Meio Ambiente; Índice de confiança; Elétrico; Qualificação; Rapadura doce...
Meio Ambiente
Em comemoração ao Dia Mundial da Água a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programou o dia 22/03, das 7h30 às 16h, a reinauguração do Parque Novo Horizonte, que passou por um processo de revitalização. Neste dia a pesca será liberada no Parque, como forma de possibilitar um dia de muita alegria para as famílias que por lá passarem. Como parte das obras e revitalização implementadas foram executados serviços de recapeamento asfáltico e de confecção de placas de identificação e informação. O Parque recebeu novas lixeiras e bebedouros. A Academia de Rua, bancos, grades ao entorno do lago e os balanços do parquinho passaram por reforma, isso sem contar a melhoria da iluminação. Tudo para garantir momentos de lazer e diversão para a população de Varginha. O Parque Novo Horizonte, assim como o Parque São Francisco e o Parque Centenário são grandes patrimônios ambientais de Varginha. Acerta a Secretaria de Meio Ambiente em investir nos parque e incentivar o convívio da sociedade nestes ambientes.
Perguntar não ofende
Até quando vai durar o desprezo das administrações municipais com o trecho sem sinalização, calçamento e atenção social da rua do Ouro, na Vila Bueno?
Quem é o vereador condenado pela Justiça a cumprir prestação de serviços a sociedade na Associação Vida Viva e também condenado ao pagamento de multa?
A administração municipal já concedeu aumento na tarifa do transporte coletivo rural em Varginha, que passou a ser de R$ 2,80! Quando o governo vai aumentar o transporte coletivo urbano? Ou será que existe medo de novos protestos?
Qual será a legenda de destino de Racib Faria e outros dois vereadores de Varginha que aguardam as articulações futuras para mudarem de partido neste ano?
A lei que determina tempo máximo de espera nas filas dos bancos esta sendo cumprida em Varginha? Quem fiscaliza?
Páscoa amarga
Nem bem o contribuinte conseguiu pagar as contas de início de ano, renovação de matrículas escolares, IPVA etc, o governo municipal já encaminhou os carnes do IPTU de 2015, que neste ano tiveram aumento! Pelo visto, o carteiro será mal recebido este mês! E o coelho da Páscoa, estará menos doce, afinal, vai chegar depois da salgada cobrança do IPTU!
Índice de confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais - ICEI MG - inicia 2015 em queda, conforme indicador de 40,7 pontos. Esse foi o pior resultado para o mês de janeiro, desde que a série passou a ser mensal, em 2010. Houve recuo de 0,3 ponto em relação ao índice de dezembro (41,0 pontos) e de 9,8 pontos na comparação com janeiro de 2014, indicando que o ambiente econômico atual não está favorecendo a retomada de confiança dos empresários. Na análise segmentada, as pequenas empresas são as mais pessimistas, conforme indicador de 36,0 pontos, seguida das empresas de médio porte (40,8 pontos). Apesar de também continuarem mostrando falta de confiança, as grandes indústrias (42,0 pontos) mostraram leve melhora no índice em relação à última pesquisa. O ICEI nacional também mostrou o menor patamar desde o início da série histórica, registrando 44,4 pontos e indicando que o pessimismo do empresário está presente em âmbito nacional.
Partidos nanicos, Negócios enormes!
Dados de Paulo Simão, ex-dirigente do PSD-MG: há quatro novos partidos prontinhos para começar a atuar. Com isso o número de legendas aptas a participar de eleições subirá de 32 para 36. E não vai parar por aí: há outros 37 partidos em formação no momento. A criação de partidos virou próspera indústria, com o incentivo de uma generosa legislação. No Brasil, basta se criar uma legenda para ter acesso às verbas do Fundo Partidário e à publicidade gratuita na TV. Esses dois benefícios movimentam um bilionário mercado de apoio político e faz do partido um negócio ou profissão dos mais rentáveis.
Elétrico
Nestes dias em que o vice-prefeito Verdi Melo (PSDB) tem ocupado interinamente a cadeira de prefeito de Varginha, o entusiasmo de Verdi parece ter aumentado muito! O tucano não para um minuto, não perde um evento, despacha em tudo que pode e não deixa de atender os principais compromissos externos. Alias, compromissos externos tem sido o que mais agrada o prefeito interino. Afinal, é sempre bom mostrar aos “de fora” quem esta, mesmo que por poucos dias, na “cadeira e com a caneta” do prefeito. O “gosto de Verdi pela cadeira de prefeito” é tanto que, nos bastidores, o vice tucano já articula a estruturação do PSDB municipal a fim de ser o candidato a prefeito em 2016. Ainda não há nada certo e definido que Verdi será o candidato oficial a prefeito pelo grupo político formado pelo PTB/PSDB e aliados, todavia, o vice sabe que precisa se articular antes. O PSDB já faz reuniões informais com lideranças locais, assunta com articuladores e “prospecta” possíveis candidatos a vereador. O objetivo é estruturar o partido que não tem nenhum representante na Câmara de Varginha, sendo fraco na cidade, mas forte em Minas e no Brasil. Vejam que o ex-vereador Leandro Acayaba, (ex-PP, agora no PSDB) que foi um dos responsáveis por “preparar o Partido Progressista PP”, para crescer em Varginha, agora esta no PSDB e não descarta ser candidato em 2016, junto com Verdi, quem sabe até na mesma chapa? Será que os tucanos estão “voando” alto demais?
Qualificação
O Hospital Bom Pastor, bem como o Executivo municipal de Varginha tem realizado cursos para a qualificação dos servidores municipais. A iniciativa é muito saudável e mostra interesse do governo em preparar os servidores para o melhor atendimento e desempenho no Serviço Público. Todavia, é importante destacar que muitos dos servidores que participam de tais cursos de capacitação, embora desempenhem atividade fim na administração pública, são servidores terceirizados, que fatalmente são trocados com grande freqüência, ou seja, o aprendizado se perde, pois aquele que substitui o servidor, não tem o mesmo conhecimento. Este problema revela uma falha da administração e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Se não vejam: seria mais produtivo que os cursos de capacitação fossem priorizados para os servidores efetivos, a fim de que o conhecimento repassado fique no Serviço Público. Ademais, é necessário que a administração municipal e o Sindicado dos Servidores Municipais revejam o sistema de contratação terceirizada do governo! Diversos cargos e funções da administração pública municipal estão sendo ocupados por terceirizados, que não possuem os mesmos compromissos e direitos dos servidores efetivos que prestaram concurso, e podem ser dispensados ou mudados de alocação a qualquer momento, jogando por terra os custos de qualificação do Executivo para preparar um servidor que não é estável.
Rapadura doce...
As eleições de 2016 não serão fáceis pra ninguém! Mas sobretudo para o PT, haverá uma dificuldade especial em Varginha, o momento nacional e local não esta bom para a legenda! Em âmbito municipal, a administração de Antônio Silva segue com bons padrões de avaliação, sobretudo porque a gestão anterior foi muito mal. Além disso, segue valendo a máxima que o PT não é “grato nem bom parceiro político”, o que afugenta aliados políticos e empresários. Estes últimos inclusive, não querem nem ouvir falar em governos petistas. Lado outro, o relacionamento do atual governo municipal com os empresários tem sido “leve e respeitoso”. Antônio Silva é mais conhecido e reconhecido que seu vice, Verdi Melo, além de ter um histórico político mais robusto. No lado petista, se Corujinha for o candidato, a rejeição pode ser alta, e possivelmente não haverá unidade do partido para as eleições. É fato que hoje existe uma “disputa velada no PT”, a fim de definir o nome da legenda para a disputa de 2016. Se o nome escolhido for Rogério Bueno, o vereador vai precisar reconstruir as “pontes” com aliados como PMDB, PDT, PRB, PC do B, entre outros que estão estremecidos com o Partido dos Trabalhadores. Além disso, a classe empresarial, bem como boa parte do eleitorado, não conhece Rogério Bueno, não sabe o que passa em sua cabeça e, sobretudo, não confia nele, pois não vê no edil um bom “fiador das promessas e compromissos que serão assumidos pelo PT”. Se a escolhida for Geisa Teixeira, a disputa se mostraria mais equilibrada! Afinal a deputada terá o recall da campanha passada, além de apoio intenso do Governo do Estado, controlado pelo PT. Mas ainda assim, não será fácil para o PT conseguir aliados na cidade. A medida que os partidos da terceira via (PP, DEM, PV entre outros) se “desidratam” e não conseguem “ungir um único nome captalizado” para a disputa, o governo municipal do PTB vai realizando obras e ganhando crédito político na “onda nacional anti-petista”, o que ajuda na construção de um futuro político onde podemos ter um candidato do governo municipal ainda mais forte que em 2012. A possível inexistência da terceira via, jogaria os partidos independentes para apoiar o escolhido pelo PTB, e a reedição da disputa onde teríamos o “PT contra o resto”! Levando em conta que seria um PT desgastado e sem um líder popular como o saudoso Mauro Teixeira, e o resto seria uma forte liga com mais de 10 legendas e centenas de candidatos a vereador! Ou seja, a levar em conta a continuidade do quadro atual, Antônio Silva só perde para ele mesmo se cometer algum grande erro, ou se o PT abandonar sua postura egocêntrica atual, ou se a terceira via deixar de se “desidratar politicamente”! Hoje, coisas difíceis de acontecer pelo visto!