PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
IPTU; Provoca!; Segurança; Aeroporto; O caminho
06/05/2015
 
PUBLICIDADE

AMM

Nesta quarta-feira, 6, o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), assume a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) durante abertura do congresso anual da entidade. O evento se estende até sexta-feira no Expominas, e reúne o maior número de prefeitos do Brasil, sendo vitrine para muitas políticas de governo, e ações públicas. Entre as novidades políticas deste ano, certamente o presidente da AMM, prefeito Antônio Julio, vai explicar a muitos prefeitos de Minas como fez para expulsar a Copasa da cidade de Pará de Minas, sem precisar pagar nem um centavo e garantir milhões de reais em novos investimentos em saneamento básico na cidade, e de quebra ainda colocar outra empresa que paga mais pela exploração do serviço. Varginha terá representante no Congresso da AMM.

IPTU

O vereador Jorge Direne (PT) continua sua “cruzada” contra o aumento do IPTU em Varginha. Embora esteja combatendo “moinhos de vento”, o petista perece o mais coerente dos parlamentares em relação ao assunto! Afinal, sempre se mostrou contra o aumento, diferente de muitos edis, inclusive os da mesa diretora, que hora votaram a favor do aumento do IPTU, e depois recorreram a Justiça e outras alternativas para “chorar o leite derramado”.

Junto, mas não misturado!

PSB e PPS agora formam um único partido! A união das legendas ainda vai dar muito pano pra manga Brasil afora! Ainda mais em Varginha onde as legendas possuem “cabeças que pensam diferente”. Enquanto o PSB do vereador Armando Fortunato ainda não se decidiu sobre 2016, o PPS do ex-vice-prefeito Marcos Foresti, já sabe que estará na oposição ao PT nas próximas eleições. É muito provável que o PSB seja o “cabeça” da união, mas de qualquer forma, Armando Fortunato e Marcos Foresti já saíram ganhando numa coisa: melhoraram a “perspectiva de votos ao novo partido”, afinal, da forma como estavam, nem PSB nem PPS sozinhos conseguiriam fazer legenda para as próximas eleições! Juntos, quem sabe!

Ele voltou

O deputado federal Eros Biondini voltou a cidade nesta semana. Veio participar de uma reunião no Legislativo Municipal. A ligação do federal com a cidade é das mais geladas, mesmo o parlamentar tendo “pescado” milhares de votos aqui! Afinal, Eros conseguiu seus votos em Varginha, basicamente, por conta do movimento religioso ligado a igreja católica, o que não demanda “fidelidade ou comparecimento” constante na cidade. Diferente de deputados como Dimas Fabiano (PP), Dilzon Melo (PTB) ou Geisa Teixeira (PT) que mantém “tropa de choque” constante na cidade em ações políticas e recursos de emendas para Varginha! Em que pese o modus operandi de cada parlamentar, é sempre bom para as lideranças locais saberem que terão um “interlocutor” do deputado sempre na cidade, isso facilita o contato, diferente do staff de Eros Biondini que, como o papa da igreja católica, raramente “dá as caras por aqui”.

Perguntar não ofende

Qual o impacto do tráfico de drogas sobre a criminalidade em Varginha? Qual o índice de reincidentes entre os jovens e adolescentes? A marginalidade entre os jovens esta aumentando?

Porque não se utiliza um único número 0800 para marcar consultas médicas em qualquer unidade de saúde da cidade? Porque cada unidade vai adotar um número diferente e a ligação não é mais gratuita? A intenção é complicar e encarecer ou as duas coisas?

Como andam as negociações entre Copasa e o município de Varginha para a renovação do “caro e draconiano” contrato para o tratamento de água e esgoto da cidade? Porque não se mostram números, taxas e investimentos? É pra ser segredo mesmo?

Quando e como se dará a prestação de contas dos gastos públicos com um evento particular de ciclismo que aconteceu na cidade? Será que vão “pedalar os lucros pra debaixo do tapete”?

Unifenas ou UNIS, qual instituição vai dar o sonhado curso de Medicina a Varginha? Já existe torcida no meio político, advinha quem possui mais torcedores?

O título do Mineiro não veio pro Sul de Minas, mas será que o Executivo municipal gostou de ver o nome de Varginha e da Prefeitura sendo repetidos constantemente em rede nacional no domingo? Dizem que os “lupanares” ficaram lotados no final de semana!

Provoca!

Vira e mexe vemos aparecer por ai “rankings de qualidade, troféus, e outros frufrus” dando conta que Varginha se destacou em alguma área! Evidente que a população não sente o mesmo “destaque” na qualidade de vida, apontado nestes levantamentos e pesquisas, ainda mais porque, em todos os governos, sob o comando de todos os partidos, sempre aparece algum “engodo” deste tipo. Nesta semana que passou, Varginha teria sido destaque num ranking das melhores prefeituras do país e conquistou o Troféu das “Melhores Prefeituras Brasileiras de 2013/2014”, de acordo com pesquisas do Instituto de Pesquisa Hoje Online. Se estes levantamentos são verdadeiros não se sabe, mas certamente, pra provocar a oposição, estas informações são das melhores! O PT nem protestou quanto a divulgação agora de tal “ranking”! E o medo de ver questionado a tal pesquisa da Firjan, que no passado apontou o governo petista de Corujinha como “mil maravilhas”? Trocando em miúdos, não da pra acreditar em mais nada!

Segurança

Na semana que passou foi comemorado os 20 anos de instalação do Batalhão da Polícia Militar em Varginha. Vale registrar que a construção do batalhão, feita com recursos municipais, ou mesmo outras tantas reformas e investimentos que a PM recebe em Varginha, tudo com recursos locais é a prova de que a centenária instituição de Segurança Pública não tem do que reclamar em Varginha. Pelo contrário, tudo que esta terra pode fazer para melhorar a Segurança de seus moradores, os municípios tem feito. Todavia, em que pese a “amabilidade” dos muitos comandantes que passaram por Varginha, a Polícia Militar precisa investir mais na Segurança Pública na região. Falta efetivo, faltam viaturas, falta manutenção, faltam equipamentos, falta estrutura! Cadê o helicóptero que prometeram para a PM de Varginha? E quanto aos armamentos? Porque os bandidos das capitais aparecem aqui com fuzis enquanto nossos soldados ainda estão com .40 e 38s ? A Segurança Pública em Varginha só não esta mais “maquiada e sucateada” porque não interessa ao crime expor o drama por que passa o Sistema de Segurança Estadual. Nestes 20 anos de Batalhão PM em Varginha, o que temos a comemorar é que, pela ajuda da Prefeitura de Varginha (nas varias administrações que houveram), bem como pelo apoio de diversas entidades parcerias na região, a Polícia Militar não sucumbiu ao crime, mesmo com a falta de investimentos do Governo do Estado na instituição! Duvida? Pergunte, em off, a qualquer soldado da PM se ele tem certeza que voltará vivo para casa no final do expediente ou se tem certeza que o Estado faz o melhor pela Segurança em Minas?

Aeroporto

O governo federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil – SAC, já “passou” o controle do aeroporto de Varginha para a Prefeitura pelos próximos 35 anos, tudo no papel, por meio de um convênio sem custos para as partes! Embora isso seja importante para a Prefeitura de Varginha, na prática, não muda nada para os milhares de passageiros de Varginha e região que estão sem vôos da cidade para os grandes centros urbanos do país! Quando as autoridades vão dar notícias que interessem realmente ao cidadão? Quando os vôos voltaram para o aeroporto de Varginha? Prefeito, não esqueça que a reativação de vôos estava no seu “plano de metas/promessas” de campanha! E nem vou entrar no mérito do tal “aeroporto de cargas de Varginha” bla, bla, bla, e mais um monte de conversa fiada que já contaram por ai!

O caminho

Passadas as eleições de 2014, e já passados mais da metade do governo municipal, as atenções políticas agora se voltam para os municípios. Em Varginha se consolida entre o povo que Antônio Silva prometeu muito, não vai conseguir entregar tudo! Além disso, a crise econômica em todo o país, bate em Varginha onde a economia esta parada, há poucas contratações e os números da violência explodem! Neste cenário, a administração municipal já não tem mais novidades a apresentar e já não cola mais “pendurar a conta nas costas do governo passado”. Lado outro, em que pese as reclamações quanto ao governo municipal do PTB, também é claro entre o povo que, “Varginha já viveu momentos piores no governo do PT”, ainda existindo resistência ao Partido dos Trabalhadores. Todavia, também entre o povo há clara separação entre PT e Geisa Teixeira. Não é difícil encontrar pelas ruas quem odeie o PT, mas ama Geisa! Ou quem odeie a Dilma, mas votou em Pimentel, ou mesmo quem acha o PT é desonesto, mas acredita plenamente na lisura e seriedade do vereador Rogério Bueno, líder do PT em Varginha. Vale também destacar que, neste contexto de “muitas promessas a cumprir”, Antônio Silva tem o mote para pleitear mais um mandato! No que alias, todo mundo acredita! A questão é apenas nos pormenores que fazem a diferença! Tipo, quem vai querer acompanhar o PT que não divide poder e esta com forte rejeição popular? Ou mesmo, porque Antônio Silva deixaria a reeleição se não tem concorrentes definidos? Ou porque Antônio Silva escolheria Verdi Melo novamente para vice? As respostas de perguntas assim já começam a ventilar pelo Executivo e Legislativo de Varginha e BH!
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
22/03/2024
20/03/2024
14/03/2024
13/03/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting