PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Segurança Pública; Avanço político!; Corredor Cultural; Mulher na Política
22/06/2015
 
PUBLICIDADE

 Segurança Pública

Mais uma crise se arma na Defesa Social, setor no governo mais suscetível a convulsões. Nos últimos dias, chamas de “fogo amigo” tentaram queimar o secretário, Bernardo Santana, que não vem se entrosando bem com o chefe da PM, Coronel Bianchini, cujas tropas atuam em choque com a área prisional e andam irritadas por causa da medalha da corporação à primeira-dama.

O desentrosamento na segurança é notável: a PM estimula seus homens a efetuarem o máximo de detenções, mas a Polícia Civil é que faz inquéritos e o sistema prisional que abriga detentos não tem estrutura para acompanhá-la. O resultado é que os conflitos crescem no sistema, enquanto os detentos se amontoam em celas. A propósito, a PC vem tentando há cinco anos fazer um concurso público para contratar novos investigadores, até agora, sem sucesso.

O gigantismo da PM e o nanismo da PC revelam um sistema de segurança focado na repressão à bandidagem ralé, que está na base da pirâmide do crime. E despreparado para investigações que permitiriam combate mais justo e eficiente ao crime, com a prisão também dos escalões superiores. A disparidade entre as polícias Militar e Civil vem de longe. E foi agravada nos últimos anos com o sucateamento da segunda. Hoje, em equipamentos e pessoal, a PM é pelo menos cinco vezes maior que a PC no Estado.

Avanço político!

No último dia 3 de junho, o Ministério da Saúde publicou a portaria nº 677 a qual certifica os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do país de acordo com o padrão de desempenho, acesso e qualidade do atendimento prestado a população. O CEO de Varginha, localizado na Policlínica Central, foi considerado pela auditoria externa de avaliadores como acima da média nacional.

O avanço na melhoria do setor municipal de saúde bucal em Varginha é uma construção conjunta de petistas e petebistas. Enquanto o PT, principalmente, nas gestões do saudoso prefeito dentista, Mauro Teixeira, investiu pesado na área de saúde bucal, a gestão Antônio Silva não se intimidou em apoiar um bom projeto do governo adversário e vem conseguindo prêmios e bons resultados sociais. Que bom seria se exemplos assim se multiplicassem pelas administrações vindouras.

Corredor Cultural

A criação do Corredor Cultural no espaço da antiga estação ferroviária e seu entorno é uma grande oportunidade para o meio cultural local e um belíssimo projeto do Executivo Municipal E aqui damos também o crédito ao “califa da cultura”, prof. Graça Moura, que está à frente da iniciativa. Todavia, é preciso estruturar toda a região para realmente se entregar o que estão prometendo, a fim de que o corredor cultural não se torne a “ciclovia” deste governo! O espaço precisa mais que apenas fechamento e novo piso. Na região não há banheiros públicos, espaço para estacionamento, guarita de segurança para PM ou GM, iluminação adequada, e, principalmente, envolvimento dos moradores da região que serão afetados diretamente! A idéia do corredor cultural é sem dúvida, um grande ganho para a cidade, mas precisa de muito mais...! A conferir

Troca de cadeiras

O presidente da OAB-MG, Luis Cláudio Chaves, está bem cotado para “subir para Brasília”. Ele está entrando como vice-presidente na chapa oficial para a sucessão da diretoria nacional da OAB. A vaga de presidente ficou com o atual vice-presidente, o gaúcho, Cláudio Lamachia, que, se ganhar a eleição, assumirá o lugar do atual presidente nacional da OAB Marcus Vinicius Coelho. O grupo da situação tem grande chance de vencer as eleições internas e manter o poder na OAB.

E nessa lógica de promoção do vice à cabeça de chapa, Luiz Cláudio Chaves passaria ao topo na lista de presidenciáveis para a sucessão seguinte. Em Varginha o advogado e ex-presidente da OAB, Gustavo Chalfun, é da linha de frente dos amigos e advogados próximos a Luis Cláudio e certamente deve ser lembrado para ocupar espaço na entidade, caso o amigo vença as eleições. Nesta semana, Chalfun esteve em Brasília, onde auxiliou outro amigo, o advogado e vereador, Rômulo Azevedo, que também tenta “novas oportunidades” em eleições vindouras, porém com muito mais obstáculos a frente.

Mulher na Política

Alguns vereadores de Varginha participaram na última sexta-feira (12) do Ciclo de Debates “Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que querem as mulheres de Minas”. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas, faz parte de uma série de encontros regionais que tem o objetivo de discutir os desafios para a participação das mulheres na vida pública. O evento foi realizado em Varginha em razão da atuação da deputada estadual Geisa Teixeira (PT), que juntamente com outras deputadas estaduais, tiveram a oportunidade de mostrar suas atuações na cidade.

Os vereadores, Rômulo Azevedo Ribeiro, e a vereadora Racibe de Fátima Faria fizeram parte da mesa de honra na abertura do evento. Os vereadores Jorge Direne, Rogério Bueno, Pastor Fausto e Carlos Costa, também estiveram presentes no evento. Na verdade, Geisa Teixeira quer mais que destacar o papel da mulher na política, a parlamentar pode estar passando “nas entrelinhas que chegou a hora de Varginha ter sua prefeita”! O que alias, casa com o desejo de muitos petistas de fazer da ex-primeira dama e agora deputada, a candidata a prefeita do PT em 2016!

Os vereadores que estiveram presentes ao evento, cada um com seu motivo e interesse, sabem bem que, embora o PT esteja muito desgastado junto ao povo, o carisma de Geisa, (a exemplo do carisma do finado ex-prefeito, Mauro Teixeira) pode surpreender nas eleições, ainda mais se o governo estadual petista for apostar pesado na jovem deputada.

Promessa é dívida

Depois que a coluna comentou sobre o asfaltamento realizado pelo governo municipal nas estradas rurais da cidade, alguns leitores da coluna que moram no “Condomínio Riviera do Lago”, que fica próximo ao Lagamar, enviaram e-mails à coluna comentando a notícia.

Dizem que o vice-prefeito, Vérdi Melo (PSDB), ainda na campanha política de 2012, esteve no local e teria prometido asfaltar a estrada que liga o Lagamar ao Riveira, e que até o momento a promessa não saiu do papel!

“A Prefeitura faz manutenções periódicas nesta estrada, principalmente na época de chuvas, que chega a ser de 15 em 15 dias. Se analisarmos na ponta do lápis, sai muito mais caro essas soluções paliativas do que uma solução definitiva, ou seja, a pavimentação”, dizem os moradores. Além da economia com o asfaltamento, ao invés dos constantes reparos na estrada de terra, também precisa ser computado o respeito e os benefícios que isso irá gerar para quem mora nestes bairros, pois todos pagam IPTU e precisam ter vias asfaltadas para transitar. Os muitos sitiantes e produtores rurais localizados após o Riviera também cobram tal obra. Dizem que o asfaltamento também ira trazer mais segurança para quem trafega no local.

Universidade + Governo= bons projetos

Dando sequência a temporada 2015 de atividades, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realiza neste sábado, 20/06, a partir das 8h, mais um SEMEL/UNIS NOS BAIRROS, desta vez no Parque Novo Horizonte, com aula de alongamento e caminhada dentro da aula de zumba e de Treinamento Funcional, além das atividades desenvolvidas pelo UNIS na área de atendimentos à saúde.

Uma manhã dedicada ao esporte, lazer e saúde programada para atender a população do bairro e adjacências, cumprindo, assim, o compromisso de descentralizar as atividades da Semel para todos os bairros. Não é a primeira vez que o Grupo Unis soma esforços com a Prefeitura de Varginha e atividades da Secretaria Municipal de Esportes, aliás, o UNIS se aproximou do Executivo nesta administração do PTB. 

Perguntar não ofende

- Haverá mudanças na composição da Câmara de Varginha nos próximos meses? Alguém vai dar adeus ao Legislativo?

- O prefeito Antônio Silva fará novas mudanças no secretariado? Alguém do 1º escalão vai disputar eleições em 2016?

- A volta de Raimundo Zaiden e Zé Dobrada aos cargos de confiança em Varginha vão ressuscitar os “boatos maldosos” sobre eles do final da gestão petista? Ou será que tais boatos nunca deixaram de circular, mesmo depois da administração municipal petista?

- O prefeito Antônio Silva e o vereador Carlos Costa, ambos do PTB, (por enquanto), são amigos, inimigos ou atores merecedores do Oscar?

- Graça Moura teria poder numa administração onde Vérdi Melo tivesse a “caneta”? O secretario Ribas Filho conseguiria trabalhar em conjunto com Graça Moura a fim de realizar grandes eventos em Varginha?

- Antônio Silva conseguiria apresentar ao eleitorado idéias novas e revolucionárias para embasar um novo mandato? Ou vai apresentar ao povo apenas o medo de retorno do governo “descontrolado e gastador” petista que vem assustando o Brasil? 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting