PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Retrato falado; Aniversário; Café; Casa cheia; Segurança Pública
26/05/2015
 
PUBLICIDADE

Retrato falado

Durante depoimento do ex-presidente da Construtora Camargo Corrêa, Dalton Avancini, à CPI da Petrobras na última quarta-feira, o deputado federal Delegado Waldir (PSDB-GO), famoso por fazer questionamentos diretos, descontraiu o clima sério da sessão ao começar suas perguntas:

— O senhor consegue fazer um retrato falado do líder dessa organização criminosa? Se ele tem quatro dedos, é barbudo?

Arrancando risos dos outros parlamentares, foi interrompido pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ), já acostumado com os ataques ao seu partido na CPI e com os discursos do deputado-delegado.

Aniversário

Varginha comemorou na semana passada um ano das mudanças no trânsito nas principais vias do centro comercial da cidade. O balanço é positivo, o projeto foi criado e iniciado na gestão passada, e concluído nesta administração. A celeuma criada no inicio deste governo, quando a reforma do trânsito estava parada, tomou um contorno diferente depois deste um ano de conclusão das obras principais! Em um ano vimos que a obra melhorou o transito da cidade, que o projeto do PT elaborado para o trânsito, causou polêmicas, gerou suspeitas quanto aos custos e negociações com as empresas, mas, ao final, enquanto o governo do PTB colheu os méritos políticos por concluir a obra, o PT colheu, recentemente, a aprovação do Tribunal de Contas referente a administração de Corujinha (PT). As obras ainda não terminaram, ainda faltam melhorias na entrada da cidade, para as pessoas que chegam pela avenida Dr Módena. A sinalização é confusa e o trafego pelas ruas pequenas e apertadas do bairro ainda confunde quem deseja ir ao centro da cidade.

Café

A safra brasileira de café 2015/16, que está sendo colhida agora, deve ficar em 50,4 milhões de sacas de 60 quilos. É o que aponta a primeira estimativa para a safra 2015/16, realizada através de consulta entre agrônomos, cooperativas, produtores, exportadores, comerciantes, armazenadores e Secretarias de Agricultura.A safra 2014/15, antes indicada em 48,9 milhões de sacas, foi revisada para cima para 49,8 milhões de sacas. Assim, estima-se um aumento de 1% na produção 2015/16 contra 2014/15. A produção total de arábica 2015/16 foi indicada em 36,1 milhões de sacas, com incremento de 7% contra 2014/15 (33,6 milhões de sacas). Já a safra 2015/16 de conillon foi colocada em 14,3 milhões de sacas, devendo ter queda de 12% na comparação com 2014/15 (16,2 milhões de sacas).

Perguntar não ofende

Agindo como se dono fosse, o Boa Esporte pode alugar o estádio municipal para outros times de futebol? Quem fiscaliza isso?

Como ficará composto o conselho de administração do Hospital Regional e o controle da instituição? A Prefeitura de Varginha vai continuar fazendo investimentos no local mesmo sem o controle administrativo do Hospital?

A cerimônia de entrega da revitalização da Biblioteca Pública Municipal terá mais convidados ou “amigos do Graça” que vão ao evento para “secar” a atuação do presidente da Fundação Cultural?

Assassinatos, roubos, aumento das apreensões de armas de fogo. A escalada da violência em Varginha é resultado da crise econômica do país ou realmente precisamos rediscutir a paciência, tolerância e respeito entre as pessoas?

Depois dos questionamentos feitos pela coluna, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente convidou um integrante do Jornal Gazeta para apoiar e contribuir com idéias no Programa Cultivando Água Boa! Diante do “convite para jantar feito pelo Lobo à Ovelha”, como  criticar ou se omitir a ajudar?

O vice Verdi Melo (PSDB) foi a tribuna da Câmara para falar da situação dos loteamentos da cidade, os já existentes e os que estão por vir, bem como das diretrizes para liberação de aceite, alvarás, etc. Isso é fácil! Será que o vice teria coragem de dizer o que acontecia nesta área na administração passada, quando da gestão de um poderoso e afamado ex-petista?

Casa cheia

No último sábado foi aniversário do deputado federal Dimas Fabiano (PP), o parlamentar que tinha o hábito de fazer um grande evento para receber amigos do interior como prefeitos, vereadores e outras lideranças que o apóiam em Minas mudou a agenda neste ano. Dimas ficou com a família no final de semana, mas não desistiu de receber as lideranças do interior, pelo contrário! Nos dias 25, 26 e 27 desta semana acontece a 23ª marcha dos prefeitos em Brasília, quando diversos prefeitos mineiros e de todo o Brasil vão cobrar apoio do Governo Federal. Entre as pautas cobradas pelos prefeitos está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a União de delegar novas atribuições aos governos estaduais e municipais sem a destinação de verba garantida. O documento, que será lançado durante o evento, inclui também questões como o piso salarial dos professores, a judicialização da Saúde, a merenda e o transporte escolar, a transferência de encargos sem a devida previsão financeira e as proposições cujos efeitos foram suspensos, a exemplo da redistribuição dos royalties de petróleo e gás. O deputado Dimas Fabiano (PP) apóia as reivindicações dos prefeitos e vai receber as diversas lideranças do interior em sua casa. A comemoração do aniversário vai dar lugar a um grande encontro político. Certamente que as eleições de 2016 estará na pauta das conversas.

Resquícios da ditadura

Fato triste, porem felizmente cada dia mais raro, vermos resquícios da ditadura, autoritarismo e abusos na honrada Polícia Militar!Há algumas semanas este jornalista publicou nota onde explicitou a perseguição, despreparo e atitude tendenciosa de alguns policiais militares na aplicação de multas no calçadão da Wenceslau Brás. Atitudes não condizentes com uma instituição honrada e respeitada como a Polícia Militar de Minas Gerais, mas que como qualquer grande instituição, infelizmente, possui “elementos” que não honram a instituição. Nos dias seguintes a publicação da nota, os policiais envolvidos na patética ocorrência dedicaram tempo nas redes sociais a difamar e ofender gratuitamente este articulista pela denúncia da atitude tendenciosa e covarde praticada. Até mesmo um infeliz ex-comandante que deveria reprimir abusos da tropa, subscritou os xingamentos dos militares pela internet. É ate compreensível que tal ex-militar não aceite críticas e estimule a violência, afinal, hoje ele “vende segurança privada”, para ele quanto pior estiver, mais lucro! Já os militares que se dedicaram, em horário de serviço, a caluniar este jornalista também é compreensível que estejam tristes por vestirem com perfeição a carapuça do despreparo e da perseguição. Em outros tempos, a ditadura permitia que militares batessem, roubassem e matassem sem se quer, serem questionados! Hoje, vivemos no mundo democrático, onde a imprensa cobra, fiscaliza e denuncia! Até mesmo a liberdade para reclamar via web é uma conquista garantida a todo cidadão! Se fosse na ditadura, a covardia não seria digital, mas sim nos calabouços do regime militar. A saudade dos tempos da ditadura, do tempo em que os militares não podiam ser questionados em suas ações por “entendidos de Segurança Pública” ou não, só existe na cabeça retrograda de “coronéis”, que por sorte, já aposentaram, ou na cabeça daqueles que, também por sorte, não comandam, pois não possuem a honradez e espírito democrático dos militares de hoje, que sabem se submeter a Democracia e a liberdade de expressão! Para as demais “querelas” sempre existe as Corregedorias, o Judiciário e até mesmo a Imprensa, mas voltar ao autoritarismo, onde os militares não precisavam prestar contas de seus atos, jamais!

Segurança Pública

Já que estamos falando da atuação da Polícia Militar, parece que o batalhão de Varginha tomou uma atitude corajosa nesta semana, reconheceu em nota que a criminalidade em Varginha cresceu cerca de 40%. Segundo a 24º BPM, de janeiro a maio de 2015 foi registrado pela Polícia Militar um aumento de 40,98% do número de casos de roubos tentados/consumados em Varginha em comparação ao mesmo período de 2014. A nota ressalta que 44% das prisões de autores de crimes violentos praticados este ano foram envolvendo menores infratores, situação esta que demonstra um aumento da participação do menor no crime e um aumento da violência por parte destes menores. A polícia também registrou um aumento de 87,5% na apreensão de armas de fogo, passando de 8 armas em 2014 para 15 armas em 2015. A PM reconheceu inclusive a necessidade de um trabalho conjunto entre as forças de Segurança Pública na cidade, como Ministério Público, Judiciário, polícias, imprensa, além da fundamental participação da sociedade com denuncias e apoio as ações de rua. Parece que começamos um novo ponto em Polícia Militar e sociedade, pois a atitude da PM de mostrar a realidade à população, (mesmo que uma realidade assustadora), mostra que começa a existir uma relação de verdade e confiança entre o cidadão e as forças de Segurança Pública. Mais que proteger a população, a PM precisa contar com a confiança e respeito da sociedade para fazer seu efetivo trabalho. Quando a sociedade ver nos policiais militares os justos protetores da ordem e da lei, e se sentir segura e não ameaçada na sua presença, ai sim vamos tirar do traficante a imagem de “rei da favela e defensor dos pobres, ou dos bandidos a idéia que o crime compensa”. Mas para isso, precisa existir verdade e sinceridade entre cidadão e policial.   
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
28/03/2024
27/03/2024
22/03/2024
20/03/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting