PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Peregrino; Arrependeram?; Fashion Day; Divagando... Pedalando... Faturando...
04/05/2015
 
PUBLICIDADE
Peregrino

O vereador Henrique Lemes, nas epopéias públicas junto ao DNIT e DER para reparo nas rodovias e trevos existentes em Varginha, poderia economizar mais tempo e dinheiro público, se tivesse mais “apoio e respaldo” dos colegas petistas do Legislativo. Afinal, a única BR que corta Varginha, BR 491, esta sob responsabilidade do DER, ou seja, praticamente toda a malha rodoviária aqui existente esta por conta do Governo de Minas, e sob influencia da poderosa caneta do secretario estadual de governo Odair Cunha, que vem a ser “unha e carne” com o vereador petista Rogério Bueno, que senta ao lado de Henrique Lemes! Diante disso, porque o vereador Henrique ficar batendo perna em Pouso Alegre, BH para conversar com os “subordinados” se pode pedir para o colega ao lado ligar direto para o “chefe”? Alias, estranho o vereador Rogério Bueno (PT), antigo paladino das reclamações contra o governo do Estado, agora está quietinho diante das deficiências do Estado, depois que seu PT assumiu o governo!

Arrependeram?

O Executivo tanto fez terrorismo até conseguir criar os cargos de agentes de trânsito, o que enfraqueceu ainda mais a guarda municipal, e agora nada mais faz para melhorar a fiscalização do trânsito. Ou seja, criou a cargos de agente de trânsito mais não nomeou ninguém, não existe nenhum agente de trânsito fiscalizando o trafego na cidade, ou mesmo contribuindo com o Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN. Porque criaram o cargo se não iriam tira-lo do papel? O único objetivo era fazer terrorismo com a Guarda Municipal? Será que arrependeram?

Divagando... Pedalando... Faturando...

Lembro-me bem que certa vez, um antigo empresário que trabalhava com equipamentos de som em Varginha, numa conversa apimentada com este colunista e outros presentes numa sala da Prefeitura de Varginha, divagava em tom de questionamento, os gastos da administração daquela época, que teria gasto um determinado valor com uma rádio da cidade! Na época, o empresário que alugava equipamentos de som, questionava a relação do prefeito com a rádio, dizia que os valores gastos com os órgãos de comunicação da cidade eram por demais “suspeitos”. Jogava todos os órgãos de comunicação da cidade na “vala comum” e margeava por baixo a relação entre Prefeitura e Imprensa. Talvez toda aquela conversa “embebida em inveja e fúria” fosse em razão do seu infortúnio profissional, afinal, tempos depois o tal empresário foi varrido do mercado de sonorização profissional. Porém, parece que os “conceitos devem ter mudado”, pelo menos para aquele triste empresário, que agora “pedala para ganhar a vida” e já não acha estranho a relação entre Prefeitura, órgãos de imprensa e as autoridades. Vejam que nesta semana, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Turismo, vai apoiar uma suposta “copa de ciclismo”, que seria realizada por um jornal local, e vejam só, supostamente idealizada e organizada pelo fatídico “empresário das pedaladas”. Qual seria a curiosa relação do secretário de Turismo com o jornal local? E mais, qual será a relação do jornal com o tal empresário das pedaladas? O evento é privado? Quem ficará com eventuais lucros? Haverá prestação de contas dos valores e apoios públicos ao evento? A permissão jurídica e conhecimento Legislativo para tal apoio público? O suposto apoio ao esporte pode dar margens a lucros indevidos? A coluna não esta aqui colocando em cheque a atuação do secretário de Turismo, ou mesmo o Jornal, nem mesmo o apoio ao Esporte! O que a coluna mostra é que, as maldosas divagações passadas do “empresário das pedaladas”, pelo visto, devem ter ficado pra trás e o “triste empresário deve ter evoluído seus pensamentos”, ou teria engolido suas palavras do passado?

Caminho das pedras

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza entre os dias 6 e 8 de maio o 32º Congresso Mineiro de Municípios, um dos maiores eventos em prol do municipalismo do país. O tema desta edição será a "Cidade do Futuro", projeto idealizado pela AMM com o apoio da empresa de consultoria PwC Brasil, que tem como metas tornar a gestão municipal cada vez mais eficiente na administração e bem-estar do cidadão.O projeto tem foco em sete eixos principais: cidade segura, saudável, fluida, rica, transparente, inteligente e sustentável. Os critérios visam o desenvolvimento da gestão pública integrada à sociedade de forma colaborativa e transparente, e buscam aliar conhecimento para estabelecer uma administração comprometida com a cidade que todos querem ter. Mas outro tema também vai dominar, nos bastidores, o encontro da AMM. É que o prefeito de Pará de Minas, Antônio Julio (PMDB), que também é o presidente da AMM, foi o pioneiro a ganhar a briga política e judicial contra a Copasa, conseguindo expulsar a estatal da cidade e contratar uma nova empresa, que além de garantir maiores investimentos, também assegurou maior pagamento ao município pela exploração do serviço. A prefeitada toda quer aprender com Antônio Julio o “caminho das pedras” para colocar a Copasa na parede, fazer a estatal investir nas cidades do interior e botar fim na política da empresa de apenas retirar gordos lucros do interior para mandar à sede em BH.

