo Ciacci (PP), que fez uma boa gestão, mas espinhosa em razão das disputas internas e eleitorais que envolvem a Câmara. Certamente que Ciacci gostaria de garantir que a condução do Legislativo continuasse nas mãos do seu partido, o PP e com um vereador firme e preparado para suportar as grandes pressões que viram do governo e da oposição nos próximos 2 anos, quando estará em jogo as eleições municipais! A conferir!

Legislativo 2

Em nova articulação política para tentar fortalecer seu mandato como vereador, o advogado Rômulo Azevedo (PTRB), será o candidato da oposição a presidência da Câmara. O Partido Progressista – PP deve lançar o vereador Zacarias Piva (PP). As negociações ainda estão no começo, pois, três apoiadores externos com influencia nesta eleição ainda não se manifestaram. O governo municipal do PTB ainda não demonstrou claramente seu preferido. Embora tenha abertura tanto com Rômulo como Zacarias, o governo municipal sabe da maior proximidade do vereador do PRTB com os adversários petistas. Outro importante cabo eleitoral nesta disputa será o deputado federal Dimas Fabiano (PP), que mantém proximidade com pelo menos 4 dos 15 vereadores que votarão na escolha do novo presidente da Câmara. Dimas Fabiano tem sido apoiador do Legislativo municipal na conquista de recursos junto ao Governo Federal e Estadual nos últimos anos e sua preferência será considerada por seus aliados na Câmara de Varginha. Outro fator determinante, por incrível que pareça, será a Justiça, afinal, os problemas judiciais enfrentados por Rômulo colocam em risco seu mandato! Que sofreu um duro golpe na semana retrasada, quando foi cassado e hoje se mantém por liminar! Pior que o eventual constrangimento individual da cassação de um vereador, seria a cassação do presidente do Legislativo, que causaria o constrangimento e vergonha pública a todos os vereadores desta legislatura! A conferir os próximos capítulos desta novela que esta apenas começando!

Margem de erro

Novamente Varginha aparece em destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Econômico, que mede a qualidade de vida nos municípios. O levantamento é feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o índice Varginha estaria em 4º lugar, atrás de Nova Lima, Patos de Minas e Santa Rita do Sapucaí (?). Pouso Alegre esta em 5º lugar no mesmo índice. Os estudos têm como ano referencia 2010, quando ainda estava no controle do poder municipal a gestão petista, muito criticada na área de saúde e geração de empregos. Fica difícil aferir a veracidade destas informações apontadas no índice, afinal, para quem conhece a realidade de Varginha, é difícil acreditar que a qualidade de vida na cidade esta com esta “bola toda”, mesmo que o índice tenha se baseado em dados oficiais. Seria mais fácil acreditar se o Índice Firjan, aproveitando as polêmicas pesquisas eleitorais deste ano do Ibope e Instituto Veritá, descrevesse a qualidade de vida em Varginha com uma “margem de erro” para não ressabiar tanto o cidadão! Poderia ser do tipo assim, “a qualidade de vida em Varginha é igual a da rica Suíça na Europa, mas, considerando a margem de erro, também pode estar igual a pobre Serra Leoa na África. Seria mais honesto e teria menor “cheiro de mutreta”. 
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting