PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Segurança; Economia; Cercadinho; Juventude: líderes e aloprados!
18/05/2015
 
PUBLICIDADE
Segurança

A Guarda Civil Municipal de Varginha (GCM) tem novo comandante, é o Guarda Civil Municipal, Gerson Alves da Trindade, que vai trabalhar em conjunto com o diretor da GCM Tenente aposentado do Exército Jair Gabriel. A missão do novo comandante não será fácil. A Guarda Municipal enfrenta sérios problemas e esta enfraquecida em comparação ao seu auge nos primeiros anos de criação. Ronda a Guarda Municipal a possibilidade de perder o controle do vídeo-monitoramento para a PM, além das muitas rusgas da PM com a Guarda. Vale lembrar também que a instituição municipal luta por um plano de carreira e mais investimentos do Executivo. O novo comandante também vai enfrentar problemas com a tropa para “enquadrar aqueles que não gostam de trabalhar”, bem como as diversas vaidades da PM com a Guarda. Gerson Alves e Jair Gabriel também vão suar a camisa para conseguir aumentar o efetivo e os salários na instituição, mas não sem antes fazer a tropa “mostrar serviço”. Afinal, a violência e marginalidade só crescem e em meio a isso tudo, a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Federal, além de não “falarem a mesma língua, vivem num grande poço de vaidades institucionais”.

Economia

Após encerrar 2014 com retração no faturamento na maior parte das regiões, as indústrias instaladas no interior do Estado perderam ainda mais ritmo no primeiro bimestre. Todas as seis regiões avaliadas pela Fiemg apresentaram resultados negativos, com destaque para o Norte, com recuo de 43,17% ante igual intervalo do ano passado.O governo de Minas voltará o foco para o setor automotivo, indústria pesada e de eletroeletrônicos em busca da diversificação econômica e para reduzir a dependência da mineração e metalurgia. Entretanto, estas atividades continuarão recebendo atenção especial, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso.

Números da administração pública

83% é a porcentagem de municípios brasileiros que apresentaram irregularidades fiscais ao Cadastro Único de Convênios (Cauc), sem o nome limpo no Cauc, os municípios ficam impedidos de receber diversos investimentos públicos federais.

A Prefeitura de Varginha conta com 81 servidores efetivos que atuam nos setores de varrição e capina. A grande dificuldade hoje em dia é encontrar mão de obra para capinar. O Executivo Municipal demorou 45 dias para encontrar 30 homens disponíveis para trabalhar nesta área.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais indeferiu a liminar pedida pela Câmara de Varginha, pedindo o cancelamento da mudança na cobrança do IPTU. Porém o TJMG ainda vai analisar o mérito do pedido na ação, embora o pedido da mesa diretora da Câmara para reduzir o IPTU ainda possa prosperar, o indeferimento da liminar é um “indício de vitória” da Prefeitura de Varginha, que não ganhou esta “guerra jurídica, mas já venceu a primeira batalha”.

Fruto de esforço concentrado de todos os seguimentos administrativos e operacionais da Fundação Cultural de Varginha, foi possível adquirir computadores, comprar os novos móveis funcionais e efetuar a aquisição dos 3 mil livros que comporão o novo acervo, e antecipar a inauguração da revitalização da Biblioteca Pública Municipal, que acontecerá no próximo dia 29 de maio, às 10 horas. O investimento foi de R$200.000,00, dos quais 120 mil foram captados junto ao Fundo Estadual de Cultura-FEC-MG e 80 mil de recursos do orçamento da Fundação Cultural de Varginha.

Sigla cresce

O PSB mineiro tem se reunido para discutir a fusão com o PPS e a filiação de um novo membro: o deputado federal Eros Biondini, que está saindo do PTB. Representante da Renovação Carismática Católica, Biondini entra no PSB reforçando o time de prefeituráveis do partido, e de quebra, será o “pistolão” que deve fazer o controle da nova sigla em Varginha ficar nas mãos do vereador Armando Fortunato, que na última eleição apoiou Dimas Fabiano (PP) para deputado federal, mas pelo visto, já deve ter “reatado” com Biondini!

Rumo ao embate?

A mais de seis meses das eleições para a diretoria da OAB/MG, marcadas para fim do ano, a disputa já começou nos bastidores. O grupo liderado pelo advogado do Sul de Minas Luis Fernando Valladão que concorreu e perdeu no último pleito, parece que pretende articular uma nova chapa de oposição. A oposição afirma ter fechado o apoio de importantes lideranças da advocacia na capital e no interior. A conferir!

PMDB

Um encontro do PMDB reuniu no último sábado, em Caratinga, Zona da Mata, mais de mil prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. Para comparação, uma reunião do PSDB na mesma cidade e fim de semana juntou menos de 20 pessoas. O sucesso do evento deixou peemedebistas em êxtase. “O PMDB está vivendo seu melhor momento”, afirmavam em uníssono Adalclever Lopes e Vanderlei Miranda, respectivamente presidente e líder da maioria na Assembleia Legislativa de Minas. Segundo Adalclever, o evento de sábado foi o primeiro de uma série que irá preparar as bases partidárias para o pleito de 2016. Varginha inclusive deve sediar um destes eventos. O PMDB tem uma meta ambiciosíssima: pretende lançar 400 candidatos a prefeito em Minas, para tentar eleger uns 200 e sair das urnas como o maior no Estado. Em Varginha o partido já recruta candidatos a vereador, e possíveis nomes para a campanha majoritária de 2016. Mesmo com o pleito ainda distante, uma coisa parece estar ficando clara aos peemedebistas de Varginha e de Minas, o maior adversário e obstáculo para o crescimento do partido será o PT, que já começa a boicotar as indicações peemedebistas no Governo de Minas.

Cercadinho

Na semana passada a Fundação Cultural realizou a licitação para a seleção de empresa especializada na confecção e montagem de gradis, para fazer o cercamento do espaço urbano no entorno da antiga Estação Ferroviária, onde será implantado o Corredor Cultural que abrigará exposições, concertos, eventos literários e as mais variadas e distintas manifestações.Estão em fase adiantada as medidas e providências técnicas e legais para a licitação do piso ecológico entre os trilhos, uma inovação e uma solução inédita em obras desta natureza, que proporcionará conforto para os futuros frequentadores do “Corredor Cultural”. Em que pese as adversidades e inimizades políticas que vem enfrentando, o presidente da Fundação Cultural, Graça Moura, parece estar disposto a “mostrar serviço”, mesmo que seja com idéias alheias! Afinal, com tantos cargos no Executivo com mais “tinta na caneta” que o de presidente da Fundação, vai que o PTB ganha a reeleição e lhe sobra “coisa melhor” não e mesmo!!

Juventude: líderes e aloprados!

Com o objetivo de conseguir novos doadores para o banco de sangue de Varginha, em uma época fora das grandes campanhas de doação, o Conselho Municipal de Juventude procura conscientizar da importância do jovem ser protagonista da mudança que tanto sonha para a sociedade. O Conselho de Juventude de Varginha vai realizar a 1ª Campanha Social de Doação de Sangue. No período de 11 a 22 de maio os integrantes do Conselho estarão passando nas Universidades, fazendo a divulgação e cadastrando os alunos para doação. No dia 18 de maio, às 9h, os Membros do Comjuve farão doações e nos dias 25 de maio e  01 de junho, os alunos cadastrados receberão um Certificado que poderá ser usado como horas de extensão. Vale registrar que Gabriel Kentenich, presidente do Conselho Municipal da Juventude e do PTB jovem tem realizado um belo trabalho de liderança jovem na cidade, em que pese a desilusão de nossos jovens com a política e ações de governo! A cada dia que passa, infelizmente, temos mais jovens desmotivados longe das decisões políticas, cheios de ânimo para fazer idiotices e menos idosos sábios, dispostos a contribuir com o país, porem sem o entusiasmo necessário para isso!

Perguntar não ofende

Porque o Legislativo não possui espaço institucional na programação da TV Princesa e Rádio Melodia? Estes órgãos são públicos ou “feudos midiáticos” do Executivo?

Será que continuam os palpites amadores, para ajudar amigos e eleitores, feitos por vereadores junto ao Demutran a fim de interferir no trânsito de Varginha? Qual o conhecimento técnico dos edis para tais interferências?

Os prédios públicos de Varginha são ambientalmente corretos, reutilizam água da chuva, possuem iluminação inteligente etc? Ou será que nossas autoridades só gostam de cobrar, mas não dão exemplo?

As coletas de sangue em Varginha, realizadas pela equipe do Hemominas, estão sendo suficientes para atender a demanda? Porque não temos mais coletas diárias de sangue na cidade?

As academias de rua em Varginha estão sendo utilizadas e cuidadas a contento? Há estímulo nos bairros para seu uso e proteção? A manutenção nos equipamentos é realizada corretamente?

Quem são os empresários e profissionais liberais respeitados na cidade que desistiram de entrar na política porque estão, primeiramente, ocupados tentando salvar a relação conjugal? Ainda há o preconceito político contra homem solteiro ou mulher divorciada?
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
28/03/2024
27/03/2024
22/03/2024
20/03/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting