PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Encontros com a Política; Os cães latem...; Gazeteiros; Prata da casa; Promessa é dívida
05/08/2015
 
PUBLICIDADE
Encontros com a Política

Nos dias 06 e 07 de agosto, a Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Varginha, promove, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais o evento “Encontros com a Política”. Serão realizadas palestras direcionadas a servidores, vereadores e sociedade civil de Varginha e região, que abordarão os seguintes temas: Funções do Poder Legislativo, O vereador e a fiscalização dos recursos públicos, Processo Legislativo e Redação Legislativa, A função do controle: interno e externo. As palestras serão ministradas pelo Professor Antônio José Calhau de Resende, que é bacharel em Direito, mestre em Direito Público, consultor da ALMG e professor da Escola do Legislativo da ALMG e pelo Professor Alexandre Bossi, graduado em Administração de Empresas e Contabilidade, doutor em Contabilidade e Finanças e Professor da Escola do Legislativo da ALMG. Quem quiser participar, precisa se inscrever por meio do telefone: (35) 3219-4757 ou email: escola.camaravarginha@gmail.com. O evento, que está sendo realizado em parceria com o Centro de Apoio às Câmaras – Ceac – e Escola do Legislativo da ALMG é totalmente gratuito.

Os cães latem...

As intrigas e puxadas de tapete envolvendo o presidente da Fundação Cultural de Varginha, professor Francisco Graça Moura crescem a cada dia. Há insatisfeitos no Teatro Capitólio, na Rádio Melodia, TV Princesa e mesmo no prédio da Fundação Cultural. Até mesmo aliados antigos e próximos ao presidente “mão de ferro” já conspiram contra o chefe.

... a caravana passa!

O presidente da Fundação Cultural Francisco Graça Moura finge que não sabe da insatisfação de sua equipe e toca diversos projetos culturais simultâneos a fim de encher a pauta cultural do segundo semestre. Em alguns grandes eventos é prevista inclusive a presença do prefeito Antônio Silva. Alias, o prefeito Antônio Silva somente é lembrado nos eventos da fundação quando esta presente, nas demais oportunidades, Graça Moura é o foco absoluto dos holofotes.

W.O.

O papel de alguns conselhos municipais em Varginha parece ser meramente decorativo, reúnem-se apenas para cumprir a burocracia de sua existência, não se vê cobranças ou ações efetivas para melhorar suas áreas de atuação, ou mesmo fiscalizações das inúmeras reclamações e suspeitas que pairam pela cidade! Os conselhos municipais de Incentivo a Cultura, Saúde, Segurança Pública, Habitação etc bem que poderiam ser mais “perturbadores do Poder, e sair da zona de conforto”.

Perguntar não ofende

Não é possível utilizar o trabalho de presos da cadeia pública de Varginha na coleta seletiva? Os detentos não seriam a mão de obra ideal para ampliar a coleta seletiva para toda a cidade e não apenas em alguns poucos bairros?

A quantas votações em plenário no Congresso Nacional o deputado federal Diego Andrade (PSD) faltou neste ano? Será que o parlamentar teve algum desconto no gordo salário pago pelo povo?

Será que no evento que acontece dia 12/08 no Sebrae, entre empresários, produtores culturais e a Fundação Cultural de Varginha, vão “desmamar” alguns produtores de eventos que dependem exclusivamente de dinheiro público para realizar espetáculos?

Depois de muito falatório sobre a possível recuperação do prédio do Cine Rio Branco, parece que o imóvel vai continuar esquecido e abandonado. Será que o destino do famoso imóvel é cair na cabeça dos pedestres da av. Rio Branco?

Quantas câmeras de vídeo-monitoramento estão efetivamente funcionando em Varginha? Qual a qualidade e eficiência de tais equipamentos? Há investimento em ampliação do equipamento e treinamento de pessoal?

Gazeteiros

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, apenas 8% dos 513 deputados federais compareceram a todas as sessões de votação no primeiro semestre de 2015. De acordo com a publicação, entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias. Mesmo assim, apenas 44 congressistas apareceram todos os dias para trabalhar. Os dados são oriundos de registros oficiais da Câmara dos Deputados e mostram que, dos que foram todos os dias, 20 são calouros, ou seja estão, pela primeira vez, atuando na Casa.

Prata da casa

O mesmo levantamento mostra que apenas quatro parlamentares tiveram 100% de presença nas sessões dos quatro anos da última legislatura, entre 2011 e 2014. Carlos Manato (SD-ES), Pedro Chavez (PMDB-GO), Tiririca (PR-SP) e o mineiro Lincoln Portela (MG-PR) não faltaram a nenhuma das votações realizadas na Casa. Neste ano, apenas seis mineiros estiveram presente em todas as votações, entre eles o deputado federal de Varginha Dimas Fabiano (PP), além de Weliton Prado (PT), Tenente Lúcio (PSB), Odelmo Leão (PP), Lincoln Portela (PR) e Edson Moreira (PTN).

Promessa é dívida

Já na segunda metade do mandato do prefeito Antônio Silva e apenas agora que se tem notícia da possível tomada de ações concretas para tirar a coleta seletiva do papel. Em reunião com técnicos da Copasa, o atuante secretário de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira conseguiu o compromisso da estatal na aquisição de equipamentos necessários para se implementar a coleta seletiva. Ainda haverá a escolha de trabalhadores para o trabalho bem como a escolha de local amplo para fazer a separação e empacotamento do material. Todavia, a coleta seletiva, se sair nesta administração, será apenas num projeto piloto que vai abranger alguns bairros da cidade! E olha que a coleta seletiva foi promessa de campanha do prefeito Antônio Silva. Se a Copasa, quando era comandada por tucanos aliados, já não investia em Varginha nem mostrava boa vontade com a administração municipal, imagina agora que é administrada por petistas adversários da Prefeitura de Varginha e em meio a crise por que passa a estatal?

Tropa de choque

É muito provável que o PTB perca nos próximos meses o vereador Carlos Costa que esta descontente com o partido e deseja ser candidato a prefeito e não encontra apoio na legenda. Todavia, o PTB ganhou nesta administração um importante apoio, toda a Família Ottoni e seus aliados. O ex-prefeito Eduardo Ottoni e o ex-presidente da Câmara Carlos Honório Ottoni Junior (Honorinho) que até pouco tempo estavam rompidos, parece que agora estão unidos no apoio a reeleição de Antônio Silva. O ex-prefeito de olho na eleição do filho como vereador em 2016, Eduardo Ottoni Junior é promessa para o Legislativo e já vem trabalhando para as próximas eleições. Já Honorinho mira longe, na permanência no primeiro escalão, caso a reeleição vença a disputa, e possível “unção futura para uma chapa majoritária que poderia ser encabeçada por Verdi Melo em 2020”! Honorinho olha com desconfiança para a candidatura do primo que vem “politicando muito nos bastidores”, todavia, sabe que vai demorar muito até que o jovem filho do ex-prefeito conheça todo o tortuoso “caminho das pedras” da política municipal, já trilhado pelo ex-presidente da Câmara e atual secretário. A conferir!

Prestígio nacional

Em ritmo de campanha, o procurador geral da República Rodrigo Janot esteve presente ao jantar ocorrido ontem na sede da OAB em Brasília em homenagem ao ex-procurador geral de Minas Jarbas Soares, que está encerrando mandato de conselheiro no CNMP. O evento reuniu uma turma da pesada do MP e do Judiciário de diversos estados e também âmbito federal, além de uma caravana de políticos mineiros, amigos do homenageado. O PGR Rodrigo Janot enfrenta hoje a eleição interna para sua recondução. Se Janot tiver a mesma habilidade política/institucional, prestígio apartidário e multisetorial que o procurador mineiro Jarbas Soares sua recondução estaria garantida, mesmo a contra-gosto de políticos fortes do Congresso. Alias, entre os seletos amigos pessoais de Jarbas Soares no Sul de Minas esta o promotor de Justiça de Varginha, Aloísio Rabelo de Resende, seu colega de concurso no MP mineiro.

Defesa tardia

Nos últimos dias alguns petistas estão mais “atentos e ávidos” por defender o ex-prefeito Corujinha e as conquistas de sua gestão. Depois de anos deixando Corujinha “apanhar em público” quanto a eficiência em concluir as obas que iniciou, parece que os petistas resolveram tentar resgatar a credibilidade política do ex-prefeito petista. Isso indica que Corujinha pode mesmo estar próximo de se consolidar como o candidato petista à Prefeitura de Varginha em 2016, ainda mais com a resistência da deputada Geisa Teixeira em disputar o Executivo. A coluna já havia dito anteriormente que, a maioria das obras significativas inauguradas, e em fase de conclusão desta administração do PTB, foram conquistadas pela gestão petista de Corujinha. Todavia, os petistas demoraram muito para defender o “legado de Corujinha” que realmente tem valor e destaque político. Curioso é que, nos bastidores, alguns articuladores políticos de Antônio Silva são os maiores “cabos eleitorais de Corujinha”, torcem para que o PT escolha o ex-prefeito como candidato. Dizem que Corujinha não é novidade política, a exemplo de Antônio Silva, porem o atual prefeito teria maior “folha de obras e serviços” entregue a população e estaria em melhor “momento político”. Já existe assessor “vasculhando arquivos” na Prefeitura a caça “dos muitos esqueletos no armário” para comprometer o ex-prefeito petista! A conferir! 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting