PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Vaidades!; Carnaval antecipado; SAMU; Fez-se a luz; Me dê motivo!
03/02/2015
 

Lula e Mujica virão

Fontes no PT mineiro garantem que o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, já aceitou o convite para participar do evento que irá celebrar os 35 anos da sigla, e que acontecerá em Belo Horizonte. O ex-presidente Lula também confirmou que a presença aos companheiros de partido. A comemoração acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro, como já informou a coluna. A presidente Dilma Rousseff, governadores e senadores também são esperados. O evento vai acontecer no Minascentro, e Dilma Roussef, para evitar o “fogo amigo vindo do PT”, certamente vai ao encontro.

Vaidades!

Responsável pela articulação do governo mineiro, o secretário de Governo, Odair Cunha (PT), não sabe a quem recorrer para lidar com o fogo amigo enquanto a oposição não lhe cria problemas. Ciúmes, alta sensibilidade e vaidade de aliados são as demandas que pautam seu cotidiano. Ainda na semana passada, durante reunião com aliados na Assembleia, prometeu estar sempre por perto e que tentará despachar, semanalmente, com as lideranças partidárias para resolver as crises.

Carnaval antecipado

Depois de mais de 10 anos sem carnaval de rua em Varginha, desde que a festa foi transferida para o estacionamento do Estádio do Melão, a cidade volta a comemorar uma das maiores e mais tradicionais festas populares do Brasil. Uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, o ET Folia vai acontecer na cidade nos dia 6, 7 e 8 de fevereiro.  Um Carnaval antecipado que acontecerá na Concha Acústica e na Avenida Rio Branco, com muita animação para os foliões relembrando os velhos tempos da festa  na cidade. A iniciativa da Prefeitura de Varginha é elogiável, porem o risco de insucesso é muito grande! Vejam que, mesmo com a escolha de atrações não muito conhecidas, todavia baratas aos cofres públicos, o Executivo conseguiu reunir atrações que podem animar e contagiar os foliões com o espírito do Carnaval, mesmo porque, será um Carnaval antecipado! O que vai determinar se o povo de Varginha e região vai mesmo “morder a isca” e aparecer na praça será uma infinidade de fatores que vai depender muito dos organizadores do evento, no caso, a Prefeitura de Varginha. Será necessário que a Prefeitura garanta, sobretudo, a segurança dos participantes, antes, durante e depois de cada noite, garantindo a vinda e volta dos foliões de forma segura e organizada.

Carnaval antecipado 2

Isso vai demandar horários especiais nas linhas do transporte coletivo, bem como segurança reforçada no local do evento, seu entorno e nos bairros mais violentos. Pois certamente uma briga de gangues, mortes ou acidentes de trânsito, mesmo que não ocorram no evento, terão vinculação direta com o mesmo! Além disso, o governo vai precisar garantir estrutura ao local, como banheiros químicos, lixeiras, limpeza, posto médico, bares e local de alimentação para todos os participantes, bem como local de fácil estacionamento e total organização do trânsito no local, que é região central da cidade, portanto, ponto vital das linhas de ônibus e circulação de carros para o comércio. Por fim o Executivo precisa assegurar aos moradores do entorno do evento o menor incomodo possível, ou seja, nada de sujeiras, fechamento de garagens, som além do permitido ou bagunça após o termino do evento, a fim de que os vizinhos do ET Folia, “abençoem a iniciativa” do Poder Público. Depois disso tudo, vem também o que se espera impecável, porem não custa repetir, o povo quer organização e competência dos artistas. Equipamentos que funcionem, horários pontuais de início e término das atrações e muita animação dos artistas durante a festa! Ah, também vale lembrar, se o tempo ajudar garantindo noites sem chuvas, também seria bom!

SAMU

Foi inaugurado nesta sexta-feira (30/01), em Varginha, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) da região Macro Sul de Minas Gerais. A iniciativa vai beneficiar 153 municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), onde vivem cerca de 2,7 milhões de habitantes. O complexo regulador do Samu Macro Sul funcionará em Varginha, no prédio onde ocorreu a cerimônia de inauguração na sexta passada, no bairro Boa Vista. O ministro da Saúde, Arthur Chioro e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel estiveram presentes na inauguração. Na oportunidade, os vereadores Rogério Bueno (que foi representando o presidente da Câmara de Varginha) e Dr. Armando Fortunato aproveitaram as presenças para apresentarem duas importantes demandas do município. A primeira delas é que o Governo de Minas ajude a manter os trabalhos do Hemocentro de Varginha, que por força de lei, fechou as portas, e Varginha ficará dependente de Poços de Caldas no fornecimento de sangue. O segundo pedido realizado ao ministro da Saúde e ao governador pelo Legislativo municipal foi a conquista de um curso de Medicina para Varginha.

SAMU 2

A inauguração do Samu em Varginha também foi um teste para ver como se dará o relacionamento do governo municipal do PTB com os petistas e adversários políticos agora no governo do Estado e da União, (mesmo o PTB integrando a base de apoio do governo Dilma, o governo petebista municipal não é simpático a presidente petista). E também um teste para o PT no relacionamento com os aliados em Varginha e na região! Bem como para ver se há “salto alto” no lado petista ou “isolamento e/ou humildade” no governo municipal. Bem as avaliações são diversas! A coluna conversou com diversas personalidades presentes na inauguração, prefeitos, vereadores, demais autoridades de diversas cidades. Em relação ao relacionamento do governo municipal aos petistas do Governo de Minas, a relação não mudou, os petebistas de Varginha não gostam nem confiam nos petistas do Governo de Minas, isso também e, sobretudo, porque os petistas de Varginha nortearam toda a organização da cerimônia em Varginha de modo a “reduzir ou evitar” qualquer destaque de Antônio Silva ou sua gestão! A participação de Antônio Silva na cerimônia foi meramente protocolar! Tanto assim que ele não participou do descerramento da placa de inauguração ou foi destacado nos discursos principais. Certamente que houve “dedo” do secretário estadual de Governo Odair Cunha (PT) e do vereador Rogério Bueno (PT) nestas articulações.

SAMU 3

Em relação ao PT e seu relacionamento com os aliados em Varginha e na região, também pouco mudou! O governo estadual ainda não definiu as nomeações em segundo e terceiro escalão, bem como, não conseguiu definir claramente que partido e parlamentar é verdadeiramente governista. Vejam que a própria eleição da mesa diretora da ALMG e definição dos principais cargos nas estatais só foram definidos na semana passada. Todavia será necessário para o Governo Estadual aquinhoar os aliados, principalmente PMDB e PRB, nas nomeações pelo interior, o que também deverá ser feito com os novos parlamentares de outras legendas que estão chegando para apoiar o governo Pimentel. Mas antes disso o próprio PT precisa estar unido e consciente que precisa dividir o espaço! Há diversos registros de “lutas internas por poder, cargos e candidaturas” no PT por todo o Estado, desde BH até cidades como Varginha. O PT precisa “curar-se internamente de sua vaidade e arrogância”, para com rapidez e exatidão, começar logo a compor um bloco de apoio para governar Minas e disputar prefeituras pelo Estado. Se achar que é absoluto e “dono sozinho do queijo” o PT pode perder poder e “cair do cavalo” já antes das eleições, como aconteceu com Dilma Roussef (PT) na eleição do presidente da Câmara Federal, que elegeu Eduardo Cunha (PMDB), ou mesmo como o PT de Varginha em 2012, quando depois de 12 anos, a legenda amargou uma fragorosa derrota por achar que governo e eleição se ganha sozinho! A conferir!

Fez-se a luz

A pouco mais de um mês o Executivo municipal assumiu a responsabilidade pela iluminação pública, tarefa antes de incumbência da Cemig. A Prefeitura de Varginha terceirizou o trabalho para a empresa Selt Engenharia Ltda, de Belo Horizonte. O gastos anuais do governo municipal com a manutenção da rede será em torno de R$ 1,5 milhão. O vice-prefeito e secretário de Planejamento Verdi Melo (PSDB) coordenou pessoalmente o trabalho de transição do serviço da Cemig para a empresa contratada pela Prefeitura e tem realizado reuniões permanentes com os responsáveis para manter a iluminação pública em dia. Já foram substituídas 224 lâmpadas que apresentaram problemas. A empresa realiza ronda nos bairros da cidade, a procura de lâmpadas acesas durante o dia e apagadas a noite, e, além disso, o serviço 0800 032 15 39, atende gratuitamente as ligações de telefone fixo e celular. Aparentemente, o trabalho realizado agora parece ser mais pontual e efetivo que o anterior, porem, ainda existe um passivo de manutenção na iluminação pública que foi deixado pela Cemig e que, apenas agora e aos poucos, a nova empresa tem resolvido! Mas vale ressaltar que neste mês de janeiro, pelo menos a coluna, não recebeu qualquer reclamação quanto ao serviço de iluminação pública, agora a cargo da Prefeitura de Varginha! O que não significa que o serviço esta a mil maravilhas, mas mostra, pelo menos, que o vice Verdi Melo (PSDB) tem uma vitória exclusiva e não política, mas no campo da administração pública, para chamar de sua! Vamos aguardar!

Me dê motivo!

O prefeito Antônio Silva deu posse na manhã de segunda-feira, 02 de fevereiro, ao novo Secretário Municipal da Fazenda, Wadson Silva Camargo, que deixou o cargo de Chefe do Serviço de Contabilidade da Câmara Municipal de Varginha, para assumir a pasta, que até então vinha sendo ocupada pelo ex-secretário Márcio Erbst, que deixa o cargo depois de dois anos de contribuição à administração Municipal. Graduado em Ciências Contábeis (2003) e Direito (2014) pela Faculdade Cenecista de Varginha, Wadson Camargo possui especialização em “Gestão Pública Municipal” (2014) pela Universidade Federal de São João Del-Rei, MBA em Auditoria e Contabilidade” (2007) pelo Grupo Prisma de Tecnologia Educacional, e é aluno regular do programa de Mestrado em “Ciências da Linguagem” pela UNIVAS – Universidade do Vale do Sapucaí. Natural de Varginha, 36 anos, Wadson é professor Universitário de diversas disciplinas no Centro Universitário do Sul de Minas UNIS e Faculdade Cenecista de Varginha, FACECA. A mudança do secretário municipal da Fazenda pode ter diversas razões, mas nenhum motivo! O ex-secretário Márcio Erbst é amigo pessoal e de confiança do prefeito Antônio Silva (PTB), tendo desempenhado um trabalho irrepreensível a frente da Secretaria da Fazenda, todavia, já é sabido que Erbst estava “cansado e saturado” do mundo político! Não precisa passar por este desgaste naquela idade, além disso, a derrota do grupo aliado a Antônio Silva no Legislativo pode ter contribuído para que o prefeito contemplasse alguns vereadores nomeando o novo secretário, bem como integrar mais um profissional com relacionado ao UNIS no seu governo. Não é mistério para ninguém que o reitor do UNIS foi um dos gurus da candidatura a prefeito de Antônio Silva em 2012, bem como a universidade tem sido parceira da gestão e fornecedora de “mão de obra eficiente” ao governo municipal! Se pensarmos neste prisma, certamente, a saída de Erbst foi uma perda pessoal para Antônio Silva, mas talvez um ganho político pra o prefeito! A conferir a eficiência e discrição do novo secretário, que terá a dura missão de manter a “saúde dos cofres públicos municipais” com a chegada de mais uma eleição em 2016, quando os gastos aumentam, e muito!    

 

 
 
Últimos artigos deste colunista
18/10/2024
11/10/2024
09/10/2024
04/10/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting