PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Deitado para não cansar; Quem paga?; Investimento social e privado; Participação popular
04/12/2015
 
PUBLICIDADE

Deitado para não cansar

O presidente da Câmara, Rômulo Azevedo (PRTB), altera comportamentos políticos em seu primeiro mandato como vereador! Ora faz apontamentos e articulações dignas de “águias experientes da política” e ora movimenta-se politicamente como “ingênuo mastodonte iniciante da vida pública”.

Sua mais nova louca façanha foi “propagandear a eventual eminente verba para construção de uma ciclovia” em Varginha. O tal recurso viria do quebrado Governo Federal, supostamente oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), que por muitos, não é reconhecido por honrar compromissos! Inclusive, há comentários de recursos destinados a Varginha por um ex-senador do PMDB, que espertamente teriam sido alardeadas como de autoria de Diego Andrade.

O vereador Rômulo Azevedo deveria ser mais cuidadoso ao “abonar” a realização de coisas que ainda nem existem ou se tem notícia! O país esta em crise, dificilmente as emendas parlamentares serão integralmente cumpridas em 2016. Ainda mais para obra que não for prioritária. Além disso, a exemplo do ex-prefeito, Eduardo Corujinha (PT), que mesmo sendo prefeito do PT, mesmo partido do governo federal, ficou na vergonha ao abonar promessas de ministros e deputados ao prometer a mesma ciclovia que Rômulo, novamente, promete agora.

É o caso de saber do vereador se o deputado Diego Andrade tem pago tudo que diz e se o presidente da Câmara aposta sua reeleição nesta promessa de ciclovia que vem fazendo? Ou apenas quer ganhar fama, juntamente com o deputado, em mais um engodo à população! Será que nossos parlamentares vão cumprir o compromisso ou, mais uma vez, distribuem promessas agora para ganhar votos e apoio ali na frente? De qualquer forma, tendo em vista o histórico desta promessa, melhor seria o vereador Rômulo Azevedo esperar deitado a execução da suposta emenda do deputado Diego! 

Quem paga?

As fortes chuvas que tem caído em Varginha mostram um grave problema de Governo, porém um ganho de planejamento nos últimos tempos. Vejam que alguns locais onde frequentemente haviam alagamentos como no Santa Maria, a atual administração realizou obras e reparou falhas acabando definitivamente com o problema.

Todavia, em obras recentes, e caras inclusive, como a avenida Otávio Marques, iniciada na gestão passada e concluída neste governo, existem sérios problemas de drenagem. Inclusive com o alagamento de casas próximas e prejuízos a famílias que precisaram ser retiradas do local. Há uma clara falha no projeto da avenida ou em sua execução! Afinal, o projeto da Avenida Otávio Marques, deveria suportar o recebimento de água das chuvas! Se houve algum projeto falho ou execução errada, tanto a gestão passada, que iniciou a obra, quanto o governo atual que a concluiu, deveriam ter reparado o problema! Quem vai pagar o reparo ou adaptação da Avenida Otávio Marques, para suportar as águas das próximas chuvas? O prejuízo vai mais uma vez ficar para o povo? Qual administração vai assumir a incompetência pela execução da obra? E o MP, vai se manifestar?

Investimento social e privado

Em Varginha temos acompanhado diversos empresários assumindo posição de liderança em investimentos sociais e de modernização tecnológica em seus setores. Muitos inclusive estão sendo precursores e decisivos em importantes projetos locais. Apenas para ilustrar, o “Restaurante Água Doce” tem sido pioneiro na realização de jantares beneficentes em prol de diversas instituições da cidade. Muitas delas recebem, através destes eventos apoiados pelo Água Doce, importantes recursos para sua manutenção. No próximo dia 21 de dezembro o Água Doce, recebe o jantar beneficente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física – Codeva. 

Investimento social e privado 2

Já em relação a investimentos pioneiros de modernização, realizado por empresários locais, será inaugurada em Varginha no dia 10 de dezembro no Jardim Corcetti, a “Ecovia Reciclagem de Resíduos da Construção Civil”.

Foram convidadas diversas autoridades no Sul de Minas, englobando também, representantes das redes municipais, estaduais, federais e particulares de educação, a comparecerem a este evento de repercussão regional em prol da preservação e valorização do Meio Ambiente.

A Limpavia, empresa de caçambas que atua em Varginha há mais de 10 anos, ampliou seu ramo de atuação constituindo a Ecovia. A Ecovia é a primeira empresa de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil do Sul de Minas. Foram mais de dois anos até obter todas as autorizações ambientais para funcionamento dentro das exigências legais normatizadas pelas rígidas leis ambientais.

A empresa vai oferecer a solução para o descarte correto dos resíduos da Construção Civil, despoluindo o meio ambiente e reciclando os materiais tornando-os aptos para reutilização na construção civil. Os produtos obtidos com esta reciclagem são: Areia Reciclada; Pedrisco Reciclado; Brita Reciclada; Pedra 2 Reciclada (Rachão) e Agregado Reciclado Misto Tipo Bica Corrida. Com a possibilidade de reaproveitamento dos produtos recicláveis, a comercialização destes materiais torna a Ecovia autossustentável, conseguindo gerar renda e empregos, além de dividas para o Brasil na forma de mais impostos pagos ao município, estado e união.

Participação popular

O Projeto Câmara nos Bairros foi até o Alto do Sion no sábado (28/11). Ainda na parte da manhã, os vereadores recebem a população no Batalhão da Polícia Militar para ouvir as necessidades e sugestões dos moradores daquela região. Foram convidadas para participar as pessoas que moram no Conjunto Habitacional da Polícia Militar, no Sion, Padre Vitor, Santana, Nossa Senhora das Graças, Centenário, Santa Mônica, Damasco e São Francisco. Não resta dúvida que o Poder Legislativo municipal tem tentado se aproximar da população, todavia, o povo parece desinteressado.

Além disso, os assuntos discutidos na Câmara, embora importantes, se apresentam de forma chata, enfadonha e sobretudo, tecnicista para a população! Não é raro ver na galeria do Legislativo quem esteja “boiando” sem entender o que esta sendo discutido! Talvez para a mesa diretora da Câmara, o maior desafio será desmistificar e simplificar o dia-dia da Câmara e das leis ali discutidas a ponto de se fazer entender ao trabalhador local! A conferir!

Aos poucos

O início das operações o Shopping Via Café estão movimentando o entorno do empreendimento e já provocam mudanças no trânsito, no comércio local, no fluxo de pessoas na região e principalmente, na política. O prefeito Antonio Silva, que nunca foi muito ligado a cerimônias de inauguração e eventos do tipo não perde a entrega de nada relacionado ao shopping. O chefe do Executivo sabe que aquela obra será um marco na economia da cidade e não vai perder estar oportunidade.

Já existem supermercado, academia e algumas outras atividades em pleno funcionamento no Via Café e até meados de 2016 todas as lojas já deverão estar funcionando e o consumidor local está ávido por viver “um dia de shopping”, muito embora o pais esteja passando por uma profunda crise, a curiosidade do varginhense vai movimentar o Via Café, pelo menos no início da novidade! O grupo empresarial que construiu o empreendimento, Grupo Tenco, de Belo Horizonte, acredita que a economia da região vai garantir a rentabilidade do Via Café, ao contrário do Shopping de Pouso Alegre, que anda amargando dias inteiros com corredores vazios.

Resposta e marketing

A Guarda Civil Municipal tem encaminhado release de atividades a exemplo da Polícia Militar, que também encaminha à impressa relação das principais atividades diárias dos policiais. A ação dá respostas a sociedade e mostra atividade e trabalho das corporações. Alias, não sabemos porque a Guarda Municipal ainda não fazia tal ação. No último release enviado, a GM informava a detenção de jovens no centro da cidade, na posse de entorpecentes, bem como a repressão na tentativa de roubo a mais uma escola na cidade. Desta vez, no início da madrugada da última sexta-feira, 27/11, GM deslocou uma equipe até o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Ieda de Carvalho Silva, no Bairro Imaculada, após detectar disparo de alarme pelo sistema monitorado na SEDE da GCM. Ao chegar ao local, os agentes da GM depararam com uma das salas totalmente aberta, inclusive as janelas, tendo armários revirados, além de jogada ao solo um aparelho de TV de 50 polegadas  e um DVD localizado em cima de um muro. Os agentes realizaram uma averiguação em todo o prédio e no seu entorno, juntamente com o porteiro da outra escola municipal que fica anexa, não sendo encontrado mais nada de anormal.

Tudo Azul

Varginha, voltará a receber aeronaves da Azul Linhas Aéreas Brasileiras a partir de 2 de março de 2016. Serão oferecidas três frequências semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras – com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Os voos serão realizados com o equipamento turboélice ATR 72-600, com capacidade para 70 assentos. A operação será matinal, com decolagem de Belo Horizonte por volta de 8h55 e retorno às 10h25. O voo terá duração de aproximadamente uma hora – via terrestre, o trajeto pode durar mais de quatro horas.

Semanalmente, serão ofertados cerca de 400 assentos na nova rota. O retorno dos vôos no aeroporto de Varginha foi uma promessa deste governo, que a cumpre, estrategicamente, próximo às eleições. De qualquer forma, o retorno dos vôos é uma conquista desejada para Varginha. Vai contribuir para a economia da cidade e prepara Varginha para o desenvolvimento. Ainda não anunciaram os preços das passagens, mas certamente, o município deverá fazer algum investimento no sentido de adquirir assentos ou subsidiar os valores. Será que teremos um vôos de inauguração levando um candidato a reeleição de Varginha, ou um vôo trazendo uma deputada candidata de BH?

Perguntar não ofende

Porque em Varginha não acontecem mais blitzs da Lei Seca? As autoridades acham que o povo não está mais bebendo e dirigindo ou foram as autoridades que começaram a pilotar depois de beber?

A exemplo dos consumidores que limpam o nome para voltar a comprar no fim de ano, que são os políticos que estão “limpando o nome” para estarem aptos a candidatar em 2016? Quem serão os “fichas lavadas” destas eleições?

Como o servidor público municipal avalia este governo? Entre PT e PTB, qual será a escolha dos mais de 4 mil servidores públicos e pensionistas municipais? Essa turma pode definir a disputa em 2016! 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
28/03/2024
27/03/2024
22/03/2024
20/03/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting