PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Cultura; Da semente a fruta; Novo point!; Novo point!; Sem arrependimentos
15/04/2015
 
PUBLICIDADE

Cultura

O presidente da Fundação Cultural de Varginha, Francisco Graça Moura, em que pese suas brigas de bastidores com agentes culturais, troca de farpas com o secretário de Turismo e mesmo as brigas políticas na defesa do governo municipal do PTB, esta colocando em prática uma serie de ações para “mostrar serviço” no comando da Fundação Cultural e do sistema municipal de comunicação. São ações que ganham destaque no cenário cultural varginhense como a reforma da Estação Ferroviária (sede da Fundação Cultural) e do Theatro Capitólio, feiras de artesanato e de economia criativa, investimentos na rede pública municipal de comunicação como a digitalização da TV Princesa e da Rádio Melodia, valorização das Companhias de Reis, e a criação de um corredor cultural englobando a Fundação Cultural, a Casa da Cultura, biblioteca, museu e outros empreendimentos da cultura. Certamente que Graça Moura vai direcionar seu “capital político” para algum fim, do contrário não se empenharia tanto na construção do “feudo de poder” criado no meio cultural. Tendo em vista que Graça Moura dificilmente se candidataria em 2016, seria um bom exercício de adivinhação tentar descobrir qual será o foco ou objetivo do presidente da Fundação Cultural para 2016, em especial depois das eleições, ainda mais se o PTB se mantiver no Poder.

Da semente a fruta

Curioso como algumas conquistas envolvem diversos estágios de empenho e ou tropeço. Vejam que na semana que passou, o presidente do Grupo Tenco, responsável pela construção do Shopping Via Café Garden, esteve em Varginha e anunciou que pretende terminar a obra ainda no segundo semestre deste ano. Certamente que a entrega do shopping à população será mais uma conquista política do governo Antônio Silva, que também tem em seu currículo a entrega da Walita, que foi outro grande investimento local. No caso do shopping, que teve sua “semente plantada ainda na gestão petista”, o efeito na população será ainda maior, pois o shopping será de uso direto e contínuo do povo, diferente da Walita que também impactou a economia local, mas não trouxe tantos dividendos políticos como dará o shopping ao governo municipal. O governo petista só não conseguiu “plantar a semente e saborear a fruta” dos dividendos políticos da entrega do shopping por pura falta de planejamento, pois a construção foi postergada e chegou até a mudar de local na gestão do PT. Embora não se possa tirar o mérito dos petistas, o que vai constar na placa de inauguração e será gravado na memória do varginhense é que Varginha ganhou seu shopping na gestão de Antônio Silva, e isso é que conta para o mundo político! Mesmo que, a “semente tenha sido plantada na gestão petista, quem fez a arvore crescer e vai, no segundo semestre, saborear o doce da fruta, será o governo do PTB”.

Ranking de mortes

Minas lidera ranking de mortes no trânsito. Um boletim inédito divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária revelou que grande parte das mortes que acontecem no trânsito em perímetro urbano são registradas em Minas Gerais. O Estado aparece em segundo lugar no ranking de trânsito violento. Só em 2012, por exemplo, foram mais de 4 mil e 600 mortes em solo mineiro, número que se mantém crescente nos anos seguintes. O estudo também mostrou que, do total, 45,3% de óbitos são de motociclistas. Os jovens e jovens adultos continuam sendo as vítimas vulneráveis no trânsito, segundo o relatório do Detran. Enquanto a faixa dos 18 a 39 anos representa 34% da população, esse grupo integra 43% das vítimas de trânsito. Entre 2007 e 2014 a participação dos jovens entre as vítimas de trânsito tem sido a mesma, oscilando em torno de 45%. Já a participação do grupo com mais de 60 anos vem crescendo, passando de 16% em 2007 para 20% em 2014. "Os jovens são mais inconsequentes, principalmente os motociclistas, eles vão costurando no trânsito, não respeitam as leis e acabam se envolvendo em acidentes", disse o Tenente Josué Muniz do 37º BPM.

Queda no Interior

Faturamento da indústria do interior em forte queda. - Todas as regiões analisadas pela Fiemg tiveram retração; no Leste, o recuo foi de 50,1%. O ano não começou bem para a indústria mineira. Enquanto o faturamento do parque estadual, em geral, recuou 10% em janeiro ante igual mês de 2014, todas as seis regiões avaliadas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais apresentaram retração. A maior queda, de 50,1%, foi registrada no Leste. E até mesmo o Triângulo, que vinha tendo sucessivos resultados positivos, amargou perdas de 12,03%. Para a economista da entidade Annelise Rodrigues Fonseca, embora o período seja marcado por um ritmo mais fraco, a retração no interior do Estado superou em muito os números do ano passado.

Contra ataque

Tucanos pretendem encomendar pesquisa de popularidade para auferir a satisfação, ou não, da população com o governo de Fernando Pimentel (PT). O PSDB acredita que o resultado será negativo pela falta de investimentos e obras paradas, já anunciados pelo governo petista. A intenção é usar o levantamento para atacar a gestão de Pimentel. Mas os petistas não dão crédito à iniciativa.

Nas nuvens

Embora tenha assumido o Governo do Estado com lamúrias sobre a situação financeira deixada pelo governo tucano passado, o governador petista Fernando Pimentel (PT) começa o mandato “sapecando” os cofres estaduais com gastos, no mínimo, descabidos tendo em vista a recessão e o arrocho do Brasil. O gabinete militar, subordinado diretamente ao governador mineiro, vai gastar R$ 28 milhões no novo avião que vai atender o governador petista. Para quem se diz espantado com o rombo encontrado, Pimentel parece que também não tem pena do sobrecarregado contribuinte mineiro.

Novo point!

O alto Vila Paiva, onde já existe a pista de Cooper, agora abriga uma academia de rua e em breve terá o “faraônico” Museu do ET, esta se transformando num “point” de esportistas da cidade. A avenida Aristides Paiva, que pela bela vista da cidade, já é um incentivo ao esporte ao ar livre, também reúne as mais belas e ostentosas casas de Varginha, construídas nos aéreos tempos do café! A região deveria ser alvo de mais investimentos do Poder Público, como a melhoria da segurança e limpeza das vias públicas. A mesma região ainda tem a sede da Rádio Melodia, Copasa e Cemig e poderia ser palco de mais atividades comunitárias na praça da Cemig, onde já existe a academia de rua. Por certo que o local, antes frequentado apenas pelos “endinheirados do café” agora começa a ser visitado por moradores de outras regiões da cidade.

Números da Dengue

Segundo informações do Setor de Vigilância Epidemiológica, até o dia 31 de março, Varginha apresentava um quadro de 242 notificações de casos de Dengue. Deste total, 35 foram confirmados, 94 descartados e 113 aguardavam o resultado dos exames. Os esforços do governo municipal com diversas ações pela cidade no sentido de combater a Dengue parecem não estar surtindo o efeito esperado, e vejam que na gestão passada o esforço governamental era menor, porem, o número de casos confirmados eram menores!

Sem arrependimentos

A Câmara de Varginha já recebeu informações sobre a proposta de renovação do contrato da Copasa com o município de Varginha, para tratar da água e esgoto da cidade. A renovação do contrato da Copasa com a cidade já vem sendo discutida, informalmente, ha muito tempo pelos edis. Uma comissão de vereadores foi criada para discutir a proposta feita pela estatal, um grupo de vereadores, inclusive, já foi a Belo Horizonte falar com técnicos da empresa. A curiosidade é saber se o Legislativo vai tratar o tema com a devida responsabilidade que merece, ou vai levar o assunto da mesma forma como levou o reajuste do IPTU, ou seja, toma uma decisão agora e outra depois, não passando qualquer segurança política e jurídica aos temas analisados e votados. Afinal, tanto o IPTU como o tratamento de água e esgoto da cidade são assuntos importantes para Varginha. Não dá para o Legislativo analisar uma proposta, perder tempo importante, emitir pareceres, votar matérias, aprovar ou reprovar alguma coisa, para depois “arrepender e querer entrar na Justiça, para buscar reparação das suas falhas de analises”, isso beira a molecagem! Não fica bem!

Sem arrependimentos 2

Cabe ao Legislativo atentar, obrigatoriamente, para três fatos e pilares que devem nortear a analise da proposta de renovação do contrato com a Copasa. 1º A Copasa cobra altas tarifas em Varginha, e isso é facilmente notado quando vemos os preços praticados por empresas públicas como o SAAE de Eloi Mendes ou o DEMAE de Poços de Caldas. Se quiser ficar em Varginha a Copasa precisa cobrar um preço justo! E os vereadores precisam fica atentos a isso! 2º A Copasa investe pouco! Foi constatado que a estatal tem baixíssimos índices de investimento em Varginha, ou seja, arrecada fortunas que vão para a sede da empresa em BH a fim de engordar os cofres do Governo de Minas, já o investimento na melhoria e ampliação do sistema em Varginha fica aquém do que deveria. Se quiser ficar, a Copasa precisa mudar este quadro, e precisa constar um cronograma de investimentos robustos em contrato! Não dá pra confiar em promessas! 3º A Copasa precisa honrar sua palavra empresarial e ter planejamento na cidade, pois cobra pelo tratamento do esgoto que não trata, e deixa o sistema depender unicamente das chuvas e questões meteorológicas. A empresa precisa ter planejamento, recuperar todo o esgoto, tratar e cuidar dos diversos rios e ribeirões que atendem e cortam o município, ter reservatórios e planejamento, para não depender “dos céus” a fim de evitar racionamentos, como estamos vivendo agora! E a Câmara de Varginha precisa ter a seriedade para cobrar estes pontos, fazer constar, em contrato, tais soluções! 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting