Esporte e Política
O varginhense Ricardo Sapi (PRB) deixou o cargo de delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto a Delegacia Regional do MDA em Belo Horizonte para ser nomeado (na semana passada) secretário adjunto na Secretaria Estadual de Esportes do governo petista de Fernando Pimentel no Governo de Minas. A troca faz parte da estratégia nacional do PRB de ocupar espaços na área de Esportes em todo o Brasil, ainda mais depois que o partido assumiu o Ministério do Esporte com a nomeação do deputado federal Jorge Hilton (PRB), com quem Ricardo Sapi trabalhava ante de ir para a delegacia do MDA. Sapi disse à coluna que, mesmo com as novas atribuições no Governo do Estado, vai acompanhar de perto as articulações do PRB em Varginha, com vistas as eleições de 2016. O PRB em Varginha tem um vereador (Joãozinho Enfermeiro). Para o PRB de Varginha, segundo as fontes ouvidas pela coluna, a prioridade é ampliar o espaço da legenda na cidade, o que pode implicar no lançamento de nomes para disputar o Executivo em 2016! A conferir!
Ele voltará?
Há rumores de que o polêmico e combativo ex-vereador Ronaldo Louzada voltara a militar na política de Varginha, depois de alguns anos morando no litoral paulista, longe das intrigas políticas. Ronaldo voltaria para se filiar ao mesmo partido de seu irmão o advogado Fabio Louzada, que a exemplo do ex-vereador, também adora uma polêmica. Se voltará mesmo a Política não se sabe, mas a Família Louzada, nas poucas vezes em que atuou politicamente garantiu, barulho e polêmica! Será que novos tempos, ainda mais barulhentos estão por vir?
Pra dormir no emprego?!
A Câmara dos Deputados em Brasília abriu licitação para comprar 24 camas “king size” para os apartamentos funcionais de deputados federais. Espera pagar R$ 1.529 em cada uma. Com deputados cada dia mais gordos pela boa vida que possuem e salários cada dia mais atrativos para contratar sem concurso belas assessoras parlamentares, é bem provável que alguns deputados precisem mesmo de novíssimas e reforçadas camas “king size”!
Preocupante
A crescente violência em Varginha é um fato preocupante, e que não tem recebido a devida atenção das autoridades. Recentemente houve mais um assassinato em Varginha. Um jovem foi morto a facadas próximo a Maçonaria. A suspeitas de que o caso envolva, mais uma vez o tráfico de drogas! Parte da população, por algumas vezes e equivocadamente, tende a achar que o assassinato de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas seria uma “limpa” no meio da criminalidade, e não dão o devido valor ao caso. Porém é preocupante a crescente violência em Varginha! O assassinato de qualquer pessoa, mesmo que seja alguém com reiterados problemas com a Justiça, nos preocupa tanto quanto o assassinato de um cidadão honesto, afinal, para alguém chegar ao ponto de cometer um homicídio, o assassino ignorou completamente as leis e certamente, mataria qualquer cidadão, de bem ou não, ou qualquer criança, adolescente ou idoso que por ali passasse ou testemunha de tal brutalidade! É preciso que as autoridades mostrem serviço e prendam todos os criminosos que nossa comunidade tem gerado! Não basta colocar o homicídio na “conta do tráfico, ou justificar que a morte de um outro bandido, tenha menos prioridade de solução”! O tráfico de drogas, como sabemos é o maior motor da violência, e não costuma andar desacompanhado, pois o trafico de armas, prostituição e outros delitos graves sempre andam juntos com as drogas! Não e difícil perceber que em Varginha, a medida que as autoridades estão afrouxando o cerco aos crimes violentos como o homicídio, outras áreas da criminalidade ficam estimuladas a intensificar sua atuação! A Polícia Civil e Militar estão desafiadas e obrigadas a dar uma rápida solução! Não dá mais para colocar homicídios no rol das estatísticas! A população quer uma solução para tais crimes!
O que importa é a intenção?
A administração municipal do PTB apresentou projeto para a realização de um Carnaval antecipado em fevereiro, após longos anos sem que o Executivo destinasse valores robustos para a realização do Carnaval na cidade. Porém alguns pontos precisam ser ditos antes: 1º É de conhecimento público que a atual administração sempre “desdenhou o Carnaval” vendo o evento como “gasto supérfluo” frente a outros gastos prioritários para a cidade (no que alias, a coluna também concorda), mesmo porque, as escolas de samba e blocos, se acomodaram em não “botar a mão no bolso”, a espera de recursos da Prefeitura. 2º O caixa da Prefeitura de Varginha, não esta as “mil maravilhas, mas vai ficar” com os aumentos de impostos como IPTU, bem como repasses que virão para o caixa do governo municipal, por meio de convênios da gestão passada com os governos estadual e federal, que hoje são petistas. Desta forma, vê-se que a história contada pelo PTB de que o PT municipal da gestão passada deixou a Prefeitura “destruída financeiramente por anos, não é bem assim”. 3º é bem provável que a mudança de decisão do atual governo de gastar com o Carnaval deve-se, em grande parte, as eleições de 2016 (logo ali!), quando o PTB vai ter uma dura disputa com o PT, que era adepto da política do “pão e circo” com festas para alegrar o povo, mesmo que o restante do governo não estivesse tão bem assim!
O que importa é a intenção? 2
Porém, em que pese estes fatos, é admirável a atuação do Governo municipal em alguns sentidos. Se não, vejamos: A atitude da Prefeitura de Varginha de fazer um Carnaval antecipado, e não no período oficial da festa, mostra que o governo do PTB, já que teria que pagar sozinho pelo Carnaval, resolveu também faze-lo sozinho, sem precisar dar dinheiro as escolas de samba e blocos, que depois prestam contas de forma “nebulosa”. Além disso, a fundamentação do Executivo de que o povo já se “acostumou a sair da cidade” no Carnaval e que Varginha agora se destaca pelo sossego e não pela folia no período da festa, mostra sinceridade com a realidade da cidade! Mostra coerência! Se a atitude do Governo vai se desdobrar no renascimento do Carnaval na cidade? Não sabemos! Mas a intenção parece boa! Todavia, o Executivo precisa ficar atento em alguns itens para não “pagar mico”, afinal, esta sozinho nesta, se a festa apresentar resultados finais como a depredação de bens e da praça na avenida Rio Branco, violência, brigas, mortes, falta de estrutura, atrasos nos shows ou mesmo acidentes (que poderiam ser evitados), a administração do PTB também pagará o “pato” sozinha, não terá como jogar a culpa na falta de vontade de escolas de samba e blocos, ou na gestão passada, como gosta de fazer! Seja o que Deus quiser!
Volta as aulas e aos problemas!
Milhares de crianças e adolescentes voltam em breve as aulas na rede pública de ensino, municipal, estadual e federal. Os problemas continuam os mesmos, porém a cada ano, o retorno das aulas mostra, primeiramente, que o mau planejamento municipal do trânsito vai deixar mais difícil a vida de quem passa próximo a escolas todo dia! Ao Governo Federal vai continuar a falta de investimentos no ensino superior e no profissionalizante. Em Varginha, por exemplo, os alunos do Cefet não têm vale-transporte do governo federal. Ao governo Estadual, continua a já conhecida falta de boa remuneração aos professores, falta de estrutura e a crescente criminalidade dentro das escolas. Vale lembrar inclusive que a substituição da diretora da Regional da Secretaria Estadual de Educação em Varginha, (que foi nomeada por deputado federal do PP), embora certa, ainda não foi definida, enquanto isso, nada caminha no setor! Já na rede de ensino municipal, pouca coisa caminhou, os professores continuam reclamando da baixa remuneração e pouco investimento da Prefeitura de Varginha. A falta de vagas para creches públicas continuam sem solução e provocando enormes filas. Já a criminalidade nas escolas entre os jovens em Varginha é um grave problema, que cresce silenciosamente sem a atenção das autoridades! O governo municipal parece ter preocupação com a Educação em Varginha, todavia, o esforço soberbo e solitário da Prefeitura de Varginha, sem chamar a sociedade, governos estadual e federal, para a solução do problema pode condenar o Executivo municipal a mais uma vez “morrer na praia” sem qualquer resposta positiva!
Tiro sem rumo
Embora o jovem presidente da Câmara de Varginha, Rômulo Azevedo (PRTB) tenha um saco de “entusiasmo e boas intenções”, suas primeiras ações parecem sem foco ou resultado prático! O vereador chamou os ex-presidentes do Legislativo municipal para uma reunião, onde nem todos compareceram e onde não existiu ou se divulgou uma pauta! Ou seja, na prática uma reunião para tomar café, bater papo e uma fracassada tentativa de dar prestigio ao jovem presidente recém empossado! Em seguida o vereador Rômulo Azevedo se reuniu com lideranças de bairros, para discutir assuntos que não são da competência dos mesmos como a vinda da Ceasa (que compete ao Governo Federal) e implantação do SAMU (também de competência de autoridades estaduais e federais). Trocando em miúdos, se percebe que o presidente do Legislativo ainda não se localizou no cargo, ou quer apenas “jogar pra platéia e ganhar mídia e destaque” com reuniões e apontamentos sem propósito! Afinal, qual outra explicação poderia ter um jovem político, recém chegado da iniciativa privada onde se busca eficiência e economia, a realizar reuniões sem resultado e propor uma nova e dispendiosa sede para a Câmara de Vereadores em Varginha?!
Trabalho social e político
O trabalho social desenvolvido por diversas igrejas em Varginha é algo imensurável e que não é valorizado como deveria! Grandes e pequenas igrejas, principalmente as evangélicas, pregam a transformação de vidas pela fé, algo difícil, porem definitivo para a melhoria de vida das muitas pessoas que são atendidas pelas igrejas. A maioria deste trabalho é feito de forma ímpar e sem qualquer facilitação do Poder Público. Recentemente, a Igreja Assembléia de Deus, uma das designações religiosas que atua socialmente em Varginha, iniciou um trabalho de evangelização no combate as drogas, que tem assolado a juventude na cidade. Seja pela grande penetração social do trabalho ou pela própria força dos evangélicos que estão crescendo entre os brasileiros, a campanha tem se ampliado, bem como diversas outras obras sociais de denominações evangélicas como a Sara Nossa Terra, Universal e Deus é Amor, entre outras. Os movimentos evangélicos organizados têm demonstrado cada dia mais força e penetração social em Varginha, principalmente nos meios mais pobres, dando maior respeito e força a estas camadas sociais junto aos governos, onde as cobranças não param de chegar. Na semana que passou, o próprio prefeito António Silva (católico) participou de uma destas obras sociais da igreja evangélica. Foi a 1ª Cruzada Evangélica de Combate as Drogas. O evento aconteceu no Ginásio da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo - Caic I, no Imaculada, reunindo fiéis da igreja e parceiros do programa. O objetivo da campanha é sensibilizar a população para os perigos dos entorpecentes que, além de destruir a vida do dependente e dos familiares, as drogas financiam o tráfico e a criminalidade em geral. “A fé é o melhor caminho para alcançarmos nossos objetivos e só temos de parabenizar a iniciativa da Assembleia de Deus por essa iniciativa”, disse o prefeito. Para os evangélicos, a participação do prefeito no evento é prova do crescimento do prestígio dos evangélicos, sucesso das ações da igreja ou simplesmente como gostam de dizer “Poder de Deus!”. Para os adversários políticos do prefeito, a participação de Antônio Silva no evento é unicamente, “interesse político”, visto que cada dia mais o voto evangélico cresce e faz a diferença no resultado final das eleições! Vai saber!