Fashion Day

A Prefeitura de Varginha participou da abertura do 1º Varginha Fashion Day, iniciativa do Sebrae e ACIV, que movimentou o Centro da cidade, em frente ao Theatro Capitólio.  Uma iniciativa que faz parte do Projeto de Revitalização do Centro Comercial de Varginha, com o objetivo de promover ações que gerem crescimento e novas experiências ao comércio local. O desfile reuniu 38 lojas de vários segmentos. Na passarela, destaques da moda outono/inverno entre outras novidades do mercado. A parceria do Executivo juntamente com o Sebrae, Aciv e parceiros na revitalização do centro produziu este belo evento e promete muito mais. A iniciativa é aplaudida pela coluna por sua eficiência na produção de bons resultados.

Dá em Chico e em Francisco!

O vereador Jorge Direne (PT) apresentou um requerimento na Câmara de Varginha com alguns questionamentos à Copasa. Ele quer informações sobre os contratos com empresas que prestam serviço para a Companhia na cidade. Entre as informações pedidas estão: quantas empresas atualmente prestam serviços para a Copasa, qual a função de cada uma delas e qual a validade de cada contrato com essas empresas. O vereador petista talvez tenha percebido a coincidência de que ha muito tempo, boa parte das obras da Copasa na cidade são realizadas por uma única empreiteira local. E que possivelmente, a empreiteira também venha a ajudar a Copasa no gerenciamento do Aterro Sanitário. Maior coincidência ainda é que a direção da tal empreiteira tem fortes vínculos com o PTB local e seu presidente estadual. Curioso é que, se o vereador petista desconfia da “boa sorte e próspera parceria” existente entre a empreiteira local e a Copasa, principalmente no período estadual tucano, o mesmo vereador petista pode agora questionar a própria Copasa, que é subordinada ao atual governo estadual petista. Afinal, se houve qualquer irregularidade entre a Copasa e seus parceiros no passado, não podemos saber, todavia, se houver agora, uma coisa podemos saber, haverá omissão ou participação do governo estadual petista, o mesmo apoiado pelo vereador que agora questiona a estatal.

Democratas e petebistas

Há quem aposte, tanto entre democratas e petebistas, que a fusão do DEM e PTB é apenas uma questão de tempo, apesar das negociações terem sido interrompidas, por causa da resistência da turma do senador José Agripino, presidente nacional do DEM, que parte, principalmente, do líder da legenda no Senado, Ronaldo Caiado (GO). Outros muitos democratas, no entanto, continuam articulando nos bastidores e esperam que, em breve, será possível vencer as resistências internas na legenda. É melhor aguardar para ver, porque só tem cacique nesta história. Embora hajam otimistas nos dois partidos, políticos experientes acreditam que o tempo jogue contra a fusão entre o DEM e o PTB. É que os líderes das duas legendas querem dar tempo ao tempo e estimam que a fusão possa ser sacramentada somente em setembro. O que é muito complicado para a estratégia eleitoral, já que o prazo final para filiação de eventuais novos candidatos expira em outubro. Haveria muito pouco tempo para angariar partidários, mesmo com toda a correria do mundo. Além disso, não é mistério que o PTB e o Democratas em Varginha tomam rumos diferentes frente as eleições de 2016. Além disso, os partidos possuem caciques que pensam diferente e possuem entendimentos e pesos políticos diferentes. Enquanto o PTB, comandado por Jefferson Melo (leia-se deputado Dilzon Melo), vai apoiar a provável reeleição de Antônio Silva, o Democratas, tendo Renato Paiva como líder e diversos cafeicultores como seguidores, caminham para o “desencanto político”, odiando o PT e sem estímulo para apoiar o PTB, torcendo por uma 3º via consistente em 2016. Atualmente, a única semelhança entre PTB e Democratas em Varginha é a aversão ao PT, o resto são “cicatrizes e ressentimentos”! Como os partidos poderiam, agora, se unir em Varginha? E se ocorrer, quem comandaria o novo grupo, um petebista ou um democrata? A conferir

Perguntar não ofende

Houve melhorias na iluminação pública depois que a Prefeitura de Varginha assumiu o serviço, só falta saber agora, quando vão aumentar a taxa de iluminação?

A TV Princesa receberá a doação de uma unidade móvel de transmissão ao vivo, trata-se de uma Van totalmente equipada para ser utilizada pelo jornalismo da TV. Será que agora a emissora vai mostrar ao vivo o desleixo com o lixão no Corcetti, ou a falta de segurança no Carvalhos, ou a falta de vagas nas creches ou, pelo menos, vai entrevistar os vereadores da oposição?

Guarda Municipal e Polícia Militar vão demonstrar parceria na Segurança Pública para a partida final do Campeonato Mineiro de Futebol que acontece em Varginha neste final de semana?

As doações de sangue colhidas em Varginha estão sendo suficientes para a realização das operações e transplantes que acontecem em Varginha e região?

Tentando tirar do papel as idéias colhidas na audiência pública de Varginha, vereadores foram até o secretário estadual de Segurança Pública cobrar providências. Será que o mesmo terá a atenção e a pressa que esperam os varginhenses?

A nova lei de manutenção do asfalto nos novos loteamentos será fiscalizada e cumprida, ou será mais uma lei a ser esquecida no cipoal da legislação ineficiente do país?
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting