PUBLICIDADE
Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Na tela e na urna; Doenças da Saúde; De grão em grão; Pessoa pública
29/08/2015

Na tela e na urna

As informações de que o apresentador da TV Record, Fabiano Thibé poderá ser candidato a prefeito de Varginha é um claro sinal da importância da popularidade no sucesso político! Thibé é visto em todo o Sul de Minas na apresentação do jornal da Rede Record. Sem dúvida que o PRB, ligado a Igreja Universal, que por sua vez é proprietária da Record, esta montando sua “própria bancada” elegendo pelo Brasil vereadores, prefeitos e diversos deputados. A estrutura midiática e popular formada pela união da Record com a Igreja Universal podem dar a Fabiano Thibé o apoio necessário para que seu nome seja competitivo para a disputa do Executivo municipal. A pergunta que fica é se Thibé vai mesmo disputar? E se topar a disputa, e vence-la, como será sua independência em relação a seus apoiadores? Não resta dúvida que o apresentador, de origem humilde, conhece a realidade dos pobres locais, e apresenta sensibilidade social para ajudar a mudar a sorte dos necessitados. Todavia, apenas a grande popularidade e simpatia do apresentador não são suficientes para fazer dele um bom prefeito! Se Fabiano Thibé for mesmo disputar pra valer a Prefeitura de Varginha, é necessário que o mesmo construa seu grupo político, abra contatos em áreas importantes da cidade como empresarial, café, política e mesmo na esfera religiosa onde algumas denominações são distantes da Igreja Universal. Ser prefeito não pode ser ensaiado como ocorre na TV, antes dos programas, é preciso fazer bem feito logo na primeira vez, do contrário, o promissor apresentador pode colocar em risco todo o sucesso e carisma que já alcançou! Mas a coluna deseja boa sorte a Thibe mesmo porque, principalmente o meio político local, precisa de renovação!

Doenças da Saúde

Embora não seja “fã” do modelo de criação e gestão financeira da UPA, que recebe mensalmente R$ 500 mil do governo federal e valor ainda maior da Prefeitura de Varginha, o prefeito Antônio Silva tem gostado dos resultados da UPA, com recordes de atendimento, tecnologia na saúde para atendimento ao povo, cursos de capacitação profissional com rendimento reconhecido, e muitos outros resultados que antes não eram conseguidos com as “policlínicas” existentes em seus antigos mandatos como prefeito. Certamente que Antônio Silva não pleitearia outra UPA para Varginha, mas também não perde a oportunidade de mostrar os resultados conquistados na unidade, que foi a maior conquista do ex-prefeito Eduardo Corujinha. Alias, vejam, por exemplo, que Varginha conseguiu um restaurante popular na gestão do saudoso Mauro Teixeira e um outro restaurante popular estava previsto para a região da UPA. Antônio Silva não apenas “dispensou o 2º restaurante popular” como também não reabriu o primeiro restaurante no Imaculada que fora fechado no final do governo Corujinha! “O prefeito não quer saber de salgados gastos certos como UPA, restaurante popular etc, estruturas do Governo Federal que exigem contrapartidas mensais dos municípios”, disse nos bastidores um integrante do governo municipal.

Novas reuniões, problemas antigos!

O Conselho Municipal do Turismo se reuniu nesta semana para discutir diversos problemas antigos em Varginha como a realização de eventos, apoio do Executivo, eventos públicos como aniversário da cidade, Feira da Paz, e por fim, a decoração natalina de final de ano. Em que pese os novos “pensadores” deste conselho municipal, é sabido que, infelizmente “o apoio para eventos públicos ou privados em Varginha depende de quem o faz e quem governa a cidade”, o que é errado, porem tolerado! Talvez porque o município é o primeiro a prometer eventos ao povo, como Carnaval, Feira da Paz etc, e também o primeiro a depois descumprir a palavra. Além disso, vale também lembrar que temas como a decoração natalina, que nos anos passados deram muita briga, desconfiança entre empresários e, sobretudo, gasto aos cofres municipais, certamente vai cair nas costas da Prefeitura neste ano! Como sempre a Cemig, que muito fatura e já faturou em Varginha, não vai se dignar em por a “mão no bolso” para ajudar na decoração natalina, como faz em BH ou qualquer outra cidade onde os “poderosos políticos” determinam que a estatal gaste dinheiro sem retorno. Trocando em miúdos, o Conselho Municipal do Turismo já discutiu os problemas da área e suas causas, resta agora saber se vão “reinventar a roda, ou propor soluções inovadoras”. A conferir!

Prestígio

Em que pese os numerosos eventos das Secretarias Municipais de Esportes e Saúde, o prefeito tem sido visto com mais frequência prestigiando os eventos da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural! Alias, com as eleições municipais chegando é provável que a “tropa de choque” que acompanha o chefe do Executivo municipal em eventos públicos aumente, a fim de impedir e/ou desencorajar “contratempos” muito comuns em períodos pré-eleitorais!

Pressão

Diversos professores municipais contratados estão pressionando o Legislativo para que o município efetive nomeações do último concurso, que está por vencer! Os professores que passaram no concurso, mas, não tomaram posse estão ávidos para virarem “servidores públicos”, o que indica que a “choradeira” da categoria não é das mais reais, frente a realidade daqueles que estão fora do serviço público! Os vereadores vão encaminhar ofício cobrando posicionamento do Executivo, mesmo porque, no ano que vem, com as eleições municipais, haverá restrições quanto a nomeação de servidores públicos.

De grão em grão

A prefeitura de Varginha prossegue com a obra de interligação do bairro Carvalhos ao bairro São Sebastião, com aterro de uma área e construção de uma ponte sobre o Córrego dos Veados, ligando a Rua 8, no Parque Imperial, à Alameda dos Guaratãs, no São Sebastião, servindo de acesso para os moradores dos bairros Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo. Esta semana o Executivo está trabalhando na drenagem do córrego, com a colocação de manilhamento, para depois dar sequência aos trabalhos de aterro, que quando estiver concluído será mais uma via de acesso aos moradores daquela região. Esta obra faz parte de uma serie de pequenas obras realizadas com recursos próprios e causam elevado impacto local, uma vez que são de importância para a região. Obras como essa serão o principal “trunfo político” para a articulação política do candidato a reeleição Antônio Silva. “Estas obras mostram que o prefeito pode não ter feito o grandioso Centro de Eventos ou o Natal no Melão, mas levou melhorias a todas as regiões da cidade” disse um articulista do prefeito.

Perguntar não ofende

- A ACIV vai colocar a “mão no bolso” na construção do Corredor Cultural. Será que o ato será valorizado pelo Executivo ou será apenas uma desculpa para que a Prefeitura também peça dinheiro aos empresários para bancar a decoração natalina?

- O Ribeirão Santana quase secou nos últimos dias diante de tamanha demanda e desleixo das autoridades. Será que isso é reflexo da “atenção” da Copasa e do Projeto Cultivando Água Boa, que falam muito e fazem pouco?

- Mais uma vez Varginha presencia o assalta a uma loteria no centro da cidade e em plena luz do dia. Vamos conseguir chegar até o final do ano freando os números da violência ou estamos diante de um caminhão sem freios na ladeira?

Pessoa pública

Nesta semana um fato curioso mostrou aos varginhenses o “peso” de ser uma pessoa pública, e alem disso, remunerado pelos cofres públicos! Afinal, existem artistas, atores, jornalistas e uma infinidade de famosos que são policiados diuturnamente e seus erros e acertos ecoam pela sociedade mais que os erros e acertos do cidadão comum e desconhecido. E este “policiamento” é ainda maior quando a pessoa famosa acumula um cargo público. Refiro-me ao respeitado amigo jornalista Carlos Costa, que é, também vereador em Varginha. Estamos acostumados a ver o respeitado e combativo jornalista diariamente no programa de rádio Varginha em Foco, cobrando providencias públicas quanto a erros, injustiças, desmandos e falhas dos governos. Alem disso, Carlos Costa também defende igualdade entre os cidadãos e esclarecimentos de eventuais favorecimentos e/ou equívocos que vira e mexe acontecem por ai! Em razão da nobreza da sua função de jornalista e revestido da responsabilidade de seu cargo público de vereador, Carlos Costa carrega um “peso dobrado” em sua conduta diária. Mesmo porque, na recente função de vereador, Carlos Costa já deve ter conseguido mais adversários que nos muitos anos de jornalista. Neste contexto delicado, nesta semana um cidadão flagrou o jornalista e vereador no “singelo erro” de estacionar em local proibido! O que para uma pessoa pública é ainda mais danoso! A foto do seu veículo irregularmente estacionado foi divulgada na internet e chegou até as mensagens de Whatsapp. “O vereador acostumado a ser estilingue, se viu na situação de vidraça” disse um internauta pela rede. Carlos Costa teria reconhecido o erro e disse que parou apenas por alguns minutos, sem atrapalhar o trânsito, o que mesmo assim, é errado e passível de punição! E por certo, seus adversários não deixaram passar, nem perderiam a oportunidade de mostrar o erro! A coluna não vê porque dimensionar tal falha do edil! Ele é um cidadão como qualquer outro, sujeito aos mesmos erros e acertos, e também cobranças! Talvez Carlos Costa sofra ainda mais cobranças que os demais, e também agora o jornalista veja que muitos estão apenas a espera de qualquer falha nossa, mesmo que minúscula! Apenas para saborear o gosto da “exposição danosa de fatos injustos, e por vezes inexistentes”, com o intuito de fazer o justo se igualar ao pecador, afinal não podemos fazer acepção de pecados!! E quando não se encontra nada de grave para falar de alguém que não se gosta, daí inventam factóides, “denúncias”, mentiras ou tentam fazer uma “tempestade em copo de água”, como o caso de um simples estacionamento proibido, que não desmerece nenhum cidadão, mas mostra que todos, se passados pela “lupa”, apresentam falhas!  
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
15/09/2021
15/09/2021
11/09/2021
04/09/2021
« ver todos
 

Home | Notícias | Entretenimento | Promoções | Expediente | Privacidade | Anuncie Aqui |Central do Usuário

Varginha Online - © 2000-2021


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting