PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
União faz a força; Varginha do futuro; Atuação e jabá; Estratégia?
03/08/2015
 
PUBLICIDADE
União faz a força

Parece que a troca do comando da PM em Varginha já conseguiu ações e resultou em melhorias no relacionamento da PM com a GM. Após a troca de comando o novo chefe do 24º BPM de Varginha esteve com o prefeito Antônio Silva, (visita comum nas trocas anteriores), mas o comandante também visitou a direção da Guarda Municipal, algo incomum tendo em vista o clima hostil que já existiu entre as instituições na cidade. Demonstrando maturidade e respeito com a cidade e suas instituições, o novo comandante da PM foi habilidoso em sua chegada a Varginha, embora ainda não tenha visitado a imprensa. A proximidade e trabalho em conjunto da PM e Guarda Municipal só beneficia a cidade, e prova disso é o resultado da operação realizada entre as instituições para fiscalizar o comércio e uso irregular de linhas com cerol. O mês de julho, mês de férias escolares, ajudado pela incidência de ventos propícios a prática da brincadeira de empinar ou soltar pipa, já causou um aumento de solicitações e reclamações referentes ao uso de cerol e outras linhas cortantes. O uso de cerol é crime previsto em Lei Estadual N.º 14.349/2002; e Lei Municipal N.º 3.959/2003. Numa operação conjunta, realizada em 17/07, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Setor de Posturas e Fiscalização da Prefeitura de Varginha, promoveram visitas em locais denunciados como pontos de vendas deste material, bem como bairros onde a prática de uso desta brincadeira perigosa é constante, resultando na apreensão de uma grande quantidade de cerol e outras linhas cortantes. Tomara que o maior entrosamento das forças de segurança pública em Varginha continue e possamos ver mais operações em conjunto e que isso traga redução dos índices de criminalidade.

Varginha do futuro

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Rômulo Azevedo (PRTB) é um entusiasta que não fica parado um minuto! Sempre pensando em projetos e ações que dêem destaque ao Legislativo e sua gestão a frente daquele Poder. A ultima do presidente da Câmara é mesmo “um sonho distante a ser realizado”! Rômulo Azevedo, através do Legislativo municipal, organiza o Fórum Municipal Varginha 2050, um evento que visa planejar a cidade que gostaríamos de ver daqui a 35 anos! A idéia é das mais nobres e necessárias, não fosse o caso que, justamente o meio político ao qual Rômulo e seus pares pertencem, é muitas vezes o complicador deste planejamento necessário! Afinal, embora o Poder Público tenha que ser metodicamente organizado e planejado, as forças políticas infelizmente não são assim, e a desorganização e falta de sintonia das forças políticas e Poderes pode ser bem exemplificada pelo próprio agir e caminhar do Legislativo presidido por Rômulo Azevedo! Percebam que ha alguns meses atrás o Executivo encaminhou o importante projeto da Planta Genérica (IPTU) da cidade, um projeto estruturador e que planejava Varginha para os anos futuros. Tal projeto foi discutido e aprovado pelo Legislativo, inclusive com votos da mesa diretora da Câmara. O curioso é que dias depois da aprovação, a mesa diretora da Câmara entra na Justiça para derrubar o projeto que aprovara ha dias atrás! Isso mostra a falta de planejamento e sintonia no próprio Legislativo que atrasa o planejamento da cidade. Outra mostra deste descompasso do Legislativo é quanto a polêmica construção de uma nova e desnecessária sede para a Câmara de Varginha. Há vereadores completamente contra tal construção, ainda mais neste momento de crise do Brasil! Percebam que nem mesmo dentro do Legislativo se consegue um acordo ou sintonia de vontades! Em que pese a boa vontade e necessária idéia do presidente da Câmara em se pensar e planejar a Varginha que queremos daqui a 35 anos, o melhor que o Legislativo pode fazer agora, é “falar a mesma língua, entrar em sintonia com o povo, fiscalizar e planejar a Varginha de agora”, no que alias nossas autoridades estão em falta. Afinal, temos um aterro sanitário que não funciona, uma Guarda Municipal ineficaz e com o sistema de vídeo-monitoramento em frangalhos, faltam vagas nas creches e empregos ao povo etc! Uma boa forma de planejar a Varginha do futuro, seria cuidar da Varginha de hoje, no que alias, todos estamos em falta!

Perguntar não ofende

Quanto tempo vai demorar até que surjam reclamações e suspeitas de favorecimento ou falha no sorteio de casas do Conjunto Habitacional Novo Tempo?

Será que o não aumento do IPTU para 2016 vai melhorar a avaliação do atual governo municipal, ou o prefeito Antônio Silva terá que se esforçar mais para melhorar nas pesquisas?

Com mão de ferro e nadando contra o boicote dos servidores, o comando da Fundação Cultural anunciou grande agenda de eventos culturais para o segundo semestre deste ano! Será que o dito absolutismo na gestão cultural esta dinamizando a máquina?

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais não vai reclamar da quantidade de servidores terceirizados contratados para realizar serviços fins da administração pública?

Varginha não possui equipe médica e equipamentos capazes de fazer a captação, retirada e implante de órgãos? Isso não ajudaria para que houvesse mais doações de órgãos na cidade?

Atuação e jabá

O diretório do Partido da República (PR) em Varginha tem realizado uma serie de eventos, palestras e seminários a fim de preparar seus filiados, e principalmente seus candidatos e militância para as eleições de 2016. O partido mostra-se inovador e moderno ao realizar tal trabalho, desbancando outras legendas como o PP, PT e PMDB, que embora possuam maior estrutura, não demonstram a mesma dedicação do PR. Os republicanos de Varginha, liderados pelo seu presidente e vereador Adilson Rosa possuem números eleitorais bons, embora saibam que enfrentarão grandes dificuldades nas próximas eleições. O eleitor está apático com todas as legendas, principalmente com o PT e seus aliados. Em Varginha o PR de Adilson Rosa caminha institucionalmente junto com o governo municipal do PTB, mesmo que o vereador Adilson B Boy Pé de Chumbo, as vezes, vote contra o governo. A atuação de Adilson Rosa, que inclusive é líder do governo no Legislativo, será determinante para o futuro do PR na cidade. O presidente Adilson Rosa, fora da polarização PTB x PT parece ser o único presidente de partido em Varginha que já definiu o caminho da legenda em 2016: Apoiará a reeleição de Antônio Silva. Possivelmente a legenda terá espaço no 1º escalão caso ganhe a reeleição! Afinal, Pé de Chumbo já não é mais novidade, e pode não “bombar nas urnas novamente”, o que pode significar que, a lealdade de Adilson Rosa neste mandato, pode lhe custar a reeleição, mas também pode lhe garantir uma secretaria em caso de vitória de Antônio Silva! A conferir!

Atuação e jabá 2

A sintonia do PR com o atual governo do PTB parece tamanha que o partido já é incluído na “tropa de choque” de apoio ao prefeito e ao vice! Há inclusive a filiação de aliados do governo ao PR, que vai se preparando para “matar ou morrer” pela chapa Antônio Silva e Verdi Melo. Percebam que o vice inclusive esteve palestrando aos filiados do PR recentemente a fim de “turbinar sua situação política”. Verdi Melo aprendeu muito durante seus anos de Legislativo, que somados ao tempo agora no Executivo, transformaram o tucano num político muito mais preparado, sereno e apto a “engolir sapos” pela sobrevivência política. Todavia, Verdi Melo ainda tem um “grupo restrito de amigos leais”, o que não se confunde com os “apoiadores do vice, que são mais numerosos”, ou seja, amigos do Poder e do Vice (seja quem for) são muitos, amigos de Verdi Melo é que são poucos.  O tucano precisa cacifar seu grupo político, trazendo para seu entorno apoios e amizades “interessantes” que lhe agreguem recursos financeiros ou eleitorais, e que seu fortalecimento possa ser comprovado com a eleição de algum amigo tucano para a Câmara de Varginha, o que alias não ocorre ha muito tempo! Será que todo este “gás e empenho” de Verdi Melo será capaz de lhe garantir, pelo menos, a eleição de um tucano para o Legislativo? Já que para o Executivo o jogo será bem mais pesado e haverão muitos dados rolando na mesa!

Estratégia?

A traumática briga entre o vereador e radialista Carlos Costa (PTB) e o prefeito Antônio Silva, que resultou até em processos entre eles, parece que será colocada a prova ainda neste ano. Ocorre que a desavença entre os dois, que teve seu ápice com a demolição de uma quadra no bairro de Fátima, parece que vem diminuindo de lá pra cá, a ponto de atualmente, o prefeito e o vereador já serem vistos em “respeitosos bate-papos”. Há quem diga que os dois tenham “fumado o cachimbo da paz” depois que o vereador Armando Fortunato (PSB) promoveu um encontro entre os políticos na Prefeitura e selou a amizade novamente. Porém há quem diga que os dois continuam “brigados, e apenas, se suportam por sobrevivência política”. De qualquer forma, o novo estádio do bairro de Fátima e a escola que estão sendo construídos no bairro, que foram estopins da briga entre os políticos, serão entregues neste ano e prometem ser um teste de diplomacia para Carlos Costa e o prefeito. Se voltaram as boas, os dois estarão juntos na entrega das obras e terão uma saia justa com a comunidade local em razão dos ocorridos no passado! Se permanecem brigados e apenas “se tolerando”, a inauguração das obras no bairro de Fátima, contará com a presença de um e um longo sermão de outro! A conferir! Alias, o vereador Carlos Costa, embora tenha perdido “pontos no Ibope depois que acalmou com o governo”, continua sendo uma opção caseira para a eleição majoritária de 2016! Afinal de contas Carlos Costa é ficha limpa, não é visto como “político profissional”, fala bem e com carisma, além de possuir uma produtora capaz de gravar o horário eleitoral, o que barateia bem uma campanha de prefeito. Todavia, Carlos Costa não tem o que parece ser fundamental para um político com seus adjetivos: um partido que lhe dê apoio para disputar o Executivo! Será que o edil vai mudar isso até setembro? 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting