PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Propaganda enganosa?; Doce vida!; Prefeito ideal; Valor da Vida!
30/09/2015
 
PUBLICIDADE

Propaganda enganosa?

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, Michel Curi e Silva, concedeu liminar favorável em uma ação popular movida pelo presidente do PSDB de Minas, deputado federal Domingos Sávio, determinando a suspensão imediata de propagandas institucionais do governo estadual. Em sua decisão, o magistrado considera que a administração do governador Fernando Pimentel (PT) tem utilizado propagandas com fins políticos, sem observar o interesse público. Além de determinar a suspensão das peças, o juiz Michel Curi e Silva obriga ainda o governo do Estado a publicar cópia da liminar em todos os veículos nos quais elas foram divulgadas. Ele considera que há “provas inequívocas de que o governo vem usando o instituto da publicidade institucional para fazer propaganda da administração”. Se tudo alegado pelo Judiciário for mesmo verdade, não será a primeira vez que o Governo de Minas utiliza a mídia oficial para “maquiar a real situação do Estado, não é mesmo!” A conferir!

Doce vida!

2 toneladas: é a quantidade de “açúcar de primeira qualidade” que a Secretaria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adquiriu. Foram comprados 400 pacotes, com 5 kg cada. Somados aos outros muitos mimos e exageros que magistrados e representantes do Ministério Público ostentam com o dinheiro dos nossos impostos, não é de se admirar que a “doce vida” destes servidores públicos seja cobiçada por milhões de pessoas que prestam concursos todos os anos!

Prefeito ideal

Um grupo político local encomendou pesquisa qualitativa para saber o perfil do candidato a prefeito que os eleitores desejam em Varginha. E a conclusão do estudo, segundo o diretor da agência que realizou o trabalho, é que o eleitorado varginhense prefere votar em alguém “novo e inovador”. Em outras palavras, quer renovação em 2016. O técnico da agencia de pesquisa utilizou bem a palavra “prefere”, porque nomes tradicionais como Antônio Silva (PTB) é bem lembrado no levantamento, seguido pelo nome da deputada Geisa Teixeira (PT). Todavia, a julgar pela preferência do eleitorado que deseja mudança radical na escolha do líder municipal, nunca a terceira via política foi tão cobiçada pelo eleitor!

Valor da Vida!

A coluna não fica feliz por falar neste tema, embora constantemente se comente aqui sobre a crescente violência na cidade! Ocorre que um lamentável fato envolvendo um advogado e um jovem local causou comoção na cidade na semana que passou! A coluna não vai entrar no mérito do ocorrido, tendo em vista que os ânimos continuam exaltados e cada lado tem seus “injustificados motivos”. Todavia a coluna destaca, infelizmente, o “valor mínimo” que nossa sociedade vem dando a vida humana! Mata-se por tudo e por tão pouco, perdendo-se vidas como se nada fossem! São amigos, filhos, pais, irmãos, netos, entes queridos que se vão e deixam para traz toda uma família e diversos amigos enlutados. Lado outro, existem aqueles que ficam, e de igual modo, destroem suas vidas mergulhadas no cárcere, na vergonha, na dor, na realização do “mal feito” que os perseguirá por toda a vida, muitas vezes atingindo toda uma família! É preciso terminar com este “plantio de ódio e intolerância” desenfreado! Nossa comunidade não pode se tornar imune ao amor ao próximo! Precisamos redescobrir a amar, perdoar, tolerar, compreender o próximo, para que fatos lamentáveis não voltem a chocar a cidade, e apequenar de tal forma a importância da vida e seus valores!

Novas promessas!

Como acontece em todos os governos, o petista Fernando Pimentel esteve em Pouso Alegre na ultima semana, durante instalação do Fórum Regional de Governo – Território Sul, onde fez diversas promessas de obras e investimentos no Sul de Minas. São investimentos esperados por várias cidades da região e prioritários para os municípios. Segundo as promessas, o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Varginha receberá um helicóptero Arcanjo. A instalação da aeronave na base em Varginha é uma parceria do Corpo de Bombeiros Militar e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sul de Minas. O helicóptero vai realizar o trabalho para a prevenção e combate a incêndios e atuar para pronto atendimento de urgência e emergência da população da região, contando com equipes de médicos e enfermeiros, em parceria com Equipes Médicas do SAMU, para o rápido atendimento e uma estrutura completa aos pacientes que vierem a necessitar do serviço Aeromédico, sendo esta tripulado e pilotado por bombeiros. Pimentel também prometeu determinar à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) que adote as providências necessárias à elaboração de projetos de aumento da capacidade da rodovia MG-167 (trecho Três Pontas – Varginha). O governador também se comprometeu com o investimento de R$ 90 milhões na duplicação da rodovia no trecho que liga Varginha a Três Corações, com extensão de 18 quilômetros. Vale ressaltar que o governo estadual passado também prometeu um helicóptero para o 24º BPM da Polícia Militar de Varginha e fazer a duplicação da BR 491, no trecho entre Varginha e a BR 381 – Fernão Dias, bem como também prometeu um centro de eventos pra cidade. As obras não foram iniciadas e tudo ficou na promessa! Pimentel vem agora, renovar promessas antigas e fazer novas promessas! A deputada Geisa Teixeira (PT), que participou do evento e foi testemunha das promessas, disse por meio de seu Facebook, que “Pimentel esta assinando o que vai fazer”! A conferir! Algo mudou, porque agora dá para confiar?

Perguntar não ofende

A iniciativa do Executivo de espalhar radares pela cidade, visa educar o motorista ou arrecadar ainda mais recursos aos cofres municipais? Quando a Guarda Municipal vai voltar a atuar no trânsito? Ou vão colocar os Agentes de Trânsito para trabalhar?

Será que chegamos ao fim da novela dos desempregados do Café Solúvel ou a crise do Brasil só esta começando a bater na porta das empresas da cidade?

O Corredor Cultural vai tomando forma e mudando a Praça da Estação! A obra conseguirá transformar a fama do comando da Fundação Cultural de “bandido em mocinho?” Tudo leva a crer que sim!

O PT não fará a defesa da conquista da Praça de Esportes e Cultura – PEC, conquistada na gestão petista e inaugurada nesta administração? Será que o PT quer esquecer a gestão Corujinha?

Setembro chegou ao final! Quais os vereadores e candidatos que mudaram de partido visando as negociações políticas de 2016? PP, PSB, DEM ou PMDB terão candidaturas majoritárias para o Executivo municipal?

Dúvida

Nos últimos dias, conversas secretas envolvendo o prefeito Antônio Silva, líderes do PTB e articuladores políticos de outras legendas colocaram em dúvida se “realmente está certo que Verdi Melo (PSDB) será o candidato a vice na chapa do PTB”! As articulações envolveram reuniões discretas/secretas, telefonemas a gabinetes em BH e Varginha. Por qualquer razão, o PTB pode estar achando que “Verdi agrega pouco, a aliança petebista, e seria necessário reunir ainda mais apoios na chapa do PTB para reduzir o possível arco de alianças dos petistas”. No PTB pouco se aposta na terceira via política, mas os articuladores do Executivo sabem que, “tudo e todos que não estiverem apoiando Antônio Silva em 2016, por falta de opção ou interesse, estarão na aliança petista”. E ai começa a intrincada engenharia política para escolher o nome a vice de Antônio Silva. Afinal, Verdi Melo reúne hoje o PSDB (com seus valiosos minutos de rádio e TV) e alguns parcos candidatos a vereador que o acompanham. Enquanto isso, partidos como o PP, PSB, PSD, PMDB e mesmo DEM com semelhante ou maior estrutura que os tucanos, no caso de não existir a terceira via, poderiam engordar o lado petista com algumas de suas lideranças que vêem possibilidade de cargos e benefícios imediatos no apoio ao PT em Varginha, que terá o aval do Governo Estadual. Deste modo, a estratégia do PTB para escolher o vice será mais que fortalecer a chapa de Antônio Silva, mas, sobretudo, enfraquecer o ou a candidata do PT.

Lava jato

Os bastidores da política municipal esta intimamente ligado aos bastidores da política estadual e nacional. Varginha é uma cidade pólo econômica e politicamente e possui lideranças políticas com credibilidade em seus partidos e grupos políticos estaduais. Além disso, os três últimos partidos que governaram a cidades foram núcleos de crises políticas nacionais. Vejam, o PTB foi o partido que deflagrou o mensalão com o “lendário deputado federal Roberto Jefferson”, já o PT, desnecessário falar, é o “astro principal” de todos os escândalos que vem aparecendo no país nos últimos anos. Já o PP, é hoje o alvo mais exposto na Operação Lava Jato, sendo que o doleiro Alberto Yussef atuava diretamente para líderes do partido, junto a isso tudo temos outros grandes partidos como PMDB, PSDB, PSD entre outros, todos com seus escândalos e representantes na cidade. Nos bastidores da política, sabe-se que a prisão de um deputado federal do PTB, no escândalo do Mensalão, deixou uma liderança estadual do PTB muito próxima “da exposição e/ou envolvimento” no escândalo.  Certamente que se tal liderança do PTB fosse atingida, Varginha entraria no circuito, tendo em vista a ligação desta autoridade com a cidade. O tempo passou e parece que não foi desta vez! Agora com o novo escândalo da Operação Lava Jato, que parece não poupar partidos, oposição ou situação, a prisão de novos “operadores de propina” tem trazido ao processo nomes conhecidos em Varginha. Lideranças do PMDB e PSD estadual começam a ser mencionadas nas apurações! Pode ser que tudo não passe de um engodo! Mas, de qualquer forma, não será a primeira vez que lideranças de Varginha se vêem “a beira do abismo”! Será que agora vai?  
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting