PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Alô, tem economia ai?; Impeachment em Minas; Próximo do fim; Sem limites; Empreender é preciso!
06/04/2016
 
PUBLICIDADE

 Alô, tem economia ai?

A licitação 045/2016 da Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV contratou a empresa Telefônica para serviços de telefonia móvel pós-pago. O valor mensal acertado, neste contrato, será de R$ 1.694,38 a publicação da contratação saiu no diário oficial de 23/03. O caso nos fez lembrar das polêmicas e caras contas de telefone celular funcional pagas pela Prefeitura de Varginha na gestão passada, e que não tivemos notícias neste governo! Será que existem muitos telefones funcionais pagos com dinheiro públicos, distribuídos entre os muitos cargos de confiança? Qual o valor gasto com estes telefones? Existe limite de contas, ou ainda estamos pagando contas superiores a R$ 10 mil como no passado? Será que os usuários destes telefones são fiscalizados? Será que tais servidores têm pena da “viúva” quando utilizam os aparelhos? 

Impeachment em Minas

Deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reuniram na última terça-feira com o professor de Direito Constitucional, Gabriel Azevedo, para discutir as possibilidades de um pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel (PT). Afinal, o mesmo estouro no orçamento e descontrole fiscal praticado por Dilma, também acontece no governo Pimentel.

No encontro, os líderes da bancada de oposição à administração petista decidiram que devem começar solicitando esclarecimentos sobre os fundos judiciais e o parcelamento do salário dos servidores “por má administração”, o que, no caso, poderia configurar improbidade administrativa. A delação premiada feita por Danielle Fonteles, sócia da agência publicitária Pepper Interativa, também será analisada pelos parlamentares.

Tal delação envolve as contas da campanha de Pimentel, que já estão sendo questionadas na Justiça, bem como envolve diretamente a primeira dama do Estado. Ainda não há previsão para a apresentação do pedido de impeachment do governador, mas certamente isso será uma grande dor de cabeça para o PT de Minas. Além disso, não restam dúvidas de que, na escala de poderes e cargos conquistados pelo PT nas eleições de 2014, se Dilma cair, Pimentel se tornaria a “bola da vez”. 

Questão de tempo!

O PP da Câmara tem 32 assinaturas da bancada de 49 pró rompimento com o governo. Entre os favoráveis ao rompimento o deputado federal Dimas Fabiano (PP/MG). O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, tem se esforçado para manter a legenda na base petista, mas não será fácil, mesmo Dilma oferecendo mais dois ministérios à legenda. Se antigamente Dimas Fabiano recorria aos conselhos de Ciro para não ser atacado pelos governistas pró petistas, agora, é Ciro Nogueira quem recorre aos conselhos de Dimas para não ser atacado pelos colegas pró rompimento. 

Próximo do fim

A aposta dos ministros palacianos não se atém à busca de 172 votos aliados dos 513 deputados. O governo investe na abstenção e ausências. Há muitos casos de parlamentares que são aliados, querem votar por Dilma, mas temem pressão dos redutos eleitorais, contra. Os ministros os incentivam a não aparecerem. Isso ajuda Dilma. Mas a oposição avisa que o eleitor não vai perdoar quem faltar à votação do impeachment, o único “atestado” que seria aceito numa votação dessas, seria um “atestado de óbito”! Além disso, diz um cacique que circula pelo Poder desde que Dom Pedro soltava pipa: mesmo que ela fique, como Dilma vai governar com menos de 200 votos? 

Sem limites

A pichação na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Varginha, mostra que os apoiadores do governo petista começaram a radicalizar também em Varginha, e não mais se importam com as leis ou mesmo o respeito ao contraditório! A cada dia fica mais explicito que apoiadores do PT, PC do B, sindicalistas e movimentos como Contag, CUT, etc, estão plantando uma perigosa intolerância entre o povo! A continuar por este caminho não será surpresa se a crise política começar a fazer “mortos” por ai.

Pelo que se comenta pelos bastidores da morte do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, não seria a primeira vez que petistas estariam envolvidos em assassinatos! A coluna não acredita que petistas do calibre do vereador Rogério Bueno ou da deputada Geisa Teixeira estejam envolvidos em tristes episódios como este vandalismo na OAB Varginha. Mas é claro que os petistas e aliados de Varginha e do restante do Brasil já não tem mais controle de suas “tropas”! Tornaram-se um movimento perigoso, violento e acéfalo! 

Empreender é preciso!

A parceria da ACIV, Sindvar, Centro de Comércio de Café e Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Varginha vai realizar o projeto Café com Tudo, para destacar o café e o protagonismo de Varginha na comercialização do grão. Com realização prevista para os dias 16 a 24 de maio com diversas atividades envolvendo o comércio, hotéis, bares, restaurantes, entretenimento e lazer, o “Café com Tudo” mostra a força e a importância da cafeicultura para Varginha e região. Devido à sua importância para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade, um grupo de agências de comunicação de Varginha se uniu para viabilizar a comunicação e o planejamento de ações do evento. A articulação entre as agências e as entidades realizadoras do evento vai divulgar detalhes das ações e atividades que envolvem o Café com Tudo nas próximas semanas. Parcerias assim precisam ser apoiadas e incentivas pelo Poder Público. Afinal, é na ineficiência dos governos que o empresário e a sociedade civil precisam demonstrar atuação organizada para empreender e garantir desenvolvimento. Parabéns pela iniciativa! 

O império contra ataca

Depois que o novo pedetista, Natal Cadorini, lançou sua candidatura a prefeito de Varginha, os articuladores do governo municipal “cooptaram” o presidente local do PDT com o oferecimento de um cargo no Executivo Municipal. A manobra não significa que o PDT entrou na base de Antônio Silva, nem que o PDT vá desistir de lançar candidato, mas, na prática, significa que, se quiser sair candidato a prefeito pelo PDT, Natal Cadorini terá “poucos entusiastas” na nova legenda! Coisas da política! 

Articulações

As reuniões do PMDB local têm indicado que o partido vai ter nome para as eleições municipais deste ano. A legenda já possui cerca de 15 candidatos a vereador e dois nomes se despontam para a disputa majoritária: Carlos Costa e Vismário Freitas. Carlos Costa é vereador em primeiro mandato, e ainda obteve a segunda melhor votação do Legislativo, é atuante na Câmara e construiu robusta imagem popular. Costa é radialista e tem facilidade para falar e encarar as câmeras de TV, algo importante nas eleições.

Já o médico Vismário Freitas nunca se aventurou na política, embora já tenha sido sondado em outras oportunidades. O médico tem boa entrada na classe média local e não traz ranço político passado! Nos últimos levantamentos, o radialista obteve números melhores que o do médico! A conferir 

Tranquilo e favorável

A política, infelizmente, sempre foi “ponto de discórdia” entre pessoas, famílias, amigos e até entre empresas na cidade. Mas um caso político curioso aconteceu na cidade envolvendo a “união e não a briga” entre famílias e grupos. Há anos o patriarca da Família Ottoni, o ex-deputado e ex-prefeito Eduardo Ottoni, protagonizou um apimentado debate ao fim de uma dolorosa disputa eleitoral com o atual prefeito Antônio Silva. Ao final daquela campanha eleitoral dos anos 2000, Eduardo Ottoni e Antônio Silva perderam a campanha para o azarão Mauro Teixeira, do PT. Abriu-se ai uma “distância política” entre os Ottoni e o grupo liderado por Antônio Silva.

Também na Família Ottoni, tempos depois, o ex-presidente da Câmara Municipal, Carlos Honório Ottoni veio a se afastar do tio e ex-deputado Eduardo Ottoni. Seguiu-se os anos e com a volta de Antônio Silva ao poder em 2012, Carlos Honório Ottoni se aproximou do governo de Antônio Silva e hoje é secretário municipal. Recentemente, na campanha eleitoral de 2014, Eduardo Ottoni e Antônio Silva também se reaproximaram. A “nova amizade e compromisso de apoio político” foi selado com a nomeação do filho de Eduardo Ottoni para cargo de confiança na Prefeitura de Varginha.

Recentemente, com a filiação do filho de Eduardo Ottoni no PTB de Antônio Silva, e com seu pré lançamento para a vereança neste ano, outra aproximação tem sido percebida aos poucos! Dudu Ottoni, filho de Eduardo, tem recebido apoio do primo Carlos Honório, que agora parece não “repelir mais, na mesma intensidade, o tio”! Como dizem os “escolados da vida eleitoral, o que a política separa, o interesse costuma aproximar”. 

Aécio & Temer: Namoro ou amizade?

Se alguém tinha dúvidas da intensa negociação para o “pós-impedimento” entre o senador Aécio Neves (PSDB) e o vice-presidente Michael Temer (PMDB), o senador Aécio Neves deu provas no Twitter de que fechou com Michel Temer: “PSDB não será beneficiário do impeachment. Mas acontecendo esse processo, nós iremos ajudar a construir os caminhos para a governabilidade”. 

Perguntar não ofende

Foi combinado que a inauguração da nova sede da Funerária Municipal deveria ser chata, fria e parada como um velório, ou aquilo foi só pra fazer combinar o novo local com a sua atribuição? Afinal, não pode ter coisa mais mórbida que inaugurar funerária né! 

Porque os Correios não fazem entrega dos carnês do IPTU em vários bairros de Varginha? Qual a razão da discriminação com estes bairros? Se tais bairros não possuem todos os serviços que os demais, não deveriam pagar menos IPTU também?  

A união de empreendedores na realização do Festival Gourmet de Varginha é a prova de que existem bons gestores na iniciativa privada, prontos para emprestar sua competência ao mundo político? Ou a omissão dos bons vai continuar dando chance aos maus? 

Filho quando comporta bem ganha presente, esposa ganha beijo, aluno ganha boas notas! E vice-prefeito quanto comporta bem, ganha o que? Férias do prefeito! Por certo que o vice vai começar a trabalhar mais cedo este mês, pra ficar mais tempo na cadeira! 

Antônio Silva “tirou férias no dia 31 de março, e Verdi Melo assumiu o Poder no dia 01 de abril”! Em se tratando de Antônio Silva tirar férias e dar poder a alguém e Vérdi assumir a “caneta” isso só poderia acontecer no 1º de abril! Não é mesmo?
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting