PUBLICIDADE

Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
rodrigogazeta@bol.com.br
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
 
Plantando; Tudo Azul; Há vagas!; Articulações e costuras; Operação tapa-buraco ou Operação reeleição?; Legislativo Paz e Amor
06/07/2016
 
PUBLICIDADE

Plantando

Na última quinta-feira (30/06), Varginha recebeu a doação de um ônibus escolar, em solenidade do Governo de Minas. O veículo foi conseguido por intermédio do deputado federal Edson Moreira, atendendo pedido do vereador Armando Fortunato (PSB). Não é a primeira vez neste ano que Varginha é contemplada com a aquisição de novos veículos, visto que já houve o repasse de uma ambulância e outros veículos para áreas do governo. Porém vale destacar que o maior entrosamento dos políticos da cidade com as autoridades estaduais e federais ajuda na ampliação dos espaços políticos para Varginha. Vejam que o deputado federal Edson Moreira, ligado a Polícia Civil, não tem qualquer tradição em Varginha, mas com a proximidade construída com o vereador Armando Fortunato, foi possível a conquista do veículo. Certamente que Moreira esta “plantando” motivos para no futuro próximo, pedir votos na cidade.

Tudo Azul

Desde a última segunda, dia 04 de julho, os voos da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Municipal de Varginha estão em novo horário. As segundas, quartas e sextas-feiras, saída de Belo Horizonte/ Aeroporto de Confins às 13h40 e chegada em Varginha às 14h45. Saída de Varginha às 15h10, chegada no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte às 16h10. O preço médio da passagem gira em torno e  R$109,00.

Para quem abandonou o demorado trajeto dos ônibus da Gardênia para Varginha que dura cinco horas, e agora utiliza os voos da Azul, que duram 40 minutos, a mudança de horário foi muito bem vinda! O retorno dos voos comerciais no aeroporto de Varginha foi uma promessa comprida pelo governo municipal, que certamente vai agora tentar faturar politicamente com esta conquista.

Articulações e costuras

Na semana que passou um importante passo político foi tomado pelo Partido Progressista – PP, que definiu por não lançar candidato a prefeito em Varginha. A legenda que lidera um grupo com 3 outros partidos deve reunir cerca de 70 candidatos a vereador e caminha em direção ao apoio à reeleição de Antônio Silva (PTB), o que reforça sobremaneira o grupo do PTB.

Apesar do forte golpe na terceira via política, com a saída do PP e seus aliados diretos, ainda é grande a mobilização dos partidos em Varginha para a construção de uma chapa majoritária diferente das encabeçadas por PTB e pelo PT, que vão lutar diretamente pelo Executivo em Varginha.

No PSB, a candidatura de Armando Fortunato segue firme em negociações junto a legendas como, PDT, PSD, PMDB e Democratas, este último partido já teria sinalizado o apoio a Fortunato. O movimento que se vê no mundo político é que a polarização da campanha entre PTB, que se desenha forte por ter a “caneta na mão” e PT (que tem o apoio do governo do Estado), vai fazer com que todas as demais legendas que desejam fugir da polarização apoiem o PSB, mas esse movimento ainda não teve inicio.

Ao contrário, a inércia do PT nas negociações diretas tem dado margem ao PTB para fazer grandes conquistas políticas como a ida do PP para o apoio a reeleição. Outro partido que parece vai desfalcar a terceira via política é o PRB, ligado a Igreja Universal, que intensificou conversas como o PT em âmbito estadual, o que vai refletir nas negociações do partido em Varginha. Em conversas políticas em Belo Horizonte, algumas lideranças do PRB já admitem a possibilidade do PRB ocupar a vice do PT em Varginha, embora ainda não aja um nome da legenda definido para tal vaga. 

Articulações e costuras 2

Já no PT parece certo que a legenda não vai mais lançar a deputada Geisa Teixeira à Prefeitura de Varginha, preferindo escolher um nome mais local, possivelmente o vereador Rogério Bueno (PT), que chega com discurso afinado para defender o partido na cidade.

Rogério sabe que não será tarefa fácil disputar as eleições majoritárias em Varginha, mas se tiver recursos para campanha e forte apoio político de Geisa Teixeira e do deputado federal Odair Cunha, pode topar o desafio! Na semana que passou várias legendas tiveram reuniões e já discutem como compor as chapas proporcionais, que visam a eleição para o Legislativo. Estas conversas se mostram mais eficientes e importantes que a própria discussão dos candidatos a prefeito e vice, uma vez que a eleição para vereador é mais importante para a maioria das legendas.

Parque São Francisco

Encontra-se disponível para consulta, no site da Prefeitura de Varginha o Plano de Manejo do Parque São Francisco. Toda e qualquer sugestão ao referido Plano poderá ser enviada para o endereço de e-mail asscom@varginha.mg.gov.br, para colher sugestões dos munícipes. No dia 12 de julho, às 9h, haverá uma Audiência Pública na sede do Codema, à Rua Valentin Couto, 92 – centro – Telefone 3223-2788, quando será realizada uma Plenária do Conselho, o evento será aberto à população que poderá contribuir com sugestões.

O Parque São Francisco é uma importante área verde da cidade e passa por diversos problemas como invasões, depredações e incêndios. O chamamento da população para participar da gestão do parque é um bom sinal, todavia, é preciso saber se o discurso democrático e o desejo de investimentos vão ficar apenas no discurso.

Legislativo Paz e Amor

A coluna conversou com diversos vereadores e líderes partidários quanto ao futuro político de Varginha. O que o próximo prefeito pode esperar do Legislativo que vai sair das urnas neste ano? Com raras exceções, todos dizem que, independente de quem for o próximo prefeito de Varginha, o Legislativo não terá mais a “oposição radical” de outros tempos. Ao contrário, as diferenças partidárias e correntes políticas serão mais moderadas e tudo leva a crer que o relacionamento entre Executivo e Legislativo, que neste governo não teve muitos problemas, será um “mar de tranqüilidade” para quem for governar Varginha a partir de janeiro de 2017! A conferir! 

Anastasia x Nárcio

O ex-presidente do PSDB e ex-deputado federal Nárcio Rodrigues, preso por ter sido denunciado sob suspeita de corrupção quando era secretário de Estado na administração do Governo Anastasia, pode, se quiser, complicar a vida do ex-governador. Segundo comentário de bastidores, Nárcio foi um dos que "abasteceu" as campanhas tucanas em 2014, tanto para o governo do Estado como para o senador. Então, se Nárcio resolver fazer a tal delação premiada, tudo pode ficar ainda pior, podem apostar!

Oscar ao Coringa!

O prefeito Antônio Silva “escolheu a dedo” o representante do município para receber do governo estadual petista a doação de um ônibus escolar na última semana. Como se sabe, o prefeito não tem “estômago para aguentar eventos com petistas e plateia hostil”, daí a importância de se conseguir um representante para estas entregas em BH. Alguém de “fácil adaptação a qualquer mundo político e imune a vaias ou qualquer outro tipo de provocação”. O escolhido pelo prefeito para assinar o Termo de Doação e de Recebimento de ônibus da Educação e também a representar o Prefeito na cerimônia de lançamento da “Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo” teve o nome publicado na portaria 13.186 de 30/06/2016, que saiu no diário oficial. Dizem que o nome “coringa” escolhido para tal missão teve grande atuação, circulou com desenvoltura entre petistas e afins, “parecia um deles, atuação merecedora de um Oscar de melhor interpretação”.

Correndo atrás da promessa?

O governo municipal não tem nada de bobo, pelo contrário, já começa a se “vacinar” contra as pedradas que levará nas eleições por conta das inúmeras promessas que fez há quatro anos e deixou o povo esperando, e são várias coisas prometidas.

Uma delas, a promessa de colocar internet grátis nas praças à população, parece que começou a caminhar! A última edição do diário oficial de 30/06/2016, publicou o pregão presencial 080/2016 tendo por objeto a locação de infraestrutura de rede de rádio wireless hotspot padrão 802.11 2.4 ghz, incluindo equipamentos (comodato) e administração, para a disponibilização de Internet grátis à população, mediante cadastro prévio, mediante as condições estabelecidas em Edital.

Segundo informações obtidas pela coluna, o projeto piloto vai ser restrito a algumas poucas praças, e o início dos trabalhos deve ser neste ano (antes das eleições, claro!), se não houver atrasos e recursos na licitação. Mas vale destacar que isso não significa que o cidadão terá internet grátis pela rua, muito antes pelo contrário! Na verdade, isso mais parece que o governo esta tentando “costurar uma solução de gambiarra para não ser cobrado, agora, pela promessa feita no passado”, a exemplo da coleta seletiva do lixo, outra promessa que não saiu do papel. Além disso, não se sabe quais praças receberão o projeto piloto e nem se o serviço “wireless” será de boa qualidade!

Operação tapa-buraco ou Operação reeleição?

Depois que identificou o aumento das reclamações quanto ao crescente número de buracos nas ruas e o potencial risco para que isso se torne uma “marca de incompetência do governo” nas eleições que estão chegando, a Prefeitura de Varginha lançou o edital de licitação 103/2016, tendo por objeto a contratação de empresa especializada para execução de serviços de pavimentação e tapa-buracos em logradouros públicos nos bairros e centro da cidade, com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos necessários, totalizando 6.000 m² (seis mil metros quadrados) para reparos nas vias públicas.

Claro que isso não bastará para todos os reparos e também óbvio que o preço não será dos mais baratos! Também, pelo histórico da cidade, não se sabe se vai ser fornecido asfalto de boa qualidade, e se teremos fiscalização e garantia quanto ao produto fornecido! Aliás, na pressa de impor a reeleição ao povo, o governo parece ter abandonado a ideia de economizar, o lema agora é “priorizar gasto e energia para a reeleição” ou seja, todos pensando em garantir os cargos por mais quatro anos, a conta deve chegar no ano que vem! A conferir!

Boa madrasta

A Prefeitura de Varginha dispensou licitação para locar por 12 meses imóvel na travessa Monsenhor Leônidas, 145 A, Centro, destinado ao funcionamento da Junta do Serviço Militar. Curioso é que a mesma Prefeitura que prega a economia e aumenta impostos ao cidadão, paga aluguel ao Exército que deveria ser incumbência dos cofres da União! Será que falta dinheiro ao pobre cidadão varginhense e sobra para o Governo Federal?

Há vagas!

O comando do Legislativo Municipal parece estar mesmo desconectado da realidade de Varginha promovendo constantes aumentos de gastos. Além de aumentos de salários, regalias, gastos em audiências públicas que mais parecem “comitês”, com lanches e o faraônico projeto de construir a nova sede do Legislativo, agora, a mesa da Câmara contratou oito estagiários para a casa! O número pode não ser expressivo ao cidadão comum, mas parece demais para um poder que se reúne poucas horas apenas duas vezes por semana e já possui dezenas de funcionários concursados e outra dezena de cargos nomeados sem concurso público! Nosso dinheiro virou mato!?
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
12/04/2024
10/04/2024
05/04/2024
03/04/2024
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting