PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Bola da vez; Heranças; Segurança; Bola dentro; Fieis da balança
15/07/2015
 
PUBLICIDADE

Bola da vez

Depois dos prefeitos de Lavras e São Sebastião do Paraíso, começou uma corrida de políticos rumo ao PMDB. Neste momento, estão em negociações com o partido seis parlamentares estaduais, cerca de 30 prefeitos e incontáveis vices e vereadores, além de alguns federais. Na verdade, estes políticos estão em busca de “entrar no governo sem ter o desgaste de virarem petistas”, e entrar no PMDB, maior aliado dos petistas parece uma boa saída para ganhar as benesses do poder. Ainda mais porque o PMDB é um “aliado onde o fogo amigo é muito comum e permitido”. A exemplo dos parlamentares Renan Calheiros (PMDB/AL) e Eduardo Cunha (PMDB/RJ) que vivem malhando o governo, e dos líderes peemedebistas mineiros, que também já abrem fogo contra o PT para as eleições municipais de 2018. Na ALMG, negociam sua adesão aos quadros peemedebistas os deputados Neilando Pimenta (hoje PP), Nozinho (PDT), Isauro Callais (PMN), Tiago Ulisses (PV), Fábio Cherem (PSD) e Lafayette Andrada (PSDB).

Cheque especial

R$ 20 milhões: É o montante do empréstimo que a Câmara Municipal de Montes Claros autorizou a prefeitura da cidade a contrair com o Banco do Brasil. E neste momento de crise econômica, o que tem de Legislativo municipal aumento os gastos ou permitindo que as prefeituras também gastem mais ou peguem empréstimo, não é brincadeira! Em Varginha a Câmara não conseguirá economizar o mesmo valor das gestões passadas se levar adiante a faraônica idéia de construir o desnecessário novo prédio para o Legislativo. Além disso, os valores para suplementação orçamentária do Executivo, bem como o próprio orçamento do município para 2016, prometem dar uma “afrouxada”, afinal ano que vem é ano de eleições! A conferir!

Heranças

O vereador e presidente do PT em Varginha, Rogério Bueno levou à Câmara números das muitas crianças em Varginha que estão na fila de espera para uma vaga em creches na cidade. Estima-se que sejam milhares de crianças, e os números ainda não refletem a realidade, pois muitas famílias já desistiram de buscar a vaga. O problema de falta de creches em Varginha é antigo. Curioso é que o PT tem pouco a falar sobre o caso, afinal os “sem creche” também foram muitos e crescentes nas gestões do PT. As oito creches que estão em construção na cidade, são obras atrasadas que deveriam ter sido entregues pela gestão petista, que dormiu no ponto, conseguiu os recursos, mas não entregou as obras, que parecem também não serão todas entregues neste governo.

Segurança

Mudou a comando do 24º Batalhão de Polícia Militar em Varginha. Depois de 5 anos no comando, o tenente-coronel Edílson Valério, transferiu o posto ao também tenente-coronel Hudson Pinto, que vem de Belo Horizonte. A coluna deseja sucesso ao novo comandante, que vai precisar enfrentar o crescente aumento da criminalidade em Varginha, o aumento no número de usuários de drogas, a redução dos investimentos públicos estaduais na PM, as vaidades entre policiais militares, civis e guarda municipal, o “estrelismo” de alguns PMs do 24º BPM, bem como a crescente demanda da população por Segurança Pública e as críticas da imprensa. Na verdade, embora narre um cenário desanimador, a coluna deseja e espera uma boa gestão ao comandante Hudson, pois seu sucesso no comando será o sucesso da Segurança Pública na cidade, da mesma forma que a atuação da imprensa, em parceria e respeitada pela PM, é também o caminho para a melhoria da Segurança Pública. O que todo cidadão espera é poder viver em paz em Varginha, coisa cada dia mais difícil!

Canteiro de obras

A atual administração sabe que não conseguirá entregar todas as obras que planeja antes das eleições, todavia, experiente na administração municipal, Antônio Silva sabe que agora é o momento de dar o “start” nas obras que ilustrarão sua campanha de reeleição ano que vem. Entre as obras estão as creches inacabadas pela gestão passada do PT, o zoológico entre outras. Já se percebe uma movimentação maior no departamento de licitações do município, tendo em vista a burocracia estatal para conseguir licitar tudo que possível neste semestre. Vejam que a licitação 001/2015, para a contratação de serviços na área de engenharia incluindo mão-de-obra, materiais e disponibilização de equipamentos necessários para execução das obras de construção do Centro Geral de Reabilitação e Fisioterapia, na Avenida Boa Vista – São Geraldo, só foi finalizada agora, com a escolha da construtora e publicação da decisão final no diário oficial de 09 de julho. 

Economia?

Causa espanto os gastos praticados na Fundação Hospitalar de Varginha com o fornecimento de licença de uso de ferramentas informatizadas (Softwares) para as áreas de Recursos Humanos, Contabilidade, Tesouraria, Patrimônio e Frotas, foram mais de R$ 60 mil, segundo o contrato 122/2011, que está no V aditivo (publicado no diário oficial de 09/07/2015). Ainda mais quando se vê a crescente adoção de softwares livres pela iniciativa privada e Poder Público, a fim de se evitar os gastos com licenças. A grande parte das empresas, principalmente pequenas, atuam na irregularidade por não pagarem licenças para uso de softwares legalizados, já as grandes empresas estão mudando para softwares livres, que dispensam pagamento de licenças, neste tempo, parece que a Prefeitura de Varginha ainda não descobriu que pode economizar sem ser irregular com a legislação atual! Falta conhecimento ou modernidade?

Bola dentro

O Legislativo municipal acertou na criação do Programa Torneira Verde, que vai implantar mecanismos de captação de água pluvial (chuva) e seu reuso em todas as escolas públicas municipais, bem como assegurar que as novas escolas também sejam construídas com tal sistema ecológico. A lei 6.052/2015, que trata da matéria foi publicada no diário oficial de 09/07. A água captada e reaproveitada destinará à limpeza das escolas municipais, à rega de plantas, e à descarga de sanitários. A implantação do sistema de captação e reaproveitamento de água pluvial caberá ao órgão competente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Articulação e relacionamento

Na semana passada esteve em Varginha o presidente estadual do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA/MG, Jobson Andrade. O presidente dos engenheiros é um exemplo de bom relacionamento político estadual. Foi candidato a deputado pelo PT, seus principais aliados na cidade são do PMDB, e seu grupo político na Capital é derivado do PSDB. Jobson transita bem no governo e na oposição e na passagem por Varginha, reuniu governistas e oposição no lançamento da pedra fundamental da nova sede do CREA na cidade, depois recebeu uma moção de aplauso na Câmara de Varginha. A Regional Centro Sul do Crea-MG, sediada em Varginha, atende a 57 cidades do Sul de Minas.

Perguntar não ofende

O Hospital Regional inaugura novas obras de infra-estrutura nesta semana. Será que a instituição vai mesmo receber nomeações estaduais para seu conselho de administração ou a auditoria realizada no passado afugentou as intenções do governo estadual petista?

O governo estadual petista esta procurando aproximar das prefeituras, principalmente as que não são de sua base eleitoral, para suprir a falta de recursos para investimentos no interior. Será que Varginha estaria na lista de cidade a serem visitadas?

A Praça de Esportes e Cultura, um grande complexo esportivo e cultural, erguida com recursos da gestão petista passada, vai a cada dia se tornando vitrine do modo petebista de governar! Será que os petistas não vão defender os méritos das gestões passadas?

A construção de obras como a Academia de Rua na Vila Paiva são grandes acertos deste governo para melhorar a qualidade de vida da população. Mas a conservação e utilização, de toda a estrutura esportiva e cultural, tem sido observada pelo governo? 

A superlotação da cadeia pública de Varginha não é de conhecimento do MPMG, Justiça Estadual, Justiça Federal, Defensoria Pública, OAB/MG, Secretaria Estadual de Segurança Pública? Vamos esperar uma rebelião com mortos para tomar providências?

Fieis da balança

Quatro partidos em Varginha caminham para serem os fieis da balança no próximo pleito. PP, PSB, PMDB e DEM são as siglas que podem liderar uma terceira via com a conquista de outras legendas como PDT, PSD entre outras. Acontece que o PT e o PTB, que já possuem nos bastidores candidaturas para 2016, já começam a prospectar aliados e estes quatro partidos acima (PP, PSB, PMDB e DEM) ainda não definiram se vão conseguir tirar a terceira via do papel. Vale lembrar também que o deputado federal Dimas Fabiano (PP/MG) terá fundamental papel neste contexto, uma vez que possui ligações com as quatro legendas ainda indefinidas. Certo mesmo é que, PP e DEM, dificilmente apoiariam o PT caso não consigam uma terceira via. Já PMDB e PSB possuem maior diálogo com petistas, todavia, se mostram descontentes com o esquecimento do governo estadual petista em suas nomeações na região. O endurecimento da Justiça Eleitoral contra gastos de caixa dois nas campanhas e o desbaratamento da operação Lava Jato, que destinava recursos públicos a partidos e campanhas políticas, fez com que o empresariado se afastasse das eleições e dos políticos, reduzindo drasticamente o custo das campanhas. O valor de uma campanha eleitoral hoje, em Varginha, ficará bem menor que a campanha passada, isso pode animar as legendas, ainda mais PP, PSB, PMDB e DEM, que não se sentem representadas pela polarização entre PTB x PT! 

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting