PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Escolhido!!; Negociações pro futuro; Decepção; Lupa!; Estopim; Estopim
13/05/2015
 
PUBLICIDADE

Escolhido!!

Nos bastidores já está definido, Antônio Silva será mesmo candidato a reeleição! E a escolha não poderia ser mais obvia! Afinal, em que pese o desgaste político desta administração depois do aumento do IPTU e a demora para a entrega de obras de destaque, é fato que Antônio Silva sempre enfrentou certo desgaste político nas demais disputas, todavia, também é fato que, hoje, os adversários de Antônio Silva também possuem uma rejeição ainda maior, o que favorece o prefeito. Além disso, a falta de divisão de cargos por parte do PT no governo do Estado afastou os aliados do PT em Varginha, e a aproximação do governo do PTB junto aos partidos independentes pode colocar de vez uma “pá de cal” na idéia da terceira via, fortalecendo ainda mais a chapa de reeleição!

Negociações pro futuro

O vice-prefeito Verdi Melo (PSDB) parece ter mudado seu “mantra político”, tirou 2016 da cabeça e agora foca 2018 ou 2020, afinal o vice já sabe que não será candidato oficial de 2016, porém, esta suando a camisa para provar que é o melhor nome para continuar na chapa majoritária! “Não faço questão de continuar como vice, mas o nome escolhido precisa agregar mais, ser melhor que o meu!”, sentencia o vice que conhece o “poço de vaidades” da política municipal e sabe que sua permanência na vice seria a escolha “menos traumática” para o atual grupo político do governo! Além disso, notícias vindas de Brasília apontam que, se houver uma “boa proposta”, o PP local pode colocar na “geladeira” o sonho da candidatura própria! Uma ex-liderança do PP, que agora tucanou, disse que mantém “apreço e contatos com o dono do PP local” e que vai trabalhar para convencer que “Verdi é a liderança do futuro na cidade”! Vai ter trabalho pela frente!

Decepção

Um líder do PMDB local está decepcionado com o desdobrar das eleições de 2014! Depois de apoiar uma deputada local do PT esperançoso de ser prestigiado nas nomeações locais, o empresário tem visto seus pedidos caducarem nas gavetas do Poder estadual! O peemedebista que até outro dia defendia a parceria PMDB/PT para as próximas eleições, agora sabe que maior que a “ilusão da política, só a fome de cargos dos petistas”, que nunca gostaram dividir Poder! Alias, é voz corrente entre PMDB, PRB e PC do B regional, aliados dos petistas nas eleições estaduais, que o PT não vai atender as nomeações dos aliados! Só petistas estão sendo nomeados na região! Deputados federais e presidentes das regionais do PMDB já oficiam o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) e o presidente da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB) mostrando insatisfação com o Governo do Estado comandado pelo PT. O presidente da ALMG já não despacha mais com o secretário de Governo Odair Cunha (PT), cansado de ver seus pedidos barrados pelo petista! Como chefe do Poder Legislativo, Adalclever Lopes agora se reporta direto ao governador para fazer seus pedidos!

Lupa!

O prefeito Antônio Silva tem dado maior atenção a “boatos da rádio peão” que circulam pelos corredores do Poder, ainda mais com as eleições se aproximando e o risco de que “desvios de conduta ou escândalos” possam manchar a administração! A “lupa fiscalizadora” de Antônio Silva já analisa as contas do grito de carnaval antecipado, realizado em fevereiro. É que alguns custos têm dado pano pra manga, ou melhor, pra abadas! Sem falar nos gastos e atividades da Fundação Cultural onde os jornais institucionais mais parecem “álbuns de foto” do presidente da fundação, que estampa varias fotos suas em praticamente todas as páginas das publicações! Quem lê os jornais da Fundação Cultural, em razão da “mídia pessoal” ali expressa, tem dificuldade de saber se Antônio Silva aparece pouco ou se Graça Moura aparece muito, ou se o presidente da Fundação tomou posse como prefeito!

Perguntar não ofende

O que é maior, a fome dos petistas por cargos, a vaidade do presidente da Fundação Cultural ou o aumento dos gastos da Câmara de Varginha?

Depois de conhecer os números da pesquisa eleitoral em Varginha, Antônio Silva será o maior cabo eleitoral da candidatura a prefeito de Rogério Bueno (PT)?

O Boa Esporte pode arrendar o estádio municipal para jogos de outros times? Há algum pagamento ou vantagem para o Boa quando da realização de jogos oficiais no estádio municipal?

A Feira da Paz terá gastos “salgados e nebulosos” como o grito de carnaval ou o prefeito Antônio Silva fará uma “pré-higienização na organização do evento”?

Se o vice Verdi Melo ou secretário Aristides Ribas Filho sorteassem o presidente da Fundação Cultural no amigo oculto do final de ano, que presente dariam a ele?

Coragem para mudar

Dos deputados federais com votação expressiva em Varginha, o deputado federal Dimas Fabiano (PP), foi o único que participou de todas as votações em plenário na Câmara dos Deputados em Brasília, sem faltar ou se abster das votações que marcaram o período de 27/04 a 07/05. Diversos dos deputados federais que “pousam de bom moço” em Varginha faltaram a sessões, se abstiveram e não tiveram coragem de “mostrar a cara” nos temas analisados! Os dados são públicos e podem ser acessados pelo site da Câmara! Alias, será que o deputado federal Diego Andrade (PSD), neste mandato, vai gastar menos com consultorias e poupar nossos impostos, ou vai continuar sua cruzada de gastos com a cota parlamentar?

Estopim

O aumento do ticket alimentação dos funcionários do Legislativo municipal mostra que a Câmara está pagando muito aos servidores ou que o Executivo esta pagando pouco? A gritante diferença entre os valores dos tickets pagos por Executivo e Legislativo municipal será o estopim para maior insatisfação entre os servidores municipais? Haverá protestos entre os servidores do Executivo? Como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais vai tratar o tema? O Executivo tem recursos para equiparar o ticket dos servidores da prefeitura ao dos servidores da Câmara? Confiram estas e outras perguntas na “radio peão dos servidores municipais” na sala de cafezinho mais próxima da Prefeitura de Varginha!

Cultura

Com a participação de 120 artesãos, de 10 representantes da culinária típica local e regional, e de bandas, corais e cantores que se apresentaram nos espetáculos e shows com os mais variados gêneros musicais, aconteceu no período de 05 a 10 de maio – semana das mães – a 2ª Feira de Maio de Economia Criativa, um dos principais projetos da Fundação Cultural de Varginha. Segundo levantamentos dos organizadores cerca de 23 mil pessoas transitaram pela feira, gerando uma receita de R$480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais) computando-se nesta quantia as vendas efetuadas diretamente aos consumidores e as expressivas encomendas que os expositores receberam de pessoas físicas e de lojistas e decoradores locais, da região e de várias cidades do interior de São Paulo. A realização do evento realmente animou a praça da Fonte, sem com tudo ganhar o destaque necessário que a Fundação precisa para se sagrar vitoriosa até aqui! A periferia da cidade ainda não tem acesso a Cultura, e os “esqueletos no armário” ainda não foram resolvidos. Projetos culturais de agentes particulares que receberam recursos públicos e não prestaram contas regularmente, ainda não devolveram os recursos! Além disso, o “feudo de Poder” criado pelo presidente da Fundação Cultural dentro da instituição começa a enfrentar o boicote dos próprios servidores municipais insatisfeitos com o chefe!

Postura individual ou institucional?

A coluna presenciou um flagrante absurdo protagonizado pela centenária Polícia Militar de Minas Gerais em Varginha. Na manha do último sábado, uma guarnição da polícia militar que estava próxima do calçadão da Wenceslau Brás, aplicava uma multa numa caminhonete que estaria estacionada em local proibido (em cima da faixa de pedestres) em frente as Lojas Cem! Levando em conta que violência em Varginha tem crescido absurdamente, e que muitos dos números são “maquiados pela PM” para esconder sua ineficiência, este colunista foi até o local, para ver a atuação dos PMs. Embora o cabo PM que chefiava a equipe estive possuído de fina arrogância, e de flagrante falta de educação no trato com os trabalhadores que utilizavam a caminhonete parada em local proibido, era nítida a percepção que algo naquela história não soava bem! Aproximando mais da ocorrência, percebi que não se tratava apenas de uma multa de trânsito, mas de uma perseguição ou proteção por parte da Polícia Militar ou daqueles PMs que comandavam a ação. Ocorre que, juntamente com a caminhonete que estava parada em local proibido, ocupada por suados trabalhadores que descarregavam alguns materiais, também havia um veículo de passeio, placa HLG 9747, que também estava estacionado em local proibido, (em cima do calçadão, ao lado da caminhonete que foi multada), todavia os militares ignoraram aquela infração de trânsito do 2º veículo, multando apenas a caminhonete. O proprietário da caminhonete demonstrava sua frustração, pois, dizia que não era a primeira vez que a PM o tratava com indiferença. Afinal, além da ignorância dos militares no trato com os cidadãos que pagam seus salários, estranhamente o cabo que liderava a operação se recusava a fazer e/ou constar no documento que havia outro carro estacionado irregularmente e que este não receberia multa! Quem é o dono daquele veículo de passeio? Porque, para a Policia Militar, aquele proprietário estava acima da lei? Qual o interesse ou vantagem que a PM ganhou por proteger aquele proprietário dos rigores da lei? Será que o fato dos ocupantes da surrada caminhonete de trabalho ser ocupada por homens simples, que trabalhavam no sábado para ganhar seu pão, isso os fazia inferiores aos privilegiados do carro de passeio que não foi autuado? O proprietário da caminhonete disse que não é a primeira vez que seu veículo é tratado com indiferença pela PM, para o cidadão que já foi assaltado várias vezes em seu comércio, sem que a PM conseguisse sucesso na prisão dos bandidos, a PM esta se “profissionalizando” em maltratar pobres, proteger poderosos e correr de sua função no combate aos criminosos! A questão é saber se estes desvios de conduta são uma triste marca daquele arrogante PM que comandou a operação, ou se chega até o comando do 24 BPM e toda a cúpula da centenária Polícia Militar, que um dia, foi orgulho e destaque na Segurança Pública nacional!

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting