PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Contraditório; Segurança; Nada tranquilo e pouco favorável; Último Moicano
01/04/2016
 
PUBLICIDADE

TRE reprova contas da campanha de Pimentel ao Governo de Minas 

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), rejeitou, as contas do Diretório Estadual e do Comitê Financeiro Único do PT relativas às eleições de 2014, responsáveis por ajudar a financiar as campanhas do governador Fernando Pimentel, além de deputados estaduais e federais da sigla. A decisão prevê a multa de R$ 1,6 milhões ao partido, além da suspensão por seis meses do recebimento de Fundo Partidário. A determinação do plenário segue, então, as recomendações do setor técnico do próprio TRE-MG e do Ministério Público Eleitoral.

Na conclusão técnica, foram encontrados indícios de "caixa dois", além de crimes de apropriação indébita, contra a ordem tributária. (...) "Cumpre salientar que, dentre as irregularidades existentes nas contas do Partido dos Trabalhadores - PT e seu Comitê Financeiro Único - eleições 2014, foi apontada, em ambas, sonegação fiscal, conduta que, em tese, configura crime contra a ordem tributária" afirmou o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado, no último parecer. Entre outras irregularidades, foi identificada uma transferência no total de R$ 11,7 milhões para outras campanhas, entre as quais, a que reelegeu a presidente Dilma Rousseff. (...) O voto da maioria dos magistrados seguiu o do juiz Carlos Roberto de Carvalho. "Após o esforço do setor técnico em regularizar a prestação de contas junto, foram apresentados documentos e justificativas; entretanto, remanescem falhas graves e insanáveis", concluiu Carvalho. 

Caloteiro?

Ao contrário do que dizem as agências de classificação de risco, infelizmente o Brasil sempre será um bom pagador. Todo ano, o fato de nós sermos bons pagadores faz com que nada menos que metade do Orçamento vá para o bolso de banqueiros e especuladores. Esse grande esquema de endividamento público causa prejuízos enormes ao país. Quem dera se o país realmente virasse um mau pagador e usasse esse dinheiro para coisas mais úteis como saúde e educação. 

Contraditório

O diretor regional do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem DER/MG, Raimundo Zaiden, petista de coração, todavia filiado ao PSDC, ratificou à coluna que não existe qualquer “embaraço” entre ele e o reitor do Unis, Stéfano Gazzola, conforme a coluna havia comentado no passado. Raimundo diz que o caso envolvendo a construção de um trevo na rodovia BR 491 já é caso passado e superado, muito embora assessores de Stéfano Gazzola ainda “malhem” o ex-secretário da gestão petista passada.

Zaidem também esclareceu que a mudança no PROS em Varginha não foi uma derrota para o grupo petista local, uma vez que, quando da nomeação do deputado federal Eros Biondini para presidente estadual do PROS, Zaidem e seu grupo em Varginha optou natural e pacificamente, por sair da legenda, migrando seu grupo para o PSDC.

O todo poderoso ex-secretário Raimundo Zaidem, continua fazendo história e atuando como liderança na articulação política municipal. No DER/MG, Zaidem rearticula o PT e aliados, embora saiba que a força do grupo reduziu com os escândalos nacionais. Todavia, o diretor do DER disse que esta chegando o tempo em que o PT vai resgatar a “herança bendita de obras e ações criadas e consolidadas nas gestões petistas”. “O shopping Via Café, as academias de rua, as creches construídas através de convênios da gestão Corujinha, bem como a Praça de Esportes e Cultura, são exemplos de realizações que tiveram fundamental presença do PT, porem, o atual governo tenta pregar como conquista individual do PTB, isso será desmentido no seu tempo” disse o articulador.  

Segurança

Novamente a Guarda Municipal entra na pauta da coluna. Desta vez por uma causa não muito nobre! Moradores de Varginha reclamam que o trabalho da Guarda Municipal no Mercado do Produtor não é dos mais ineficazes, além de ser realizado, segundo as reclamações, com “má vontade”! As denúncias são de que os guardas fazem “corpo mole” para coibir a ação de flanelinhas que atuam no local. Já não é de agora que muitos flanelinhas atuam naquela região “compelindo moradores” a pagarem pelo estacionamento que deveria ser gratuito e garantido pela segurança da Guarda Municipal. Até mesmo feirantes já se habituaram com a atuação dos flanelinhas e com o “relaxamento” da Guarda que prefere ficar amuada num canto do Mercado sem fazer a ronda no local e coibir a extorsão dos “guardadores de carro”. 

Segurança 2

Falando em Guarda Municipal, o armistício na instituição parece ter acabado, ou será que nunca existiu? De qualquer forma a insatisfação na tropa é grande, talvez tão enorme que os guardas já nem mais se esforçam ou têm fé de que as reclamações e ácidas criticas irão mudar alguma coisa. O diretor/comandante da tropa é visto de forma caricata por boa parte dos subordinados que “ficam a mordiscar” o chefe em busca de um dos 12 cargos de confiança da instituição! Claro que tais cargos não são nada que se possa, “fazer a vida”, mas entre ter que trabalhar de verdade, policiar as ruas e prender bandidos nas noites frias de Varginha ou poder “relaxar com boa remuneração na ilha do conforto do aeroporto, com direito a cafezinho e ar condicionado” a vida de “guarda de aeroporto” é bem mais agradável. De qualquer forma, a Guarda Municipal vai para as eleições divida! E não é divisão entre aqueles que querem ou não trabalhar, mas sim entre aqueles que ainda gostam e acreditam na instituição e aqueles que “verdadeiramente se tornaram funcionários públicos, apenas com os maus adjetivos que a classe possui junto a população”. 

Perguntar não ofende

Conseguirá o PT convencer que o bem sucedido projeto de utilização das academias de rua foi uma ideia nascida e criada na manca gestão do ex-prefeito Corujinha? Porque os vereadores do PT não defendem aquela administração? 

O atual governo investiu na Funerária Municipal porque prevê “plantar muitas pessoas nesta terra” ou porque sabe que ali é o único lugar da administração onde o “cidadão atendido não vai poder reclamar”? 

O que houve com as denúncias de desvios e irregularidades que supostamente teriam acontecido no Serviço Municipal de Luto – Semul? O atual governo assumiu propalando tais irregularidades que depois sumiram como fumaça! Seriam mentiras? 

Graça Moura não pretende se candidatar nas eleições municipais deste ano. Mas isso não significa que o Barão da Cultura ficará sem candidato ao Legislativo! Alguém arrisca um palpite de quem será o escolhido? 

O Projeto Câmara vai aos Bairros estará no São Sebastião amanhã! Será que meu amigo atômico e ácido jornalista, Jota Junior, vai receber todos os vereadores de Varginha com o mesmo carinho em seu bairro? Será que o dia vai terminar com jantar ou com briga? 

Nada tranquilo e pouco favorável

A publicação da Lei 6.159 no Diário Oficial de 23 de março mostrou a criação do Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento Básico. O novo conselho chega com muito a fazer e pouca perspectiva de acerto ou de mudança do atual quadro de “maquiagem da verdade em Varginha”, quando se fala em saneamento básico na cidade. O governo municipal finge que cobra a Copasa para fazer os investimentos necessários na cidade e a estatal mineira também faz de conta que não sabe do total estado de penúria e sucateamento na canalização de água e esgoto da cidade! Neste mundo em que todos se “fazem de Lula” para dizer que nada sabem, apenas o contribuinte de Varginha é o verdadeiro bobo que desconhece o gordo lucro da Copasa mandado para BH e o muito que paga pela água que vaza pelos surrados canos enterrados na cidade e pelo esgoto que não é tratado. 

Último Moicano

Último bastião de defesa do Partido dos Trabalhadores em Varginha, o vereador Rogério Bueno anda cada dia mais desmotivado a pronunciar o “não vai ter golpe”! Discretamente o edil faz postagens questionadoras em suas redes sociais, a respeito da situação política do Brasil. Rogério sai em defesa do mandato de Dilma e Pimentel enquanto muitos petistas mineiros e locais se recolhem às sombras ou abandonam o barco do governo, trocando o PT por outros partidos. Até mesmo a “petista xiita” e ex-secretária municipal do governo petista passado, Paula Andréa Direne já não defende mais abertamente o governo federal. Assim como Rogério Bueno, Paula Andréa é ligada ao atual secretário estadual de Governo, Odair Cunha. Bueno e Direne parecem que estão focando sua defesa no governo de Pimentel e de Odair “que é de onde lhes vem socorro”. 

Estranho

Mesmo maquiando o projeto da mudança da Planta Genérica do Município, que foi apresentado pelo Executivo municipal na Câmara, que redundou na elevação do IPTU de Varginha, o prefeito Antônio Silva se dignou a, depois de aprovado a elevação do imposto, conceder descontos a boa parte da população. Até mesmo porque, se fosse insistir na cobrança elevada, iria ver crescer a inadimplência. Todavia, o bom senso do prefeito no esclarecimento (forçado) das informações quanto ao IPTU não é visto em outro caso “nebuloso” da atual gestão.

O caso da gorda subvenção pública que o município vai dar ao Boa Esporte foge à razão que imaginava-se ter este governo! Em plena crise financeira, quando a Prefeitura de Varginha não está em tempo de fazer “graça” para ninguém, o prefeito resolver dar dinheiro público para cartolas aristocratas que pouquíssimo fazem pela cidade! Isso sem falar na “privatização irregular” do estádio municipal, espaço público que hoje é negado à população esportiva da cidade em prol do Boa Esporte, como se tal local fosse propriedade privada! Mais incompreensível ainda é saber o porquê do Ministério Público, que tanto atuava nas ações dos governos passados, hoje anda dócil e inativo, beirando a partícipe nos negócios esquisitos que são articulados pelo atual governo! Coisa muito estranha! 

Confiança

Hà alguns meses o prefeito Antônio Silva, com a experiência política que possui e pela análise do quadro daquela época, em seu íntimo, tinha como certa sua reeleição! Administrava com certa “folga de críticas políticas” e toda a raiva do eleitor sobre o PT, seu maior adversário! Hoje, com a revolta geral do eleitorado sobre todos os partidos e políticos e maior cobrança de eficiência dos governos, a administração do PTB sabe que a reeleição depende muito do que os adversários petistas fizeram e do que a atual gestão não fez, mas prometeu que faria! Antônio Silva já não esta tão forte, e seu “telhado” não é inquebrável.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting