A conferir
Nota-se uma quase unanimidade entre marqueteiros em torno do seguinte prognóstico para 2016: as eleições municipais deverão registrar o pior desempenho do PT desde a chegada do partido ao Planalto em 2003. Está ocorrendo uma desfiliação partidária em massa no país, com a saída principalmente de militantes jovens, afugentados pela baixaria e corrupção na política. O fenômeno atinge a várias legendas, e não apenas o PT que parece o mais atingido. Em meio a este prognóstico, lideranças do PT de Varginha tem uma candidata a prefeita como Plano A e um vereador candidato a prefeito como Plano B, e nem pensam em abrir mão de lançar candidato em 2016!
A volta do “Todo Poderoso”
Membros do governo municipal que tiveram contato com o ex-secretário municipal petista Raimundo Zaiden, que foi nomeado recentemente no Departamento de Estradas e Rodagem –DER em Varginha fazem o mesmo comentário: “O todo poderoso voltou!”. Em alusão ao estilo “prepotente e confiante adotado pelo ex-secretário” que promete se esforçar para levar o PT novamente a Prefeitura de Varginha. “Raimundo Zaidem é uma figura política polêmica, foi muito atacado e alvo de diversas histórias que podem até ser folclore, mas que ainda assombram quando contadas”!
Marcando posição
A deputada estadual Geisa Teixera (PT) que esteve em Varginha na semana passada para a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, preparou para voltar á região nesta semana, mas foi pega de surpresa pelos acontecimentos políticos envolvendo seu governador Fernando Pimentel (PT). Geisa iria participar da abertura da ExpoCafé em Três Pontas, junto com Pimentel e sua comitiva. Ocorre que as últimas investigações da PF envolvendo irregularidades na campanha de Pimentel, bem como a credibilidade dos governos e políticos petistas em cada abaixo levou Pimentel, Geisa e comitiva a desistirem de vir para a Expocafé. O evento organizado por lideranças agrícolas, muitas delas tem pesadelos com o PT, até conversam bem com a jovem parlamentar, mas a exemplo de Pimentel, Geisa preferiu não arriscar ouvir uma vaia na abertura do evento. Alias, Geisa deve se encontrar com lideranças partidárias no domingo e na segunda, quando passa pela região e, ai sim, vem a Varginha para discutir política. Quem anda sumido de eventos públicos em Varginha é o deputado Dilzon Melo (PTB). O parlamentar é presidente do PTB estadual e tem aparecido apenas no plenário da ALMG, onde profere discursos inflamados contra o governo estadual petista. Em Varginha Dilzon Melo parece restrito aos contatos familiares e reuniões políticas exclusivíssimas com aliados mais próximos. Não se enganem com Dilzon, quando ele some, é porque esta “catando pedras para o estilingue”, diz um aliado do parlamentar!
Vitrine 2016
A administração municipal do PTB já começa a fazer ações de marketing político com vistas a 2016. Na terça-feira, 29/06, a Prefeitura de Varginha expôs na Praça do ET, centro da cidade, diversos veículos e máquinas compradas para a frota municipal. A iniciativa visa mostrar o investimento do atual governo para modernizar a frota, melhorar os serviços prestados e também economizar recursos com o aluguel de veículos, uma prática comum nos governos petistas passados. Em que pese os altos custos de aluguel de veículos dos governos petistas, também é um triste fato que os veículos públicos possuem uma vida útil bem menor que os da iniciativa privada. Outro fato é que a frota da Prefeitura de Varginha estava mesmo precisando de investimentos, todavia, “este governo municipal esqueceu de dizer que, boa parte dos veículos comprados, foram através de convênios com os governos petistas, estadual e federal, um mero detalhe, não é mesmo?!”
Assessoria feudal
O “barão da Cultura” de Varginha parece já ter declarado “independência” da cidade e seu comando político, e fundado um “feudo exclusivo onde é o foco dos holofotes”, pelo menos é o que parece para a mídia. Afinal, as releases que partem da assessoria independente da Fundação Cultural informam as “realizações da Fundação Cultural, presidida por Graça Moura”, já as releases que partem da assessoria de imprensa oficial da Prefeitura de Varginha informam as “realizações na Cultura realizadas pela Prefeitura de Varginha, por intermédio da Fundação Cultural, tendo o prefeito Antônio Silva como chefe do Poder Executivo e líder de todas as ações das secretarias e autarquias municipais”, será que isso mudou?
Perguntar não ofende
A criação do Corredor Cultural vai melhorar a realização do Projeto Quinta da Boa Música (QBM)! Será que a administração vai lembrar que o Quinta da Boa Música surgiu no governo passado?
Mesmo com mais recursos investidos no CDCA nesta administração, a presença “fraternal e política” de Geisa Teixeira ainda é mais forte na instituição do que a do prefeito Antônio Silva! Será que Toninho precisa sorrir mais ou jogar uma pelada com os jovens da instituição?
A TV Princesa vai adotar o sistema de imagem digital em breve, isso vai possibilitar uma imagem ainda mais nítida. Será que isso vai provocar uma onda de “plásticas” nos políticos locais a fim de se mostrarem “bonitinhos na TV e no horário eleitoral”?
Belo trabalho realizado pela Prefeitura de Varginha com famílias carentes no tratamento e operação do Glaucoma e da Catarata. Porque todo todos os tratamentos de saúde em Varginha não poderiam seguir o mesmo modelo preventivo?
Cinco dos 15 vereadores de Varginha podem mudar de partido nos próximos 4 meses. A fidelidade partidária acabou ou foram as propostas que estão encantando mais que o medo das sanções eleitorais?
O despertar de Carlos!
O combativo vereador Carlos Costa (PTB) parece estar voltando aos “velhos tempos de rigor com lei e a fiscalização”. O vereador foi procurado por moradores descontentes e desconfiados da Copasa em Varginha, o que alias não é difícil de achar! As reclamações são com relação ao efetivo tratamento do esgoto cobrado regulamente nas contas da estatal. Há fortes rumores de que a Copasa não realiza o tratamento de todo esgoto recebido e que o esgoto de fossas sanitárias estariam sendo despejados diretamente no meio ambiente. O pior é que não existe uma fiscalização segura e regular que possa atestar que a Copasa esta cumprindo com seu dever, de tratar o esgoto pelo qual cobra caro o tratamento. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comporta-se como uma “extensão da Copasa, submissa e vassala”, na medida que nem mesmo os investimentos prometidos a Varginha pela Estatal são cobrados pela Secretaria. A Copasa prometeu ampliações e melhorias na rede e não cumpriu, prometeu recuperar o lixão no Corcetti e colocar em funcionamento o aterro sanitário e não cumpriu. Prometeu auxiliar os catadores que sobrevivem do “sub-emprego do lixo”, e também não cumpriu! Todavia, as salgadas contas mensais da Copasa chegam regularmente as casas dos varginhenses, e disso, o Executivo municipal nada fala! O vereador Carlos Costa cobrou do Executivo a garantia de que a Copasa esta mesmo tratando todo o esgoto da cidade pela qual é bem paga! O vereador poderia incluir no pacote de cobranças, o porque do “terrorismo” feito pelo vice-prefeito quando foi a Câmara, já ha dois anos atrás, dizer que o lixão no Corcetti já tinha exaurido sua capacidade e seria urgente entrega-lo, sem licitação, juntamente com o controle do aterro sanitário para a Copasa. Passados dois anos, o lixão no Corcetti continua funcionando irregularmente recebendo lixo e a Copasa nada fez até agora! O povo só vem perdendo neste caso! Será que o vereador poderia perguntar ao Executivo “quem ganhou com tudo isso”?
Segurança
Todas as escolas públicas estaduais, municipais e federais em Varginha possuem câmeras de vídeo para garantir segurança ao patrimônio público e seus usuários? A Guarda Municipal tem sistema de patrulhamento em todas estas escolas, principalmente nos finais de semana, quando acontecem a maioria dos assaltos? A Polícia Militar de Varginha deixou sua soberba de lado para atuar em parceria com a Guarda Municipal na cidade? Quando os agentes de transito vão atuar no controle de trafego em Varginha? A eterna briga entre Polícia Civil e Militar ainda existe na cidade? Porque o Governo de Minas, hoje comandado pelo PT, não faz os investimentos necessários na Polícia Militar e Civil de Varginha? Porque os petistas locais pararam de cobrar o governo estadual pelos investimentos necessários na cidade?
Atuação Legislativa
A atuação da Câmara de Varginha na promoção de audiências públicas para discutir temas de destaque local como Meio Ambiente, Segurança Pública, Educação entre outros, é uma importante ferramenta da Democracia na solução dos problemas da cidade. Ainda mais quando o Legislativo ouve propostas, sugere soluções, mas principalmente, cobra ações das autoridades envolvidas. Em relação a este último quesito, não se tem notícia na Câmara. Nos últimos meses o Legislativo realizou audiências públicas e reuniões importantes onde foram ouvidas autoridades, identificado erros, todavia não se deu retorno á sociedade da cobrança de soluções e as efetivas mudanças benéficas a cidade! Será que o Legislativo não vai reunir e divulgar o resultado prático para a cidade das muitas reuniões, audiências e outros tantos bate-bocas que ocorreram no plenário? E nas férias de julho, o Legislativo não funcionará? Não vai atentar para a fiscalização do Executivo, nem analise de seus atos?