PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Insônia; Choque de publicidade; Segurança; Cadê o povo?; Os Veteranos
29/04/2015
 
PUBLICIDADE

A força local!

Que parte, assunto ou caderno do jornal o brasileiro costuma ler? A pergunta integrou a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, SECOM, cujos resultados foram divulgados em dezembro do ano passado. Noticias da cidade e do cotidiano foram as mais apontadas, seguidas pelas informações sobre esportes, o que era previsível. Também sabido é que o noticiário sobre economia, internacional, opinião, ciência e meio ambiente não têm muitos leitores, embora em geral esses sejam leitores qualificados. O que não deixa de ser surpreendente foi a preferência relativamente baixa por celebridades e fofocas, horóscopo, coluna social e novelas. Quem sabe estas informações ajudem a balizar os gastos milionários de governos em grandes mídias nacionais.

Choque de publicidade

Os vultosos gastos do governo estadual em publicidade, realizados durante os mandatos de Aécio Neves, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho, seriam suficientes para construir duas outras Cidades Administrativa. A propaganda oficial tentava induzir a população a acreditar na prosperidade mineira. No entanto, a realidade vivida em Minas Gerais difere completamente do apregoado pelos antigos governantes. O quadro é mais grave porque, além dos combalidos cofres públicos e da situação de quase insolvência do Estado, mais esta conta ficou para ser paga pelo novo governo de Fernando Pimentel. Do bolo a imprensa do interior ficou praticamente com nada. E o senador Aécio Neves ainda quer ser presidente da Republica para maquiar o Brasil.

Insônia

Que o prefeito Antônio Silva tem por habito a “marcação cerrada” em cima de secretários e assessores próximos em busca de resultados rápidos isso não é novidade! O que tem mudado neste mandato do veterano prefeito é a tecnologia de “cobrança e acompanhamento”. Após as reuniões políticas, despachos em gabinete, acompanhamentos pontuais da imprensa e ligações telefônicas, que costumam cortar a noite, para aliados em Belo Horizonte e Brasília, o prefeito Antônio Silva se dedica a mandar e-mails aos secretários e assessores próximos, dando retornos, fazendo cobranças e principalmente determinando ações e cobrando prazos! Por certo que a “insônia” de Antônio Silva deve ser a razão da “dor de cabeça” de muitos que acordam cedo já tendo o que fazer!

Por nossa conta

Um projeto de lei do deputado estadual Gustavo Valadares (PSDB), que ainda tramita na Assembleia Legislativa, defende que os estádios de futebol de Minas – que tenham capacidade para receber mais de 20 mil torcedores – fiquem obrigados a possuir um sistema de monitoramento de imagens. Principais arenas do futebol no Estado, o Mineirão e o Independência já possuem o equipamento, mas outros estádios tradicionais, como o Parque do Sabiá, em Uberlândia, e o Helenão, em Juiz de Fora, e o Melão em Varginha ainda não disponibilizaram essa estrutura. Por certo, com as partidas importantes que estão por vir no Melão e as que o Boa Esporte terá pela frente no Estádio de Varginha, é questão de tempo, até que seja obrigatória a instalação de tais equipamentos no Estádio Municipal. A triste notícia é que, enquanto o Boa Esporte utiliza com exclusividade o estádio público de Varginha, como se privado fosse, e ganham muito dinheiro com a indústria do futebol, vai sobrar para a Prefeitura de Varginha os gastos para eventual instalação de câmeras no Melão! Alguém duvida disso!? 

Palácios do governo

O PSDB diz que, entre 2010 e 2015, a caríssima construção da Cidade Administrativa gerou economia de R$ 447 milhões aos cofres públicos. Na última semana, o governo estadual petista havia alertado, em apresentação do diagnóstico sobre a situação do Estado, que os gastos com aluguéis de imóveis em Belo Horizonte haviam quintuplicado no mesmo período, o que seria uma contradição, já que a sede foi criada para concentrar os órgãos em um mesmo local. Em nota, os tucanos afirmam que, na época, a “economia a ser gerada pela Cidade Administrativa” havia sido demonstrada pela empresa de auditoria BDO Trevisan. A conferir!

Melhor defesa é o ataque

Investigado pela operação Lava Jato, o senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) deve, em breve, depor à Polícia Federal sobre o suposto recebimento de R$ 1 milhão de um emissário do doleiro Alberto Youssef. Segundo um interlocutor ligado ao ex-governador de Minas, a intenção do tucano, inclusive, é divulgar publicamente todo o conteúdo do depoimento e mostrar que “não há o que esconder sobre a questão”. O depoimento de Anastasia deve acontecer nos próximos dias. Na semana passada, foi revelado que a estratégia da defesa do senador é demonstrar que a casa citada pelo policial federal delator Jayme Alves de Oliveira Filho, na verdade, funcionava como quartel-general da campanha de outro candidato, adversário dos tucanos.

Segurança

A coluna continua recebendo e-mails com reclamações quanto a segurança pública no Terminal Rodoviário de Varginha. E olha que o local possui uma unidade da Guarda Municipal, que pelo visto, não faz diferença para dar segurança aos milhares de cidadãos que utilizam o terminal. Não é de hoje que muitos lamentam a “queda de qualidade” nos serviços da Guarda Municipal! Uma leitora da coluna diz que “enquanto marginais intimidam pessoas no estacionamento da Rodoviária, usuários de drogas dominam os banheiros do terminal a Guarda Municipal promove caminhadas pelas calçadas ou passeios de carro pela cidade”. Para alguns a presença da GM já não impõe mais respeito aos marginais, para outros, são os guardas municipais que não querem mais “procurar serviço ou atentar para situações suspeitas nas ruas”! Afinal, porque colocar a vida em risco se, de qualquer jeito, o salário vai mesmo cair na conta no final do mês!?

Cadê o povo?

Sou da época, antes da internet farta e barata, quando as pesquisas e trabalhos escolares eram feitos em livros empoeirados da biblioteca municipal, ou em enormes enciclopédias, que tínhamos na casa de algum amigo ou tio mais endinheirado! Hoje com o maior acesso a informação, temos por exemplo, a nova biblioteca pública municipal com Biblioteca virtual, Lan House, bons museus com lanchonete, entre outras tantas oportunidades de conhecimento, e melhor, tudo isso de graça!! O que falta mesmo é a população comparecer na biblioteca, museu etc! Falta à juventude deixar a paquera no wahtshap e facebook, o “beck” fumado escondido na escola, a vadiagem nas ruas do centro e buscar conhecimento e Cultura. Trazer o povo para o Conhecimento que liberta, ensina e forma bons cidadãos para o presente e o futuro! Esse é o maior desafio da Fundação Cultural de Varginha, que parece não estar vencendo esta batalha! Afinal, “o mais pobre dos ricos, é aquele que tem só dinheiro, e o pior dos pobres, é aquele que não tem conhecimento!”

Perguntar não ofende

O convênio entre Prefeitura de Varginha e Unifenas, que permitirá o estágio de alunos de medicina nos hospitais públicos de Varginha, vai aumentar a oferta de profissionais de saúde nos hospitais ou apenas permitir que os atuais médicos contratados fiquem mais tempo em casa?

O que realmente é, na prática, o Projeto Cultivando Água Boa, alem de um “engodo e gracejo” da Copasa para continuar cobrando caro e investindo pouco pelo saneamento básico de Varginha?

Depois de construir a vida cheia de méritos e homenagens, quando o respeitado advogado Gustavo Chalfun vai sair do “banco de reservas” e se dedicar a vida pública da cidade que o fez reconhecido, mas que hoje precisa dele para oxigenar os tradicionais nomes políticos da cidade?

Os 50 anos da Fepesmig, que deu origem ao poderoso Grupo Unis, será comemorado no segundo semestre. Será que vai rolar um “curso de medicina” de presente? Ou será apenas mais uma grande demonstração de força do reitor que ensaia para um dia entrar na vida pública?

O vice Verdi Melo (PSDB) dá entrevistas e faz articulações como se fosse “herdeiro político” do prefeito que é do PTB. Será que em 2016 vai contar mais para Antonio Silva a “afinidade com o filho adotado Verdi ou a genética partidária dos filhos legítimos Jefferson Melo (PTB) e Stéfano Gazola” (PTB)? Ou teremos outro “filho adotado” até lá?

Os Veteranos

O grupo de advogados que comanda a OAB Minas cogita a volta do seu líder Raimundo Cândido Junior à presidência da entidade, em sequência à gestão de Luis Cláudio Chaves, que está encerrando seu último mandato neste ano. Raimundinho, como é conhecido na sua categoria, já presidiu a ordem por quatro mandatos. Outra opção em análise no grupo é o lançamento de uma nova liderança, em vez do veterano de muitas guerras. Nessa segunda linha, o nome mais forte para candidato oficial é o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Sérgio Murilo. A eleição na Ordem dos Advogados do Brasil é no segundo semestre. Além da projeção na sociedade e na mídia, a presidência da OAB dá a seu titular o poder sobre a maior estrutura de entidade de categoria profissional em Minas Gerais. São quase mil funcionários. Se Raimundo for o escolhido para liderar novamente a OAB em Minas, a distribuição de forças na OAB Varginha muda novamente, pois Raimundo não deixará de fora do seu grupo o combativo e conhecido advogado Vicente Loredo, que mesmo discreto, é um dos maiores e melhores cabos eleitorais na OAB na região.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting