PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Meio Ambiente; Resgate da Paz; Simples e estimulante; Mistério; Segurança Pública
17/04/2015
 
PUBLICIDADE

Meio Ambiente

O Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – Codema, já tem novo comando em Varginha. A instituição iniciou um projeto para reaproveitar óleo de cozinha usado, promovendo o recolhimento deste produto junto da sociedade e encaminhando à empresa especializada na reciclagem de óleo. A idéia do Codema é promover também o recolhimento de pilhas e lâmpadas para reaproveitamento, impedindo seu descarte no Meio Ambiente. Em que pese as boas iniciativas do Codema, a instituição ainda esta muito aquém do que a cidade precisa. Varginha tem crescido, e junto com ela, os problemas ambientais. O Codema poderia começar sua nova gestão requerendo a imediata interdição do lixão irregular no Corcetti, ainda utilizado pela Prefeitura para o descarte de lixo, ou mesmo cobrando a Copasa para que trate todo o esgoto da cidade, sem esquecer diversos bairros como o Lagamar, por exemplo. Além disso, o Codema poderia proibir o funcionamento de usinas de asfalto dentro do perímetro urbano da cidade, ou mesmo requerer que a Copasa faça os investimentos necessários para garantir a quantidade e qualidade da água em Varginha, ou mesmo que cobre dos construtores a devida compensação ambiental quando da construção dos muitos loteamentos na cidade. As atuais iniciativas do Codema são meritórias, porem singelas frente aos graves problemas ambientais de Varginha que demandam mais coragem e ousadia das autoridades ambientais!

Resgate da Paz

Depois de uma longa celeuma da comunidade do Bairro de Fátima com este governo municipal, que envolveu até mesmo o vereador Carlos Costa (PTB), o governo Antônio Silva resolveu abrir o “saco de bondades” para tentar recuperar o prestígio perdido pela administração no Bairro de Fátima. A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), entregou nesse fim de semana as melhorias na Quadra Poliesportiva do Bairro de Fátima. O local foi revitalizado pela administração municipal, com a parceria de empresas privadas como a Dedik Esportes e o Grupo Unis (Centro Universitário do Sul de Minas) que ofereceu diversas prestações de serviços à comunidade durante a solenidade de entrega das obras. Entre as melhorias está a nova pintura da quadra. Essa é a primeira quadra municipal com iluminação vapor metálico, sistema moderno, que permite luminosidade eficiente. Ao redor, o gramado garante o contraste ambiental. Outra novidade é a Academia de Rua. A população da região já faz, diariamente, exercícios físicos nos equipamentos modernos de ginástica.

Resgate da Paz 2

Além da entrega dessas melhorias na Quadra Poliesportiva, a comunidade vai ganhar novo campo de futebol e uma Escola Municipal, ambos em construção, para serem entregues aquela comunidade ainda no decorrer de 2015. O curioso é que a comunidade do Fátima, na época tendo o vereador Carlos Costa como defensor, criticou duramente a administração pela derrubada do campo de futebol para iniciar a construção da escola. Agora, com o início da entrega de obras no bairro, parece que tanto a comunidade local quanto o vereador Carlos Costa, “antes brigados com o prefeito, estariam em fase de reaproximação”. Como diria Magalhães Pinto, “política é como a nuvem, muda ha todo momento”, e neste caso, parece que os “ventos estão afastando as nuvens cinzentas” que existiam entre Antônio Silva, a comunidade do Bairro de Fátima e o vereador Carlos Costa! Será que a calmaria vai continuar? Será que Antônio Silva convidará o radialista e vereador para a entrega da nova escola e campo de futebol?

Quem não da assistência...

O deputado estadual Fábio Cherem, (PSD de Lavras) que conseguiu boa votação nas cidades do Sul de Minas, onde também temos os deputados veteranos Dilzon Melo (PTB), Dalmo Ribeiro (PSDB) e a novata Geisa Teixeira (PT) foi rápido no retorno as bases após as eleições. Foi o primeiro parlamentar a realizar reunião aberta com lideranças municipais para discutir a destinação de suas emendas parlamentares, um assunto delicado, que normalmente acontece entre quadro paredes e envolve poucas lideranças. Cherem esteve em Eloi Mendes dia 11/04, onde se reuniu com as lideranças locais que o apoiaram. A atitude pioneira de Cherem poderia dar início a um novo tempo entre os parlamentares, um tempo em que nossos deputados retornassem mais rápido as bases e não de 4 em 4 anos. Um tempo em que as emendas parlamentares fossem realmente discutidas entre as bases, de forma transparente e democrática. Quem sabe num futuro... ainda distante!

Simples e estimulante

O Legislativo de Varginha iniciou uma bela campanha pela leitura na cidade. A iniciativa da Câmara é simples, todavia, meritória e estimulante. A Câmara de Varginha, a partir de agora, tem um ponto de doação de livros. Na recepção da Casa Legislativa ficará disponibilizada uma caixa onde as pessoas poderão colocar seus livros usados e, se encontrar no local alguma obra de interesse, poderão pegar também.Esta é uma maneira que a Câmara encontrou de incentivar e apoiar a leitura de uma maneira sustentável, fazendo com que os livros circulem e os conhecimentos possam ser repassados a várias pessoas.As doações, bem como a retirada de livros, podem ser feitas na recepção da Câmara de Varginha. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro. O horário é das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone: 3219-4757.

Mistério

O abandono do aeroporto de Varginha, por parte das companhias aéreas, é realmente um mistério a ser explicado! Já é fato a viabilidade econômica de linhas entre Varginha-BH e Varginha-Guarulhos, além disso, a condição de Varginha como cidade pólo na região dão ainda maior potencial para o aeroporto no transporte de passageiros e cargas, ainda mais com os investimentos do Porto Seco e da InterAduaneira. Porque as empresas aéreas não querem ou não podem vir atuar em Varginha? O que falta? Até mesmo os novos equipamentos de combate a incêndio que existem no aeroporto de Varginha, capacitam nossa cidade a receber grandes aeronaves, todavia, nossa pista de pouso, que é referência na região, esta as moscas! Influência política, poder econômico, falta de informação, competência, falta de gestão? Qual o mistério para explicar o abandono do aeroporto de Varginha? Porque todas as virtudes de nosso aeroporto não o fazem “decolar” no transporte de passageiros e cargas? Quem explica? De quem é a culpa?

Segurança Pública

O Legislativo Municipal realizou na segunda (13/04) uma estratégica e necessária audiência pública para discutir a Segurança Pública em Varginha. O evento foi prestigiado por representantes do Judiciário, das Polícias Federal, Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, pela Guarda Municipal, OAB, além de representantes de sindicatos, da Imprensa e demais setores da sociedade civil, sendo sentida a falta do Ministério Público. No evento foram discutidas ações para reduzir os índices de violência e criminalidade registrados em Varginha. Dentre as ações propostas durante a reunião estão: 1- O fortalecimento do Consep – Conselho Municipal de Segurança Pública, 2 - Promoção de um trabalho integrado entre todas as forças de Segurança Pública, em que todos compartilhem estratégias, 3 - Fortalecimento do vídeo-monitoramento como ação de prevenção e repressão, 4 - Solicitar apoio dos Governos Municipal, Estadual e Federal  para que sejam feitos investimentos  no setor, principalmente no que se refere à benefícios para servidores e equipamentos. O curioso é que nestas ações propostas na audiência, o Poder Legislativo pode, se quiser, tomar medidas imediatas para ajudar a combater a criminalidade na cidade, se não vejamos.

Segurança Pública 2

O Conselho Municipal de Segurança Pública – Consep, poderia ser fortalecido pelo Legislativo, caso a Câmara mudasse a lei de constituição do Consep, tornando obrigatória suas deliberações em relação ao Executivo, pois da forma como esta, o Conselho de Segurança Pública é apenas mais um “palpiteiro” visto que o Executivo não é obrigado a acatar as deliberações do conselho. Além disso, se quiser, o Legislativo municipal poderia criar o plano de carreira da Guarda Municipal, o que muito ajudaria a instituição local, bem como ampliar os recursos do orçamento municipal à Guarda Civil. Em relação a integração das ações das polícias em Varginha, o Legislativo poderia também, por lei, determinar que os órgãos de Segurança Pública da cidade (Polícias e Guarda Civil), para receberem apoio do município, mantivessem uma “única central de comando intersetorial” que envolvesse as polícias federal, militar, civil, corpo de bombeiros e guarda municipal nas principais ações de repressão e prevenção ao crime, como o tráfico de drogas, por exemplo. Já em relação ao vídeo-monitoramento, o Legislativo também poderia, por lei, ajustar o orçamento municipal, destinando mais verbas para ampliar o número de câmeras instaladas, bem como fiscalizar o atual vídeo-monitoramento, onde abundam suspeitas de irregularidades e ineficiências na compra e funcionamento das atuais câmeras. Em relação a parceria dos governos municipal, estadual e federal, há no Legislativo de Varginha, vereadores de todos os partidos no poder em âmbito municipal, estadual e federal, bem como edis ligados aos deputados votados em Varginha, que poderiam muito bem cobrar seus aliados políticos a fim de trazer mais recursos para a Segurança Pública na cidade. Trocando em miúdos, depois de ouvidas as autoridades, para melhorar a Segurança Pública em Varginha, basta que a Câmara tenha coragem e vontade política para fazer seu papel, qual seja: leis eficientes e lobby legislativo com seus pares e aliados em BH e Brasília.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting