PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Melhores, melhor aproveitado!; Herança bendita; Time que esta ganhando
27/09/2015
 
PUBLICIDADE
Melhores, melhor aproveitado!

O Guia do Estudante, uma importante publicação na área educacional comandada pela Editora Abril, avaliou os cursos oferecidos aos estudantes que buscam o Ensino Superior e mais uma vez o Grupo Unis demonstrou porque é considerado um dos melhores do estado de Minas. Administração Comércio Exterior, Educação Física, Pedagogia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Nutrição, e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Sul de Minas; Administração, Direito e Pedagogia da FATEPS; e Administração e Pedagogia da FIC receberam estrelas e o reconhecimento do bom trabalho. A notícia deveria estimular o Executivo municipal a buscar mais parcerias entre o governo municipal e o mundo universitário! Seria vantajoso para o município, por exemplo, ter estudantes de Direito no Procon ou na Ouvidoria municipal, quem sabe até na Procuradoria, da mesma forma estudantes de Pedagogia, Nutrição, Educação Física etc atuando nas escolas públicas, tudo supervisionado por profissionais habilitados claro! A medida traria mais economia ao município, celeridade e qualidade ao serviço público!

A volta do carrasco, assombrando o governo!

Um deputado federal petista brincou com a combinação dos nomes da dupla que comanda a economia do governo Dilma, os ministros Joaquim Levy e Nelson Barbosa: “Um Joaquim e outro Barbosa. Não pode dar certo para o PT” Em referência ao ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que foi o carrasco dos diversos petistas presos no mensalão. Certamente que o nome Joaquim Barbosa deve dar calafrios e muitos petistas sem ficha limpa!

Herança bendita

No próximo sábado, dia 26 de setembro, acontecerá o evento de mobilização social da PEC – Praça de Esportes e Cultura, com a presença de toda a comunidade local que participará de oficinas de dança livre, ginástica acrobática, aulas de zumba, capoeira, corrida rústica jovem e ainda campeonato de skate. A PEC é uma obra construída com recursos federais, conseguidos na gestão petista, porem, somente concluída agora! O local conta com biblioteca, cineteatro, tele centro, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que já está em pleno funcionamento, além de pista de skate, quadra de esportes coberta, academia e playground. Como disse a coluna, os petistas parecem não estar muito animados em defender uma conquista de sua gestão, ainda mais da gestão Corujinha, que infelizmente parece ter sido abandonado pelos seus. Todavia, a clima das eleições de 2016, tem trazido a deputada Geisa Teixeira cada dia mais a Varginha, rodando por escolas, obras e fazendo política. Não será surpresa se algum petista for ate a inauguração da PEC para tentar “carimbar a obra como herança petista”, ainda mais de houver a chance de ganhar votos para a ex-primeira dama e agora deputada, que esta sendo pressionada a disputar as eleições municipais em 2016! Será?

Time que esta ganhando

O Executivo municipal parece ter se empolgado com o premiado trabalho realizado pelos profissionais de saúde da Odontologia após os diversos prêmios recebidos pela equipe. Segundo os planos do governo, a idéia é ampliar os serviços oferecidos, trabalhando também na prevenção de câncer bucal e outras doenças. Além disso, novos consultórios poderiam ser criados, tendo em vista a ampliação no número de escolas no município. Porem, como estamos falando de projetos pro futuro, tudo vai depender da arrecadação e, fatalmente, da reeleição do governo!

Violência e Justiça

Um rapaz foi esfaqueado na noite de domingo (20), na Praça José de Resende Paiva, no Centro de Varginha. O crime teria acontecido em razão de uma briga entre jovens. Também na madrugada de domingo, um pedreiro de 59 anos foi assassinado na rua São Sebastião, no centro. Segundo a polícia, Antônio Carlos foi morto provavelmente estrangulado, tinham ferimentos no rosto. O corpo foi encontrado por uma vizinha. Este é o 14º assassinato na cidade este ano, o que mostra claramente o aumento da criminalidade em Varginha. É certo que a Polícia Militar e Guarda Municipal não tem como serem onipresentes, todavia, as forças de Segurança precisam mostrar atitude frente a este dramático quadro de violência crescente na cidade. É preciso que o patrulhamento seja intensificado nas ruas e bairros críticos da cidade! A população precisa ver a polícia e a guarda municipal nas ruas, a fim de trazer de volta a sensação de segurança, já perdida pela população. Além disso, a Polícia Civil precisa melhorar seus números em relação a solução de crimes! Não é possível que 14 assassinatos em Varginha fiquem sem resposta! Os criminosos precisam ser identificados e presos a fim de desencorajar novos crimes! A impunidade que muitas vezes acontece por conta de ineficiência da Policia Militar e Guarda Municipal em dar Segurança, da Policia Civil para identificar os criminosos, do Ministério Público para prender os bandidos e da Justiça para os manterem presos acaba por incentivar novos crimes e provocar o desejo de “justiça com as próprias mãos” na sociedade. Se a incompetência das autoridades continuar como esta, não vai demorar ate vermos a população “fazendo justiça” pelas ruas em breve! A conferir!

Sem defesa e sem discurso

Pesquisa interna da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República aponta que, para a maioria das pessoas, a crise no país é, antes de tudo, política, que agravou a recessão econômica. “As pessoas que apóiam o governo estão sem argumento para defender o governo no dia a dia”, diz a conclusão do levantamento. Na pesquisa, 69% não souberam citar nenhuma ação, programa, ou política do governo federal. Entre os que dizem apoiar o governo, 24% não conseguiram exprimir um motivo para tal. A pesquisa interna mostrou que os entrevistados associam diretamente a corrupção à crise econômica. “Na cabeça das pessoas, foi a corrupção que provocou o rombo no Orçamento, o rebaixamento da nota e a elevação do custo de vida”, diz. A pesquisa procurou descobrir também se os entrevistados julgavam o governo e a oposição capazes de tirar o país da crise. Para 17%, o atual governo tem essa possibilidade. Só 13% acreditam que a oposição está apta a executar a tarefa. A conferir!

Pacote de Maldades de Pimentel

O governo estadual petista de Fernando Pimentel (PT) prepara seu primeiro “pacote de maldades” para equacionar as contas estaduais. Como sempre, os governantes preferem botar a mão no bolso do povo ao invés de cortar gastos. O governo mandou para a Assembléia Legislativa proposta de aumento de ICMS e outros impostos em diversas áreas. O aumento mais pesado e polêmico é o da energia elétrica, com 38% a mais na alíquota para consumo da classe comercial, serviços e outras atividades (definidas pela Cemig). Sai de 18% e pula para 25%. Vale lembrar que a Cemig já pratica uma das mais altas tarifas de energia do Brasil. Já os serviços de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura (a cabo), pulam de 25% para 27%. Mas a “criatividade diabólica” do governo estadual desta vez se superou, ao taxar ainda mais o setor agrícola, o que mais tem ajudado a debilitada economia do Estado. O projeto também prevê a cobrança de IPVA de máquinas agrícolas (tratores etc), terraplenagem e veículos off road. O deputado relator do projeto na ALMG, disse que pretende rejeitar a medida, e até criou um abaixo-assinado na internet: “Diga não aos aumentos do ICMS em Minas”, incentivando internautas a assinarem a petição eletrônica. A levar em conta a pressão do Governo Estadual sobre os parlamentares, é bom que agricultores e demais contribuintes coloquem as barbas de molho, e se possível, entulhem as caixas de e-mails de seus deputados, protestando contra os absurdos aumentos.

Trânsito

Milhares de pessoas morrem por ano no violento trânsito das cidades e estradas brasileiras. Pensando nestes tristes dados do trânsito que trazem sofrimentos às famílias e muito prejuízo ao Brasil, diversas instituições se uniram na Semana Nacional de Trânsito em Varginha. Na última segunda e terça, a Câmara de Vereadores de Varginha em parceria com a Comissão de Trânsito da OAB Varginha, a Controladoria Regional de Trânsito, DETRAN, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Associação Comercial de Varginha e voluntários estiveram na Concha Acústica realizando uma blitz educativa com motoristas e pedestres, oferecendo orientações e distribuindo material educativo. A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação e segurança no trânsito, e visa mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. A iniciativa, que merece o reconhecimento da coluna e da sociedade, precisa se estender para outras ações como a melhoria do transporte público coletivo, bem como a gentileza e cidadania no trânsito, principalmente nos horários de pico. Além disso, falta em Varginha uma campanha permanente de Educação no Trânsito, pregando respeito as leis, principalmente em relação aos pedestres e ciclistas, bem como a gentileza ao volante.

Perguntar não ofende

Varginha voltará a ter vôos comerciais no aeroporto municipal? O que a Prefeitura tem feito para isso? O que os deputados Dilzon Melo (PTB) e a deputada Geisa Teixeira (PT) tem feito para trazer os vôos de volta?

A licitação 112/2015 vai permitir que a Fhomuv utilize telefones móveis pós-pagos. Será que vamos voltar a ter contas mensais de celular superiores a R$ 10 mil, pagos com dinheiro público, como ocorreu na gestão passada?

Será que a Câmara Municipal e a residência dos senhores vereadores possuem energia solar? Ou o Legislativo apenas gosta de cobrar dos outros o que não pratica?

Porque o Fórum Regional promovido pelo Governo Estadual petista vai para Pouso Alegre e não Varginha? Será que Varginha, geograficamente melhor posicionada, não tem deputada estadual eficiente ou é o secretário de governo que boicota nossa cidade?

Grupo de empresários cansados da disputa PTBxPT teria chamado o ex-prefeito Aloísio Almeida para disputar novamente o Executivo. A idéia foi bem recebida entre lideranças que, boquiabertos, escutaram a conversa! Será que Aloísio aceitaria?    
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting